Platy doente: que fazer?


tcorisca

Recommended Posts

Hoje ao ver o aquário reparei que a Platy fêmea estava com um comportamento estranho. de tempos a tempos roçava-se nas plantas ou troncos. Lembro-me de quando tive aquário há anos que pode ser uma doença por parasitas e que ela julgo estar a tentar livrar-se deles roçando-se nos objectos. Que devo fazer? Qual o produto ou outra solução para resolver este problema que me aconselham?

Obrigada

www.salveumgato.web.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é o inicio do ictio, os peixes só roçam nas plantas por enquanto, aumente a temperatura do seu aquario e aproveite que está bem no inicio, senão pode fikar pior e espalar por todo o aquario, deixe a temperatura sempre alta, que nunca você mais problema com ictio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola' !!

 

Eu nao usaria medicamentos....

Eleva a temperatura aos 29, coloca sal (faz uma pesquisa pelo forum para saber quantidades e se o resto dos teus peixes aguentam) e faz trocas parciais de agua diarimente, ou 2 vezes por dia!

Vais ver se passa rapido ;);)

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tcorista, por acaso esse sintoma se apareceu após uma muda parcial com adição de Aquasafe?

É que o aquasafe em excesso provoca essa reacção aos peixes.

Para já não meduiques.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fiz nenhuma mudança parcial de água antes disto aparecer. Os Mollys já têm algumas pintinhas brancas muito pequenas :oops: Já aumentei a temp para 29º mas mm assim não sei s será suficiente....

 

Mais tarde vou mudar parte da agua como sugerido.

www.salveumgato.web.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poe um pouco de sal na agua q tb ajuda, ou se nao poderes fazer isso por causa dos outros peixes(vai aumentar o ph e afins), faz isso fora noutro aquario ou onde der p por agua e um termoestato.

Goncalo Martins

selloy.planetaclix.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sal não aumenta o PH, pode é provocar reacções em outros peixes, como os corydoras.

 

Eu só aconselho utilizar sal se o mudares para um aquário hospital, não num aquário comunitário. Algumas plantas também não gostam de sal na água.

 

Aumenta a temp para 28-30ºC e o nivel de oxigénio na água, e se não passar utiliza o SERA Costapur para combater o Ictio.

Depois do tratamento, faz mudanças parciais da água (10 a 25% por semana) para eliminar o resto do medicamento e também a amónia e os nitritos da água do aquário.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o sal nao aumenta o ph da agua ? :S

qto a mudar p outro aquario eh o ideal...o problema eh q por vezes isso nao eh possivel (se bem q um balde de p safar :D

Goncalo Martins

selloy.planetaclix.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

selloy, por aquilo que eu sei e por aquilo que vários aquariofilistas experientes têm dito, o sal não muda o PH da água, o que pode fazer é adoecer os peixes e plantas mais sensiveis e que não estão acostumados ao sal, como é o caso dos Corydoras (Limpa-Fundos).

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a logica de por sal na agua sera p "tentar" tratar os peixes q estiverem doentes...ao por sal na agua, vai haver dissociacao do cloro(na+cl- se a memoria na me atraicoa) o q ajuda a combater algumas doencas...sem duvida q isto eh prejudicial p peixes q "prefirem" ambientes mais acidos, daí ter concluido q o sal aumentava o ph,de qq forma vou tentar confirmar...

um abraco e desculpem desde jah se me enganei qto a isto do ph.

Goncalo Martins

selloy.planetaclix.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus Platis às vezes também tém esse tipo de comportamento (roçam-se nas plantas e nas rochas, às vezes também no areão), o Jacinto Salgueiro perguntou ao Tcorista se ele tinha feito alguma troca parcial com AquaSafe, eu gostaria de saber se há algum problema com isso ou apenas provoca essa reação aos peixes, porque eu já faço as minhas TPA's com AquaSafe.

banner_468.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este forum é um espanto :D Com a vossa ajuda talvez seja desta q csg não dar acbo dos emus peixes ehehe Obrigada.

Bem ponto da situação: os peixes estão todos óptimos!

 

Tive que deixar o meu namoradoa tomar conta dos peixinhos pq vim d férias. Estava d coração nas mãos pq embora eja mt cuidadoso ele não tem qq experiencia com aquarios. Mas coitado... tt o chateei q acho q já s pode doutorar no assunto ;) Os meus peixes estão bem entregues :evil:

 

Ele aumentou a temp para 30º durante 3 dias e foi suficiente :P Não cheguei a pôr sal pq sinceramente tive receio. Tenho outro aq montado para eventuais quarentenas mas acho q isso já seria arriscar demasiado com o meu namorado lol

 

O q interessa é q os Mollys e Plattys estão optimos.

 

Obrigada

www.salveumgato.web.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, hoje vi o meu aquário ao fim d alguns dias d férias. E os peixes estão mm óptimos! :oops:

Tão bem que encontrei a Molly barriguda ehehe o aquário vai ter novos inquilinos brevemente :shock:

www.salveumgato.web.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a Platy afinal tb estava barriguda. Teve há pouco as crias e não consegui salvar nenhuma :lol: Só espero que s tenham escondido. Estava a tentar retira-las para pôr na maternidade qd vi o Molly a come-los :D Fiqei danada...e triste mas não consegui afasta-lo a tempo nem consegui apanhar nenhuma cria. O aquário é gd e elas escondem-se... Só espero que os filhortes da molly tenham mais sorte...

Alguém sabe se posso po-la numa maternidade? é q acho que quer as mollys quer as plattys não suportam estar numa maternidade.

www.salveumgato.web.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais