Dry Method


Ricardo B. Rosa

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Na sequência da palestra do Sr. Tom Barr de Sábado no 5º Aniversário do Forúm, decidi experimentar aquilo que ouvi acerca do Dry Method (Método seco).

 

Basicamente consiste no meio de cultivo utilizado pela trópica, podem ler mais sobre Cultura hidropónica/Hidroponia Aqui

 

Desmontei o meu "The Valley" com a ideia de fazer uma montagem com seiryu-stone e utricularia, entretanto no aniversário ouvi mais sobre este tema e decidi experimentar:

Primeiro criei alguns relevos com o substracto

Foto1.jpg

 

Depois plantei a Utricularia conforme todos sabem.. com um pouco de lã

 

Foto2.jpg

 

 

Adicionei de seguida a Água até ao nivel das raízes das plantas da frente porque as que estão mais elevadas nos relevos acabam por terem as suas raízes húmidas tambem porque a água humedece o Aquasoil

 

Foto3.jpg

 

Por fim tapei o aquario com papel aderente para evitar a evaporação o mais possivel e fiz uns furinhos para que gases necessários como o Co2 por exemplo estejam em contacto com a planta

 

Foto4.jpg

 

 

Como vêm, não há co2 pressurizado, não ha fertelizações, não há TPA's, não há algas, não há aquascaping e perde a piada.. mas resolvi experimentar para ver em quanto tempo faço um tapete..talvez num mês.. entretanto estou à espera das pedras.. que depois as colocarei da melhor forma possível e teremos uma bela montagem assim o espero.

 

Decidi partilhar esta experiência com todos vós.. para vermos que na realidade é possível fazer tapetes de forma rapida e sem grandes problemas.. mas por exemplo com plantas de caule este método já não é eficaz.

Após dois dias de experiência posso adiantar que a utricularia está mais saudavel que nunca.. bem verde, sem melting e com óptimo aspecto.

 

Cumprimentos

 

Ricardo B. Rosa

Editado por Ricardo B. Rosa

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

 

Excelente iniciativa.... confesso que fiquei também curioso por adoptar este método em montagens. Vou acompanhar como muita atenção.

 

No entanto, não poderias/deverias já montar o hardshape? Depois de enraizada a Utricularia era completar com outras plantas (se for caso disso) para as quais este método não resultará.

 

Tinhas, de certo modo, um terrário entretanto mas já montado, o que é mais aliciante para o aquascaper.

 

Um abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto, não poderias/deverias já montar o hardshape? Depois de enraizada a Utricularia era completar com outras plantas (se for caso disso) para as quais este método não resultará.

 

Não estou preocupado com isso sabes... também as pedras não vão demorar 1 mês.. vou conseguir colocá-las sem qualquer problema para a utricularia.. de resto este layout só terá seiryu e utricularia.. daí não ter colocado mais nada  :(

 

Axo que nao precisas do plastico em que meteste os furos!

 

Acredito que não precise.. mas uma coisa te garanto se não tiver plástico a água evapora mais rapidamente, não há milagres! e não tenho que fazer tudo igual ao que o Sr. Tom Barr faz.. posso adaptar coisas minhas :D help

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que não precise.. mas uma coisa te garanto se não tiver plástico a água evapora mais rapidamente, não há milagres! e não tenho que fazer tudo igual ao que o Sr. Tom Barr faz.. posso adaptar coisas minhas :(help

Yep, só que depois nao o podes tirar, as plantas habituan-se num ambiente humido não "dry", e se o retirares aconteçe "melting" :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yep, só que depois nao o podes tirar, as plantas habituan-se num ambiente humido não "dry", e se o retirares aconteçe "melting" help

 

Acontece melting.. ?? veremos em principio deve de acontecer mas apenas quando ecnher com água.. eu quando tirar o plástico é para encher com água portanto.. não vai haver nenhum melting até lá..até porque não tenho nenhum fogger ou qualquer coisa.. nem sequer tenho humidade no plástico.. aquilo não é uma estufa lol tem calma..continua "dry"

Editado por Ricardo B. Rosa

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

Quero ver esses resultados help

 

No entanto tenho uma duvida, em relaçãoá iluminação estas a usar o que? que quantidade é necessária para esse tipo de sistema?

 

abraços

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é que são alunos aplicados! Ainda a "aula" não arrefeceu e já estão a colocar em prática os ensinamentos/indicações do "prof"! Estou curioso no que esse projecto vai dar. Vai actualizando este post com fotos (tipo, uma por semana?!?!).

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá parceiro!

 

É isso mesmo, mostra aí como se faz um tapete em menos de 1 mês!

 

Pessoalmente, acho que este método tira todo o gozo e todo o desafio, comparativamente com o método tradicional, em fazer as plantas crescer com todos os factores associados a este último, bons ou maus. Acho que a aquariofilia deve ser levada com calma, deixar Flora e Fauna ( neste caso, Flora) desenvolver-se ao seu ritmo, sem grandes pressas por resultados ( claro que a maior parte de nós não pensa assim e quer é crescimentos no menor espaço de tempo possível; eu próprio já me incluí nesse grupo).

 

Dois grandes contras, na minha opinião, sobre este método são:

 

- plantas rasteiras desenvolverem-se e maturarem primeiro que as restantes plantas ( se esse for o caso, como plantas de caule), necessitando de podas precoces para acompanhar a maturação do resto da Flora;

 

- não haver algas na formação do tapete mas poder haver aparecimento de algas quando se encher de água ou seja, acho importante que o aquariofilista passe pela fase das algas para proceder ao seu controle no futuro, percebendo o que são nutrientes, o que fazem cada um delas, quer ao nível das plantas, quer ao nível das algas, juntamente com os outros factores. A melhor altura para isto acontecer é no início de uma montagem, quando as plantas ainda se estão a ambientar e as condições são propícias para o aparecimento das algas ( é através dos desiquilíbrios que aprendemos a alcançar o sucesso).

 

Mas, esta é apenas a opinião de alguém que gosta de experimentar e perceber como as coisas funcionam a um nível mais controlado, mesmo que se tenha de passar por momentos menos bons a nível visual, como é o caso das algas. Respeito quem prefira montar um plantado de uma maneira mais facilitada e com resultados mais precoces, sem se preocupar demasiado com o porquê dos resultados ou como resolver eventuais problemas pelo caminho ( e acreditem que terão de os resolver, mais cedo ou mais tarde). No entanto, também sou da opinião que é sempre bom experimentar novos métodos de manter plantas, de montar aquários, enriquecendo a nossa experiência e prazer no hobbie e, como tal, dou todo o mérito ao Tom Barr por ter desenvolvido e divulgado este método para os mais inexperientes ou impacientes. Por isso, também estou curioso por ver o desenvolvimento deste aquário e de quanto tempo estará montado com a utilização deste método. Vai actualizando! :twisted:

 

 

P.S.: sobre as pedras, estou à tua espera... cabecadura

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Parceiro,

 

:)

 

Eu já experimentei e conheço os outros métodos e este não :) também sou da tua opinião, e aliás frisei isso, que perde a piada toda.. mas como tu dizes é bom sabermos sempre um pouco de tudo. 

Decidi experimentar com a utricularia, porque por si só é a planta mais difícil de tapede que há.. sei que quando encher o áqua vou passar pela fase de melting.. quando questionei o tom barr sobre isso ele disse que não.. mas aposto que vai haver melting.. mas estarei preparado para isso.. :)

As pedras..pois estás a minha espera e eu estou à espera de receber.. este mês foi tramado :D foi o acerto semestral das contas do gás luz e agua e a batelada foi brutal.. mas sabes que mais cedo ou mais tarde vamos tratar disso..tou mais preocupado contigo que sei que tens mais pressa por causa do plantado.. mil desculpas mas para a próxima escolhes outro parceiro :( :( :( já sei.. :(

 

Tiago,

 

Em termos de iluminação, e isso foi explicado pelo Tom também, é a iluminação normal para um aqua desta dimensões, é a mesma calha que tinha antes.. PLL 24W 10000kº fotoperíodo de 8h, creio não haver nada de extraordinário neste parâmetro.

 

Abraços.. também estou ansionso por mostrar updates.. há que aguardar agora

 

O sacana do FAAO já me fez ir comprar uma luz daquelas fininhas para por na parte de tras do aqua para fotografar... tou tramado vou agora brincar com isso..

 

Até breve malta

 

RBR

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A forma de evitares o melting é ires aumentando a humidade progressivamente.

Arranja um "humificador"? dos terrários que dê para regular ou então com um borrifador, vais aumentando gradualmente o número de vezes que as regas, enquanto vais aumentando o nivel de água.

 

Boa sorte!

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

I have not tried using this species, however, Tropica is able to grow it Hydroponically and several other people in the USA have grown it easily emersed.

In smaller tanks, the hill sides work well, but like the Display I did for the scaping portion, the hills can be too tall and not get enough water, while the front and lower sections get too much water.

 

Keep this in mind.

 

There's a solution however.................a sneaky one:-)

 

Here's how:

You simply use this same method to grow plants(whatever species), in a small amount of ADA aqua soil in a tupperware plastic container before, or while you also grow out the aquarium in the lower spots.

you are basically pre growing the HC, Ugrammifolia, Hair grass etc in a small side container with the same sediments.

 

Once you are ready to fill the aquarium, you carefully remove the U grammifolia (Ug) as so not to disturb the roots from these small plastic grow out containers.

Then you simply make a small depression, hole etc on the higher ground, to plant the Ug being careful to not harm the roots.

 

Then you fill the aquarium.

 

This way you can add pre grown well rooted plants into the ADA sediment right away no matter how tall the hillside might be in the aquarium.

Since the ADA sediment is the same in both cases, in the aquarium, as well as the plastic grow out container, the transition is minimal.

 

This is another twist on the Dry start method that does not even include the aquarium!

There are many simple options here.

 

I do not pretend to know them all, but as problems with the scape are shown, like really tall hillsides, little clever methods can find ways around them and use the same basic principles that started the DSM in the first place.

This idea is nothing new, but how to apply it to your situation is fairly novel and obvious.

 

Same deal here with the tall hillsides.

You could even grow out the HC, Ug, etc, and then add the plants much like "sod" turf grass over any shape you might have.

 

Then mist a couple of days and fill the aquariums.

The plants are already rooted, the sediment under the sod is the same.

 

Just an idea.

 

 

Regards,

Tom Barr

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Já tinha lido sobre estes métodos e para ume experiência é interessante,porém como complemento à aquariofilia acho que já é outra coisa,porque...perde um pouco a graça.

 

Sobre a hipotese de a planta fazer melting quando ficar totalmente submersa acho que essa hipotese é menor do que a situação contrária,ou seja por ex. a Utricularia habituada a estar submersa ir para um ambiente de hidroponia.

 

Continua com a experiência e vai mostrando a evolução!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos,

 

Desculpem mas nunca mais me lembrei disto, heheh

 

Como o aquario onde fiz esta experiência era o mesmo onde tinha o "the Valley" e essa montagem tinha imenso substracto, os declives iniciais que dei aqui, na altura com outra ideia, foram demasiados e foi sempre dificil fazer com que toda a utricularia que tinha plantado tivesse as raizes humidas.

 

Algumas conclusões que posso tirar:

 

Onde a água chega realmente ás raizes a utricularia cresceu, isto é, nota-se perfeitamente ela a espalhar-se.

 

É dificil evitar a evaporação, portanto se há um dia que me esqueço de borrifar ou de adicionar água é tramado.. e foi isso que aconteceu, não tenho muito tempo com 3 aquarios e há alguns mais prioritarios que este, e desleixei-me bastante com este e a utricularia passou mais dias sem água do que propriamente com água, ela está viva está tudo ok.. apenas teve um crescimento muito pouco significativo.

 

 

Vou andando com isto mais uns tempos, mas estou à espera de um aquario que mandei fazer um 60*25*30 para fazer uma bateria de camarões do sulawesi ai com a parceria do André Silvestre, portanto isto vai mesmo deixar de existir e não irei levar isto até ao fim.

 

Mas a sensação com que fico é que isto com esta planta não compensa nada, com a cuba talvez.. e já ha resultados disso nas experiências que o Tom Barr fez, mas o combate á evaporação e olhar para o aquario todos dias vazio sem movimento sem peixes sem nada que parta a cabeça.. não é para mim definitivamente.

 

Uma coisa é certa Algas não tenho :2gunfire:

 

heheh

 

Abraços a todos e não tentem isto em casa :tongue:

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, mas aí é que está! Eu tentei!

 

Não foi num aquario mas foi num recipiente de plástico.

Tinha lá uma U.G. a mais, resultante de uma poda num tapete horrivel, e em vez de deitar fora lembrei-me de ti e coloquei um pouco de substrato fértil por debaixo e um pouco de akadama por cima e tapei com um plástico, tal como tu.

Está encostado a outro aquario e a apanhar a luz que "sobra".

 

Está lá há duas semanas e tenho pena de ainda não ter tirado fotos para comparar.

 

Tenho muita pena do teu não ir para a frente porque estava mesmo muito curioso.

Vou ter que me ficar com o meu com luz quase indirecta... Vai levar uma eternidade, mas como as plantas eram para o lixo e o plastico também (era uma embalagem de gelado...) não se perde nada.

 

Posso-te dizer que já se vêm uma folhas novas muito timidas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...
Olá a todos,

 

Desculpem mas nunca mais me lembrei disto, heheh

 

Como o aquario onde fiz esta experiência era o mesmo onde tinha o "the Valley" e essa montagem tinha imenso substracto, os declives iniciais que dei aqui, na altura com outra ideia, foram demasiados e foi sempre dificil fazer com que toda a utricularia que tinha plantado tivesse as raizes humidas.

 

Algumas conclusões que posso tirar:

 

Onde a água chega realmente ás raizes a utricularia cresceu, isto é, nota-se perfeitamente ela a espalhar-se.

 

É dificil evitar a evaporação, portanto se há um dia que me esqueço de borrifar ou de adicionar água é tramado.. e foi isso que aconteceu, não tenho muito tempo com 3 aquarios e há alguns mais prioritarios que este, e desleixei-me bastante com este e a utricularia passou mais dias sem água do que propriamente com água, ela está viva está tudo ok.. apenas teve um crescimento muito pouco significativo.

 

 

Vou andando com isto mais uns tempos, mas estou à espera de um aquario que mandei fazer um 60*25*30 para fazer uma bateria de camarões do sulawesi ai com a parceria do André Silvestre, portanto isto vai mesmo deixar de existir e não irei levar isto até ao fim.

 

Mas a sensação com que fico é que isto com esta planta não compensa nada, com a cuba talvez.. e já ha resultados disso nas experiências que o Tom Barr fez, mas o combate á evaporação e olhar para o aquario todos dias vazio sem movimento sem peixes sem nada que parta a cabeça.. não é para mim definitivamente.

 

Uma coisa é certa Algas não tenho starwars

 

heheh

 

Abraços a todos e não tentem isto em casa :P

 

bahhh.... :thumbdown2: boa sorte na proxima tentativa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.