Dúvida AquaSafe da tetra!


Recommended Posts

Olá a todos,

 

hoje trago um problema matemático que me tem andado a dar cabo da cabeça...!

Eu costumo usar o anti-cloro da tetra, o aquasafe, porque me disseram que era optimo.

O meu grande problema é que nas instruçoes de uso diz que devo utlilizar 5 ml de produto por cada 10 litros de agua...só que eu tenho um aqua de 30 L e as minhas renovações parciais sao de 3 litros ou um bocadinho mais...e n sei quantas gotas deitar por litro! tenho andado a por 3 gotas para litro e meio porque se nao a agua fica azul...

Será que era melhor recorrer ao velho truque de deixar a agua a repousar de um dia po outro e nao deitar produto? mas este produto diz que contém imensas coisas boas para os peixes tipo vitamina B e assim...

 

Alguem me ajuda??

 

beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje trago um problema matemático que me tem andado a dar cabo da cabeça...!

Eu costumo usar o anti-cloro da tetra, o aquasafe, porque me disseram que era optimo.

 

Envelhecer a agua dois ou tres dias fica mais barato.

 

Estes produtos anulam os nutrientes necessarios para as plantas. Contudo podem ser uteis num nano aqua numa emergencia.

 

So e aconselhavel usar esse produto se o aqua nao tiver um filtro com espumas, etc.

Nesse caso o produto pode ser util pois nao ha bacterias geradoras de muco, necessarias para o conforto dos peixes (como por exemplo nos velhos globos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se tiveres testes, alguns têm tubos graduados ou mesmo seringas graduadas. Por aí é mais fácil.

 

Se não tiveres nenhum teste que contenha este tipo de graduações... então está na altura de os arranjares... :(

A sério, convém ter sempre testes a mão e estes costumam ter ou tubos ou seringas graduadas. Se a graduação não for suficientemente precisa, não tenhas receio de pôr a mais: não há sobredosagem desses produtos e o azul acaba por passar.

 

Jerboa, é a 1ª vez que ouço que um condicionador de água é prejudicial para os nutrientes das plantas. Pelo contrário, até transforma (por quelação) o ferro livre em ferro inofensivo para os peixes e aproveitável pelas plantas. Podias indicar-me o link para essa explicação?

 

Este produto é sempre aconselhável porque os metais pesados (cobre, zinco, ferro, chumbo) que se encontram na água da torneira não se evaporam como o cloro.

Cumps.

 

P.S.: o que são bactérias geradoras de muco?

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então e melhor usar sempre aquasafe em cada TPA???? se é assim ando a fazer asneira para variar :(

Boas,

Há opiniões diametralmente opostas a este respeito. Há quem deixe a água a repousar e há quem use sempre condicionador de água, como eu, precisamente a pensar nos efeitos nocivos dos metais pesados da água da torneira, mesmo em canalizações não metálicas em PVC ou equivalente...

Estes efeitos só se notam habitualmente a longo prazo (por vezes anos), dando a impressão que o uso destes produtos é desnecessário. Eu sou de opinião que é necessário.

 

É verdade que conheço um caso de um (desgraçado) peixe dum vizinho dum amigo meu que (sobre)viveu 9 anos num globo, sem filtragem, sem condicionador de água e sem repouso para a água da torneira. São casos excepcionais ... eu optei por jogar pelo seguro.

 

Quanto à venda desses tubos separadamente dos testes não creio que haja. Se tiveres um teste de pH com esse tubo podes usá-lo para as duas coisas desde que o enxagues muito bem para não alterar os resultados do pH.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jerboa, é a 1ª vez que ouço que um condicionador de água é prejudicial para os nutrientes das plantas. Pelo contrário, até transforma (por quelação) o ferro livre em ferro inofensivo para os peixes e aproveitável pelas plantas. Podias indicar-me o link para essa explicação?

 

Aconselho a leitura de varios posts nestes grupos pelo pessoal dos plantados

 

Este produto é sempre aconselhável porque os metais pesados (cobre, zinco, ferro, chumbo) que se encontram na água da torneira não se evaporam como o cloro.

P.S.: o que são bactérias geradoras de muco?

 

A agua da torneira e um produto alimentar humano e nao pode conter esses metais em niveis toxicos, apenas vestigios nao significativos, para nos ou para os peixes.

O ferro, zinco e cobre sao necessarios as plantas.

Qq agua que contenha niveis de chumbo significativos esta fora de lei (perigo de saturnismo) .

Portanto o argumento de neutralizar metais pesados nao se aplica a agua da torneira normal. Para agua de furos pode fazer algum sentido (eu preferiria entao carvao no filtro).

 

O que a agua da torneira nao contem sao as bacterias do ciclo do azoto. Essas bacterias produzem tb muco natural presente na agua dos lagos e rios, que e retirado no tratamento para consumo humano.

Nos globos e mini aquas com TPAs de 100% pode ser util usar acondicionador devido a falta de muco natural, que nao e produzido localmente.

 

Esses produtos conteem coloides para refazer o muco, mas nao ha nada como ter um aqua filtrado com colonias de bacterias proprias, sem quimicos excusados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em anos de experiência que tenho em aquariofilia, no respeitante a este assunto só tenho uma certeza: não há consenso. ;)

 

Uma ideia fixa que tenho é que nós não somos peixes nem os peixes são seres humanos. Por outro lado nós processamos a água pelo tracto digestivo e os peixes pelo sistema respiratório. Duas diferenças fundamentais, pelo menos para mim.

 

Mas é mesmo para isso que servem os fóruns, para troca de ideias e experiências. :(

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela dosagem que referes com os tais 3 litros necessitas de 1,5 mL. Nas farmácias há a vender seringas graduadas de 1 mL, podes dosear facilmente 0,1 mL, ou até menos. (custam menos de 1 €)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!

obrigadissima pelas dicas !

 

Já encontrei um doseador, tinha aqui um que utilizo muito de x em quando para dar suplemento às plantas (valisnerias)

Já agora este sulemento diz que tem potassio, magnesio e ferro e que n tem fosfatos nem nitratos... é um da waterlife ( tropiflora plant food) n ha problema em dar pois n?

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em anos de experiência que tenho em aquariofilia, no respeitante a este assunto só tenho uma certeza: não há consenso. ;)

 

Mas é mesmo para isso que servem os fóruns, para troca de ideias e experiências. 8)

 

E esse o meu espirito, detesto o unanimismo.

Mais penso que num forum como este - ja com esta dimensao - e muito importante haver liberdade para exprimir ideias e experiencias diferentes, sem que isso seja encarado como algo 'pessoal'.

As pessoas sao inteligentes e perante ideas aparentemente divergentes podem tirar as sua proprias conclusoes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não sei se utilizas o Tetra Aquasafe ou o AquaSafe NH/CL Formula!!!

 

Acho que sim deves utilizar o segundo pois o primeiro não te elimina a amónia livre que fica na água após a acção do tiosulfato de sódio.

 

O que este produto faz é "eliminar" através de uma reacção instantânea o "cloro" mas deixa livre a amónia que como se sabe é altamente tóxica para os peixes. Dai o lançamento desta nova formula que converte a amónia livre em amónio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tanto quanto sei, só se liberta amónia se o desinfectante for cloramina e não cloro.

A cloramina é um composto de cloro de amónia. Pelo menos é o que encontro AQUI.

 

Por outro lado, penso que em Portugal é o cloro e não a cloramina a ser utilizada. Também estou em crer que o Aquasafe (Tetra), o Biotopol (JBL e aqui tenho a ceteza), o Aquatan (Sera) entre outros já combatem a amónia libertada pela dissociação da molécula de cloramina, caso seja esse o caso.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para usar seringa doseadora o Tetra nao e bom, pois tem um topo furado para gotas. Pode-se tirar o topo furado mas depois a tampa nao veda bem.

 

O da JBL tem uma pequena tampa que aberta permite introduzir uma seringa ate 10CC. Para dosear e o melhor, mesno so por causa da embalagem. Tb nao dexa a agua tao azul.

 

Nos EU o acondicionar da Tetra e incolor, pelo menos eu recebi uma amostra que era assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para usar seringa doseadora o Tetra nao e bom, pois tem um topo furado para gotas. Pode-se tirar o topo furado mas depois a tampa nao veda bem.

 

O da JBL tem uma pequena tampa que aberta permite introduzir uma seringa ate 10CC. Para dosear e o melhor, mesno so por causa da embalagem. Tb nao dexa a agua tao azul.

 

Nos EU o acondicionar da Tetra e incolor, pelo menos eu recebi uma amostra que era assim.

Boas.

O Prime, da Seachem, é incolor... e mais importante que tudo isso: muito mais barato... com menos de 15€ compro uma embalagem de 500 mL e trato 20000 litros de água. Remove cloro, cloroamina e até amónia, uma festa! :D

 

A tampa permite a introdução de seringa, sem problemas.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.