Começar com Bettas


Lázaro

Recommended Posts

Bem à já algum tempo que andava com a ideia de comprar um aquário e um peixinho para por lá dentro...

 

Tenho andado a ver animais e andava muito focado em peixes de água fria porque toda a gente que me dizia que eram mais fáceis mas agora desisti de continuar atrás de peixes de água fria e render-me aos Bettas, peixes de água quente....

 

Sei que os bettas são bastante territoriais e como não me importo de ter apenas 1 é isso mesmo k vou começar por ter 1 pobre solitário...

 

Como ainda não tenho qualquer equipamento (quer dizer tenho um globo mas julgo k tá bem a servir de recipiente para as tampas das garrafas XD) queria algumas luzes sobre o que deverei comprar e de como deverei começar...

 

À espera de ajuda,

Lázaro

Editado por Lázaro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se deve manter bettas bem como qualquer outro peixe em globos... Compra um aquário aí com uns 20 litros com filtro e termostato!

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um Betta so basta um aqua de 6 a 12L brutos.

Claro que quanto mais agua melhor, mas o que acontece quando um principiante compra um aqua de por ex 25L e la poe um Betta, mais tarde ou mais cedo vai juntar mais peixes e ai os problemas comecam e ha baixas. Em 20-30L um Betta sozinho e simplesmente pouco.

 

Para 6-10L recomendo duas TPA (mudas de agua) por semana, uma a 20% e outra a 50%, com agua deixada alguns dias dentro de um garrafao de 5L, sem tampa.

 

O aquario deve ter um pequeno filtro. O ideal e um filtro incorporado na tampa, se nao um dos pequenos filtros exteriores de 'mochila' ou finalmente um dos mais pequenos filtros interiores (retirar o carvao e colocar ceramicas porosas ou simplesmente mais esponja).

 

Tb vai se preciso um termostato, no maximo de 25W: o tamanho da resistencia e importante e deve ser pequeno.

A temperatura deve ser de 25-28 graus, eu prefiro 25.

O melhor sao uns termostatos da Aquarium Systems ou Hydoor mais pequenos de 7,5-10W, so que estes nao teem regulacao e devem ser desligados durante o Verao, porque estao sempre a aquecer. Vai sair agora em Setembro um (preto) que esta auto-regulado para 25 graus - NewWatinno.

 

O areao e importante, para facilitar a limpeza deve ser de 3 a 6mm, preto ou cor natural de rio, nunca de cores.

 

E tambem bom comprar um mini-sifao para aspirar o fundo nas mudas de agua (ha um excelente da Marina).

 

Para o fundo preto, branco ou azul escuro: experimentar sempre cores lisas.

 

Quanto a agua, depende da regiao. Em Lisboa aconselho acidificar ligeiramente, por ex com 0,5cc a 0,8cc de qq acidificante liquido para o garrafao de 5L, mais uma pequena pitada de bicarbonato (o que cabe sobre a ponta espalmada de um palito).

 

Com alguns cuidados simples o teu magnifico Betta vivera feliz por muitos anos.

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu em relação a água por acaso tenho uma duvida pk eu tenho 2 opções...

A mais simples é a água da torneira de Almada...

A segunda é trazer água da minha casa do Alentejo que vem de furo... Essa água é apenas filtrada e é potável...

 

não sei qual seria melhor... se realmente a água de furo fosse melhor não me daria qualquer problema trazer 3 ou 4 garrafões de água... (costumo ir ao Alentejo de 15 em 15 dias...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu em relação a água por acaso tenho uma duvida pk eu tenho 2 opções...

A mais simples é a água da torneira de Almada...

A segunda é trazer água da minha casa do Alentejo que vem de furo... Essa água é apenas filtrada e é potável...

 

não sei qual seria melhor... se realmente a água de furo fosse melhor não me daria qualquer problema trazer 3 ou 4 garrafões de água... (costumo ir ao Alentejo de 15 em 15 dias...)

 

Nao sei em detalhe o pH, kH e gH da agua de Almada. Mas de facto pode ser usada sem qq tratamento, a acidificacao e de facto um pormenor nao essencial.

Ha tb quem use agua do Lidl, para um Betta basta juntar metade da torneira, mas essa solucao e sempre mais cara, sobretudo se se adicionar a gasolina para ir buscar...

A agua dos furos e imprevisivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mais simples é a água da torneira de Almada...

 

Olá

Serve perfeitamente só tens que deixar "repousar" 24 h e ter cuidado de evitar choques de temperatura..

Cumpr.

António

 

Obs.Se gostas de bettas não te esqueças da exposição no proximo fim de semana em Almada mais concretamente no Feijó

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos anos ..não viverá certamente, pois vivem pouco tempo.

 

Mas se os mantiveres acima dos 20º ficam bem!

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembra-me o dia e a hora?

 

Olá

dia 26 (sexta-feira) a partir das 18h neste dia vamos efectuar as montagens dos aquarios e das ultimas estruturas.

No Sábado a partir das 10h até ao jantar que vai ser realizado no mesmo local - Clube de Sargentos da Armada em Almada-Feijó. Tens que te inscrever durante a semana para sabermos o nº de pessoas.

No Domingo das 10 h até.... :D

Até ao próximo fim de semana 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos anos ..não viverá certamente, pois vivem pouco tempo.

 

Mas se os mantiveres acima dos 20º ficam bem!

 

 

Todas as informacoes colhidas nos livros dedicados e no grupo USA de Bettas - onde ha milhares de assinantes - indicam uma temp minima de 25 graus, sendo que 24 podera ser tolerado.

Abaixo dessa temperatura ha reducao da actividade e - se bem entendi - da esperanca de vida.

 

Quanto a longevidade e habitual um Betta bem tratado viver 2 anos, nao e raro 4 anos, penso que o record foram 8 anos. Poranto concordo que 'muitos anos' e um pouco um exagero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as informacoes colhidas nos livros dedicados e no grupo USA de Bettas -

 

Boas Jerboa

 

podes dar umas dicas acerca do livros cabecadura e já agora que grupo é o USA bettas?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as informacoes colhidas nos livros dedicados e no grupo USA de Bettas - onde ha milhares de assinantes - indicam uma temp minima de 25 graus, sendo que 24 podera ser tolerado.

Abaixo dessa temperatura ha reducao da actividade e - se bem entendi - da esperanca de vida.

 

Quanto a longevidade e habitual um Betta bem tratado viver 2 anos, nao e raro 4 anos, penso que o record foram 8 anos. Poranto concordo que 'muitos anos' e um pouco um exagero.

 

 

Eu confirmo, na minha experiência com o peixe Betta Splendens, que temperatura de 23 ou 22º, baixam completamente a actividade.

Não digo que macho em frente a um macho, eles não se mexam...(ou com um espelho ) , mas nota-se que convém pelo menos ter 25º.

 

Se tivermos o Betta num aquário, ( convém ) numa parte da casa bastante quente, quem sou eu para "obrigar" alguém a utilizar termostato ? 24 ou 25º serve.

 

Saudações

 

 

:D

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes dar umas dicas acerca do livros :P e já agora que grupo é o USA bettas?

 

 

O grupo e :

 

http://pets.groups.yahoo.com/group/bettasplendens/

Mais de 2000 membros.

 

Foi la que me orientei definitivamente relativamente a temperatura, ja que eu tencionava usar 22 a 24 graus.

 

O Axelrod fala de temperaturas ***acima*** dos 25 graus. ISBN 0-87666-543-1

 

Tenho um outro livro so de Bettas, mas que nao esta comigo, que indica a mesma temp.

 

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais