tempratura do aqua


Recommended Posts

ola,

 

tenho uma duvida, com o calor que tem estado o meu aqua tem aquecido muito normalmente tinha-o a 26º e agora, mesmo com o termotato desligado, a tempratura ta nos 30º o que ei de fazer para a voltar a baixar? :)

 

e que devido a alta tempratura têm-me murrido muitos peixes como:rasboras arlequim, neons e ate guppy's tambem tenho um espada com a cauda a desfiar sera devido a alta tempratura?

Cumprimentos

Fábio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

eu tb sou um novato por estas bandas, mas em relação á temperatura tenho lido várias coisas aki no forum, desde congelar agua do aqua e depois por a descongelar por cima do aqua, deixar os aquas abertos ( o k eu n faço poix preciso da tampa para fazer de reflector). O k fiz foi comprar uma ventoinha de 12 Volts (igual á das fontes de pc) um transformador e coloquei-a a fazer circulação de ar na superficie da água, consegui baixar 3 a 4 graus. Tambem podes usar uma ventoinha de 220V mas se cair na água lá se vão os peixes e pode ser perigoso. Espero ter ajudado e se alguem n concordar é só dizer.

 

DarkMoon

O que foi nunca mais volta a ser....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua é um aquapro a tampa em cima tem um rebordo largo (+/- 4 cm) colei um pouco de velcro na ventoinha e outro no aqua, do outro lado fiz o mesmo a um bocadinho de madeira, a tampa assenta em cima da ventoinha e da madeira, á noite retiro tudo e coloco a tampa normalmente. Espero que tenhas percebido, não posso colocar fotos pq n tenho makina :oops::cry:

 

DarkMoon

O que foi nunca mais volta a ser....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também estou com o mesmo problema, a água do meu aqua está a 31ºC e ha uns tempos experimentei essa do gelo e não a aconselho a ninguém!! É um choque de temperatura e os peixes (os meus são muito curiosos e vão logo para junto de tudo o que se coloca de novo) eles vão logo para opé disso e é quase certo aparecerem os tais pontos brancos nos peixes....

 

O que tenho feito é ter o aqua destapado e ter a luz o mínimo tempo ligada e apenas nas horas de menor calor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O seguinte,

Compre um fonte de computador instale dentro de seu movel do aquario, e puxe uns 3 coolers e poem rente as lampadas com o aquario é o melhor meiu para esfriar a agua, pode baixar ateh uns 3 graus, e tbm pra melhorar você só deixar ligado quando as lampadas estao acesas por que anoite nao é preciso, poem ele junto com o timmer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre experimentar do gelo a descongelar para o aquario e nao dentro do aquario. Ou seja, de noite tiras 1 ou mais litros do aquario e metes numa(s) garrafa(s) ou outros contentores que tenha um furo no fundo com um tubinho. Metes no congelador com o furinho virado para cima para nao entornar.

No dia seguinte de manha metes num sitio mais elevado que o aquario e com o tubo dentro do aquario.

 

á medida que for descongelando a água vai indo para o aquario. Convem por algo como um prato por baixo da garrafa por causa da condensação.

 

Assim nao entra gelo mas sim água fria no aquario a um ritmo baixo, o que nao causa o choque térmico e pode ajudar.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xlente ideia a do Just_Me... quer dizer... Just_Him!! lol :cry:

Muito boa mesmo!

Colocar o gelo directamente no aquário, e com peixes curiosos, é homicídio!

Confesso que a ideia do Just_Me ainda nao me tinha ocorrido :oops:

O maximo onde tinha chegado foi colocar garrafas de 33cL a congelar, e colocar uma de cada vez até descongelarem, mas sem deitar a água.. nao me morreu nenhum peixe, por isso considerava uma boa solução; ainda mais agora com esta vaga de calor.. Mas esta nova ideia deixa a minha a um canto!!! Vou adopta-la de imediato!! Muito inteligente, sem dúvida!! Os meus parabéns!!

 

Cumprimentos a todos!

 

Fiquem bem! :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto tem em conta o seguinte, a grande absorção de energia está mesmo na mudança de fase, neste caso de sólido para liquido...assim o efeito de 1 garrafa de gelo dentro da água a absorver energia do aquario para se transformar em água é muito maior (várias vezes) do que o mesmo litro de água a aquecer 20 graus...

 

só para dar valores mais precisos

a mudança de fase de sólido para liquido precisa de uma energia de:

79.7calorias/grama

enquanto que aquecer a água 1 grau requer aproximadamente

1caloria/grama

 

ou seja analisando as duas situações:

garrafa de 1.5l congelada à temperatura de 0 graus a aquecer até 26 graus.

energia total:

densidade da água aproximadamente 1Kg/l

quantidade de água 1500g

energia de mudança de fase: 1500*79.7=119550 calorias

energia de aquecimento dos 0 aos 26 graus: 1500*26*1=39000 calorias

energia total= 158550 calorias

 

se a energia roubada ao aquario for apenas a do aquecimento temos

que a enrgia total é de 39000 calorias

ou seja seriam precisos +-6 litros de água para fazer o mesmo efeito de 1,5l de água congelada.

 

já agora duas continhas uteis: x litros de água a -5 graus (temperatura do congelador) a aquecer até aos 26 graus retira uma energia de :

 

x*1000*1*(|26|+|-5|)+x*1000*79.7=110700

 

para arrefecer x litros de água de y graus para z (sem mudança de fase) é necessária a seguinte energia:

 

x*1000* (y-z)=1000x(y-z)

 

ou seja, e complicando mais um bocadinho :lol:

para arrefecer x litros de água de y graus para z graus são necessários k litros de água que estejam a w graus abaixo de zero(não se conta com entradas de energia na água):

 

x*1000(y-z)=k*1000*(|w|+z)+k*1000*79.7

 

 

e se for com entradas de energia na água a fórmula fica:

 

x*1000(y-z)=k+1000*(|w|+z)+K*1000*79.7 +h

 

em que h é a entrada de energia em calorias e dificil de quantificar...

 

:)

 

E para todos os que odeiam matemática...isto até é simples e basta substituir as letras pelos numeros a que correspondem :)

 

fazendo as coisas por passos:

 

1º decidir qual a temperatura desejada do aquario

2º calcular a energia que entra no aquario ou então pegar na temperatura escolhida e assumir 3 graus abaixo

pegar nesta formula e fazer as contas:

1000x(y-z)+h

em que:

x é o numero de litros de água

y é a temperatura da água

z é a temperatura a que queremos que a água fique

h é quantidade de energia que entra no aquario em calorias

 

3º saber a que temperatura o congelador mete a água

4º pegar nesta formula e fazer as contas

x=w/(1000((z+|y|)+79.7))

em que:

z é a temperatura desejada

|y| é o valor positivo da temperatura abaixo de 0 (ou seja se for -3 substituir |y| por 3)

w é o valor que obtivemos no passo 2

 

e pronto aparece o valor de x que é o numero de litros de água a usar

 

se estiverem a usar água a entrar no aquario que nao esteja congelada basta pegar na fórmula do passo 4 e meter y=0 e substituir 79.7 por 0 também.

 

Nota: nestas contas nao se contam com perdas, e outros efeitos menores é apenas para dar uma ideia.

 

E pronto, podem-me dar um tiro por usar espaço do forum com contas que ninguem vai fazer!

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja meteram a hipótesse que talvez os 30 ou 31 graus que a agua atinge possa ser benéfica para os peixes e não mortal ? Não será que eles morrem por de dia estarem a 31º e a noite irem pos 28, e nos casos de quem desligou o termostato como foi ai citado, a temperatura ainda descer mais? Ja ponderaram a hipótesse de as aguas dos rios donde os peixes vêm atingirem as mesmas temperaturas de verão e até temperaturas mais elevadas? Os meus tubarões andam muito bem com os 31 graus, e os Ls andam ao rubro. Se tiverem uma boa circulação de agua, por todo o aquário, É MEL para eles. Vantagens de temperaturas elevadas, doenças é mentira, porque nem da hipótesse às bacterias esta temperatura, desvantagens - andam a comer o dobro, metabolismo mais acelerado, comem o dobro. Como é Verão e pouco se pode fazer, eu deixo seguir o rumo normal, o mesmo que eles seguem no seu habitat normal, porque como é obvio, eles nâo têm os 28 graus constantes o ano todo nos rios onde habitam.

 

:lol:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água a chegar aos 31 graus na natureza é muito dificil...especialmente se tiver agitação superficial e for água corrente...

 

só mesmo em charcos muito tempo ao sol...

 

alem disso na natureza a água circula por convecção...mesmo que á superficie estivessem 31 graus a cerca de 1 metro de profundidade já terias uns agradáveis 20 e poucos graus

 

Acelarar o metabolismo não é obrigatoriamente uma coisa boa...alem disso há plantas que nao gostam mesmo nada dessas temperaturas.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Tenham atenção uma coisa, com o aumento da temperatura diminui a quantidade de oxigenio dissolvido na agua. Logo é necessario criar turbulencia na superficie da agua de forma a intensificar as trocas gasosas.

 

Os peixes que morreram com este calor, não teram sido da falta de oxigenio?

Os peixes aguentam alguns dias a temperaturas superiores á que estão habituados.

 

 

No que diz respeito as mudanças de agua, eu tenho discus a uma temperatura normalmente de 28º, no inverno ponho agua (tpa) a uma temperatura de uns 10º sem problemas. Não creio que os peixes morram por pòr gelo. Alias já fiz isso com os discus, sem problemas

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Os meus aquários já chegaram aos 36º naqueles dias de maior calor...

 

Tal como já foi referido, é importante ter uma boa oxigenação e aproveitar para fazer umas mudas de água pois nunca são de mais :oops:

 

Actualmente a temperatura varia entre os 30º (durante a noite) e os 32º (durante o dia) e por isso tenho os termóstatos desligados.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá :D

Como todo o mundo nesta altura tambem tenho problemas de temperatura mas no meio da desgraça tenho sorte pois tenho umas simpaticas piranhas que mesmo com o aqua a 32graus la andam elas na boa.

Para evitar os tais 32ºc tenho a tampa elevada a uns bons 15 cm de altura com uns pedaços de esferovite, cortinados bem fechados durante as horas de maior calor e um a ventoinha sempre a bombar durante o dia.

Atravez destes procedimentos tenho conseguido manter 28/29cº

 

:wink: fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua está nos 31º desde do sábado passado e acredito q já tenha estado mais quente durante as tardes.

Eu n desliguei o termostato em tempo algum e limitei-me a aumentar a oxigenação do aqua.

Todos os meus peixes andam encantados da vida(menos um q tem andado a levar porrada :wink: ). :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Por curiosidade mesmo, fui agora verificar a temperatura do meu aquário e estava a 27 graus, ele tem capacidade de 20 litros.

 

Aqui no Porto não tem estado um calor exurbitante, até agora acho que a temperatura mais alta foi mesmo de 29 graus... :wink:

 

Abraços

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.