alevins... alimentação... férias... problema!!!


Isabel

Recommended Posts

Pois é, há cerca de 2 semanas uma espada teve crias no meu aqua, até aqui tudo bem pois consegui alimentá-los sem problemas e não morreu nem um... no sábado passado uma outra espada resolveu brindar-me com uma nova ninhada... e desta vez são quase o dobro, ou seja, ao todo devo ter uns 100 alevins de espada de 2 criações, uns com pouco mais de 2 semanas e outros com pouco mais de 2 dias :twisted: bem.. tenho tentado fazer o melhor que posso com esta nova ninhada mas ao contrário dos outros que continuam na maternidade, estes estão num pequeno aqua sozinhos... e acho bem mais complicado de lhes dar comida, até agora não morreu nenhum e espero que isso não aconteça mas estou com um problema... a meio de agosto vou embora por 15 dias e não sei o que hei-de fazer para alimentar esta quantidade enorme de pequenas piranhas que comem 4 vezes ao dia!

 

O que hei-de fazer???????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Não é bem assim...

 

Isabel, se puderes dispensar um pouco de dinheiro para um alimentador automático era excelente. Era só esmagares a comida dos adultos, colocares no alimentaor automático, programar as horas e ta a andar...

 

No entanto se não puderes dispensar este dinheiro, podes utilizar uma maneira mais fácil, barata mas (como tudo há um "mas") tens de estar dependente de uma pessoa.

Ora vejamos, primeiro arranjas uma pessoa que tenhas confiança e que vá a tua casa 2 vezes por dia. Depois deste primeiro passo, analisas bem a quantidade de comida que os alevins comem. Arranjas uns guardanapos, colocas a comida esmagada, fechas o guardanapo, lacras com fita cola e tens um pacotinho= 1 refeição feita... é só multiplicar 2 pacotinhos pelo numero de dias que vais estar fora e vÊs quantos pacotinhos tens que fazer....

 

Alguma duvida é só dizer...

 

Inté

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

bem, realmente essa é a maneira que eu tenho utilizado desde á 2 anos de cada vez que vou de férias, mas com alevins torna-se mais complicado. Eu tenho os meus avós em casa mas torna-se complicado eu tentar explicar qual a quantidade de comida que devem dar, até porque para o meu avô quanto mais melhor e não vale a pena eu tentar contrariá-lo por isso tenho feito isso dos pacotes. Mas tenho vários problemas... o primeiro é que como os pequenos estão habituados a 3 ou 4 refeições por dia, será que apenas com 2 não vai haver problema? Em segundo... com uma diferença de 2 semanas será que dava para juntar todos os alevins no mesmo aqua? Ficava mais facil de alimentar mas não sei... o terceiro é que se morrerem alguns quem os vai tirar do aqua? Da unica vez que eu deixei o meu avô tentar tirar um peixe com a rede do meu aqua ele conseguiu mandar com a calha de iluminação para o chão e espatifar a lampada ou seja... estou feita ao bife!!!

Bem que podia haver para peixes um género de canil como há para os cães... um peixil... assim o pessoal podia lá deixar os seus peixinhos para ir descansado de férias e os encontrar de saúde quando voltasse!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um peixil para os meus 2000L de água não dava mesmo...

 

Pois, a cena das embalagens individuais e as setas a apontar são mesmo o melhor remédio:

 

http://geocities.yahoo.com.br/odoidodosaqu...s/af2khtml.html

 

Nunca utilizei alimentadores automáticos, outra solução...

 

Um problema maior é se os alevins estão misturados com os adultos, aí, normalmente, viram refeição durante as férias....

 

Pensei num gotejador, como os frascos de soro dos pacientes, mas unca experimentei...até porque teria de ser qq muito estável para não se alterar com o tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquario onde eles estão for pequeno podes sempre tentar ir a uma loja de aquariofilia perto e perguntar se não podem tratar deles durante uns tempos.

 

Tem de ser uma loja em que possas confiar e se calhar vais ter de discutir um preço... só uma sugestão...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloque aquele alimentos da treta ou da alconn que dura 15 dias tem uns ateh de 30 dias. eh muito bom para alevinos, eles fikam beliscando e devagar o alimento vai se esfarelando e quando você volta ainda vai ter um pequeno pedaço sobrando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ! :D

 

Não tenho grande experiência, mas já pensou em levar consigo os pequenotes......... :oops: , sim sem dúvida parece ridiculo , mas digo isto porque numa loja de animais , aqui ao pé de mim, vi uns aquas miniatura, com instalação eléctrica e leves, são mesmo para transportar , se quiser eu dou-lhe algumas referências sobre os mesmos , perguntem-me por MP já que não é permitido fazer publicidade a lojas nesta área do fórum (texto alterado pela Administração. Obrigado!)

 

Aqui há uns anos levei de férias umas tartarugas , 3 tartarugas , agora só levo o cão, o peixes ficam no aquário :lol::lol: , e no aquário grande vão ficar uns alevins de guppies , com 2 meses, e estou quase convencida que a fémea espada está levemente grávida , não sei quanto tempo é de gestação , e também não tenho a certeza , se me souber dizer agradecia :D

 

Boa sorte

 

mena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Bem, eu não sei quanto tempo está a fêmea até ter os filhotes... eu sei é que ela estava com a barriga muito inchada mesmo quando a trouxe da loja e ainda durou uma semana antes de ter os filhotes, o que fiz foi, assim que cheguei a casa, po-la num aqua pequeno sozinha, para não ser incomodada por nenhum outro peixe. Dizem também que quando elas estão para ter os filhotes, se se fizer uma muda de água isso pode acelerar o procedimento.

 

Quanto ao áqua para tarnsportar não sei, por um lado até é capaz de ser boa ideia mas não sei como iriam reagir os alevins à agitação toda de serem transportados numa viagem de carro de 3h... tirando isso seria uma ótima ideia :wink:

 

Já agora... podias mandar-me por MP o nome da loja e onde fica sff?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.