New Enclosure


Pereirinha

Recommended Posts

Boas!!

 

O Aqua está a ficar muito fixe!! dei uma vista de olhos rápida pelas fotos do tópico ( sim, confesso que não li isso tudo..lol) e foi uma grande evolução! as plantas estão muito melhor organizadas e o fundo preto fica muito melhor! Quando a riccia crescer vai ficar espetacular!! :smilecolros:

 

Abraço

Luís Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 97
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado Luis está a ficar porreiro vou aceitar a sugestão do krypticall e aparar a riccia para crescer toda uniforme, as plantas de caule ando a estruturar uma podazita, ando aqui com desenhos e mais desenho lol...

vamos la ver o quê que vai dar, espero não estragar o aqua com a poda lol...

 

Abraços a todos e agradeço comentários e sugestões

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Dá uma vista de olhos aqui.

 

É esclarecedor.

 

As Blyxas devem ser arrancadas/cortadas as folhas junto ao caule.

 

As valls que me deste estão como o aço.

É só nitratos e fosfatos no meu Aqua, para elas é o céu.

Desde que cortei (arranquei) as valls gigantes que tinha as algas atacaram em força.

Já tenho umas folhas de Echinodoros cheia de barba...

As tuas não tarda nada enraizam e absorvem esses nutrientes a mais.

Para já é só TPA para não piorar.

 

Quanto às Ludwigias, fazes um teste com uma para ver.

Corta logo acima de uma folha e planta, nem que seja à frente para experimentar.

Mal não há-de fazer.

 

As tuas Iriatherinas estão muito fixes.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Dá uma vista de olhos aqui.

 

É esclarecedor.

 

As Blyxas devem ser arrancadas/cortadas as folhas junto ao caule.

 

As valls que me deste estão como o aço.

É só nitratos e fosfatos no meu Aqua, para elas é o céu.

Desde que cortei (arranquei) as valls gigantes que tinha as algas atacaram em força.

Já tenho umas folhas de Echinodoros cheia de barba...

As tuas não tarda nada enraizam e absorvem esses nutrientes a mais.

Para já é só TPA para não piorar.

 

Quanto às Ludwigias, fazes um teste com uma para ver.

Corta logo acima de uma folha e planta, nem que seja à frente para experimentar.

Mal não há-de fazer.

 

As tuas Iriatherinas estão muito fixes.

 

 

 

Abraço

 

 

Mas nunca posso cortar uma folha ao meio por exemplo pois não??? falo disto...

 

Raquel039EDIT.jpg

 

 

isto é do aqua "raquel" e o membro diz que não morrem...

 

Pois nitratos e fosfatos é o ceu para elas, tem de controlar essas algasitas mas é como dizes depois de enraizarem essas valls fica tudo resolvido...

 

Em relação às ludwigia vou mesmo fazer isso para experimentar... só espero é que não morram as duas (a planta mãe e a "poda")...

 

Alguem tem destas plantas para me ajudarem (ludwigia stellata)???

 

Abraços a todos e agradeço comentários, criticas e comentários...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Blyxas, acho, não tenho a certeza porque nunca tive nenhuma, que se cortares uma folha acontece o mesmo que às valls, apodrece e morre.

Pelo menos foi o que li por aí.

Também já li por aqui alguém a afirmar que podava as valls e que a folha voltava a crescer...

 

Quanto às ludwigias penso que não terás problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas companheiros,

 

vim aqui para expor uma duvida, então é o seguinte, como tinha dito a minha caixa de teste chegava no domingo e chegou...e vi que a agua do meu aqua não tem fosfatos...vou ter que adicionar o que me recomendam? há algum produto que possa comprar cá em Portugal para aumentar os fosfatos??? o co2 em função da tabela parece-me bem: ph 6.5 kh 5, logo o co2 está bom, digo eu lol...

 

o que me preocupa mesmo é os fosfatos... os nitratos estão a 20ppm (não me parece mau...)

 

Ajudem-me a resolver este problemazito...

 

há uma receita caseira com um pó qualquer para aumentar os fosfatos não há???

 

Abraço e obrigado a todos

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Pereirinha, fosfatos = algas.

 

Qualquer fertilizante de plantas caseiro te aumenta o teor de fosfatos, mas com esse aumento vem uma explosão de algas.

 

Não estarás a confundir o elemento macro-fertilizante fosfato com outro qualquer?

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, tipo convem sempre ter fosfatos acho que 1ppm

 

Níveis aceitaveis de nutrientes

Composto Valores Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Segundo o que vi neste site, e já falei com o krypticall sobre isto... eu neste momento tenho 0ppm, acho que os fosfatos vem dos dejectos dos peixes, quando há peixes em excesso e restos de comida... por um lado é bom sinal, porque se tivesse a mais era mais dificil de os controlar... eu acho que não estou enganado, mas haverá concerteza alguem com mais certezas que eu...

 

Abraço e obrigado babykhan

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não estarás a ter más leituras com o teste?

 

Acho que a fauna que tens não te deixa baixar os fosfatos.

 

Mesmo restos de comida que fiquem espalhados pelo fundo devem chegar para esse 1ppm...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não as leituras realamente não são muito certas porque os testes da SERA tem um pó como reagente e lá diz que é uma colher bem cheia, mas o que é "uma colher bem cheia", entendes??? é um bocado relativo... já fiz o teste 3 vezes em 2 dias e deu-me sempre 0ppm... tipo "restos de comida" com escalares lol??? parecem desalmados a comer lol... agora os dejectos pensei que chegasse, mas pelos vistos... eu também não tenho muitos peixes (15 peixes em 100l de água)...andava com ideias de comprar Fosfato Monopotássico na farmaia porque é possivel fazer um fertilizante caseiro com este quimico mas queria saber se faço bem ou mal entendes???

 

por isso aguardava a resposta de alguem que me soubesse responder com certezas...

 

Obrigado baykhan

 

Se alguem me poder ajudar, ficava muito agradecido...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que me preocupa mesmo é os fosfatos... os nitratos estão a 20ppm (não me parece mau...)

 

 

Acho que não as leituras realamente não são muito certas porque os testes da SERA tem um pó como reagente e lá diz que é uma colher bem cheia, mas o que é "uma colher bem cheia", entendes??? é um bocado relativo... já fiz o teste 3 vezes em 2 dias e deu-me sempre 0ppm... tipo "restos de comida" com escalares lol??? parecem desalmados a comer lol... agora os dejectos pensei que chegasse, mas pelos vistos... eu também não tenho muitos peixes (15 peixes em 100l de água)...andava com ideias de comprar Fosfato Monopotássico na farmaia porque é possivel fazer um fertilizante caseiro com este quimico mas queria saber se faço bem ou mal entendes???

 

 

boas

 

esses nitratos a 20ppm estao muito altos, ainda por cima em relaçao aos fosfatos que estao a 0 .

os nitratos tenta manter entre 5 a 10 ppm e os fosfatos entre 0.5 a 1 ppm.

 

o fertilizante caseiro podes procurar por Di-Hidrogenofosfato de Potássio Monobásico , formula (KH2PO4)

vai ser dificil encontrares frascos de 100g apenas, mas sempre podes entrar em contacto com a Horizonte Aquatico e encomendar já em liquido ou em pó.

 

o teste da sera tem aquela colherzinha branca nao é ??

nao andes a gastar pó em desnecessário, a colher tem a medida certa que deve de levar, e é só esse bocado e raso pela marca.

 

se te dá 0 ppm ou é porque os tens mesmo a 0 ou entao findou o prazo do teste. ( verifica a data )

 

abraços.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas krypticall, não man a mala é nova... a data que tem é 10/2011 por isso não é da validade, é porque os tenho mesmo a 0, pois mas é como tu dizes se tenho os fosfatos a 0 os nitratos estão muito altos, vou tentar baixar os nitratos então ( o truque é tpas não é???), e que me aconselhas? subir os fosfatos ou deixar estar? e em termos de fertilizantes o que me aconselhas é comprar na HA?

 

os nitratos advêm de quê? nitritos não é???

 

 

 

Abraço e obrigado

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas krypticall, não man a mala é nova... a data que tem é 10/2011 por isso não é da validade, é porque os tenho mesmo a 0, pois mas é como tu dizes se tenho os fosfatos a 0 os nitratos estão muito altos, vou tentar baixar os nitratos então ( o truque é tpas não é???), e que me aconselhas? subir os fosfatos ou deixar estar? e em termos de fertilizantes o que me aconselhas é comprar na HA?

 

os nitratos advêm de quê? nitritos não é???

 

 

 

Abraço e obrigado

 

boas

 

sim o metudo mais facil é mesmo as tpas.

os fosfatos convem mesmo subirem um pouco.

 

eu falei na HA porque alem das farmacias nao tenho mais conhecimento de lado nenhum que os venda em pó.

 

tambem tens fertelizantes de marca de fosfatos e nitratos da seachem , ferka , azoo , etc e muitas mais marcas ;)

 

sim faz parte tudo do ciclo do aquario amonia que se tranforma em nitritos e posteriormente em nitratos.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sim o metudo mais facil é mesmo as tpas.

os fosfatos convem mesmo subirem um pouco.

 

eu falei na HA porque alem das farmacias nao tenho mais conhecimento de lado nenhum que os venda em pó.

 

tambem tens fertelizantes de marca de fosfatos e nitratos da seachem , ferka , azoo , etc e muitas mais marcas ;)

 

sim faz parte tudo do ciclo do aquario amonia que se tranforma em nitritos e posteriormente em nitratos.

 

abraços.

 

 

Ok, mas isso é muito caro man? tens ideia? eu comprei aqui à dias 1kg de cloreto de potassio e não me saiu muito caro tipo 8€... agora vou à mesma farmacia para ver se arranjo esse que disseste, mas é mesmo esse nome que tu pedes??? o que falei (fosfato monopotassico) não é a mesma coisa???

 

olha o co2 também já acabou amanha vou fazer mais já é tarde não posso fazer agora lol... acho que acabou assim tao cedo por eu ter abanado a garrafa, vou fazer como disseste sem abanar para ver se dura mais...

 

vou então amanha fazer outra tpa (fiz anteontem), tipo convem fazer uma tpa grande ou muitas pequenas para baixar os nitratos???

 

 

 

Abraço e obrigadissimo...

 

PS: o teste dos fosfatos é esse da colherzinha branca, gostas dele? a mim pareceu-me pouco preciso, não? mas vou seguir a tua dica, pela marca e raso à ranhura, ok!!!!

Editado por Pereirinha

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas isso é muito caro man? tens ideia? eu comprei aqui à dias 1kg de cloreto de potassio e não me saiu muito caro tipo 8€... agora vou à mesma farmacia para ver se arranjo esse que disseste, mas é mesmo esse nome que tu pedes??? o que falei (fosfato monopotassico) não é a mesma coisa???

 

olha o co2 também já acabou amanha vou fazer mais já é tarde não posso fazer agora lol... acho que acabou assim tao cedo por eu ter abanado a garrafa, vou fazer como disseste sem abanar para ver se dura mais...

 

vou então amanha fazer outra tpa (fins anteontem), tipo convem fazer uma tpa grande ou muitas pequenas para baixar os nitratos???

 

Abraço e obrigadissimo...

 

PS: o teste dos fosfatos é esse da colherzinha branca, gostas dele? a mim pareceu-me pouco preciso, não? mas vou seguir a tua dica, pela marca e raso à ranhura, ok!!!!

 

o meu co2 ainda está a bombar bem, quando fizeres a receita nao abanes, isso so mesmo uns dias antes das ultimas, mas só ao de leve para ganhar um pouco mais de força,

ou entao mais um bocadinho de açucar e fechas logo a garrafa que fica desalmado de novo durante mais uns dias.

 

o meu teste da sera nao é o de fosfatos, mas sim o de nitratos que é quase identico acho eu.

o de fosfatos é da jbl.

 

epá eu de quimica nao pesco nada :agrue:

 

na farmacia pede por fosfatos com essa seguinte formula que é a mais usada (KH2PO4) que eles sabem logo qual é indo ver ao computador.

 

investir em fertelizante liquido de fosfatos ou de nitratos sai um pouco mais caro, mas poupas trabalho e tambem te dura uma eternidade, porque nem sempre é preciso fertilizar esses macros e o teu aquario tambem é pequeno.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok krypticall, vou tentar arranjar isso

 

Abraço e muito obrigado

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Lá vou eu meter a colherada...

 

Os fertilizantes de plantas 'domésticas' de uso geral que se encontram nos Hiper mercados têm bastantes fosfatos e nitratos.

Como sempre li que não se deviam usar pois os teores de fosfato vão ser prontamente utilizados pelas algas, fiquei intrigado em relação a esta 'dica'.

 

Pelo que percebi até agora, deve-se manter um teor baixo de fosfatos para as plantas terem disponível mas as algas não conseguirem fazer uso?

 

Com esse teor de 1 ppm não há perigo de explosão de algas?

 

Tenho de ter uma potência luminosa suficiente para que os nutrientes (fosfatos) sejam assimilados pelas plantas com a ajuda do CO2 injectado?

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Lá vou eu meter a colherada...

 

Os fertilizantes de plantas 'domésticas' de uso geral que se encontram nos Hiper mercados têm bastantes fosfatos e nitratos.

Como sempre li que não se deviam usar pois os teores de fosfato vão ser prontamente utilizados pelas algas, fiquei intrigado em relação a esta 'dica'.

 

Pelo que percebi até agora, deve-se manter um teor baixo de fosfatos para as plantas terem disponível mas as algas não conseguirem fazer uso?

 

Com esse teor de 1 ppm não há perigo de explosão de algas?

 

Tenho de ter uma potência luminosa suficiente para que os nutrientes (fosfatos) sejam assimilados pelas plantas com a ajuda do CO2 injectado?

 

 

 

 

Abraço

 

Boas man, pelo que percebo sim, é tudo uma questão de equilibrio, tipo aqueles valores não são para respeitar à risca pois cada caso é um caso, aquilo é só um ponto de partida para uma boa fertilização entendes? é tipo o resultado dos testes para um bom plantado mas não quer dizer que seja igual para todos entendes? porque depois até depende das plantas que tens (muitas / poucas; crescimento rápido/lento), mas o que interessa é o equilibrio entre a luz, fertilizantes e co2... quer dizer isto é o que eu acho pode ser que alguem te diga mais alguma coisa

 

Abraço

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Lá vou eu meter a colherada...

 

Os fertilizantes de plantas 'domésticas' de uso geral que se encontram nos Hiper mercados têm bastantes fosfatos e nitratos.

Como sempre li que não se deviam usar pois os teores de fosfato vão ser prontamente utilizados pelas algas, fiquei intrigado em relação a esta 'dica'.

 

o problema dos fertelizantes de plantas terrestres é que nao tem as quantidades certas e equilibradas e contem cobre que nao é muito saudavel para certos vivos dentro de um aquario.

 

Pelo que percebi até agora, deve-se manter um teor baixo de fosfatos para as plantas terem disponível mas as algas não conseguirem fazer uso?

 

exacto deve-se ter um teor baixo de fosfatos, por isso se recomenda entre 0.5 a 1ppm, a 0 nao podem estar se nao ficas com os macros em desnivel e o excesso nitratos nao sendo absorvido pelas plantas as algas aproveitao-sse disso.

 

Com esse teor de 1 ppm não há perigo de explosão de algas?

 

tendo os nitratos razoaveis , uma iluminaçao adequada, e co2 desponivel na quantidade certa dificilmente será.

 

Tenho de ter uma potência luminosa suficiente para que os nutrientes (fosfatos) sejam assimilados pelas plantas com a ajuda do CO2 injectado?

 

sim, para que seja assimilados tem que se ter uma luz razoavel , co2 , e restantes nutrientes em equilibrio.

 

Abraço

 

 

Boas man, pelo que percebo sim, é tudo uma questão de equilibrio, tipo aqueles valores não são para respeitar à risca pois cada caso é um caso, aquilo é só um ponto de partida para uma boa fertilização entendes? é tipo o resultado dos testes para um bom plantado mas não quer dizer que seja igual para todos entendes? porque depois até depende das plantas que tens (muitas / poucas; crescimento rápido/lento), mas o que interessa é o equilibrio entre a luz, fertilizantes e co2... quer dizer isto é o que eu acho pode ser que alguem te diga mais alguma coisa

 

Abraço

 

correcto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Pois, o teor de Cobre...

 

Sabia que havia uma razão para não se poder utilizar os fertilizantes domésticos.

 

Obrigado pela explicação.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

 

babykhan acho que estas um pouco confuso em relação aos fosfatos.....

 

para teres uma ideia no meu caso cheguei a ter fosfatos 2 ppm e algas nem velas...

o mais dificil nisto tudo é realmente encontrares o triangulo perfeito para cada caso.

 

nitrato fosfato e potassio tens que ter sempre valores diariamente aceitaveis

para que toda a flora possa cresçer.... senão vai dar em algas :P

 

oh Pereirinha não é de estranhar que tenhas valores baixos de fosfatos

com essa flora toda a bombar,

mesmo os restos de comidas dos peixes, detritos e afins não chega para que os fosfatos

subam... isto só demonstra que estaõ a ser consumidos e que por si só naõ

chegam para manter valores proximos de 1 a 2ppm...

 

 

quanto aos valores dos nitratos altos, só sobem se realmente tiveres fosfatos a 0 ppm....

 

 

vai adicionando os fertilizantes em separado aos poucos (quase por tentativas)....

para que todos os valores estejam normais... não esquecendo o CO2 e LUZ.

 

 

 

 

cumps

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Exactamente.

Era isso que me estava a escapar manu33.

 

Como só tenho plantas de 'plástico' não dá para testar esses conhecimentos.

A minha flora baseia-se em Anúbias (barteri e nana), Fetos de Java umas Valisnérias (nana do Pereirinha e Americana), Ceratophyllum demersum, Echinodorus (bleheri e a schlueteri leopard) uma Cladophora a meter o seu nojo e quantidades muito variáveis de Lentilha d´água, por isso nunca me preocupei por aì além com factores tão etéreos como 0.5 ou 1 ppm de fosfatos...

Basicamente regulo a luz para acender a uma hora qualquer e apagar oito ou nove horas depois.

 

Como faço tensões de vir a cuidar de um plantado em condições tenho que prestar atenção a estes 'pormaiores' pois tá visto que sem estes equilibrismos em fios de facas não se consegue ir a lado nenhum.

 

Portantos, mais um Aqua só para plantas para poder testar à vontade.

 

Vou ver se o Zogli me arranja umas Pogostemon helferi, e também quero ter umas Rotala wallichii e umas Alternanthera reineckii 'Pink' e ainda não descobri o nome de umas muito parecidas com as Lilaeopsis macloviana só que muito finas (tipo cabelo).

Claro está que isto não passa de um sonho (e de um assalto ao tópico do Pereirinha) mas quero chegar lá.

Já andei a recolher receitas para macros e micros e já tenho os frascos prontos.

 

Nunca fiando, já tratei de arranjar um SAE com um capacete dos bombeiros para acorrer a alguma emergência, pois acho que não vou estar muito tempo sem um surto de algas...

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.