New Enclosure


Pereirinha

Recommended Posts

e que tal uma parede de musgo ? :P

 

Acho que ficava muito bem, mas tenho dois problemas primeiro não tenho como prende-lo ao vidro, sabes como se faz?

 

e segundo tou a espera de um rotala rotundifolia para o lado direito ao lado da vallisneria e não sei se não taparia o musgo porteriormente...

 

mas achas que melhor? as plantas tão numa boa disposição???

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 97
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

BOAS AMIGO MULHADO LOL

 

bem ixo ficou para melhor mas diz-m uma coisa.

 

metes-t os peixes com exa agua toda revirada e turba?

ixo n vai afectar os peixes?

 

 

lol

 

umas perguntas de um gaijo como eu inesperiente. lol

 

 

força nixo e ja sabes kero mais plantas para o meu aqua.

espero k as k me deste n morram lol

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei que fiz mal em fazer isso assim com os bichos lá dentro mas não tinha onde os por e já era totil tarde acabei de fazer isso eram 2h... tipo hoje de manha andavam lá todos vivinhos, mas eu sei que errei... ja sabes man quando quiseres mais plantas dá um toque...

 

Agora isso da parede de musgo parece-me interessante...

 

só falta mesmo é crescer a riccia porque vai dar logo outra vida ao aqua na minha opinião...

 

Mas tambem quero a vossa

 

Abraços a todos e agradeço os comentários

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei muita piada a esta foto... (rodem a cabeça para a esuerda pf)

as valls reproduzem-se por estolhos certo? Apercebi-me disso ontem 14 pés assim...

 

gallery_21175_748_2086311.jpg

 

 

 

boas mais uma vez

 

quando for ai tens k me arranjar umas plantas destas para por de lado no meu aqua.

 

o k dizes?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei muita piada a esta foto... (rodem a cabeça para a esuerda pf)

as valls reproduzem-se por estolhos certo? Apercebi-me disso ontem 14 pés assim...

 

gallery_21175_748_2086311.jpg

 

 

 

boas mais uma vez

 

quando for ai tens k me arranjar umas plantas destas para por de lado no meu aqua.

 

o k dizes?

 

abraço

 

 

Boas sim eu acho que ficava bem e falei-te nas vallisnerias man...

 

eu gosto bastante porque elas ao crescerem fazem assim uma filinha como ves na foto, entendes?

 

Abração...

 

Então pessoal, mais ninguem diz alguma coisa que esteja mal? estou ancioso é pela riccia... acha que fiz bem em ter feito um tapete de riccia?

 

Abraço

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

melhorou muito mais :D

 

podias ter deixado as pedras com a riccia e fazer um tapete de glosso que tens mais que suficiente iluminaçao para isso.

 

mas quando o tapete de riccia crescer, tambem acredito que vai ficar com um efeito muito bonito.

 

quando tiveres as plantas que te faltao para o resto do projecto acho que vai ficar muito fixe e a cor da rotundifulia vai dar o toque que ai falta.

 

agora é esperar o desenvolvimento e a pouco e pouco ir dando sempre os retoques que passao despercebidos inicialmente.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

melhorou muito mais :D

 

podias ter deixado as pedras com a riccia e fazer um tapete de glosso que tens mais que suficiente iluminaçao para isso.

 

mas quando o tapete de riccia crescer, tambem acredito que vai ficar com um efeito muito bonito.

 

quando tiveres as plantas que te faltao para o resto do projecto acho que vai ficar muito fixe e a cor da rotundifulia vai dar o toque que ai falta.

 

agora é esperar o desenvolvimento e a pouco e pouco ir dando sempre os retoques que passao despercebidos inicialmente.

 

abraços.

 

 

Eu tambem acho que a rotundifolia vai dar um toque especial ao aqua assim como a riccia, coloquei riccia porque não tinha muito espaço para as pedras onde tinha a riccia entendes então optei por fazer assim um tapete com riccia, a glosso não está fora de questão mas tenho um bocado de medo em relação à glosso devido ao tamanho do meu areao entendes? é muito grande... será que pegava à mesma?

 

falaram de uma parede de musgo qual é a tua opiniao, krypticall?

 

Abraço e agradeço comentarios

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem acho que a rotundifolia vai dar um toque especial ao aqua assim como a riccia, coloquei riccia porque não tinha muito espaço para as pedras onde tinha a riccia entendes então optei por fazer assim um tapete com riccia, a glosso não está fora de questão mas tenho um bocado de medo em relação à glosso devido ao tamanho do meu areao entendes? é muito grande... será que pegava à mesma?

 

falaram de uma parede de musgo qual é a tua opiniao, krypticall?

 

Abraço e agradeço comentarios

 

agora experimenta assim como está sem mais grandes alteraçoes e quando chegar a altura em que já estas mais a vontade com as plantas partes para outras ideias.

 

a minha experiencia com glosso é que pegou em quase todo o tipo de substracto e esse tambem nao ficará a traz.

a cuba é qué é um pouco mais esquesita nisso.

 

quanto a parede de musgo gosto bastante de ver o efeito no aquario do LondonDragon mas acredita que é uma trabalheira danada podar aquilo e o tempo que se espera que cresça até chateia. :D

 

mas se tiveres paciencia podes exprimentar , nao sei é se ficara tao bem com a ideia e plantaçao do teu projecto é questao de experimentares mesmo e ver se gostas do efeito.

 

abraços.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu também pensei nisso e disse-o num post anterior não sei se viste, que fica bonito fica, mas nas linhas do meu aqua acho que não...um dia destes chateio-me e troco a polysperma por Hemianthus micranthemoides, já há muito que ando a galar esta planta...bem mas vamos com calma acho que agora vou sossegar um bocadinho com estas plantas, brincar um bocadinho com as podas e depois aí então vê-se... digam-me só uma coisa que tenho medo de cometer ouvi dizer que quando a riccia estiver grandinha deve-se fazer a poda porque senão as que estão por baixo começam a apodrecer mas há um limite? tipo um x numero em cm que defina isso é que já vi riccia com 4 cm e tava linda e ja vi com 2, 2.5 cm a apodrecer...

 

Gostam do pormenor do tronco?

 

gallery_21175_748_193591.jpg

 

Abraços

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Melhorou mesmo muito a decoração.

Gostei de ver.

 

Em relação às Riccias, deve ter a ver com intensidade luminosa.

Se não chegar luz suficiente às de baixo elas apodrecem.

Não há uma regra fixa de cm de altura.

Vais andando e vais vendo.

 

Mais uma vez, gostei bastante da mudança, parabéns.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Melhorou mesmo muito a decoração.

Gostei de ver.

 

Em relação às Riccias, deve ter a ver com intensidade luminosa.

Se não chegar luz suficiente às de baixo elas apodrecem.

Não há uma regra fixa de cm de altura.

Vais andando e vais vendo.

 

Mais uma vez, gostei bastante da mudança, parabéns.

 

 

 

Abraço

 

 

Também gostei do resultado final acho que vai ficar interessante, agora é esperar pela evolução...

 

acho que quando o tapete de riccia crescer vai dar muita vida ao aqua... agora faltam as pogostemon helferi e a rotala...

 

Vou postando fotos conforme a evolução...

 

Abraços

 

PS: também tirei a bomba de ar, acho que não estava lá a fazer nada e era mais um fio e um tubo...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ando a ver se arranjo algumas plantas que me façam o contraste... por enquanto está assim, vamos a ver, gosto muito da stellata que tenho no meu aqua mas está má, ouvi dizer que é muito exigente em termos de co2 e o meu está quase a acabar poderá ser disso? e nunca consegui fazer muitos pés dessa planta, tipo nasce galhos no caule principal eu aparo-os por aí e depois enterros de novo mas o que en arranco fica todo murcho deve-se a quê? têm ideia? acho que faço bem as fertilizações...

 

quanto à manutenção é mais ou menos tpas de 25l por semana...

 

gostava de conseguir vingar a stellata

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Essa planta requer muitíssima luz e ainda mais CO2...

Andas a 'micro fertilizar' em condições?

 

Experimenta plantá-la (as podas) fora do Aqua num ambiente húmido e bem iluminado, pode ser que resulte e depois transplantas para dentro do Aqua.

 

 

 

Abraço

 

P.S. Porque não trocar pela Limnophila aromática, são muito parecidas mas esta é mais fácil de criar...

Editado por babykhan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu penso ser do co2 porque eu luz tenho com fartura, o pior é quando me desleixo um bocado e deixa a garrafa do co2 mais tempo ela murcha logo...

 

é que eu uso co2 caseiro entendes? notaria muita diferença com um kit de co2 pressurizado?

 

Abraços

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

É um investimento para o futuro, mas é muito elevado.

Porque não tentas primeiro com uma formula química?

Dá o mesmo resultado que o pressurizado e já podes ir tentando para ver se resolve.

Com o dinheiro que poupas (gasto total < 10 €) já podes comprar a válvula solenóide e ficas com uma ideia do que será com um sistema (todo GT) pressurizado.

É só a minha ideia.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostei do teu aquario, a unica coisa que eu alterava era a forma como estas a fazer o tapete, eu já tive um tapete de riccia numa montagem minha e fiz da seguinte forma, godos achatados da praia cobertos por riccia depois cobria com tule verde, fica muito bonito parecem montinhos, se quiseres posso explicar-te isso pessoalmente tambem moro em Ermesinde é so uma questão de marcarmos, abraço.

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

É um investimento para o futuro, mas é muito elevado.

Porque não tentas primeiro com uma formula química?

Dá o mesmo resultado que o pressurizado e já podes ir tentando para ver se resolve.

Com o dinheiro que poupas (gasto total < 10 €) já podes comprar a válvula solenóide e ficas com uma ideia do que será com um sistema (todo GT) pressurizado.

É só a minha ideia.

 

 

 

Abraço

 

 

Nunca ouvi tal, como é que isso funciona eu pensava que o co2 so existia pressurizado desculpai-me a minha ignorancia mas podeis-me explicar?

 

Qual é o material necessário? e qual é a mistura quimica que vocês falam? é caseira ou comprada???

 

Abraço e Obrigado

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostei do teu aquario, a unica coisa que eu alterava era a forma como estas a fazer o tapete, eu já tive um tapete de riccia numa montagem minha e fiz da seguinte forma, godos achatados da praia cobertos por riccia depois cobria com tule verde, fica muito bonito parecem montinhos, se quiseres posso explicar-te isso pessoalmente tambem moro em Ermesinde é so uma questão de marcarmos, abraço.

 

 

Petty

 

 

eu tambem ja usei tule para fazer esses tapetes mas vi estas redes no aquario do london dragon e como as arranjei decidi fazer assim acho que vai ficar bem...

vamos esperar para ver... agora vou tentar assim se não der certo depois contacte, mas desde já obrigado pela disposição

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Tens aqui um exemplo (basta pesquisar pelo fórum).

Está muito bem descrito, porém devido ao perigo de manusear agentes químicos não quero postar aqui as alterações que fiz a este projecto.

Não posso estar mais contente com este 'truque' que o Luís Fortunato partilhou connosco, é de uma simplicidade e eficácia a toda a prova.

Acho que não há necessidade de 'ligar o complicador' para preparar a formula da gelatina, que pode entupir, explodir e sujar a casa toda.

Dá uma leitura ao post e já ficas com uma ideia do que estou a referir.

 

Repito, como este procedimento implica algumas manobras que devem ser realizadas por adultos responsáveis e porque este fórum é visitado por menores

qualquer outro esclarecimento que queiras podes sempre mandar-me MP que eu respondo.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Tens aqui um exemplo (basta pesquisar pelo fórum).

Está muito bem descrito, porém devido ao perigo de manusear agentes químicos não quero postar aqui as alterações que fiz a este projecto.

Não posso estar mais contente com este 'truque' que o Luís Fortunato partilhou connosco, é de uma simplicidade e eficácia a toda a prova.

Acho que não há necessidade de 'ligar o complicador' para preparar a formula da gelatina, que pode entupir, explodir e sujar a casa toda.

Dá uma leitura ao post e já ficas com uma ideia do que estou a referir.

 

Repito, como este procedimento implica algumas manobras que devem ser realizadas por adultos responsáveis e porque este fórum é visitado por menores

qualquer outro esclarecimento que queiras podes sempre mandar-me MP que eu respondo.

 

 

 

Abraço

 

Ok muito obrigado já tive a ler o topico todo, por acaso hoje já fiz a gelatina para o co2 biologico mas o proximo irá ser este...

 

Mas tu utilizas este à muito tempo? e os resultados sao bons?

 

Surgiu-me duas duvidas no topico... Na ponta da mangueira (que está dentro do aquario) ele fala em por uma pedra difusora, não é melhor um difusor de co2? e outra duvida é falas-te em valvula solenoide no meu topico (desculpa a minha ignorancia) mas isso serve para que? ele não falou em nada disso, é um "kit" teu? Abraçao e Obrigadissimo

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não tens nada que me agradecer, os agradecimentos devem ser dirigidos a quem de direito, neste caso o Luís Fortunato.

Comecei a utilizá-lo à uma semana, pois não resisti a construir um gerador destes.

No meu caso uso garrafas de vidro (garantem uma pressão mais estável), um conta bolhas todo GT (vidro laboratorial), uma válvula de agulha da JBL e um reactor dentro do Aqua (também de vidro laboratorial).

Ando à procura de uma válvula solenóide (procura por aqui) barata pois quero evoluir este conceito.

Na próxima versão estou a contar utilizar tubo TYGON Ref 3603 (ainda não encontrei aqui no Porto :D ) pois é impermeável ao CO2 e não faz sentido utilizar um sistema que se pode desligar mas que fica a perder pela tubagem durante a noite.

 

Em comparação com a mistela de gelatina fica a anos luz de distância.

Só experimentando é que tens a noção.

 

Quanto ao facto de ele ter referido a pedra difusora deve ser (na minha humilde opinião) a usar-se garrafas de plástico.

Com garrafas de vidro a pressão é uniforme e não há variações mesmo que o gás seja libertado no fundo de uma coluna de água com 40 cm de altura.

Regulas as bolhas por segundo que queres e podes perfeitamente andar a subir e descer a pedra que a velocidade não se altera.

Fiz várias tentativas e cheguei mesmo a enterrar uma pedra difusora de madeira e a estabilidade é fenomenal.

Tirei-a porque fazia barulho...

Se utilizares um difusor de CO2 estás a perder menos gás do que se utilizares uma pedra mas muito mais do que utilizando um reactor.

 

Espero ter sido útil.

Qualquer coisa apita.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não tens nada que me agradecer, os agradecimentos devem ser dirigidos a quem de direito, neste caso o Luís Fortunato.

Comecei a utilizá-lo à uma semana, pois não resisti a construir um gerador destes.

No meu caso uso garrafas de vidro (garantem uma pressão mais estável), um conta bolhas todo GT (vidro laboratorial), uma válvula de agulha da JBL e um reactor dentro do Aqua (também de vidro laboratorial).

Ando à procura de uma válvula solenóide (procura por aqui) barata pois quero evoluir este conceito.

Na próxima versão estou a contar utilizar tubo TYGON Ref 3603 (ainda não encontrei aqui no Porto :D ) pois é impermeável ao CO2 e não faz sentido utilizar um sistema que se pode desligar mas que fica a perder pela tubagem durante a noite.

 

Em comparação com a mistela de gelatina fica a anos luz de distância.

Só experimentando é que tens a noção.

 

Quanto ao facto de ele ter referido a pedra difusora deve ser (na minha humilde opinião) a usar-se garrafas de plástico.

Com garrafas de vidro a pressão é uniforme e não há variações mesmo que o gás seja libertado no fundo de uma coluna de água com 40 cm de altura.

Regulas as bolhas por segundo que queres e podes perfeitamente andar a subir e descer a pedra que a velocidade não se altera.

Fiz várias tentativas e cheguei mesmo a enterrar uma pedra difusora de madeira e a estabilidade é fenomenal.

Tirei-a porque fazia barulho...

Se utilizares um difusor de CO2 estás a perder menos gás do que se utilizares uma pedra mas muito mais do que utilizando um reactor.

 

Espero ter sido útil.

Qualquer coisa apita.

 

 

 

Abraço

 

 

Mas em comparação com a "mistela da gelatina" mesmo sem esses acessórios todos: conta bolhas, valvula solenoide e isso tudo, qual é melhor? faz muita diferença?

Eu tenho a "mistela de gelatina" neste momento e sempre a usei com garrafas de plástico e um difusor... acho que para a proxima vou fazer o co2 que o Luis Fortunato mensionou mas com garrafas de plástico e um difusor... A pressão é muito superior à da "mistela de gelatina"??

 

 

 

Agora em relação ao meu aqua, finalmente chegou as plantas que eu tanto esperava...quem olhar para o aqua não nota diferença nenhuma porque os pés de rotundifolia ainda tão muito pequenos vou deixa-lo evoluir mais um bocadinho e quando estiver tudo em ordem posto mais fotos...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não acho que possas comparar este sistema à formula da gelatina, este sistema é quase igual ao CO2 pressurizado.

Os acessórios que eu usei são para poder controlar melhor o que se está a passar, a quantidade de CO2 injectada, o período em que essa injecção é feita e o aproveitamento do CO2 gerado.

 

Usei garrafas de vidro porque as tinha e porque tive medo que o ácido vertesse e me estragasse a mobília.

Às vezes a formula da gelatina entope e explode e de qualquer das maneiras não a podes desligar quando queres.

 

A pressão é mais baixa que a da gelatina porque podes sempre pará-la quando te apetecer.

Não deixando de ser uma formula química, logo perigosa, acho-a mais prática que a da gelatina por esse factor.

 

Ok, fico a aguardar então fotos desse desenvolvimento.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não acho que possas comparar este sistema à formula da gelatina, este sistema é quase igual ao CO2 pressurizado.

Os acessórios que eu usei são para poder controlar melhor o que se está a passar, a quantidade de CO2 injectada, o período em que essa injecção é feita e o aproveitamento do CO2 gerado.

 

Usei garrafas de vidro porque as tinha e porque tive medo que o ácido vertesse e me estragasse a mobília.

Às vezes a formula da gelatina entope e explode e de qualquer das maneiras não a podes desligar quando queres.

 

A pressão é mais baixa que a da gelatina porque podes sempre pará-la quando te apetecer.

Não deixando de ser uma formula química, logo perigosa, acho-a mais prática que a da gelatina por esse factor.

 

Ok, fico a aguardar então fotos desse desenvolvimento.

 

 

 

Abraço

 

 

Estou perfeitamente esclarecido... vai ser o meu proximo diy...

 

Quando tiveres fotos da evolução posto aqui, abraço a todos

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.