Nano Aqua 17l - Ajuda, Dúvidas, Sujestões, Comentários, Etc.


Luís Amaral

Recommended Posts

Boas! Não é a primeira vez que venho ao fórum mas é o meu primeiro tópico/post. Começo por elogiar o forúm! tem de tudo aqui, dá pra passar horas "colado" e encher a cabeça de "bixinhos" pra começar um novo aqua. Tem informação, opiniões, comentários, etc. sobre tudo e mais alguma coisa, mas, como sempre, as opiniões divergem em todos os assuntos, daí fazer este tópico.

 

Estou com umas ideias para começar um novo aqua. Já não é o meu 1º mas sendo estudante longe de casa o outro ficou +/- ao abandono, prálem de que nem sempre consegui todos os objectivos pretendidos nele.. assim gostaria de expor aqui as minhas ideias e se possível receber algumas opiniões e informações sobre materiais a usar, o que devo comprar/introduzir (ou não) no aqua, qual a Flora e Fauna mais adequada ao que pretendo.

 

 

Bem para começar arranjei um negócio ao nível do meu bolso.. lol um "mini-aqua" 35©x20(L)x25(A) o que dá +/- 17 litros brutos.. que como todos sabem nunca são os reais..

DSC00244_.jpg

 

depois meti-o lá no sítio com água (e umas gotas de anti-cloro que vieram de oferta) e umas plantas que vieram de oferta ( que, se tudo correr bem, são para tirar!lol) e umas bolinhas de comida..( fiz isto para supostamente iniciar o ciclo, mas não sei se inicia alguma coisa sem substrato/areão e alguma fauna ou outras coisas) ficou assim:

IMAGE_251_.jpgIMAGE_253_.jpg

 

(pus o fundo para desenrrascar, até não ficou mau, é melhor que a madeira da estante e fica a fazer publicidade da terrinha! lol)

 

 

Pronto, posto isto as minhas ideias são:

 

- vi por aí no fórum uns "nano-plantados", este do Luís Fortunato chamou-me mais a atenção :http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=71602 , gostaria de fazer uma coisa assim parecida, um plantado com um "tapete" e umas plantinhas com uns camarões e uns peixinhos (gostei dos neons!). E é aqui que entram as minhas dúvidas!

 

Dúvidas:

 

-Com o tamanho do aqua e a fraca luz, para ter um plantado ( com plantas de baixa manutenção dadas as condições ) que devo por no fundo? que substrato? que areão? ouvi que Akadama era bom.. que aconselham? (pensei por akadama com um areão escuro por cima)

 

-Para o "tapete" e para plantas quais devo por? gostei da "cuba" será que aguenta?

 

-para as plantas devo arranjar injecção de CO2 e o resto dos nutrientes (N,P,K)? ou com um substrato razoável elas aguentam-se?

 

-estas condições que tenho/pretendo serão boas para a fauna que quero (camarões e uns peixinhos)? que fauna aconselham?

 

- tenho de comprar um termostato (penso que de 25W será suficiente para este aqua), devo comprar um filtro também (ja agora qual?), ou o que veio aí (de fundo) serve bem? ( pelo que ouvi os de fundo não são a melhor escolha tornando-se "obsoletos" em comparação com os outros)

 

bem.. acho que é tudo (e é muito!!lol) peço desculpa o excesso de perguntas, mas desta vez keria fazer uma coisa em condições (as que puder dar..), desde já agradeço a que leu e a quem me puder ajudar com algumas opiniões! De acordo com o que me disserem vou tentar ir amanhã comprar para aproveitar o feriado+fim de semana para a montagem! ( já agora em Lisboa que loja aconselham? moro ao pé da praça do chile, aqui perto ja vi a Aquachile).

 

Abraço e Obrigado!

Editado por Luís Amaral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 101
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!

 

Esses filtros de fundo ou filtro biológico para alem de terem caído em desuso não servem para ter plantas no aqua devido ao espaço que ocupa e a forma como funciona, que com o tempo deixam de fazer a sua função e não são nada práticos de limpar pois tem de se desmontar o aqua todo, compra antes um filtro de mochila adequado que ficas melhor servido.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Pois, era +/- essa a ideia que eu tinha.. o meu aqua antigo era com um tipo esses de fundo e nunca deu certo com plantas.. prálem da trabalheira k tinha na limpeza.. ;) era todo o dia.. só para confirmar o filtro de mochila que referiste é um que fica a bomba fora e apenas um tubo de sucção dentro do aqua certo? já agora conseguem adiantar alguma coisa no areão e no substrato a usar?

Abraço e Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Pois, era +/- essa a ideia que eu tinha.. o meu aqua antigo era com um tipo esses de fundo e nunca deu certo com plantas.. prálem da trabalheira k tinha na limpeza.. :rainbowafro: era todo o dia.. só para confirmar o filtro de mochila que referiste é um que fica a bomba fora e apenas um tubo de sucção dentro do aqua certo? já agora conseguem adiantar alguma coisa no areão e no substrato a usar?

Abraço e Obrigado!

Boas LUís

E assim quanto ao filtro tambem aconselho de mochila, depois o areao e o que tu quiseres, da cor que quiseres, mas escolhe fininho que normalmente fica mais estectico, depois falando do substracto tens varias ipoteses e so esclheres a marca, por exemplo eu utilizo o da sera tu escolhe so que quiseres.

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Surf3r kuanto ao substracto e areao k tavas a dizer.. ouvi falar em akadama k até aguentava bem.. pensei o seguite: akadama com areao fino por cima. será boa ideia ou não..ha outras hipóteses..( o meu maior problema axo k é nao saber bem a função da akadama..lol digo isto pk nao sei se akadama funciona como substrao fertil..) portanto para um plantado com estas características tenho as hipóteses:

 

1- akadama com areão fino por cima;

2- substrato com areão fino por cima;

3- substrato com akadama por cima;

4- substrato+akadama com areão fino por cima;

 

na minha ignorância sobre a matéria não sei se alguma das hipóteses é uma grande asneira.. lol posto isto o que me aconselham?

 

Cumps!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

hoje fui ver as lojas que havia aqui por perto, perguntei o que achavam e por fim decidi-me!! Então já comprei o que me faltava ( menos fauna e flora ) e tive a montar tudo de tarde ! Retirei o filtro de fundo e as plantas falsas que la estavam, comprei então um substrato da tetra e um areão de rocha vulcanica vermelha (pra fazer lembrar a minha terra..lol), o filtro ( que para mim não é o mais bonito mas para a minha carteira era por ser o mais barato.. e faz o seu papel já que o aqua é pequenino lol), o termóstato e um termómetro. Por fim alterei a calha porque não gostava da luz que dava, prálem de ser muito fraca. Meti um suporte que encontrei aqui por casa, depois tenho de comprar uma lâmpada aqua-glo ou coisa assim, por enquanto fica a que lá está. Ponho de seguida umas fotos para verem como ficou:

 

já com o substrato e areão e com a luz antiga vs. a luz nova:

1_12jun08.jpg2_12jun08.jpg

 

já com tudo montado:

3_12jun08.jpg

 

Agora mostro o que fiz com a calha, basicamente retirei a electricidade antiga abri uns buracos e montei o outro encaixe da lâmpada dentro da calha:

4_12jun08.jpg5_12jun08.jpg

 

Por fim ficou assim ( o vidro da calha nao cobre a lampada toda mas como tem um outro vidro sobre o aquario a fazer meia tampa não me preocupei com isso):

6_12jun08.jpg7_12jun08.jpg

 

E já tudo posto no seu sitio (fora o filtro ue caiu :crazyeyes:):

8_12jun08.jpg

 

Por fim levou a água que já la estava, ficou um pouco turva devido ao areão porque só me lembrei que não o lavei depois de estar porcima do substrato :wink: ..enfim.. agora é deixar assentar e fazer umas TPA's e há de ir ao sítio..

9_12jun08.jpg

 

E é tudo o que há de novidade.

 

Deixo agora as características do que tenho:

 

CARACTERISTICAS:

 

-Tamanho do aqua: 35x20x25 (CxLxA) aprox. 17,5L brutos;

-Filtro: ELITE STINGRAY 5 - 200l/h - 2,9W;

-Termostáto: Tetratec HT25 - 25W;

-Substrato: TetraPlant CompleteSubstrate (2cm);

-Areão: rocha vulcânica vermelha (2cm);

 

FAUNA:

(-)

 

FLORA:

(-)

 

 

Agora venham daí comentários, críticas, opiniões, sujestões, etc. é tudo bem vindo!

 

Cumps!! e Obrigado!

 

P.S.: peço desculpa a qualidade das fotos mas como não tenho máquina tem de ser como tlm! quando tiver fauna e flora vou tentar arranjar uma emprestada!! :wink:

Editado por Luís Amaral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

grande melhoria sem duvida :wink:

so foi pena nao teres optado pelo filtro de mochila.

essa raia ai dentro do aquario vou te dizer ::D:

 

agora é colectares umas rochas e uns troncos e brincares um pouco com a decoraçao do aquario, tentares o maximo possivel natural :P

 

quanto as plantas é questao de veres o que mais te agrada e as nessecidades delas tens bastantes opçoes pelo forao.

 

pesquisa na secçao nanos aquas

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

lolol pois.. essa raia.. ::D: lol também não era o k keria, nem gosto muito dela mas pronto.. para o sitio onde tenho aqua (na estante, como mostra nas primeiras fotos) não dava para por o de mochila, só mesmo interior, porque não tinha espaço, prálem de que os que vi eram muito mais caros, perto do dobro da minha raia :wink:! lol depois leva umas plantas para disfarçar e há de fazer o seu trabalho!

 

E sim agora é apetrechar com troncos, rochas e plantas..talvez na 2a ou 3a feira vá tratar disso! ou devo esperar mais tempo ou por algum produto na água? para os peixes sei que tenho de esperar por causa do ciclo mas as plantas penso que não, aliás estas ajudam no ciclo certo?

 

E claro, quero mesmo tentar o mais natural possível, aliás o mais certo é aquela paisagem sair dali um dia..lol

 

Abraço e obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

montas a decoraçao ao teu gosto metes as plantas no seu lugar enches de agua e deixas fazer o ciclo naturalmente escusas de gastar dinheiro mal gasto em acondicionadores e bacterias e etc.

o segredo é nao ter pressa e quantos menos quimicos melhor.

 

dia sim dia nao metes uma minima quantidade de flocos para o ciclo se iniciar era bom se conseguises arranjar uns caracois tipo planurbis.

 

começas a fazer trocas de agua ( semanais ) a partir da segunda semana uns 20%

 

ao fim de um mes ( isto varia consoante a filtraçao que temos ) podes começar por meter o primeiro habitante e depois assim sussecivamente uns intercalados dos outros para nao ser logo muita carga organica e biologica para o filtro.

 

abraços e boa sorte para o teu nano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se fosse meu tirava-lhe aquele fundo e colocava um de apenas uma cor para realçar o explendor das plantas.

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

dia sim dia nao metes uma minima quantidade de flocos para o ciclo se iniciar era bom se conseguises arranjar uns caracois tipo planurbis.

 

kryptiall - não conheço esses caracóis :S nem encontrei na net.. ha algum outro nome pra eles ou um link k eu possa ver?

 

Se fosse meu tirava-lhe aquele fundo e colocava um de apenas uma cor para realçar o explendor das plantas.

 

Jaimpn - Exacto! lol é o que tou a pensar fazer aliás já o tinha dito

 

E claro, quero mesmo tentar o mais natural possível, aliás o mais certo é aquela paisagem sair dali um dia..lol

 

já agora que cor aconselham? preto , azul escuro, branco, outra?

 

já agora notei que a calha fikava um pouco quente onde não tinha a chapa metálica e então decidi cobrir com papel de aluminio.. não será o melhor isolamento mas ja ajuda de certeza! prálem de que reflecte mais um pouco para o aqua! ficou assim:

2_13jun08.jpg

 

E fui aos chineses comprar um temporizador (3,5eu!!boa!), mas por falta de espaço atrás do aqua tive de fazer umas ligações para caber dentro de uma capa vazia logo na rateleira debaixo que disfarça o assunto:

1_13jun08.jpg

 

já agora tive uma ideia no caso de fazer injecção de CO2, a garrafa de 1,5L cabe ali dentro da capa perfeitamente e levava o tubo até ao aqua, agr a minha dúvida é se a garrafa tem de fikar ao mm nível do aqua? dali de baixo terá força para levar o CO2 par dentro do aqua? supostamente sim. CO2 é um gás devia subir! lol

 

 

Abraços e obrigado pelos comentários! venham mais que são sempre benvindos!

 

P.S.: esqueci-me de perguntar: para o plantado quantas horas devo meter o temporizador? meti das 11h às 22h, está bem? meto mais, menos?

Editado por Luís Amaral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Tou assim com um problema (acho eu..), desde que meti o substrato (5a feira passada dia 12) que a água ficou turva, supostamente deveria "limpar" até hoje..mas continua sempre como que com umas particulas muito finas brancas sempre em suspensão na água, ainda hoje fiz uma TPA, melhorou durante um bocado mas agora está praticamente igual..não penso que seja do substrato pois é mais grosso e não tem akela cor, ou será?

 

Sabem a que se deve isto? devo m preocupar? desmontar tudo e começar de novo? ou eventualmente há de melhorar com o tempo e algumas TPA's? se não o que devo fazer para melhorar?

 

Hoje construí também o injector de CO2 com uma das receitas caseiras que vi pelo fórum.. ainda não o pus em funcionamento porque as plantas só chegam para a semana que vem, ainda não tenho nada definido, e também devido À falta de tempo por causa dos exames :puppydogeyes: ...

 

Quando tiver tempo meto as fotos do injector CO2 que fiz .. e se tudo correr bem no próximo fim-de-semana já meto as plantas no sítio!(oxalá que sim!)

 

Cumps e obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isso com as tpás agora vai lá mas por isso te recomendarao o filtro de mochila sempre levá-va mais materia filtrante uma delas a lã que é optima para filtrar as particulas mais pequenas.

 

esses filtros quanto a mim nao servem em nada isso quase nao leva filtraçao nenhuma tanto biologica como mecanica.

 

quanto a mim foi dinheiro mal gasto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas krypticall!!

 

pois.. tou a chegar às mesmas conclusões que tu ( tarde, infelizmente o meu bolso falou mais alto que a tua opinião).. na altura comprei esse pois era o mais barato e como o aqua é pequeno pensei que desse fazendo o mesmo trabalho..realmente as esponjas são um pouco "largas".. e se eu trocar uma delas por um pedaço de lã (ou algodão, terá o mesmo efeito ou vai libertar muitas fibras??) será que dá certo? faço um tunning no meu filtro :smile2: lol e depois vou fazend umas TPA's!!

 

Abraço! e obrigado pela resposta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas krypticall!!

 

pois.. tou a chegar às mesmas conclusões que tu ( tarde, infelizmente o meu bolso falou mais alto que a tua opinião).. na altura comprei esse pois era o mais barato e como o aqua é pequeno pensei que desse fazendo o mesmo trabalho..realmente as esponjas são um pouco "largas".. e se eu trocar uma delas por um pedaço de lã (ou algodão, terá o mesmo efeito ou vai libertar muitas fibras??) será que dá certo? faço um tunning no meu filtro :mrgreen: lol e depois vou fazend umas TPA's!!

 

Abraço! e obrigado pela resposta!

 

boas o problema nao é esse.

 

o problema é que esse filtro so usa a esponja mais nada nem ceramicas isso leva que é bastante issencial para o ciclo aonde as basterias se ficçao melhor.

nao quer dizer que so um filtro de esponja tambem nao sirva totalmente mas nao é o mesmo efeito.

 

ao tirares essa esponja e meteres a lã quando esta depois de estar completamente suja vai fora e depois o ciclo do teu filtro ??? :smile2:

 

eu no meu nano optei por um eheim liberty 2040 tem espaço para ceramicas, esponja e lã e nao chegou aos 20€ acho que foi um bom investimento e nem o oiço.

 

edit: ai isso leva duas esponjas ??? exprimenta tirar uma e colucar a lã e ve se o caudal se mantem.

mais tarde tenta pensar entao num upgrade a isso.

alem de nao ser grande coisa tambem fica esteticamente mal.

 

abraços.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre podes cortar a esponja a metade e vais fazendo a limpeza alternada, ficando sempre c uma "suja" - com carga biológica.

Enquanto ou se não optares p outro filtro.

Boa sorte

 

Ricardo

 

PS - Li à pressa os posts anteriores... nabo!

Tiras uma esponja e colocas umas ceramicas pequenas ou algo q o valha, se não der tenta colocar um pouco de lã d vidro.

Editado por rikasfonsas

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

krpticall : sim leva duas esponjas ali! uma no bico e outra em cima maior, e ainda tem 2 compartimentos para o carvão activo..

Filtro_Interno_ELITE.jpg

 

segundo o que li o carvão activo apenas tem uso nos primeiros dia spois absorve medicamentos ou colorações dissolvidas na agua ( foi o que li não sei se é asneira..) e então o upgrade que pensei foi substituir a esponja do bico por lã, filtrando assim as particulas mais finas, abrir os cartuchos do carvão daki a uns dias, substituindo-o por cerâmicas! penso que daria um filtro muito melhor! o único problema que não ficaria resolvido é a estética que tanto te incomóda! :D lol mas isso, como n posso devolver e vender será dificil, hei de disfarçar a raia com umas plantas, depois então mais para a frente hei de ver o que faço..

 

rikasfonsas : pois como dizia em cima é o que estou a pensar fazer.. um tunning à raia! lol como dizes sobre inserir umas cerâmicas, talvez prálem de as meter nos cartuchos de carvao, posso por também entre a lã e a esponja..mais cerâmica maior quantidade de bactérias! :)

 

Assim que tiver tempo meto mãos à obra!! e espero conseguir adiantar algo no aqua..ñão está facil com o estudo para os exames :)

 

Abraços e Obrigado pelas respostas!!

Editado por Luís Amaral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

estou a ficar um pouco preocupado..a água continua muito turva!! ja fiz TPA's, ja está ha uns 5 dias e sempre turva.. sempre que paro do estudo vou la ver na esperança de ter melhorado e ás vezes parece pior :) que devo fazer? no meu aqua antigo nunca tive este problema.. também não tinha substrato.. agora o que devo fazer? devo desmontar tudo e lavar bem o areão? e o substrato dá para lavar? lol penso que não.. é meter mesmo assim como´vem do pacote não é? devo retirar tudo, lavar bem o areão ou então mudar para um mais fino e por uma camada mais grossa? para obrigar o substrato a ficar sempre sossegado no fundo? estou a ficar maluco com essa água sempre turva..mesmo com TPA's e com o filtro sempre ligado..:S se alguém me souber indicar o bom caminho agradecia!!

 

Cumps!! e obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Krypticall!

 

Infelizmente vi a tua resposta tarde de mais.. lol saí hoje do exame mal disposto (correu optimamente..lol :twisted: ), e quando cheguei a casa ainda fikei mais mal disposto ao olhar para o aqua ainda turvo...

 

tirei a água para uns garrafôes, tirei o areão, lavei-o bem, arranjei mais um tipo de areão mais fino, negro, da aquapor ( parecem ser pedacinhos de vidro muito pequeninos).

 

meti entao por cima da camada de substrato uma camada com o areão mais fino ( porque pensei que sendo mais fino, mais dificilmente o "pó" do substrato viria a sair), e depois deixei uma zona na frente em areao negro e depois apartir do areão negro pra trás fui pondo o areao vulcanico vermelho de granulometria mais pekena para mais grossa subindo. depois quero arranjar umas rochas maiorzitas para ornamentar tudo com o mesmo tipo de rocha (em principio).

 

por fim voltei a por 1/3 da água antiga e 2/3 de água nova. a água continua turva (obviamente) mas agora talvez vá ao sítio mais facilmente.. embora tenha notado quando liguei o filtro k o movimento da água fazia sair um pó do fundo.. que penso ser do substrato (uma vez k o areao foi todo limpo!)

 

DÚVIDA: estou a pensar por plantas já (este fim-de-semana), será má ideia visto que a água não apresenta as melhores condições ou será que com plantas a turbidez da água vai diminuir (já que esse pó do substrato são nutrientes e está todo espalhado pelo aqua)?

 

estou a stressar um pouco com isto porque no meu aqua antigo não levava mais que 1 ou 2 dias a "limpar" a agua, mas também não tinha substrato ( daí nunca ter tido sucesso com as plantas que comprava :) )

 

depois quando tiver fotos posto! e ainda tenho de postar o meu DIY do sistema de CO2 que ainda não activei.. uma vez que ainda n tenho plantas.. lol

 

Abraços e Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!!

 

Antes de mais gostaria de dizer que depois da mudança que fiz com a lavagem do areão e de ter posto uma camada de um mais fino e etc. como tinha pensado, a turbidez da água melhorou em muito e muito mais rapidamente!! afinal até tinha alguma razão no que estava a fazer..sorte de principiante :snipersmile: . aproveitei e mudei um pouco o layout do areâo começando por um negro e indo a subir para o areão vulcânico vermelho, também já arranjei umas rochas vulcânicas para juntar ao layout mas só as vou por quando plantar e ainda não sei bem o que vou fazer..

 

ficam aqui umas fotos de como ficou:

-sem flash:DSC00358.jpg

 

-com flash:DCS23jun.jpg

 

Com flash consegue-se perceber que a água está muito mais translúcida que antes! o aquário perde muito nas fotos como já se sabe, pedi uma máquina emprestada para poder fotografar mais umas coisinhas mas ainda não sei bem como fazê-lo sem flash e sem desfocar por isso com flash apanho melhor as "coisas" só que fica com uma iluminação muito feia:S alguém me sabe indicar o bom caminho? ( já agora estou a pensar comprar uma câmara boazinha, que tenha uma boa imagem e apanhe as coisas em movimento com boa definição..mas não eprcebo muito disso alguma ideia/ajuda? )

 

 

 

Na semana passada chegaram os novos inquelinos ao meu aqua! 3 ampulárias marfim e mais de 10 planorbis corneus "rubrum", como já deve ter dado para perceber na foto acima! :crazyeyes: eheh. Também chegaram algumas plantas ( sagittaria subulata e Hydrocotyle verticillata) mas como ainda não recebi o resto ( riccia e musgo de java e talvez mais alguma coisa.. sugestões?) não as plantei.. talvez na 3a já tenha o que quero!

 

Por enquanto deixo umas fotos dos inquelinos e da sua adaptação:

 

A sua primeira "paparoca" no aqua : uma folha de alface cozida! e ao mesmo tempo testei 2 técnicas para os retirar quando plantar o aqua! a garrafa ganhou ( vai se lá saber porquê)!

IMAGE_351__.jpg

 

DSC00344.jpg

 

E os planorbis parecem gostar do equipamento ( incluindo a minha "bela" raia Krypticall ! :D ) :

 

DSC00359.jpg

 

DSC00362.jpg

 

DSC00366_.jpg

 

bem e por agora penso que é tudo..mais uma vez desculpem a qualidade das fotos não ser a melhor mas tlm não dá com nada e a máquina que me emprestaram prálem de não ser a melhor eu não sei tirar o melhor partido dela nem tenho nenhuma técnica com fotos ( ajudas são benvindas!:crazyeyes: )

 

Espero ainda esta semana plantar o meu aqua e poder postar aqui as fotos tanto do "plantio" como do meu sistema CO2 DIY ( que ainda não sei se funciona esperemos que sim..)

 

 

sujestões, comentários, criticas, etc., são todas benvindas!!

 

Muito obrigado a todos os que têm paciencia para ler isto tudo e responder a algumas das minhas questões!! :D

 

Cumprimentos!

Luís Amaral

 

P.S.: Depois de falar com a "gerência" do fórum decidi mudar o nome do tópico e em subtópico ir metendo as ultimas actualizações! assim tenho todo o percurso do meu aqua num mesmo tópico, o que poderá facilitar também no caso de alguma dúvida, por ter toda a informação junta! Assim sendo, este tópico deixou de ser apenas para tirar as dúvidas iniciais mas passa a ser para ir mostrando todo o percurso do meu aqua à medida que vou esclarecendo essas dúvidas uma vez que, embora não seja o meu primeiro aqua, me considere um inicinate nestas andanças!

Editado por Luís Amaral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Hoje chegou o resto das plantas e finalmente plantei o meu aqua! :rolleyes:

 

FLORA:

-Sagittaria subulata

-Hydrocotyle verticillata

-Vesicuaria dubyana (musgo de java)

-Riccia sp. fluitans

 

Esboço (que acabou por ficar um pouco diferente mas foi perto..):

25jun08esb.jpg

 

Material:

DSC00382.jpg

 

A minha ideia para o "Hardscape":

de frente:

DSC00393.jpg

 

de cima:

DSC00396.jpg

 

para a rocha do lado esquerdo com a base de plástico que meti decidi pô-la a "emergir" de um tapete de riccia usei o seguinte material:

DSC00398.jpg

 

com uma linha verde amarrei a riccia à base de plástico recortada (não sei se tem algum problema fazer isso mas como penso que não, fiz assim..corrijam me se estiver mal por favor) o resultado foi este:

DSC00406.jpg

 

da mesma maneira amarrei o musgo de java às rochas:

DSC00410.jpg

 

A certa altura o "plantado" estava assim:

DSC00412.jpg

 

Depois de ter acabado de plantar tudo e de ter posto o aqua na prateleira foi só encher:

DSC00415.jpg

 

o resultado final foi este:

DSC00420.jpg

 

e já com os caracóis lá dentro:

DSC00424.jpg

 

hoje refiz, também, a mistura para o CO2 pois fui ver a lata de fermento e reparei que afinal era químico.. fui comprar fermipan e depois de a refazer meti na garrafa.. já soltou umas bolhas mas ainda não chegaram ao aquário..quando (se) estiver 100% funcional posto o sistema aqui..talvez daqui a um dia ou dois, espero eu!

 

E é tudo. Agora venham daí as críticas, os comentários e as sujestões ;).gif' class='bbc_emoticon' alt='bowdown' /> , são todas benvindas (e talvez necessárias!!)! desde já obrigado por lerem e no caso de responderem, não sejam muito maus..ainda é o meu 1º plantado :? , mas sejam sinceros!!

 

Cumprimentos

Luís Amaral

 

P.S.: Ainda me cresceu um pouco de Riccia, alguma sugestão para a usar?

Editado por Luís Amaral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

peço desculpa por ter estado ausente e nao ter reparado no teu post.

 

vejo que já te safaste e muito bem até :wink:

 

acho o layout deveramente expetacular a desposiçao das pedras está optima.

 

o que te fez melhorar o efeito turvo da agua foi teres mesmo lavado o area nao nessecitavas de ter metido esse substracto preto por cima com o tempo e as tpas acabava por desaparecer e com a plantaçao das plantas. :wink:

 

neste momento o que te posso dizer é que o que esta a destuar o aquario e mesmo essa mestura que fizeste no areao :|

 

pode ser que a riccia se deia bem e acabe por fechar isso tudo e ficas safo :P

 

e abusaste um pouco na Hydrocotyle verticillata devias de ter plantado os pés mais pequenos que ela depois se espalhava e criavas um aspecto mais clean :wink:

 

deixa la ver quando as plantas arrebitarem como isso fica

 

ps: essa raia daqui por dois ou 3 meses vais ter que mudar para um aquario maior :wub:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e abusaste um pouco na Hydrocotyle verticillata devias de ter plantado os pés mais pequenos que ela depois se espalhava e criavas um aspecto mais clean :wink:

 

deixa la ver quando as plantas arrebitarem como isso fica

 

ps: essa raia daqui por dois ou 3 meses vais ter que mudar para um aquario maior :wub:

 

Boas krypticall! obrigado pela resposta:)

 

quanto à Hydrocotyle verticillata também não gostei do efeito que teve.. por ser muito grande.. mas comprei-a a um membro do fórum e não sabia o tamanho, quando a recebi vi k era assim um pouco grande e também não a ia deitar fora.. quando crescerem os novos pés tiro os maiores :| eheh

 

e quanto à raia..lol sim .. daqui por uns tempos ela vai para o oceanário.. depois de ter tudo plantado ainda se nota mais a sua dimensão :wink: mas pronto.. por enquanto o bolso de estudante está muito apertado com esta montagem..fica para daqui por uns tempos..tem de ser um mais pequeno, e vou ver se descubro maneira de por um externo ou de mochila naquele pequeno espaço!:wink:

 

Cumprimentos

Luís Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.