Reprodução de Neon (Paracheirodon innesi)


Recommended Posts

Oi,

ando por aqui já algum tempo sem até hoje ter colocado nenhum post pois todas as minhas dúvidas já tinham sido colocadas por alguém, mas quanto a este assunto pouco se fala ou sabe.

tenho um cardume de cerca de 20 neons e reparei que um deles esta com uma grande barriga escura já mais ou menos à dois dias, sera que esta preaparado para por ovos??? Sera isto possivelnum aquario comunitario de 200 l? os outros neons nao ligam nenhuma, oas ovos têem que ser fertilizados por um macho? :):lol:

Alguém ja teve reprodução de néons ou sabe de alguém que tenha tido.

desde já o meu obrigado por qualquer colaboração.

Cris

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ouvi dizer q é extremamente dificil reproduzir neons.

Para além das condições da agua tem q se reproduzir condições atmosféricas especiais.

Há quem tenha conseguido reproduzi-los imitando chuva, regando o aquario com um regador, e imitando trovões com chapas de metal. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim defacto e dificil mas como qualquer peixe se tiverem as condiçoes ideais claro que e possivel.

o tetra cardinal e bem mais facil.

mas e posivel e os maxos fertelizam os ovos. e para tal eles necessitam de aguas ligeiramente acidas.

e pelo que indicaste esses sao os sintomas. agora vais começar a ver uma serie de machos a perseguirem essa femea e a tentarem encorrala-la

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas e posivel e os maxos fertelizam os ovos. e para tal eles necessitam de aguas ligeiramente acidas.

 

conevm ter aguas acidas para ter neons :lol:

ñ só para os criar!!!

 

 

pelo que sei é bastante dificil tendo que se imitar os relampagos e a xuva pois é nesta altura do ano que se reproduzem na natureza...mas ñ sao os peixes incapazes de ouvir sons? :)

mas o que li falava smp desses dois elementos agua e relampagos.

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há dois anos atrás coloquei a questão sobre reprodução de néons num fórum e uma das respostas que obtive apontava para o seguinte:

 

Não se conhece quem faça criação de néons em Portugal (embora as posturas sejam relativamente frequentes), porém existe quem já tenha feito criação comercial de cardinais nas nascentes quentes em Vila Real. Os cardinais são considerados mais dificeis que os néons.

 

Creio qua as informações que poderás ter serão teóricas. Não quer dizer que a tarefa seja impossível ou sequer que seja tremendamente difícil.

 

Queres fazer criação de néons? Muito bem. Experimenta isto:

 

Arranja um aquário de 80 cm (90 litros). Fundo nu, com um papel castanho escuro por baixo. MUITO musgo de java. Faz o ciclo durante mês e meio.

 

Insere um cardume de 15 néons e uma rede plástica a cerca de 10 cm do fundo, com cerca de 3 mm de quadricula. Coloca uma fita adesiva negra, por fora do aquário, em volta desses 10 cm de altura. Deves dividir o aquário e colocar os peixes só num terço do aquário - a outra parte fica sem peixes. A luz deve ser uma lâmpada flurescente fraca.

 

A água deve estar com pH a rondar os 6.8, dureza deve ser de uns 6 DH e o KH de 2-3. A temperatura deve estar nos 28.5.

 

Alimenta MUITO bem os néons, de preferencia com comida viva ou congelada, até estarem roliços e as fêmeas inchadas.

 

Então, à noite, muda uns 70% da água com água de osmose inversa, o pH vai cair bastante, assim como KH e DH, Convem verificar se o pH não desce abaixo dos 5 e se o GH não desce baixo dos 2-3. O KH pode ser zero. A temperatura deve descer para os 26-27 C.

 

Na mesma altura mantens a luz apagada e retiras a divisão prendendo os néons num terço do aquário. Há quem passe cassetes na aparelhagem com gravações de trovões ou mesmo quem vede a tampa superior do aquário e coloque um mecanismo de circulação do ar que mantenha o interior a baixa pressão (a bomba de ar passa a funcionar com input do ar a partir do aquário mas este tem apresentará um entrada de ar muito estreita, originando a baixa pressão). Porém, penso que estes estimulos adicionais não serão necessários. Mas em último caso... já sabes o que tentar.

 

Se no dia seguinte, à noite, as fêmeas estiverem claramente mais magras (nunca acendas a luz), retira os neons para outro aquário e tapa o aquário original com uma toalha (deixando espaço para a oxigenação). Se as fêmeas não estiverem mais magras volta a mudar 70% da água e espera mais um dia.

 

Mesmo que as femeas não pareçam estar mais magras ao fim do terceiro dia retira os peixes e tapa o aquário. Deixa-o tranquilo e escuro. Ao fim de uma semana podes dar uma espreitadela, com luz fraca a ver se já existem alevins a nadar. Se ao fim de 15 dias não avistares nenhum a reprodução não teve sucesso. Volta a condicionar os peixes e tenta de novo.

 

Se avistares os pequenos alevins então é altura de começares a pensar em alimentá-los. Penso que um fundo cheio de musgo de java vai ter muitos infusórios para eles comerem. Mas rapidamente se esgotam. Usa comida liquida para peixes muito pequenos e depois artemia recem-eclodida. Atenção à poluição da água que te matará todos os alevins num instante. Deves fazer mudanças de água regulares, subindo a pouco e pouco o PH até talvez os 6 e mantendo um kH de 2-3, evitando assim grandes sobressaltos de pH.

 

Como nota final, deves usar neons ADULTOS e não jovens em crescimento.

 

Não sei quanto tempo os neons demoram a atingir a maturidade sexual mas pode até ser que cheguem a demorar um ano, afinal é um peixe que pode viver até 12 anos, com boas condições de manutenção.

 

Espero que estas dicas sejam úteis! :)

  • Votar + 1

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tetra cardinal e bem mais facil.

 

Não creio, pelo que tenho lido o tetra cardinal é mais complicado do que o tetra néon, tanto em termos de cuidados (mais exigente) como nas tentativas de criação em cativeiro.

 

Como sempre faço nestas situações, dei uma espiada na web e, entre outros, obtive a confirmação das minhas suspeitas:

 

"Breeding this species is fortunately much easier than breeding Cardinal Tetra."

em http://www.aquariumsite.com/fish/neon_tetra.php

 

"Neons are supposed to be easier than Cardinals to breed and raise."

 

por Nestor ( nestor10@mindspring.chkr.com )

 

:)

 

Curiosamente uma das dificuldades na criação dos Cardinais deve-se ao facto de o crescimento destes ser substancialmente mais lento do que o dos Néons:

 

"This is the point I was wondering about. Neons are supposed to grow fast

; I don't find it fast (.25 in. at 4 weeks). If cardinals are growing a

lot slower than neons I don't think I'm going to try. Feeding very small

fry is very time consuming."

 

por Daniel Carle ( dcarle@americasm01.nt.com )

  • Votar + 1

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sao opinioes

onde eu tenho visto esta escrito que nao.

paço a citar " observações: peixe resistente e pacifico, de dificil reprodução em aquario. - referente ao tetra-flurescente (paracheirodon innesi) editado por Dick Mills"

se esta mal a culpa e do dick. :):lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

onde eu tenho visto esta escrito que nao.

paço a citar " observações: peixe resistente e pacifico, de dificil reprodução em aquario. - referente ao tetra-flurescente (paracheirodon innesi) editado por Dick Mills"

 

Certo mas o mister Dick Mills não refere que "o tetra cardinal e bem mais facil" nessa citação/observação. :lol:

 

É senso comum que tanto o Cardinal como o Néon são de difícil reprodução, apenas discordei quando vi a referência de que o Cardinal era comparativamente mais fácil. :)

 

Abraço!

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Já li que na alemanha já conseguiram reprodução com sucesso, mas no entanto teve de ser condições especiais como as que o pessoal já citou: imitação de chuva (regador com água destilada -> pH desce), relampagos (flash e aparelhagem)!!!

 

Fiquem bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi obrigado pelas informações.

Ontem a femea andava muito parada e tentando enfiar-se no musgio de java, hoje de manha fui ao aquário e já não a consegui encontrar é capaz de estar escondida algures nas rochas 8)

Abraços

Cris

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já li:

 

aqua de 45 L c/ riccia

ph 6.8

gh 3 ou -

temp 27 a 29ºC

água da chuva c/ regador

flash de máquina fotográfica

bater fortemente numa chapa de zinco

 

Agora identificação dos sexos: (bem condicionados: alimento vivo e seco 3 vezes ao dia)

 

fêmeas: barriga grande e volumosa

 

Machos: ventre liso

 

Espero ter contribuido

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

boas

se hexistir condições tanto cardinais como neons ou mesmo glowlight fazem desovas nos aquarios comunitários o dificil é elas eclodirem.

eu costumo ter algumas no meu mas até agora nenhuma vingou.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu tio tinha um aquario pequeno, a volta de 30l, onde conseguiu fazer criação de neon's (tenho a certeza que não eram cardinais). Foi apenas por sorte ele não fez nada para que isso a conteçe-se.

Já foi à uns anos e por falta de informação eles não tavam nas condições que agora mantemos os peixes.

Eu ainda era pequeno, e lembro-me mal, por tanto perguntei-lhe como funcionava o aquario onde ele os tinah criado.

Ele tinha um filtro de fundo, muito usado na altura, e um filtro de cascata, desligava os dois durante a noite. A luz era muito fraca . As tpa's eram feitas muito raramente, tal como a limpeza do filtor de cascata.

Os alvines semper tiveram junto dos pais, o que eu acho ainda mais estranho.

 

Ainda não tentei fazer o mesmo, poque acho que foi uma questão de sorte e os peixes não tinham grandes condicões de vida.

 

cumps.

David

Editado por Damdus

David Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 4 meses depois...
Talvez seja uma pergunta estúpida...mas sendo estes peixei de reprodução tão dificil como é k são tão baratos???

São baratos, porque são coletados aos montes diretamente da natureza, onde não há custos com manutenção e alimentação. ;)

Antes de adquirir um peixe, veja se realmente tem condições de mantê-lo com as condições que ele exige.

Meu site sobre aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Uma questão pertinente é a fecundação dos ovos... é feita antes ou durante a postura?

Sendo carcídeos em princípio será durante postura mas ainda assim tenho essa dúvida.

 

Boas

 

Acho que a fecundação é durante a postura, por isso é que quando estão a desovar há sempre um macho ou dois a esfregar-se contra a femea.

No meu aquario ja assisti a varias desovas, mas nunca vingou nada porque sao fotosensiveis!

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Acho muuuuuuito estranho os néons vendidos serem só selvagens...

 

Sou brasileiro e moro no norte do Brasil (Pará), os neos são naturais do rio negro, eles não são de fácil reprodução, ou seja, os que temos disponíveis para venda são todos provenientes do rio negro no estado do Amazonas.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...mas ñ sao os peixes incapazes de ouvir sons? :pompomgirl:

 

 

Isto é verdade?

Os meus peixes tropicais não me ligam nenhuma, a não ser quando os alimento... mas a minha koi que tenho há cerca de 2 anos quando a "chamo" ela entra logo num frenesim mesmo louco!!!

O que não acontece quando é o meu filho por exemplo.. será que não ouvem mesmo?

É só de me "ver"?!!!

 

Abraço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas não se esta a falar de cardinais, mas de neons e ponto final. Aqui por casa ja se criou disso, passa por retirar o filtro, ter o aquário maturado, uma temperatura na ordem dos 26-27ºC, basta um aquário de 40 cm, berlindes no fundo e ter la um cardume de 10 a 20 neons, quando as fêmeas estiverem roliças basta adicionar agua destilada, a mudança de pH e temperatura simula a chuva e propicia a desova e a fecundação dos mesmos, após a desova concluída retira-se o cardume, oxigenando sempre o aquário, assim que eclodirem e se verem umas pulgas coladas aos vidros é hora de fornecer infusórios (protozoários) e assim que forem capazes de comer artemia recém eclodida e começar a preparar e a dar. A depois dafnias e flocos moídos com uma temperatura na ordem dos 27ºC, quando já nadarem bem é possível colocar filtro no aquário, é importante indo aspirando lixo no fundo sem aspirar os peixes, já as tpa não se fazem ate os peixes atingirem perto de 1 cm. Tive alguns alevins há 2 anos... o mais complicado é fazer-los crescer.

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Amigos,

 

Já criei 2 vezes neons e é para mim bastante fácil.

Passo a citar, cardume de uns 10 neons adultos.

aquario com troncos com musgo de java, cryptocoryne, vários sítios para os alevins poderem se esconder quando eclodirem.

E um substrato jbl aquabasic e manado. que dizem que é inerte mas não é por experiencia própria.

Bem a luz deve ser fraca eu tenho calha led.

Temperatura noite 27,4graus dia 28 graus.

muito importante, deve ter luz noturna com néon azul muito fraquinha só para dar o brilho muito fraco.

para imitar chuva eu meti um tubo a sair em uma mangueira toda furada no topo do aquario para fazer o barulho de água a cair e oxigenar.

não meter bomba de ar pois a meu ver assusta o peixe e eles não ficam à vontade.

Comida sera vipan e 2 em 2 dias artemia congelada. comer 2 ou 3 vezes por dia. a ultima a dar ao fim do dia deve-se colocar a comida e passado uns 10 minutos desligar a luz para o néon azul. ai sim eles comem bem.

Um ponto importante, eu tenho um comunitário de 200 litros com discus, corys, botia palhaço etc.

O pH 6.8 e todos os dia troco 5 litros de água com pH 6 como o substratos não são inertes o Ph vai subindo gradualmente para os 6.8 e depois no dia seguinte troco e ele vai para uns 6.6, e de 3 em 3 dias troco 30litros.

Não tenho qualquer preocupação em criar relâmpagos etc. e neste preciso momento já tenho mais de 50 alevis de néon com 3 ou 4 dias. e os adultos não fazem nada de mal com eles. os alevins andam todos espalhados no aquario à noite juntam-se todos.

 

alguma duvida no que poder ajudar estou aqui.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

 

Interessante...

Tens mais alguma fauna no aquário?

Quantos conseguiste fazer crescer dessas anteriores posturas? Tens fotos dessas posturas?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa relativamente à fauna ainda tenho um casal de espadas que já vai na 5 postura mas tem menos de cada vez. normalmente entre 4 e 5 alevins. e todos sobrevivem, para já não tive nenhuma baixa no aquário.

Relativamente aos neons na anterior postura tirei mais de 40/50 neons. fotos também tenho mas esta no outro portátil. a taxa de sucesso foi de cerca de 80% tinha cerca de 70/80 alevins. +/- tudo isto visto a olho. mas estarei muito perto desses números.

 

Cumprimentos

Ricardo

Editado por Ricardo4ever
Link to comment
Partilhar nas redes sociais