DISCUS


Ricardo Marquês

Recommended Posts

Boas, eu ainda sou um iniciante na aquarofilia e por isso nao penso em ter ja discus, mas gostava de saber todo o tipo de cuidados que e preciso ter com um discu, e se fosse possivel um site so sobre discus.Agradecia

 

Boas.

 

Acho que apesar de seres iniciante tens direito a ter um pouco mais de ajuda da que te foi oferecida, pois sinceramente mandar alguem apenas fazer um search, então mais vale não responder.

 

Aqui tens espero que te ajude http://www.acaradisco.com.br/ , tens uma opção do teu lado esquerdo chamada Dicas.

 

Cumps

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

De facto não me é muito fácil de entender, o sugerido ao novo membro. PESQUISAR.............

 

 

 

Aqui ficam mais dois Sites:

 

http://pwp.netcabo.pt/amadeum/default.htm

 

http://www.clubediscus.org/cdp/index.php

 

Abraço

Editado por Manuel Carvalho

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Acho que apesar de seres iniciante tens direito a ter um pouco mais de ajuda da que te foi oferecida, pois sinceramente mandar alguem apenas fazer um search, então mais vale não responder.

 

Aqui tens espero que te ajude http://www.acaradisco.com.br/ , tens uma opção do teu lado esquerdo chamada Dicas.

 

Cumps

Paulo

 

 

Viva

 

De facto não me é muito fácil de entender, o sugerido ao novo membro. PESQUISAR.............

 

 

 

Aqui ficam mais dois Sites:

 

http://pwp.netcabo.pt/amadeum/default.htm

 

http://www.clubediscus.org/cdp/index.php

 

Abraço

 

 

 

Embora n tivesse de o fazer vou explicar a minha atitude.

 

uma grande parte dos topicos deste forum incidem sobre os mesmos assuntos, as mesmas duvidas e as mesmas questoes basicas repetidas vezes sem contas

 

tudo por uma simples razao, é mt mais simples perguntar e fazerem-nos a papinha toda do que ter trabalho a pesquisar e a fazer uma triagem desses topicos ja existentes.

 

neste caso especifico o membro rnmc disse que tinha "muitas duvidas" mas nem sequer exemplificou uma delas para que pudesse ser esclarecido

 

quanto aos sites que ele pedia bastava uma simples busca no google para lhe aparecerem dezenas...

 

Penso que o grande objectivo deste forum é e será sempre a partilha de conhecimentos e o convivio entre os membros, n me importo nem um pouco em ajudar e tentar esclarecer quem quer que seja, muito pelo contrario, sempre que fui abordado fi-lo com prazer e hei-de continuar a faze-lo à medida do meu alcance.

 

agora n me peçam pra fazer o "trabalho de casa" de ng, senão qq dia terei tb que ir la casa fazer as tpa's

 

dei o melhor conselho que poderia dar, aconselhei a pesquisar.

 

 

 

 

 

cumprimentos

 

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar a minha opinião muito pessoal e espero não criar polémica e sim ajudar.

 

Para quem não sabe nada de nada, que é o que se dá a entender aqui, a primeira coisa a fazer é ler muito, ler muito mesmo e depois vir aos que sabem melhor que nós e têm uma vasta experiência, tirar as duvidas que nos foram aparecendo ao longo da leitura e do estudo. Claro que é muito mais fácil chegar e dizer: Eu quero começar a ter peixes, que possso fazer ou que devo fazer? e vir alguem e explicar tudo e uma e outra vez mas chega a um ponto que tb aborrece estar a explicar tudo de todas as vezes que é pedido e muito especialmente se essa informação já existe e está aí á mão de quem quer ter um minimo de tempo e paciência em procurar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora n tivesse de o fazer vou explicar a minha atitude.

 

uma grande parte dos topicos deste forum incidem sobre os mesmos assuntos, as mesmas duvidas e as mesmas questoes basicas repetidas vezes sem contas

 

tudo por uma simples razao, é mt mais simples perguntar e fazerem-nos a papinha toda do que ter trabalho a pesquisar e a fazer uma triagem desses topicos ja existentes.

 

neste caso especifico o membro rnmc disse que tinha "muitas duvidas" mas nem sequer exemplificou uma delas para que pudesse ser esclarecido

 

quanto aos sites que ele pedia bastava uma simples busca no google para lhe aparecerem dezenas...

 

Penso que o grande objectivo deste forum é e será sempre a partilha de conhecimentos e o convivio entre os membros, n me importo nem um pouco em ajudar e tentar esclarecer quem quer que seja, muito pelo contrario, sempre que fui abordado fi-lo com prazer e hei-de continuar a faze-lo à medida do meu alcance.

 

agora n me peçam pra fazer o "trabalho de casa" de ng, senão qq dia terei tb que ir la casa fazer as tpa's

 

dei o melhor conselho que poderia dar, aconselhei a pesquisar.

 

 

 

 

 

cumprimentos

 

 

William

 

 

Viva

 

Já agora e embora também não o tivesse de fazer,naturalmente, também explico a minha resposta, e peço desculpa mas as nossas opiniões divergem.

Também acho que se chegar um membro já com alguma experiência, aqui no forum e colocar perguntas básicas, sobre algo já falado e respondido muitas vezes, deve ser encaminhado para a Pesquisa.

O que se passsou com este novo membro, foi diferente é novo no forum, e não colocou nenhuma pergunta concreta sobre o assunto, só pediu ajuda na indicação de alguns Sites que alguguem já conhecesse, e não se importasse de indicar.

Não vejo nada de mal nesse facto, aliás espero que se um dia necessitar de alguma ajuda idêntica, possa contar com ela, e não espero ser encaminhado para a Pesquisa, como afirmas e bem este é um forum para partilhar conhecimentos, de acordo, e se eu tenho conhecimento de 1 ou 2 Sites que correspondem ao solicitado pelo novo menbro porque razão não heide partilhar com ele?

 

De resto este assunto só me levou a entrar na conversa, por isso mesmo, Partilhar Conhecimentos.

Quanto a pesquisar no Google, ou no Sapo ou noutro quelquer meio, não conheço o membro em causa, para assumir que não o tenha feito, ou eventualmente não o saiba fazer.

Vejo muitas vezes pessoal a perguntar por Lojas por exemplo nesta ou naquela zona, e por norma há sempre alguém que indica, porque ou conhece ou já ouvio falar, este caso é idêntico, alguém que conheça este ou aquele Site pode indicar, de resto foi o que o novo memebro solicitou, e acho eu que isto não foge ao espirito deste Forum.

 

Um Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também vou mandar a minha posta :) :

 

A não ser que apareça um peixe com óculos, basicamento todos os assuntos já foram cobertos neste espaço, pelo que uma pesquisa basta. Bom então podem encerrar o forum e tornar isto uma biblioteca online onde se... pesquisa.

 

Um forum por natureza, implica comunicação entre os utilizadores.

 

Quanto à questão de os mais experientes se cansarem de dar a mesma resposta, óbvio que sim e é isso que se deseja. Os mais novos, os que aprenderam com eles, assumirão esse cargo. Se pensarem bem, é assim em todos os aspectos da vida, e só assim se assegura a continuação da "espécie" (leia-se Forum).

 

No entanto, como Mod de outro espaço, entendo ferpeitamente o William.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pato,

 

neste assunto estou com o William. Admiro a paciêcia destes moderadores.

mas quando as coisas atingem um limite... então deixa de ser um forum e passa a ser

uma escola basica!

 

Repara nos ultimos 15 dias (apesar de estarmos em Agosto) o tipo de posts que foram colocados.

 

A qualidade deste forum e de nível Universitário, pelo que nas bibliotecas das Universidades também

existem livros sobre os primordios e professores com paciência para os caloiros...

 

Não tenho muita experiência de participação e / ou comentários, mas tenho muitas horas

de pesquisa, e penso que a "educação" destes novos membros deverá passar muito pesquisa...

e não é de livros que estou a falar (esta e para outra conversa). A papa está toda feita e ainda

querem uma colher de prata e uma história para comerem.

 

O futuro desta nova geração (a nossa é geração rasca), vai ser contratar pessoas especializadas para lhes montarem e fazerm a manutenção dos aquarios!

Quanto menos trabalho melhor !

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, isto últimamente dá sempre polémica, parece uma arbitragem nacional.

O que é certo é que raramente se pesquisa. Pior é mesmo não utilizar um Google ou parecido.

 

Se o utilizador tivesse perguntado de maneira diferente, sem ser "e se fosse possivel um site so sobre discus.Agradecia" , ele tivesse perguntado " um site que vocês gostem\recomendem sobre discus " , acho que era diferente. Não era só uma pesquisa que resolvia...apelava mais à intervenção dos utilizadores do fórum.

Senão cada vez que pedimos uma opinião , respondem-nos : pesquisa. ehhehe

 

Eu também vos entendo "ferpeitamente" ! :):P :P :P

Editado por Rui J. Rocha

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só para acrescentar, e com isto me calo sobre este assunto, pois não tenho interesse em criar polémicas, mas da discução nasce a Luz, sempre ouvi dizer.

 

Sendo este nosso meio de comunicação, um veículo de divulgação, troca de experiências, partilha de conhecimentos, etc..... Em minha opinião, deverá ser sempre e em primeiro lugar um local de diálogo, óbviamente que em virtude da riqueza de conhecimento, sobre este nosso passatempo, que este forum já contém, a função de pesquisa é muito útil, como também é útil receber novos e interessados membros.

 

Concluindo, para que este forum se mantenha bem vivo, não pode ser como disse, e bem, o PATO, ,"uma biblioteca online onde se... pesquisa ", terá de ser, acho eu, fundamentalmente um espaço de diálogo.

 

Sendo esta a minha opinião, naturalmente que respeito todas as outras, mesmo as que discordo.

 

Um Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pato,

 

neste assunto estou com o William. Admiro a paciêcia destes moderadores.

mas quando as coisas atingem um limite... então deixa de ser um forum e passa a ser

uma escola basica!

 

Repara nos ultimos 15 dias (apesar de estarmos em Agosto) o tipo de posts que foram colocados.

 

A qualidade deste forum e de nível Universitário, pelo que nas bibliotecas das Universidades também

existem livros sobre os primordios e professores com paciência para os caloiros...

 

Não tenho muita experiência de participação e / ou comentários, mas tenho muitas horas

de pesquisa, e penso que a "educação" destes novos membros deverá passar muito pesquisa...

e não é de livros que estou a falar (esta e para outra conversa). A papa está toda feita e ainda

querem uma colher de prata e uma história para comerem.

 

O futuro desta nova geração (a nossa é geração rasca), vai ser contratar pessoas especializadas para lhes montarem e fazerm a manutenção dos aquarios!

Quanto menos trabalho melhor !

 

Boas a todos

 

 

Apesar de estar muito mais alinhado com o que pensa o Manuel Carvalho, talvez por já estarmos na ternura dos 40, eu percebo, apesar de não ser tão negativista o que dizes aqui onde é sempre mais fácil perguntar que procurar, e tambem percebo a paciência necessária dos moderadores. como o William, mas de certeza que não o faz por obrigação, faz por gosto.

 

Apenas acho que quando alguem faz o questão onde é notório que nem sabe bem o que perguntar temos de ajudar um pouco mais ou então simplesmente não se responda.

 

Cumps

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço desculpa mas vou dar a minha humilde opinação sobre o assunto

com uma curta experiencia de aquariofilia de 24 anos.

antes de mais

penço que o membro que esta a começar a aquariofilia nem sequer deve pençar (pençar pode agora ter é que é mais complicado)numa especie tam bela como os Discus.

por outro lado ele so pede foruns para ir ver o que realmente sao os Discus.

penço que realmente uns tem razaõ e outros tambem,pois a pesquisa faz bem a toda a gente,mas o novo membro tambem precisa de ajuda e e´para isso que existe este tipo de forum.

um abraço a todos e um bem aja

Que Nunca Por Vencidos se Conheçam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:(

 

Quando se tem boa vontade é isto que acontece...

Força William, um abraço.

 

Deixo aqui estes textos para este novo membro ler...

 

Manutenção

a) Aquários

Uma das primeiras dúvidas que surgem a quem quer manter Discus tem a ver com o aquário. A norma

habitualmente referida é que se deve ter para cada Discus adulto um mínimo de 40L. Obviamente que

como sempre em questões de aquáriofilia a melhor regra é o bom senso de cada um, pelo que, tomando

como base o valor anterior, a capacidade do aquário irá depender do número de mudanças de água

semanais, da quantidade de alimento, da capacidade de filtragem etc.

Uma questão sobre a qual não existe grande unanimidade é a da necessidade de aquários sem qualquer

tipo de areão e decoração para a manutenção de Discus. Os chamados filtros de fundo são muitas vezes

considerados como colectores de lixo e prejudiciais à saúde pela quantidade de detritos que se

acumulam por debaixo dos mesmos. Muitas vezes a opção para ser ter um aquário decorado e com

Discus passa pela colocação de plantas em vasos, o que facilita a limpeza e proporciona aos Discus

alguns locais de refugio.

b) Filtragem

Uma das regras muitas vezes referida para a manutenção e reprodução de Discus é a de que quanto mais

simples melhor. Pelo que sempre que possível, devem evitar-se os filtros de fundo e os areões para que a

limpeza se torne mais fácil. Nos aquários de criação um simples filtro de esponja é suficiente e de fácil

manutenção. Para os restantes aquários uma pré-filtragem com esponjas e um filtro exterior com

materiais filtrantes tais como bio-balls, cerâmicas ou turfa é suficiente.

c) Iluminação

Sendo os Discus originários de zonas com muitas sombras e também com luz solar indirecta, o ideal é

que possam ter nos aquários a possibilidade de se esconderem quando necessário, e de puderem circular

por zonas com luz. À que ter em conta portanto tanto a intensidade como o espectro, de acordo com o

aquário em questão para que os Discus se sintam confortáveis no seu ambiente.

d) Alimentação

É mais ou menos unânime que a melhor alimentação para os discos é o alimento vivo. Dada a

dificuldade em encontrar e manter alimento vivo opta-se normalmente por outras soluções. O coração de

boi é a base para muitas das misturas congeladas existentes no mercado e tem a vantagem de poder ser

confeccionado em casa sem grandes dificuldades. Existem várias receitas que têm como base o coração

de boi a que é acrescentado espinafres, camarões e alguns outros ingredientes ao gosto de cada um.

Depois de habituados os Discus comem quase de tudo, como sejam os flocos, granulado, larva de

mosquito etc. O essencial é que a alimentação seja variada e de preferência complementada com

vitaminas.

e) Água

Os Discus ao contrário do que muitas vezes se diz são peixes muito resistentes e capazes de viver em

condições nem sempre ideais. A temperatura considerada normal varia entre os 28º e os 31º, sendo que

os Discus podem suportar temperaturas inferiores os superiores, mas estas serão sempre condições

extremas de sobrevivência. O pH considerado o mais próximo do ideal situa-se em torno dos 6,8

podendo igualmente variar em torno deste valor sem que existam problemas para os peixes. O elemento

mais sensível para os Discus talvez seja a necessidade de terem níveis de nitritos, nitratos e amónia

muito próximos de zero, pelo que uma mudança de, pelo menos, 50% de água por semana será

obrigatória.

Reprodução

Quem se quiser aventurar na tentativa de reprodução de Discus pode vir a ter a possibilidade de

vislumbrar uma imagem a que ninguém fica indiferente, que é a dos pequenos alevins se alimentando do

muco produzido pelos pais. O reverso da medalha é que para atingir este ponto é necessário muita

dedicação e trabalho.

a) Acasalamento.

A primeira dificuldade surge na obtenção de um casal. Existem basicamente dois modos de se obter um

casal.

A primeira consiste em adquirir um casal já formado a uma loja ou a um criador. Neste caso convém

que conheça bem a pessoa a quem vai adquirir o casal, pois o preço será sempre alto ( quem é que quer

vender um bom casal), pois só assim poderá obter boas referências tais como: idade dos peixes, número

de posturas, data da última postura, número de alevins, características da água, alimentação etc. Mesmo

estando na posse de todas as garantias em relação à qualidade do casal nunca poderá saber se ele irá

procriar no seu novo ambiente. As posturas podem demorar muito tempo a acontecer ou mesmo nunca

mais acontecerem. Resumindo, um grande investimento com grandes riscos.

Uma outra forma consiste em manter num aquário de alguma dimensão aproximadamente 6 a 8 peixes

de idade semelhante com um cone e deixar que 2 deles decidam ficar juntos. Quando dois peixes iniciam

o ritual de acasalamento que passa pela limpeza do local para depósito dos ovos, pelo afastar dos

restantes peixes e por uma dança em que os dois peixes se cruzam num movimento de sobe e desce, está

na hora de separá-los para um tanque individual.

b) Postura

Depois de escolhido e limpo o local a postura está em vias de acontecer. Este processo de limpeza pode

demorar horas dias ou mesmo semanas. A postura é feita pelo depósito dos ovos pela fêmea num

movimento ascendente ao longo do cone, logo seguido pelo macho que fará uma outra passagem para a

fertilização. Depois os pais tomam conta dos ovos até ao nascimento dos pequenos alevins, o que

acontecerá, em condições normais de água e temperatura, ao fim de 56H.

c) Nascimento.

Depois de nascidos os pequenos alevins ficam durante algum tempo como que colados ao cone,

alimentando-se do saco vitelino, que não é mais do que uma reserva de alimento que possuem ao nascer.

Depois libertam-se e começam a alimentar-se de um muco produzido pelos pais. Nesta fase deve ser

pouco a pouco introduzido o alimento que fará com que os pequenos peixes mais tarde possam ser

separados dos pais. O alimento mais utilizado nesta fase é a artêmia recém eclodida. Ao fim de algum

tempo que varia ao gosto do criador e da necessidade de retirar os pequenos dos pais, estes são

colocados num aquário próprio e iniciam o seu processo de crescimento individual.

d) Água

Se a água para a simples manutenção dos Discus não requer grandes cuidados, já a água para

reprodução tem de ter características especiais. Deve ter pouca dureza, com níveis de condutividade por

volta dos 100mSi. Um PH entre 5, 5 e 6,5. Temperatura a rondar os 30º. Um método para se obter esta

água passa pela utilização de turfa num tanque onde a água fica em repouso antes de ser introduzida no

aquário, para libertação do cloro, enquanto baixa o PH e a dureza da mesma. Uma outra maneira, talvez

mais dispendiosa, mas também mais eficiente passa pelo uso de um dispositivo de RO (Osmose

Inversa).

Doenças

Um dos motivos mais frequentes para que muitos desistam de ter Discus está relacionado com as

dificuldades provocadas pelas Doenças. Sendo esta uma área muito vasta, e sempre em actualização,

vou aqui deixar apenas um pequeno guia referente às doenças mais comuns nos Discus, tentando sempre

que possível actualizar esta secção, de preferência com a opinião e as experiências de todos os que

queiram enviar o seu contributo.

A melhor maneira de lidar com as doenças é evitar que elas aconteçam, dado que muitas vezes estas são

de difícil diagnóstico e muitas vezes quase impossíveis de tratar. Algumas regras devem ser seguidas de

modo a evitar que os problemas aconteçam.

a) Quarentena.

Todos os Discus devem estar pelo menos 2 a 3 semanas de quarentena de modo a que, no caso de ser

detectada alguma doença, esta possa ser tratada rapidamente e de forma individual.

b) Qualidade da água.

Deve-se tentar manter uma boa qualidade da água, com níveis de amónia e nitritos a zero e baixos

níveis de nitratos. As características da água devem ser estáveis tanto ao nível do PH como da dureza. A

temperatura deve ser igualmente estável com valores entre os 27º e 30º. Uma súbita queda da

temperatura pode provocar o aparecimento de parasitas intestinais.

c) Alimentação.

Uma alimentação rica e variada faz com que os Discus possuam melhores defesas naturais contra as

doenças, logo deve ser dada sempre que possível uma alimentação que contenha elementos essenciais

para um bom desenvolvimento, e uma dose regular de vitaminas, com predominância para a D3.

1. Parasitas Intestinais

(Hexamita, Spironucleus etc.)

Os peixes que sofrem destes parasitas começam por ficar escuros, escondidos a um canto e deixando

progressivamente de comer. Fazem fezes brancas e filamentosas.

A causa está normalmente associada a má qualidade da água ou a uma incorrecta alimentação.

Tratamento:

Substância Activa: Metronidazole

Medicamento: Flagyl.

Subir a temperatura para os 33º. Adicionar 1 comprimido desfeito em água do aquário para cada 60 L

(misturar na comida se ainda estiverem a comer). Ao fim de 3 dias mudar parte da água e repetir o

tratamento.

2.Parasitas das Guelras

(Gill Flukes, Gyrodactylus, Dactylogyrus)

Os peixes respiram rapidamente, roçando-se contra os objectos e têm normalmente um dos opérculos

fechado.

Tratamento:

Substância Activa: Praziquantel

Medicamento: Droncit / Tenil Vet

Desfazer em água do aquário 4 comprimidos (200mg) para 100 L durante 3 dias, depois mudar a água.

Repetir passado 1 semana caso os sintomas se mantenham.

Não deve ser utilizado com filtros biológicos.

3. Parasitas Externos.

Difícil de diagnosticar estas doenças afectam os peixes deixando-os escuros e numa fase mais avançada

sem comer, escondidos a um canto.

Tratamento:

Substância Activa: Formaldeido a 37%

Medicamento: Formalina (Formol)

Utilizar 2ml para 100 L nos dias 1, 3, 5, mudando 25% da água nos dias 2 e 4. Repetir passado uma

semana se necessário. Nos casos extremos fazer 3 tratamentos em 3 dias. Aumentar a oxigenação e

colocar a temperatura nos 28º, 29º. Para um tratamento mais eficaz mudar os peixes para outro aquário

depois de tratados.

Permanganato de Potássio

Utilizar só em caso extremos, tendo em atenção que destrói o filtro biológico. 1 Comprimido para 100 L

durante 3 dias. Aumentar Oxigenação.

NOTA: Os tratamentos e doses aqui indicados foram por mim utilizados com sucesso. Qualquer outro,

para as mesmas ou outras doenças, será bem vindo, desde que comprovada a sua eficiência pelo próprio.

Induzir a Reprodução.

Da recolha de alguns truques utilizados por vários criadores para que os seus Discus desovem com mais

frequência, ou nas alturas desejadas, surge este pequeno guia. Obviamente que estas indicações são

meramente informativas podendo funcionar para uns e não para outros. O melhor mesmo é a

experimentação e o erro, até se acertar no melhor método para cada casal.

Água:

a) Mudança de água, com água mais fria 4 a 5 graus.

b) Mudanças diárias de 50% da água, com os mesmos parâmetros, durante uma semana.

c) Não mudar água durante uma semana com um pH baixo de 5.5 ou 6.

d) Mudança grande de água, com água de osmose inversa.

Parâmetros:

a) Alteração do PH através de ácidos ou osmose para baixo ou para cima em relação aos valores

habituais.

b) Utilização de turfa.

c) Alteração do valor da condutividade para valores superiores ou inferiores aos habituais.

d) Tentar "limpar" os Discus, através de medicação, para prevenir a existência de parasitas.

e) Utilizar água de outros casais que estejam a desovar.

Outras Técnicas:

a) Aumentar a temperatura para os 31, 32 graus.

b) Colocar o par noutro aquário.

c) Juntar um terceiro Discus ao aquário onde está o casal. Ficar muito atento a agressões que podem

ocorrer sobre este terceiro Discus.

d) Desligar as luzes e cobrir a maior parte do aquário.

e) Utilizar luz directa do sol!

Os melhores conselhos :

a) Adquirir Discus saudáveis e com idade para procriar.

b) Mudar diariamente a água.

c) Dar boa comida e variada. Comida viva é óptima para incentivar a reprodução.

d) Não tentar acelerar as coisas. É necessário tempo e paciência.

e) Tentar utilizar água com parâmetros o mais próximo possível dos ideais para a reprodução.

Se nenhuma destas técnicas resultar tentar a musica clássica.

Editado por lopes_v.real

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente resposta Pedro Lopes

Parabens

Muito obrigado, e para que não falte nada a este novo membro deixo aqui mais alguma informação:

 

Esta é uma receita para alimentar os Peixe-Disco. É fácil de fazer e

pode substituir a alimentação habitual dos discos durante 3 dias por

semana. Esta comida dá aos discos uma grande vitalidade e uma

vez que se adaptam é sua comida preferida. Com esta dieta se

conseguem discos com 15 cm em um ano.

Os discos são considerados uns dos peixes mais exigentes quanto à

alimentação. Não comem de tudo e chegam, inclusive a morrer de fome se não fornecemos o que gostam. Além

disso os discos não aceitam qualquer tipo de comida em flocos, sendo a sua especialmente cara. Insistimos além

disso em proporcionar a nossos peixes alimentos frescos e alimentos vivos, não apenas comida em flocos.

Ingredientes:

Procure ingredientes o mais frescos possíveis. Os pesos são dados para os produtos em estado bruto e

aproximados. Uma vez limpos e preparados pesarão menos.

500 Gramas de coração de boi

400 gramas de fígado e coração de frango

1 kg de mexilhões

500 gramas de merluza (ou outro peixe pouco gorduroso) pode ser omitida

250 gramas de camarões inteiros mas sem cabeças

500 gramas de espinafre

3 cenouras médias (salientam as cores)

1 gema de ovo

2 dentes de alho (muito importante, é vermífugo)

4 pílulas de complexo vitamínico Pharmaton (vitaminas e minerais)

Preparação:

Limpe o coração e o fígado, retirando o excesso de gordura e nervos.

Coloque os mexilhões em uma panela com pouquíssima água e leve ao fogo baixo. Quando as conchas se

abrirem retire os mexilhões e jogue as cascas fora.

Retire a pele e os espinhos da merluza e descasque o alho.

Triture bem todos os ingredientes em um processador de alimentos, deixando com consistência de pasta de

dentes.

Leve a mistura ao banho-maria durante 10 minutos para que fique mais consistente.

Coloque um pouco do patê sobre uma folha de alumínio, enrole (deixe com o formato de um salame fino) e

congele.

A pasta deve permanecer refrigerada ou congelada se vai conservá-la por longo tempo.

Uso:

Descongele a quantidade necessária para alimentar os peixes diariamente. Não recongele novamente uma vez

descongelado. Congelado, dura aproximadamente 2 meses, dependendo do congelador que tivermos, no freezer,

chega a 6 meses.

Temos que ser muito cuidadosos na hora de alimentar nossos peixes. Não devem ficar restos no aquário, que se

decomporiam rapidamente causando problemas. Alimentar 4 vezes por dia, usando uma pequena quantidade.

Pode ser que seus discos a princípio não gostem do patê. Não se preocupe, dê o patê em pequenas quantidades

junto com sua comida habitual e em pouco tempo o comerão sem problemas. Uma vez habituados ao novo sabor,

ficarão loucos por ele. Poucas semanas depois de começar a alimentar seus peixes com este patê, verá como seu

colorido e crescimento são intensificados sensivelmente.

 

Espero que este membro aproveite bem e consiga manter os seu peixes em condições.

Um abraço.

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mt boa atitude, sem problem. Tudo o que se discute se resolve.

 

 

 

pois

 

pena que o autor do topico n tenha ca voltado mais pra esclarecer as suas tantas duvidas ;)

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele escondeu-se ! Pode ser que volte ...

 

Lopes, boas respostas, como deviam ter sido todas. ;)

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais