112L - Nova montagem


André Silvestre

Recommended Posts

Viva!

 

João, obrigado. Quanto à tua dúvida, o Diogo já respondeu.

 

Diogo, obrigado. Aproveito para te congratular pelo teu novo Blog. Está a ficar muito bom, muito informativo. Força com isso!

 

Paulo, concordo na íntegra contigo. Antes de me iniciar na aquariofilia, já tinha comprado a Minolta para tirar fotos de assuntos mais exigentes relacionados com desportos aquáticos mas só com os aquários é que desenvolvi verdadeiramente o gosto pela fotografia. E é tão viciante como a Aquariofilia porque há sempre possibilidades de ir mais longe, logo, nunca estamos satisfeitos. Queres mais fotos? Vê em baixo...

 

Jorge e Krypticall, foi realmente um momento único quando tirei essa foto. Felizmente que um Iriatherina ainda ficou focado, pelo que não ficou mal de todo. O mais engraçado foi ver o camarão a avançar sem medo, independentemente dos rufias que tinha pela frente.

 

SMOC, obrigado.

 

Grande Hugo, obrigado. Por acaso ainda não tinha pensado no facto das Neritinas poderem vir a colocar ovos nos troncos, até porque já as tive no passado e nunca tive essa infelicidade... Já tive, sim, troncos que comprei a um amigo que vinham minados de ovos de Neritina mas, comigo, eles nunca se resolveram. Agora, o que acontece com os meus é que, todas as noites, há um desgraçado que teima em sair do aquário e todas as manhãs do dia seguinte vou dar com o sacaninha em sítios diferentes ( já o encontrei na parede, acima da calha; já percorreu meio escritório, em cima da carpete; na porta; nas calhas de madeira da parede; enfim...). E claro, sei que é sempre o mesmo porque é o único que tem aquele padrão. :D A ver se amanhã tiro uma foto do sítio onde ele está " a secar".

 

Petty e Luis, muito obrigado. Ambos têm aquários igualmente muito bonitos que espero ver actualizados brevemente.

 

 

Deixo então mais umas fotos do estado actual do aquário e as fotos singulares da praxe. Amanhã faço a primeira poda da R. nanjenshan porque já está a precisar, apesar de não desgostar da forma de como se tem desenvolvido recentemente. Parece ter adoptado o " creeping" que é muito comum na Rotala sp. " green" e que dá um efeito muito engraçado. Mas, precisa mesmo de uma poda para lhe começar a dar forma nos futuros crescimentos.

 

 

IMG_0057.jpg

 

Aqui está um exemplo de uma planta stressada, segundo o Tom Barr. Os níveis baixos de Nitratos, juntamente com a reacção entre luz forte e átomos de Oxigénio que circundam os pigmentos de Clorofila provocam migração desses mesmos pigmentos para zonas onde a luz incidente não é tão forte, expondo assim os pigmentos vermelhos da folha. A planta está stressada porque os níveis baixos de Nitratos associados à migração ou desaparecimento do principal pigmento fotossintético ( Clorofila) inibem o crescimento da planta e uma fotossíntese eficiente. Isto é mais aplicado às plantas que por norma são verdes ou seja, que não são denominadas " plantas vermelhas" como é o caso da Rotala wallichii, Alternanthera roseafolia, etc... Agora pergunto: não é muito mais bonito quando elas ficam stressadas? 8)

 

IMG_0008.jpg

 

IMG_9997-1.jpg

 

IMG_9952.jpg

 

 

Abraço,

André

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 109
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Que bonito o aquário. Os dois camarões estão mesmo lindos. Parabéns.

 

 

Isso das plantas stressadas já muito técnico, mas não me importava de ter o musgo completamente vermelho. (já não me lembro do nome)

 

 

Estes são daqueles projectos que vale mesmo a pena acompanhar, a cada actualização está sempre melhor.

 

Qual o porquê da junção de dois tipos de neocaridinas no mesmo aquário?

Editado por RodrigoGuimarães

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o aquario está a ficar belissimo Andre.

 

a R. nanjenshan foi uma escolha perfeita, belissima planta :)

 

tens uns invertebrados fantasticos, eu gostava de experimentar uns CRS no meu aquario mas tenho medo que os meus rams lhe limpem o sebo :) os reds e os green andao por lá mas tambem se repruduzem bastante.

 

as fotos é escusado comentar excelentes como sempre :)

 

já agora deixo aqui o meu agradecimento pelos concelhos e pela força ao passares no meu topico, obrigado :)

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito da moite de R. nanjenshan que ai tens agora! Da lhe um toque verde especial! E como ja te disse, e o que mais gosto de ver!

 

Agora tenho mais uma proposta... De certo que ja teras pensado nela mas... Um fundo preto a contrastar com a areia e tronco nao ficava ai muito bem?

 

 

PS- A Areia vai precisando de uma aspiraçaozinha nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos .

Em relação ao aquario vou fazer uma pequena critica :) ,(porque as coisas boas ja foram ditas e não as vou repetir)espero que não leves a mal André.

A escolha da rotala para este layout ,para mim é a pequenina nodoa na toalha branca .Penso que uma cyprus helferi resultaria muito melhor devido ao efeito das folhas mais finas.

Em relação ao resto ..... :( ,alias de ti nem se espera outra coisa .

OBS: Boa sorte com o salgado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Rodrigo, obrigado. Não há grande razão para ter duas espécies de Neocaridinas juntas a não ser pelo facto de gostar de ambas e poder tê-las juntas sem problemas. Entretanto, o Trocado traduziu um artigo em alemão que há hipótese de " crossbreeding" entre Heteropodas e Zhangjiajiensis. No entanto, até hoje, ainda não vi sinais de " crossbreeding", pelo que, para já, manterei as duas espécies juntas ( mas estou atento e caso se verifique, fico apenas com uma espécie).

 

Krypticall, obrigado. Aproveito para te dizer que vi as fotos dos teus invertebrados e tens duas espécies que estão provadas cruzarem entre si: Crystal Red e Tiger. Atenção a isso. Em relação à camaroada, as que lá coloquei foram as últimas que tirei. Tenho andado ocupado com a Faculdade e com o artigo para a próxima edição da Bioaquaria, pelo que não tenho tirado fotos ao aquário desde esta última actualização.

 

AMPF, obrigado. Sim, é um aquário de lenta maturação, com poucas espécies de plantas, sendo 3/4 da Flora composta por plantas de crescimento lento. Quando esta ganhar mais volume, o layout vai concerteza ficar mais equilibrado.

 

João, obrigado. Um fundo preto fica sempre bem para realçar as plantas mas, neste caso, gosto do fundo branco para evidenciar o espaço livre do layout. Quando for para tirar fotos mais trabalhadas, vais perceber isso mesmo, já que ao vivo cumpre bem a sua função. Quanto à areia, de facto, precisa de uma limpeza ( aliás, já levou, tendo sido aspirada e substituída por areia nova). O objectivo da foto foi mesmo mostrar o aquário antes da poda e antes da limpeza, como que um registo das várias fazes que passa, boas ou más.

 

Luis, obrigado pelo teu comentário. Não levo nada a mal. Foi para isso mesmo que criei um tópico no Fórum, para receber todo o tipo de críticas e comentários, desde que de acordo com as regras do Fórum e da boa educação. Acho que é importante este tipo de interactividade porque todos saímos a ganhar. Em relação à tua sugestão, não discordo, porque a Cyperus helferi é realmente uma planta lindíssima que cumpre bem a sua função neste tipo de layouts ( por trás de troncos ou pedras que se destacam). Optei pela R. nanjenshan porque conheço a planta, já a usei no passado e gostei da experiência. É uma planta de pequena/média envergadura, que ganha vários tons quentes para além do verde e que facilmente se trabalha com as podas, compactando muito bem. Apenas tem de ser bem trabalhada a nível de podas e fertilização para ficar como quero. Vamos ver como fica com a evolução do aquário... Senão conseguir o efeito idealizado, facilmente a substituo por outra planta, quem sabe a C. helferi. :)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Krypticall, obrigado. Aproveito para te dizer que vi as fotos dos teus invertebrados e tens duas espécies que estão provadas cruzarem entre si: Crystal Red e Tiger. Atenção a isso. Em relação à camaroada, as que lá coloquei foram as últimas que tirei. Tenho andado ocupado com a Faculdade e com o artigo para a próxima edição da Bioaquaria, pelo que não tenho tirado fotos ao aquário desde esta última actualização.

 

boas

 

obrigado pela dica André.

 

camaroes nao tenho grande experiencia com eles, nem foi pesquisado antes de comprar, fui a loja comprar uma coisa e acabei por os trazer por impulso porque os vi pela primeira vez e como erao os ultimos acabei por trazer.

 

forao so 3 tiguer , 2 crs grade fraquinha acho que é a c , mais 2 amano e 2 daqueles de nariz vermelho.

 

ontem caputarao 2 tiguer bigsmile acho que devido ao potassio.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Filipe, como sempre, o timming é excelente! bang

Tirei algumas fotos este fim-de-semana.

 

O aquário está ligeiramente diferente. Fiz pequenas mudanças na Flora que acho terem sido para melhor.

Pelo menos, gosto mais de como ficou. Agora é esperar que fiquem mais compostas.

 

Sugiro que vejam a próxima BioAquaria. Pode ser que venha lá algo do vosso agrado... :shock:

 

2008-10-06BioAquaria-1.jpg

 

Picture068-1.jpg

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas André

 

cada vez mais bonita a montagem :)

 

gostei da ideia da adiçao dos "fetos ??" deu um ar bastante agradavel e ainda mais natural ao aquario sao pequenos toques que fazem a diferença, e com a nanjenshan depois a aparecer ao de leve com a sua coloraçao deve de ficar muito louco.

 

entao e uma macro ou duas da camaroada ??

normalmente vinha sempre esse bonus :)

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

A colocação das anubias entre as pedras e os troncos deram-lhe um toque mais natural, bem como taparam algumas falhas existentes no layout.

Aqueles buracos não ficavam nada bem... nunca cheguei a sugerir nada para aquela posição porque pensei que fosses plantar lá algo e que o layout não estivesse ainda com as plantas todas.

Estou curioso para saber como se vai desenvolver o Microsorum nessa posição, se crescerem como os que tenho no 350L acho que ficarão muito bem!!!

 

Força com isso e fotos... fotos é que a malta gosta!

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...é graças a aquas deste nivel que ando a redescobrir este fantástico hobbie!!!Trabalho em jardinagem há vários anos, e é para mim uma experiencia magnifica fazer e ver jardins "submersos"...tanta coisa se adapta aqui, a aplicação de inertes, a harmonia de formas e cores das plantas, as sempre complicadas fertilizações, etc........

Começei há muito pouco tempo a estudar o aquascaping, e sei que vai demorar anos a atingir o nivel dos teus aquas e de outros membros, mas acompanhando aqui o vosso trabalho e preciosa informação, será certamente um caminho bastante mais agradavel de percorrer.Continua a evoluir e já agora a postar fotos lol.

 

Melhores cumprimentos,

 

Nuno Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André

 

Fiquei com uma dúvida. Já vi em alguns posts aqui do forum que camarões em aquas plantados não dão certo, pois devido as fertilizações eles não se aguentam muito tempo, e já sofri isso na pele quando acrecentei ao meu aqua 4 caridinas japonicas que foram morrendo uma a uma dentro de uma semana. Como fazes para manter esses camarões tão saudaveis no seu aqua.

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonita esta montagem André, para mim fico melhor do que estava e como disse o Filipe, as anubias preencheram bem aquele espaço vazio debaixo do tronco,gostei.

 

Camarões em áquarios plantados não é dificil, eu próprio os tenho e faço fertilizações a mesma, para mim o segredo é não exagerar nas fertilizações, dar as doses certas e se for possivel fertelizar todos os dias em pequenas quantidades do que uma só vez e exagerar na fertelização(está aí talvez o erro),assim não terão qualquer mal para os camarões

 

Corrige-me se estiver errado André

 

Abraços

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o aqua ficou muito melhor, esta poda foi claramente para melhor...

 

Gostei como poses-te as anubias como o FAAO disse, dá-lhe um ar mais natural... e acho que estavam muito concentradas (todas no mesmo sitio),

 

Abraço e continua...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.