Ajuda com projecto de aquário


pedromelao

Recommended Posts

Olá :arrow:

 

Sou mais adepto dos lagos, mas sempre gostei da ideia de ter um aquário aqui em casa e finalmente(após já andar a tentar há cerca de um ano) consegui "arrastar" um aquário pequeno cá para casa

 

O dito aquário tem de medidas 50x25x27(acho eu) totalizando um total de 42 litros, é um daqueles que vem sem equipamento da marca aquapor acho eu

 

Já comprei um filtro externo da Boyu de 200 litros hora que tem esponja, cerãmica e carvão, comprei também 5 kilos de areia daquela branca para água doce, comprei um tronco pequeno(que está em tratamento) e estou a pensar comprar outro , apanhei uns seixos numa praia durante as ferias e comprei um tubo de silicone para depois fazer uma gruta e colar umas pedras ao tronco para o levantar

 

Falta-me comprar o sistema de iluminação e um termostacto

 

Falta-me também arranjar um móvel para o colocar na sala e começar a montar tudo

 

Agora as dúvidas:

 

-Estava a pensar em recriar um biótopo americano, com um cardume de neons, umas corydoras e talvez quando já estiver tudo estável um casal de ramirezi o tamanho do aquário permite esta fauna?

 

-Como flora vou optar talvez só por uns jacintos a flutuar, musgo de java ( e talvez outras espécies que me agradem), será que presiso de co2?

 

-Não há problema com a areia para estes peixes?

 

-Tenho uma bomba de ar e um filtro interno de esponja que faz 320 litros hora guardados aqui por casa, será talvez necessário colocar algum deles no aquário para aumentar a circulação e o oxigénio?

 

-Que maneiras me aconselham de manter o pH ácido para além da chamada turfa?De preferência maneiras caseiras...

 

-O filtro externo tem de ficar abaixo do aqúário certo?

 

Agradeço a vossa ajuda, pois é o primeiro aquário, a minha area é mais lagos, embora tenha alguns conhecimentos básicos de aquários

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

primeiro monta tudo e deixa a fazer o ciclo de azoto (informa-te bem sobre isso) depois tens de ver que parâmetros tem a tua agua e só depois é que pensas na fauna.

 

o teu aqua é um pouco limitado mas penso que seja possível meter uns 6 neons e um casal de rams (embora ache que ficavam melhor num aquário maior) mas deixa ver o que o resto da malta diz.

 

o filtro externo é suficiente e não tens de colocar mais nada para produzir O2, coloca o filtro de forma a criar movimento à superfície da agua e abaixo do nível da agua...

 

em relação a fauna não te preocupes muito com co2, preocupa-te mais com a iluminação...se tiveres uns 10 15w podes manter fetos, musgo, anubias e pouco mais...mas com um 30 40w já podes manter praticamente tudo...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Isso do ciclo e dos testes já sei, aliás, já tenho alguns testes(Nitratos, nitritos, amónia e ph) que utilizo frequentemente para testas a água dos meus lagos, o que vou fazer é depois de montar, deixar algum tempo para estabilizar e iniciar o ciclo e aí talvez passado uma ou duas semanas colocar o primeiro habitante para dar continuidade

 

E as corys, achas que fica apertado neste aqua?

 

O filtro, vou colocar com um acessório que consiste num tubo com uns furos de pequeno diametro que fazem uma espécie de chuveiro para o aqua, se vir depois que essa movimentação não fopr suficiente ai pondero então em colocar o filtro interno(Não gosto muito das bolhas da bomba de ar a nível estético)

 

Se calhar vou optar então por 15/20 watts, pois é mesmo só para manter os jacintos(para conservar alguns durante o Inverno e os introduzir nos lagos na primavera) e musgo de java(Ou outro), depois outras plantas não sei...amanha vou procurar um sistema de iluminação...

 

Uma dúvida, noemalmente as calhas dá para por lampadas de qualquer potência, certo?Por exemplo, numa calha daquelas de 40 cm da aquapor tanto posso por uma lampada de 15 watts como uma de 30 watts certo?

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já vou comprar uma calha da aquapor a um membro do forum.

 

O aquário já está decidido, em princípio vai ser um cardume de neons(uns 6 pois normalmente só se sentem bem a partir deste numero), um casal de ramirezi e umas corydoras(que ainda vou pensar melhor pois sendo um peixe de cardume também não quero abusar, mas depois logo vejo)

 

Depois quando estiver montado ponho fotos, amanhã já vou comprar um móvel

 

Cump.

Editado por pedromelao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já vou comprar uma calha da aquapor a um membro do forum.

 

O aquário já está decidido, em princípio vai ser um cardume de neons(uns 6 pois normalmente só se sentem bem a partir deste numero), um casal de ramirezi e umas corydoras(que ainda vou pensar melhor pois sendo um peixe de cardume também não quero abusar, mas depois logo vejo)

 

Depois quando estiver montado ponho fotos, amanhã já vou comprar um móvel

 

Cump.

 

boas,

 

que calha é? deve ser de 15w...é assim numa calha de 15w tens de meter 15w e não podes colocar mais até porque não arranjas lâmpadas do mesmo comprimento mas com mais potência...a não ser que mudes de tipo de lâmpada. Para já essa serve...

 

com um casal de rams, 6 neons e 4 a 4 corys ficas com o aquário já bem cheio...ou seja não convém colocar mais nada...se tiveres de alterar a fauna, tira os rams...acho que podes meter ai um red cherrys que também ficava bem e dão-se com os neons salvo erro.

 

monta tudo, enche de agua e inicia o ciclo com um pouco de comida por exemplo...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

que calha é? deve ser de 15w...é assim numa calha de 15w tens de meter 15w e não podes colocar mais até porque não arranjas lâmpadas do mesmo comprimento mas com mais potência...a não ser que mudes de tipo de lâmpada. Para já essa serve...

 

com um casal de rams, 6 neons e 4 a 4 corys ficas com o aquário já bem cheio...ou seja não convém colocar mais nada...se tiveres de alterar a fauna, tira os rams...acho que podes meter ai um red cherrys que também ficava bem e dão-se com os neons salvo erro.

 

monta tudo, enche de agua e inicia o ciclo com um pouco de comida por exemplo...

 

 

Sim, já me estive a informar e é a de 15 watts, já vem com uma lampada de 5 wats mas depois troco por 15

 

Com esses peixes não coloco mais nada, se meter só se fosse um invertebrado mas isso numa fase mais avançada quando estivesse tudo estável pois são animais muito sensíveis

 

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que o aquario é pequeno para essa fauna toda que queres.

Eu no meu aquario de 60 litros vou meter essa fauna toda.

Acho que os rams e os neons, ficam apertados nesse aqua, e podem vir a morrer por causa disso.

 

Nesse aquario, eu metia 1 trio de bettas (1M + 2F)

Umas valisnerias, e umas anubias presas num tronco.

Um areao escuro.

 

Abraços. E espero nao ter decepcionado :o



.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... creio que essa fauna toda não é possivel... no entanto podes optar por ter o cardume de cardinais + corys (dá preferencia a especies anãs por causa do tamanho do aquario), ou apenas o casal de rams e as corys. Na primeira opção podes ainda adicionar uns invertebrados, o que ja não é possivel na segunda.

Boa aquariofilia

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado aos dois

 

Não decepcionaste nada, mas para já não estou a pensar em bettas bettas, e quanto as valisnérias prefiro não por pois com esta fraca iluminação podiam-se dar mal, além disso crescem muito(tenho algumas em lagos com quase um metro)

 

Areão escuro, para já está fora de questão, já tenho a areia, para já fica assim

 

Quanto a essas duas opções, depois de pensar bem, já nem sei se ainda vou para um bíotopo americano porque com ambas as opções vou ficar com a sensação de ter o aquário vazio(apesar de estar lotado), percebes?

 

Eu bem tentei um aquário de 60 cm mas a minha mão disse que era um "Monstro", que era mutio grande e agora eu é que me lixo para tentar fazer uma coisa como deve ser com este espaço...

 

Cump. e mais uma vez muito obrigado aos dois

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá pedro

 

Poder podias, mas as corys alem de muito bonitas (gosto pessoal, obviamente) tem a vantagem de comer os restos de comida no fundo do aquario, mantendo-o mais limpo

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So uma coisinha...Falastes lá em cima de tudo em silicone... não sei se já sabes ou não... mas em aquários só se usa silicone para aquários... outros silicones são nocivos e venenosos e contaminam agua e matam peixes.

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.