Altair


Luís Fortunato

Recommended Posts

Esse tom laranja/acastanhado na pedra maior não é algum óxido ferroso?

 

Bom.. tendo sido Geologia a minha Area, arrisco dizer que de facto se trata de uma óxido ferroso, aquilo que dá essa tonalidade.

 

Tive mais receio com os pedaços de 'mármore', do que propriamente com a côr avermelhada da pedra.

 

Bom de facto, esse "Mármore" que tu chamas parecem ser veios de calcite um mineral carbonatado.. e já sabes o que isso quer dizer.. pode muito bem aumentar-te a dureza da água.. quando medires a dureza depois diz se notas alguma diferença.

 

Abraço

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não queria alarmar ninguém, mas de facto parece que essas pedras vão aumentar a dureza da água.

Mas, como dizia o outro: "Não há nada como realmente...", vamos andando e vamos vendo.

Quando puderes posta aí novas fotos para podermos seguir o desenvolvimento de Aqua.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não que haja fotos novas (as plantas ainda não estão muito desenvolvidas), mas fica aqui a resposta a uma pergunta colocada pelo Ricardo.

 

Bom de facto, esse "Mármore" que tu chamas parecem ser veios de calcite um mineral carbonatado.. e já sabes o que isso quer dizer.. pode muito bem aumentar-te a dureza da água.. quando medires a dureza depois diz se notas alguma diferença.

Medi hoje o GH e está entre 80-100 ppm. Logo, é verdade que as rochas aumentam a dureza, mas felizmente para mim, muito pouco, pois a água da minha torneira costuma sair a 60-80 ppm.

 

Menos mal...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá.

 

Após algum tempo, lá consegui tirar umas fotos ao aquário...

 

Não que a evolução seja muito notória, mas sempre mantenho o tópico actualizado. Coloquei uns White pearl (obrigado André), e uns peixes para ajudar nos NO3 e PO4.

 

Altair_04_800.jpg

:PCliquem para ver maior

 

Altair_03_800.jpg

;)Cliquem para ver maior

 

Altair_02_800.jpg

cheersCliquem para ver maior

 

Espero que gostem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá.

 

Glossostigma a fazer pearling.

 

Glosso_01_800.jpg

:oCliquem para ver maior

 

A foto não é a melhor, mas apeteceu-me partilhar com vocês...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

esta muito porreira essa foto .....

podes postar mais macros....

Obrigado... mais macros, é somente uma questão de ter mais tempo para as tirar...

 

Complementando o que te respondi por MP, eu até tirei fotos com abertura menor, logo com maior profundidade de campo, mas acho mais 'artístico' assim. Com um blur natural (não com edição de imagem), sem contar que o uso de uma profundidade de campo menor fez com que somente a bolha ficasse focada, dando um bom bokeh, na minha opinião. Desta maneira, consigo salientar o que quero, que é somente a bolha de O2.

 

EDIT: Não consegui ver a tua foto... podes-me enviar o link de novo?

 

O nano ta mt porreiro!

Obrigado pelo comentário.

 

Diz uma coisa, o CO2 que tu tens é caseiro?

Quantas bolhas sai por segundo?

Não... é pressurizado.

Quanto ao número de bolhas, eu farto-me de dizer, que isso não influencia grandemente a quantidade de CO2 dissolvido no nosso aquário. Há imensos factores que influenciam isso, mas o número de bolhas que passa num tubo, por unidade de tempo não é relevante... Se o tubo do meu difusor tiver uma secção maior que o teu, e aa quantidade de bolhas que passam lá fôr idêntica, é facilmente perceptível que eu vou injectar mais CO2...

Há factores mais importantes como a altura a que o difusor se encontra da superfície da água, a corrente no aquário, o tipo de difusor, o pH e KH da água, a agitação superficial, etc...

A maneira mais fácil de ver se temos uma quantidade de CO2 boa no nosso aquário é olhando para os peixes e plantas. Se as plantas não se desenvolverem bem, ou não apresentarem pearling (nas em que é fácil acontecer, obviamente) é porque temos CO2 a menos. Já se os peixes estiverem muito à superfície, e bastante ofegantes, é sinal que temos CO2 a mais.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Complementando o que te respondi por MP, eu até tirei fotos com abertura menor, logo com maior profundidade de campo, mas acho mais 'artístico' assim. Com um blur natural (não com edição de imagem), sem contar que o uso de uma profundidade de campo menor fez com que somente a bolha ficasse focada, dando um bom bokeh, na minha opinião. Desta maneira, consigo salientar o que quero, que é somente a bolha de O2.

 

EDIT: Não consegui ver a tua foto... podes-me enviar o link de novo?

 

 

http://pwp.netcabo.pt/hs_design/glosso_01_800teste.jpg

tendo em conta que a foto é tua, assim que quiseres manda PM para retirar a foto do meu FTP...

 

ja agora estas a utilizar que maquina/ lente e a que f foi tirada essa foto?

 

Tenho lá uma fixa de 55mm f1.8 e outra de 110mm f2.0 que estou desejoso de as testar no meu aqua... mas gostava de comprara um multiplicador 3x antes do teste....

Editado por bolly79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

http://pwp.netcabo.pt/hs_design/glosso_01_800teste.jpg

tendo em conta que a foto é tua, assim que quiseres manda PM para retirar a foto do meu FTP...

 

ja agora estas a utilizar que maquina/ lente e a que f foi tirada essa foto?

 

Tenho lá uma fixa de 55mm f1.8 e outra de 110mm f2.0 que estou desejoso de as testar no meu aqua... mas gostava de comprara um multiplicador 3x antes do teste....

Esta foto foi tirada com uma 17-85mm, a 85mm. A lente estava estendida em 68mm (36+20+12mm). A exposição e abertura já não me lembro... é questão de ver no EXIF. Mas creio que foi a f/5.6.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís, meus parabéns pelo nano e pela macro, acho esta tua montagem simples e muito bonita, já estou a imaginar esse tapete de gloss completamente fechado, vai ficar mesmo a maneira, forte abraço e vai actualizando.

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Gosto bastante do layout do aquário... simples mas muito bonito e harmonioso.. quero é ver isso crescidinho :mrgreen:

 

Uma recomendação: troca esse termómetro por um destes:

http://www.aquatic-nature.be/2eng_minithermo.html

 

São espectaulares, muito precisos na indicação da temperatura e dão um "amazing look" ao vidro frontal do aquário, muito bons, recomendo ! ;)

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Muito bom layout e optimas fotos! ;)

Queria ver mais fotos deste projecto! Tou curioso, queria ver como ficou!

Para ter glosso ou cuba é mesmo necessário ter um sistema CO2?

Obrigado. Mais fotos, agora é complicado, uma vez que ando cheio de trabalho bang

Quanto a ter HC ou Glosso, não digo que seja estritamente necessário teres CO2, mas ajuda...

 

Gosto bastante do layout do aquário... simples mas muito bonito e harmonioso.. quero é ver isso crescidinho :mrgreen:

 

Uma recomendação: troca esse termómetro por um destes:

http://www.aquatic-nature.be/2eng_minithermo.html

 

São espectaulares, muito precisos na indicação da temperatura e dão um "amazing look" ao vidro frontal do aquário, muito bons, recomendo ! ::D:

Obrigado também. As plantas já estão maiores, mas ainda não tive hipótese de sacar umas... emprestei o tripé a um colega meu uns dias, e só agora é que ele mo devolveu.

 

Quanto ao termómetro, deverás compreender que quando se tira a foto, é um dos elementos que não está lá.

Daí que a mim não me interesse muito as dimensões do mesmo. Ele está lá apenas para medir a temperatura, não ligo muito à estética...

 

A ver se para a semana tiro umas fotos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá.

 

Depois de umas valentes semanas sem ser fertilizado, ter ido à Batalha e voltado, eis uma foto do meu aquário.

 

Não é a melhor, mas foi o que se arranjou...

 

Altair_05_800.jpg

spammerCliquem para ver maior

 

Espero que gostem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aqui fica mais uma macro da Glossostigma elatinoides a fazer pearling.

 

Glosso_02_800.jpg

 

Have fun...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Hoje à noite, tive um tempinho e pachorra, então decidi tirar umas fotos, mais trabalhadas ao aquário.

 

Aqui ficam...

 

Altair_07_800.jpg

:D Cliquem para ver maior

 

Altair_06_800.jpg

:fcpsmile:Cliquem para ver maior

 

Espero que gostem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela foto :animal_fish:

O aquário está um espetaculo!

A única coisa eventualmente a apontar é a altura do tapete de glosso, mas mexer nesta fase do aquario, ia estragar um bocado o layout!

Bom trabalho ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Bela foto :)

O aquário está um espetaculo!

A única coisa eventualmente a apontar é a altura do tapete de glosso, mas mexer nesta fase do aquario, ia estragar um bocado o layout!

Bom trabalho ;)

boas

 

está excelente Luis, gosto principalmente da parte central.

Obrigado a ambos pelos comentários.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.