Bolbos de lotus tigre


fjmr123

Recommended Posts

Então vamos ver se me faço perceber, tenho dois bolbos de lotus tigre, supostamente um de uma verde e outro de uma vermelha, sempre os tive dentro de água, o verde ainda vinham lá uns rebentos, mas uns caracois tipo praga comeram-nos e desde aí nunca mais apareceu mais nenhum. Quanto ao outro bolbo, com quase o dobro do tamanho, nunca deu nada. Ambos apresentam uma espécie de blor esbranquiçado, tipo fungos na zona onde normalmente sai a nova planta, já lá vão uns 3 meses e nada, nota-se que ainda está vivo o bolbo. Venho ver se há alguém entendido na matérias, que me dê umas luzes de como por estes dois bolbos a produzir plantinhas, é que os bolbos não têm graça nenhuma ali no aquário bang .

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já apertaste os bolbos? estão rijos? se sim deixa-os estar dentro de água e espera que passe o verão, pelo que me lembro os bolbos não são eternos, são reservas para nascer novas folhas, logo novas plantas, mas tb se esgotam.

 

Li isto algures mas nem tenho a certeza de estar certo :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouvi falar q existe uma altura para os colocar 2/3 semanas no congelador, visto serem sazonais.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bolbos ainda estão molinhos, se apertar deitam uma água um bocado esbranquiçada, como disse ainda não obtive qualquer planta deles.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bolbos ainda estão molinhos, se apertar deitam uma água um bocado esbranquiçada, como disse ainda não obtive qualquer planta deles.

 

Francisco Ramalho

 

acho que esses bolbos já eram.... porque afirmas que eles ainda estão "vivos"?

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma plnata que eu adorava ter, mas nao arranjo na minha zona, sao de facto umas plantas linda, e caras para o que estou habituado a pagar por plantas :D

 

Se quiseres a planta mas sem bolbo arranja-se facilmente, basta combinar-se algo.

 

Os bolbos ainda estão molinhos, se apertar deitam uma água um bocado esbranquiçada, como disse ainda não obtive qualquer planta deles.

 

Francisco Ramalho

 

Se o bolbo está mole é pq apodreceu, podes esquecer o resto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres a planta mas sem bolbo arranja-se facilmente, basta combinar-se algo.

 

claro que quero, eu quero a planta, nao me interessa o bolbo, que segundo entendi é apenas para criar mais plantas

 

claro que se fosse um bolbo,melhor, mas com a planta ja fico super contente

 

como combinamos?

 

peço desculpa pelo offtopic

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que quero, eu quero a planta, nao me interessa o bolbo, que segundo entendi é apenas para criar mais plantas

 

claro que se fosse um bolbo,melhor, mas com a planta ja fico super contente

 

como combinamos?

 

peço desculpa pelo offtopic

 

Segue PM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles não estão completamente moles, por fora estão rijinhos ainda, mas ao apertá-los estão moles por dentro e deitam uma espécie de muco, mas só se os apertar, afirmo que estão vivos, pois já assim estão há meses, neste estado de hibernação, uns 3-5 meses, se estivessem mortos, já não haveria vida dentro deles, estavam vazios completamente, penso eu que disto não percebo muito.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles não estão completamente moles, por fora estão rijinhos ainda, mas ao apertá-los estão moles por dentro e deitam uma espécie de muco, mas só se os apertar, afirmo que estão vivos, pois já assim estão há meses, neste estado de hibernação, uns 3-5 meses, se estivessem mortos, já não haveria vida dentro deles, estavam vazios completamente, penso eu que disto não percebo muito.

 

Francisco Ramalho

 

 

Penso que estejas enganado, e que estejam realmente mortos, mas espera para verificares isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca-os no congelador durante 3 semanas.

Acho q não tens nada a perder - isto é, se os considerares perdidos...

Quem me disse isto foi o Sr. Rui da Ruimar.

Boa sorte

 

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um bolbo á bastante tempo. Neste momento está num aqua e a brotar folhas, mas antes ele esteve guardado numa gaveta bem sequinho. Portanto não tem problema se o guardares seco em algum lado.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o problema não é ele guardar o bolbo, é a forma como o bolbo se encontra, estando mole parece-me que apodreceu e aquilo que sai quando ele o aperta aparenta sem o apodrecimento.

 

Mas isto sou eu a divagar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Pelo que descreves, acho que esses bolbos já eram, devem ter apodrecido.

De qualquer forma, acho que mesmo uma planta sem bolbo,só com raiz, com o tempo acaba por criar bolbos junto à raiz, que podem ser separados e darão origem a plantas novas.

Só não sei se é o caso das Lotus.

 

No outro dia comprei uma Echinodorus Ozelot em muito mau estado, depois de cortar a maioria das folhas (só se aproveitaram 2 ou 3) retirei-a do vaso e reparei que além do bolbo inicial da planta :shock: (nem sabia que estas plantas criavam bolbos) haviam mais 2 pequenos no embaranhado de raizes da planta. retirei-os com muito cuidado e meti-os no meu nano. Um deles já tem 2 folhinhas minusculas.

Amanhã meto fotos.

 

1 Abraço

 

PS:Em Viseu existem montes de bolbos de Lotus Tiger Red a 1€ no palaçio do gelo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais