fertilização


celsoslec

Recommended Posts

boas,

 

"Potassio, Micros(incluindo Magnésio), e um suplemento de Ferro. Depois Nitrogénio e Fósforo consoante os testes".

 

Esta é uma frase que retirei de um texto escrito pelo zogli e que basicamente resume o que devemos de usar para uma fertilização adequada...

 

Eu tenho cloreto de potassio e tenho o fertilizante da sera, o florena... este ultimo esta quase a terminar...eu sei que não é grande coisa e por isso quero trocar de marca...para ja não tenho acesso a marcas como seachem ou tropica etc...sera que o ferropol da jbl é melhor para os micros?

 

ja agora aceito sugestõe para outra marca que consiga arranjar cá no norte...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

"Potassio, Micros(incluindo Magnésio), e um suplemento de Ferro. Depois Nitrogénio e Fósforo consoante os testes".

 

Esta é uma frase que retirei de um texto escrito pelo zogli e que basicamente resume o que devemos de usar para uma fertilização adequada...

 

Eu tenho cloreto de potassio e tenho o fertilizante da sera, o florena... este ultimo esta quase a terminar...eu sei que não é grande coisa e por isso quero trocar de marca...para ja não tenho acesso a marcas como seachem ou tropica etc...sera que o ferropol da jbl é melhor para os micros?

 

ja agora aceito sugestõe para outra marca que consiga arranjar cá no norte...

 

cumps

 

 

Boas Celso

 

Podes perfeitamente usar o ferropol e acho que é bastante bom (pelo que tenho lido), mas tem atenção que o ferropol não contem magnésio, por isso tem de adicionar magnésio à parte....

[color="#000000"][b][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0#entry585608"] [/url][/size][/font][/b][/color][size=3][color="#8b0000"][font="Comic Sans MS"][color="#000000"][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0"][img]http://i285.photobucket.com/albums/ll65/pmfigueira/Tanganiyka/OceanLogo.png[/img][/url]
[/size][/font][/color][/font][/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

"Potassio, Micros(incluindo Magnésio), e um suplemento de Ferro. Depois Nitrogénio e Fósforo consoante os testes".

 

Esta é uma frase que retirei de um texto escrito pelo zogli e que basicamente resume o que devemos de usar para uma fertilização adequada...

 

Eu tenho cloreto de potassio e tenho o fertilizante da sera, o florena... este ultimo esta quase a terminar...eu sei que não é grande coisa e por isso quero trocar de marca...para ja não tenho acesso a marcas como seachem ou tropica etc...sera que o ferropol da jbl é melhor para os micros?

 

ja agora aceito sugestõe para outra marca que consiga arranjar cá no norte...

 

cumps

Eu uso o PlantGro da nutrafin que é rico em ferro mas acho que nao tem magnesio :?

Preparem-se para a grande e ultima modificaçao do discus resort

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Celso

 

Podes perfeitamente usar o ferropol e acho que é bastante bom (pelo que tenho lido), mas tem atenção que o ferropol não contem magnésio, por isso tem de adicionar magnésio à parte....

 

boas ,

 

alem do magnésio continuo com o cloreto de potassio?

 

isto da fertilização tem muito que se lhe diga...

 

ja agora onde posso arranjar magnésio?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na Horizonte Aquático há...agora não se vendem nas farmácias...

[color="#000000"][b][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0#entry585608"] [/url][/size][/font][/b][/color][size=3][color="#8b0000"][font="Comic Sans MS"][color="#000000"][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0"][img]http://i285.photobucket.com/albums/ll65/pmfigueira/Tanganiyka/OceanLogo.png[/img][/url]
[/size][/font][/color][/font][/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eu penso que a fertilização das plantas depende do tipo de aquário que tivermos. Diferente quantidade de iluminação e a presença ou não de um sistema de CO2 ''puxa'' pelas plantas de maneira diferente,e a fertilização tem de ser diferente.

 

Num aqua com luz média e sem CO2, utilizar um fertiizante tipo Ferropol, que tem todos os Micros e Potassio (se não me engano), é suficiente para manter as plantas saudáveis. Neste tipo de aquas, o Magnésio presente na água das tpa's pode ser suficiente.

 

Já num aqua com boa luz justifica-se o uso de um sistema de CO2, e estes dois factores aumentam o metabolismo das plantas e a sua necessidade de nutrientes.Aqui já é melhor uma fertilização individual com Potassio, um bom fertilizante de Micro nutrientes (incluindo Magnésio), e um suplemento de Ferro (digo suplemento pois os Micros já trazem Ferro).

 

Depois caso o nosso aquário não produza Nitrato e Fosfato em quantidades suficientes para suprir as necessidades das plantas, e isto pode acontecer em aquas com pouca Fauna,etc, temos de fertilizar com Nitrogénio (para Nitrato) e Fósforo (para Fosfato). Só utilizando testes é que sabemos quanto de cada um destes nutrientes temos no aqua.

 

Eu fertilizo diariamente com tudo, excepto com os Nitratos e Fosfatos que alterno os dias. Num dia ponho o Nitrogénio, noutro coloco o Fosfato.

 

Como tudo na vida a moderação é o melhor que fazemos.Não é por inundarmos o aqua de fertilizante que as nossas plantas ficarão mais belas, pois nesse caso as algas entram em cena.É um conjunto de valores que dita a beleza das plantas. Luz adequada(tal como se passa com os fertilizantes, o excesso não leva a nada), um sistema de CO2 e dar às plantas apenas os nutrientes que elas possam consumir.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eu penso que a fertilização das plantas depende do tipo de aquário que tivermos. Diferente quantidade de iluminação e a presença ou não de um sistema de CO2 ''puxa'' pelas plantas de maneira diferente,e a fertilização tem de ser diferente.

 

Num aqua com luz média e sem CO2, utilizar um fertiizante tipo Ferropol, que tem todos os Micros e Potassio (se não me engano), é suficiente para manter as plantas saudáveis. Neste tipo de aquas, o Magnésio presente na água das tpa's pode ser suficiente.

 

Já num aqua com boa luz justifica-se o uso de um sistema de CO2, e estes dois factores aumentam o metabolismo das plantas e a sua necessidade de nutrientes.Aqui já é melhor uma fertilização individual com Potassio, um bom fertilizante de Micro nutrientes (incluindo Magnésio), e um suplemento de Ferro (digo suplemento pois os Micros já trazem Ferro).

 

Depois caso o nosso aquário não produza Nitrato e Fosfato em quantidades suficientes para suprir as necessidades das plantas, e isto pode acontecer em aquas com pouca Fauna,etc, temos de fertilizar com Nitrogénio (para Nitrato) e Fósforo (para Fosfato). Só utilizando testes é que sabemos quanto de cada um destes nutrientes temos no aqua.

 

Eu fertilizo diariamente com tudo, excepto com os Nitratos e Fosfatos que alterno os dias. Num dia ponho o Nitrogénio, noutro coloco o Fosfato.

 

Como tudo na vida a moderação é o melhor que fazemos.Não é por inundarmos o aqua de fertilizante que as nossas plantas ficarão mais belas, pois nesse caso as algas entram em cena.É um conjunto de valores que dita a beleza das plantas. Luz adequada(tal como se passa com os fertilizantes, o excesso não leva a nada), um sistema de CO2 e dar às plantas apenas os nutrientes que elas possam consumir.

 

boas zogli,

 

no meu caso tenho um aquário de 96l brutos com um recente sistema de co2 e 48w de luz...

 

a nival de flora tenho uma elodea, musgo, fetos, limnophila sessiflora e mais 3 que não sei o nome...

 

tenho tido sérios problemas com a limnophila pois esta está completamente repleta por algas acastanhadas que formam uma espécie de bigode curto em toda a planta...as algas tornaram parte do areao ligeiramente esverdeado assim como o tronco...a elodea foi introduzida recentemente e tambem esta a começar a levar com algas mas reparei que tem um pé novo a nascer a meio do caule...as outras plantas estão bem à excepção de um pé de uma planta vermelha...esse está muito mau também...

 

o que me preocupa mais é a limnophila por estar mesmo fraca...tenho retirado alguns pés por estarem podres (pelo menos acho que estão pois até se desfazem), noto também que ela anda a ganhar muitas raízes pelo caule acima.

 

Será que estou a fertilizar bem?

 

Só fertilizo com 2,5 ml de cloreto de potássio (recomendado por ti) e com o florena...agora quero trocar de fertilizante e acho que vou optar pelo ferropol...continuo com o potássio?

 

se me poderes dar uns conselhos para melhorar a limnophila...é que fico com pena de ter de ficar sem ela pois alem do dinheiro que gastei, gosto bastante da planta por dar um efeito especial no aquário. Dos cerca de 35 pés que plantei, só me restam uns 15.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu caso parece ser falta de nutrientes que enfraqueceram as plantas e deram vantagem a essas algas. Um tipo de algas pretas também aparece quando há pouca luz. No meu aqua também me aparecem umas quando o CO2 caseiro está a acabar.

 

O que eu fazia no teu lugar era colocar o CO2,vai revitalizá-las e começar a dar-lhes nutrientes, para começarem a ganhar avanço às algas.

 

O Florena tem esta composição(que retirei aqui do fórum):"Ingredients: Boric acid 2.0 mg/l, Iron Chloride 890mg/l, Potassium Chloride 1.0mg/l, Magnesium Chloride 2.0mg/l, Sodium bicarbonate 0.6mg/l, Sulfuric acid 1.6mg/l, EDTA 4.0mg/l"

 

Eu nunca usei,mas parece que devias arranjar outro fertilizante melhor. No teu caso e como adicionas o Potassio, devias optar por um fertilizante bom de Micro-nutrientes. Tens o Seachem Elementos-traço, os Micros da Horizonte Aquatico, o fertilizante de Micros da Tropica (há dois um tem Nitrogénio e Fosfato,tu queres o que não tem), ou o Ferropol.

 

Caso as algas sejam muitas mesmo, o ideal seria começares de novo, montares o aqua de raiz.Às plantas que tens ai cortares tudo e ficares só com uma pontinha, de modo a crescer de novo.Limpavas o aqua com água corrente, colocavas outro substrato e ciclavas tudo outra vez, começando agora com o CO2 e com os nutrientes como deve ser.

 

Mas experiemnta agora com o CO2,continua com os 2,5ml/dia de K e arranja uns Micros bons, e experimenta arranjar mais plantas para o aqua. Retira todas as algas que conseguires, se for preciso retira parte da camada superficial do substrato, a que tem as algas. Arranja testes de Nitrato e Fosfato, se estiverem a zero tens de fertilizar docemente com Nitrogénio e Fósforo.Um produto que te ia ajudar era o Seachem Flourish Excel. Combate eficazmente essas algas, mas as ampulárias não gostam muito...

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora aceito sugestõe para outra marca que consiga arranjar cá no norte...

 

Cá pelo norte não consegui encontrar nenhuma loja que comercialize os fertilizantes em separado. Por isso tive de optar pela farmácia para o Potássio, Nitrogénio e Fosfato. Os Micros e suplemento de Ferro tive de encomendar da HA.

Se entretanto encontrares alguma coisa por esta zona avisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

venho aqui mostrar umas fotos das algas em questão...devo de dizer que não parecem aquelas algas pretas muito feiosas e grande que podem aparcer...são muito curtas e castanhas...parece um pequeno bigode.

 

nesta foto podemos ver as algas maiores do aqua...tanto no pedra como na planta...são as mais compridas...

dsc04277ht6.jpg

 

no musgo de java...aqui parece mais castanho do que ao vivo...o musgo esta verdinho só que alguns fios estão castanhos

dsc04271fm4.jpg

 

na elodea

dsc04273th5.jpg

 

 

e por fim na limnophila sessiflora...ja retirei quase todos os pés desta planta por estarem maus...hoje só fiquei com 4 ou 5...

dsc04269bt5.jpg

 

como podem ver são bastante curtas e na pedra mais compridas um pouco com um tom esverdeado...talvez outra espécie??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

já chegaste a fazer os testes a agua ???

 

edit: tambem me ocorreu fraca iluminaçao para o teu aquario porque tens apenas 0,5w/l por litro mas para manter elodias e limnofilas e musgos até nem devia de dar assim grandes problemas, mas....

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

já agora, em relação à iluminação quantas horas diárias me recomendam?

 

tenho a luz ligada das 18h as 04h será que tem influencia o facto de estar de moite? apanha a luz do dia (indirecta) mais a das lâmpadas...ou do tipo de lâmpadas? são umas pll comuns da osram...não diz k...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

já agora, em relação à iluminação quantas horas diárias me recomendam?

 

tenho a luz ligada das 18h as 04h será que tem influencia o facto de estar de moite? apanha a luz do dia (indirecta) mais a das lâmpadas...ou do tipo de lâmpadas? são umas pll comuns da osram...não diz k...

 

cumps

Ok, tens ai dois dos factores. Primeiro essas lâmpadas não funcionam para as plantas, todas as lâmpadas que não têm marcado os Kelvins geralmente têm 2700K. É pouco, no minimo as lâmpadas devem ter 4000K, sendo que o mais comum é 6400K.

 

Depois o tempo de luz. O aquário apanha com luz directa e depois quando deve entrar a noite leva com mais luz, agora das lâmpadas. Deves tentar que o aquário leve com o minimo de luz solar possivel, mesmo que indirecta, senão terás sempre uma fonte por onde as algas aparecem.

 

E o horário de iluminação das plantas deve ser o mais parecido possivel com o horário natural da luz solar, pois as plantas estão mais receptivas digamos assim a receber a luz no periodo natural que condiz com a luz solar, tipo das 12h até às 22h.

 

Em conjunto com a falta de fertilização e a falta de CO2, a qualidade da luz no teu aqua é definitivamente o problema que tens a resolver. E deves quanto antes limpar o aqua, retirar as partes das plantas que estão mais infectadas e ficar só com um bocado para crescer de novo, e o musgo apara-o e retira a maior parte das algas.E efectua tpa's regulares semanais e aproveita para aspirar com um tubo as algas que vão ficando.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, tens ai dois dos factores. Primeiro essas lâmpadas não funcionam para as plantas, todas as lâmpadas que não têm marcado os Kelvins geralmente têm 2700K. É pouco, no minimo as lâmpadas devem ter 4000K, sendo que o mais comum é 6400K.

 

Depois o tempo de luz. O aquário apanha com luz directa e depois quando deve entrar a noite leva com mais luz, agora das lâmpadas. Deves tentar que o aquário leve com o minimo de luz solar possivel, mesmo que indirecta, senão terás sempre uma fonte por onde as algas aparecem.

 

E o horário de iluminação das plantas deve ser o mais parecido possivel com o horário natural da luz solar, pois as plantas estão mais receptivas digamos assim a receber a luz no periodo natural que condiz com a luz solar, tipo das 12h até às 22h.

 

Em conjunto com a falta de fertilização e a falta de CO2, a qualidade da luz no teu aqua é definitivamente o problema que tens a resolver. E deves quanto antes limpar o aqua, retirar as partes das plantas que estão mais infectadas e ficar só com um bocado para crescer de novo, e o musgo apara-o e retira a maior parte das algas.E efectua tpa's regulares semanais e aproveita para aspirar com um tubo as algas que vão ficando.

 

boas,

 

vou ver então se altero o horario de iluminação...a luz natural é bastante indirecta mesmo...em relação às lampadas vou ver se as troco por outras...que achas de uma a 4200k e 6400k? sera que fica bem? é que as lampadas estão uma frente à outra ou seja casda uma ocupa metade do aqua (visto de frente...) não ha problema com isso?

 

Em relação ao co2 penso que não ficou claro mas neste momento ja tenho um sistema caseiro...

 

ontem fiz uma valente tpa, limpei tudo o que consegui e eliminei algumas plantas...agora so me falta talvez aparar o musgo...e aqueles dois fetos "yellow" (acho que se chamam assim) em principio vão sair...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, tens ai dois dos factores. Primeiro essas lâmpadas não funcionam para as plantas, todas as lâmpadas que não têm marcado os Kelvins geralmente têm 2700K.

 

vê lá não vá o rapaz comprar lampadas quando pode ter as lampadas ideais....a não ser que tenhas um dedo que adivinha :(

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vê lá não vá o rapaz comprar lampadas quando pode ter as lampadas ideais....a não ser que tenhas um dedo que adivinha ;)

Eu andei à procura de lâmpadas com casquilho E-27 de 8000K ou 10000K, mas ficou dificil, não encontrei. E reparei de todas as lâmpadas de várias marcas que vi, que as que têm mais de 4000K trazem a indicação escrita na lâmpada,e as Osram parece que também.

 

Geralmente se nem na caixa nem na lâmpada traz escrito os Kelvins é porque as lâmpadas têm menos de 4000K.

 

Mas pelo código pode-se saber os Kelvins da lâmpada. Celsoslec, observa a lâmpada e vê se tem um código escrito, tipo 827 ou 840. O 8 é o IRC da lâmpada e o 27 os Kelvins 2700 K.

 

acho que devias rever algumas das afirmações...

Just Me,estamos aqui todos para ajudar da melhor forma que sabemos e se discordas deves dizer porquê,é salutar, se todos estivessemos de acordo o mundo não evoluia. Pelo que tenho observado desde que cheguei ao fórum, és das pessoas que mais admiro e que mais nivel técnico tem de vários assuntos.Por isso a tua participação e a de outros membros são uma mais-valia para este fórum.

 

É preciso não confundir as coisas. Podemos ter tido discussões discordantes, mas eu só levo as coisas a sério na medida certa. Isto é um fórum,um local para o pessoal se divertir, e não para ganhar rancores de ninguém devido a discordâncias passadas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem parece que o zogli tem razão...passo a explicar:

 

aqui ha dias escrevi para a aquaden um topico onde perguntava se existia alguma alteração possivel na minha calha e ele respondeu-me dando-me 2 opções que me aumentava a potencia em 7 ou 8W, ai eu perguntei se compensava fazer a alteração e ele quis saber que lampadas eu tinha...eu fui ver as lampadas...ca esta a referencia

 

osram dulux L 24w/827

 

ele respondeu-me ontem e disse isto:

 

Boas.

 

Essas lâmpadas têm 2700k, não são muito aconselhadas para aquários.

Coloca duas de 6500k. Vai ficar muito diferente.

 

Rui Alves

 

por isso o zogli tem razão mas agora queria saber se as que tenho não fazem efeito nenhum ou se so não são as mais apropriadas...é que se não fazem efeito nenhum esquzam de estar a consumir...vou ver se encomendo duas de 6500k como me disseram...

 

acho que devias rever algumas das afirmações...

 

just me, ja acompanhei topicos teus e devo de concordar com o zogli quando ele diz que es entendido em muitos assuntos e muito bom a nível tecnico mas neste caso a tua ajuda não foi muita...

 

não quero com isto criar conflitos até porque gostava de ouvir (ler...) a tua opinião sobre o meu caso...acho que todos podemos dar opiniões e discutir sobre esta nossa paixão mas sempre de forma saudavel!!

 

cumps

Editado por celsoslec
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens razão, mas como sempre que elaboro as coisas, resulta em posts e posts e as coisas começam a divergir, e dizem que se deve criar um novo tópico...desta vez tentei uma abordagem diferente...

 

as afirmações em causa são:

Deves tentar que o aquário leve com o minimo de luz solar possivel, mesmo que indirecta, senão terás sempre uma fonte por onde as algas aparecem.

 

E o horário de iluminação das plantas deve ser o mais parecido possivel com o horário natural da luz solar, pois as plantas estão mais receptivas digamos assim a receber a luz no periodo natural que condiz com a luz solar, tipo das 12h até às 22h.

 

 

 

Podemos ter tido discussões discordantes, mas eu só levo as coisas a sério na medida certa. Isto é um fórum,um local para o pessoal se divertir, e não para ganhar rancores de ninguém devido a discordâncias passadas.

 

não sou pessoa de ganhar rancores :dry:

 

Uma vez alguem me disse, quem te critica é porque se importa, quem não se importa ignora e segue.

 

mas nem sempre toda a gente tem tempo para tudo, eu na ocasião, não tinha muito mais tempo e continuo a não ter muito, tenho de o gerir como posso.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu andei à procura de lâmpadas com casquilho E-27 de 8000K ou 10000K, mas ficou dificil, não encontrei. E reparei de todas as lâmpadas de várias marcas que vi, que as que têm mais de 4000K trazem a indicação escrita na lâmpada,e as Osram parece que também.

 

Geralmente se nem na caixa nem na lâmpada traz escrito os Kelvins é porque as lâmpadas têm menos de 4000K.

 

Mas pelo código pode-se saber os Kelvins da lâmpada. Celsoslec, observa a lâmpada e vê se tem um código escrito, tipo 827 ou 840. O 8 é o IRC da lâmpada e o 27 os Kelvins 2700 K.

 

lampadas casquilho E-27 duvido que exista em 8000ºk ou 10000ºk.

 

agora se não diz como sabes que tem menos de 4000ºk, não estou a dizer que tem mais apenas quero saber qual a tecnica que usas para saber os ºk quando não diz na lampada

 

 

bem parece que o zogli tem razão...passo a explicar:

 

aqui ha dias escrevi para a aquaden um topico onde perguntava se existia alguma alteração possivel na minha calha e ele respondeu-me dando-me 2 opções que me aumentava a potencia em 7 ou 8W, ai eu perguntei se compensava fazer a alteração e ele quis saber que lampadas eu tinha...eu fui ver as lampadas...ca esta a referencia

 

osram dulux L 24w/827

 

ele respondeu-me ontem e disse isto:

 

 

 

por isso o zogli tem razão mas agora queria saber se as que tenho não fazem efeito nenhum ou se so não são as mais apropriadas...é que se não fazem efeito nenhum esquzam de estar a consumir...vou ver se encomendo duas de 6500k como me disseram...

 

 

 

just me, ja acompanhei topicos teus e devo de concordar com o zogli quando ele diz que es entendido em muitos assuntos e muito bom a nível tecnico mas neste caso a tua ajuda não foi muita...

 

não quero com isto criar conflitos até porque gostava de ouvir (ler...) a tua opinião sobre o meu caso...acho que todos podemos dar opiniões e discutir sobre esta nossa paixão mas sempre de forma saudavel!!

 

cumps

 

o zogli tem razão em que? que lampadas de 2700ºk não são grande coisa? mas isso toda a gente sabe e ninguem disse o contrario...

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens razão, mas como sempre que elaboro as coisas, resulta em posts e posts e as coisas começam a divergir, e dizem que se deve criar um novo tópico...desta vez tentei uma abordagem diferente...

 

as afirmações em causa são:

 

 

 

 

 

 

 

 

não sou pessoa de ganhar rancores :twisted:

 

Uma vez alguem me disse, quem te critica é porque se importa, quem não se importa ignora e segue.

 

mas nem sempre toda a gente tem tempo para tudo, eu na ocasião, não tinha muito mais tempo e continuo a não ter muito, tenho de o gerir como posso.

 

bem agora que ja sei quais as afirmações..mas não concordas?? ja agora expõe o teu ponto de vista... :tongue:

 

cumps

Editado por celsoslec
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o zogli tem razão em que? que lampadas de 2700ºk não são grande coisa? mas isso toda a gente sabe e ninguem disse o contrario...

 

 

não, o zogli teve razão ao deduzir que as minhas lâmpadas tinham 2700ºk...eu já sabia que as mais adequadas eram as de 4ooo para cima mas comprei aquelas porque pensei que fossem adequadas e por não ter arranjado outras.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora se não diz como sabes que tem menos de 4000ºk, não estou a dizer que tem mais apenas quero saber qual a tecnica que usas para saber os ºk quando não diz na lampada

É uma questão de suposição e pensar um pouco,não há técnica nenhuma especial e_feijão.Dentro de todas as lâmpadas de casquilho E-27, as mais comuns têm 2700K (não tem nada a ver o 27 do E-27 e o 27 do 2700K...) porque são aquelas que mais se usam, luz amarelada.Particularmente Osram, se fores a uma loja dão-te logo a Osram 827.

 

Depois o porquê de quase todas as lâmpadas que têm mais de 4000K terem os Kelvins marcados ou na embalagem ou na própria lâmpada é uma questão de marketing.

 

Como é muito mais comum veres lâmpadas E-27 amarelas(com menos de 4000K), quando há uma lâmpada E-27 com a luz branca,que é menos comum, as marcas fazem questão de mostrar isso na caixa e na lâmpada.

 

E por acaso não me lembrava da mp do celsoslec quando respondi a este tópico, disse que a lâmpada dele era de 2700K por mera suposição,mas parece que afinal tem 2700K. É a mais comum. Que as lâmpadas de 2700K são são grande coisa para as plantas não é novidade...

 

E Just Me tens razão, numa dasafirmações que fiz não fui claro,pois disse:''E o horário de iluminação das plantas deve ser o mais parecido possivel com o horário natural da luz solar, pois as plantas estão mais receptivas digamos assim a receber a luz no periodo natural que condiz com a luz solar, tipo das 12h até às 22h.''

 

Claro que o periodo natural da luz solar não é das 12h até às 22h, eu quis dizer que o periodo das 12h até às 22h estaria mais dentro do periodo solar natural do que o periodo que ele usa neste momento.Temos de adequar a luz do aquário +- dentro do periodo natural da luz solar e também fora do nosso periodo laboral digamos assim, de modo a que possamos ver o aquário com luz.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais