Aquarium Island


petty

Recommended Posts

Boas, antes de passar ao novo layout do meu aquário, aqui fica algum registo do ele já foi

 

HPIM0029-1-1.jpg

 

HPIM1698-1.jpg

 

Podem ver mais fotos em http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;hl=aqua@aqua

 

 

Vamos agora a montagem do novo layout

 

Humus de minhoca devidamente tratado (uso sempre em todas as montagens)

 

HPIM1715-1.jpg

 

Humus Plus a base de Laterite

 

HPIM1718-1.jpg

 

Akadama especial (a mãozita da minha filha de nove anos já com o vicio, eheheheh)

 

HPIM1725-1.jpg

 

Posicionando as raízes de videira

 

HPIM1733-1.jpg

 

Enchendo o aqua, já com algumas plantas e pedras vindas da serra de Valongo

 

HPIM1734-1.jpg

 

E assim nasce o AQUARIUM ISLAND (foto tirada no dia seguinte há montagem)

 

HPIM1756-1.jpg

 

Aqui fica o setup:

 

Aquário 200 Litros aproximadamente

Substrato: Humus + 2 embalagens humus plus da Prodac a base de laterite, Akadama especial cerca de 30Lt

Iluminaçao: 2 x 54w T5 ambas de 6500K (6 horas ligadas)

Filtragem externa filtrando 1450 Lt/h

Injecção de Co2

 

Fauna: Discus, Neons, Rásbora Arlequim, Pinguins, Sae's, Otos, Lda's 25 (não sei porque mas acho que me estou a esquecer de alguma especie, hummmm...)

 

Flora: 2 especies de Anubias, feto de Java, uma Lotus, Blyxa, Eleocharis (possivelmente será para tirar) Cryptos

 

Ph - 6

NO3 - 5 ppm mg/l

PO4 - 10 ml - 0,25 mg/l

Kh - 4

Gh - 9

 

Apareceram algumas algas verdes entre o vidro e a Akadama mas já estou a tratar delas com tpa's dia sim dia não e adição de 5ml Flourish excel

 

 

Logo tento colocar fotos retiradas ontem onde puderam ver o aquario com o resto das plantas

 

Abraço a todos

 

 

 

Petty

Editado por Pedro Conceição
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 235
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa noite, antes de mais obrigado pelos comentarios

 

onde arranjas essas raizes de videira ?

 

As raizes comprei na Sohal em Matosinhos, vamos agora passar as fotos tiradas ontem ;)

 

HPIM1791-1-1.jpg

 

HPIM1788-1.jpg

 

Ainda vou colocar mais uma ou duas pequenas pedras e em pricipio a Eleocharis será substituida por Gloss

 

Abraço a todos

 

 

 

Petty

Editado por petty
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, obrigado a todos pelos comentarios

 

boas

 

passei por aqui para ver o teu aquario e ficou muito bonito :lol:

 

mas aquela primeira montagem 8) nao sei como tiveste coragem ;)

 

 

boas

 

muito bom mas mesmo assim gostei mais do primeiro.

 

 

Realmente deu pena desmontar o 1º aquario, que na realidade não era a minha 1ª montagem este aquario ja teve varios layout, desde tapetes em riccia, gloss e bla, bla, bla.... as diferenças entre a 1ª foto e a segunda é só no troco do lado direito e centro do aquario e claro as plantas cresceram bues, mas tinha mesmo de o alterar a 100% as solhas estavam a ficar sem espaço e havia peixes que devido a flora estar tão fechada passava dias sem os ver, como tal mãos a obra e deu no que deu. Ontem coloquei uma pedra do lado direito e podei a Eleocharis, vou tentar colocar a Lotus no meio dos calhaus grandes penso que lá ficará melhor, as plantas estão todas a crescer bem mas a Blyxa e a HZ estão com algumas folhas quebradas tipo dobradas, será falta de algum nutriente? Como a montagem é recente não tenho feito adição de rigorosamente nada a não ser a injecção de CO2 e Flourish Excel para tentar acabar com algumas algas verdes que apareceram entre a Akadama e os vidro, será que a Blyxa e a HZ estão a sentir falta de algum nutriente?

 

 

Abraço

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sem uma fotografia mais aproximada para tentar perceber a carencia da planta é complicado.

 

mas as blixas e as hz depois de plantadas tem tendencia a murchar um pouco até se ambientarem as novas condicoes principalmente a hz que basta estar até um pouco fora de agua e ser replantada de novo.

 

controla os nutrientes que tens desponiveis na agua.

 

ferro e micros e potassio podes já adicionar.

 

os fosfatos e nitratos convem ires controlando porque derivado a fauna que tens e alimentaçao deles pouco deve de ser necessario fertelizar.

 

essas algas nos vidros e areao é normal pois as plantas que tens sao quase practicamente todas de crescimento lento e o metabolismo é mais lento para combater as algas.

 

reduz parcialmente o foto peridodo 30 minutos tipo de 5 em 5 dias e ve qual o horario que mais se adapta ao teu aquario.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sem uma fotografia mais aproximada para tentar perceber a carencia da planta é complicado.

 

mas as blixas e as hz depois de plantadas tem tendencia a murchar um pouco até se ambientarem as novas condicoes principalmente a hz que basta estar até um pouco fora de agua e ser replantada de novo.

 

controla os nutrientes que tens desponiveis na agua.

 

ferro e micros e potassio podes já adicionar.

 

os fosfatos e nitratos convem ires controlando porque derivado a fauna que tens e alimentaçao deles pouco deve de ser necessario fertelizar.

 

essas algas nos vidros e areao é normal pois as plantas que tens sao quase practicamente todas de crescimento lento e o metabolismo é mais lento para combater as algas.

 

reduz parcialmente o foto peridodo 30 minutos tipo de 5 em 5 dias e ve qual o horario que mais se adapta ao teu aquario.

 

abraços.

 

Ola krypticall e restantes membros, penso que as quebras nas folhas tipo dobradas não tem nada haver com murchar, ainda não fiz adição de nada excepto do que ja referi pois a montagem é muito recente, penso que não será falta de ferro pois o substrato tem uma camada de Humus plus a base de Laterite que é rico em FE, embora não tenha teste FE mas posso comprar e ver, quanto ao potassio ainda não fiz adição, já é do meu conhecimento que em novos montagem com um substrato tão fertil quanto o do meu aquario e normal aparecerem umas algas, quanto ao foto periodo estava em 9h inicialmente mas desde o dia que notei algas passei para 6h de luz, bem deixo aqui uma foto da HZ para tentarem dar o vosso parecer.

 

Foto das quebras nas folhas da HZ

 

HPIM1808-2-1.jpg

 

 

Uma fotozinha tirada hoje

 

HPIM1802-1.jpg

 

 

Mais duas perguntinhas, a calculadora on line que usava foi-se, será que alguem me pode fornecer um link para que assim possa confirme a quantidade de potassio a adicionar no aquario? Eu uso potassio DIY (100g de Cloreto de Potassio mixturado em um 1,5lt de agua destilada) e já agora sugestões para adição de micros (algo DIY ou não).

 

 

Petty

Editado por petty
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

deves de estar a procura disto calculadora de chuck

 

quanto a micros só mesmo nas lojas, quem sabe ainda nao revelou :D

 

acredita que isso na hz foi de teres feito a nova plantaçao.

 

basta a planta sair do aquario para outro sitio e tornar a plantar que fica assim.

as folhas sao demasiado finas e frageis e a planta recentesse muito depressa ficando com esse aspecto.

 

essas folhas mais velhas acabarao por cair e se desfazer, mas rapidamente vais ver em como a planta fica de novo bonita.

 

se tiveres os niveis de nutrientes todos controlados claro.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

deves de estar a procura disto calculadora de chuck

 

quanto a micros só mesmo nas lojas, quem sabe ainda nao revelou bigsmile

 

acredita que isso na hz foi de teres feito a nova plantaçao.

 

basta a planta sair do aquario para outro sitio e tornar a plantar que fica assim.

as folhas sao demasiado finas e frageis e a planta recentesse muito depressa ficando com esse aspecto.

 

essas folhas mais velhas acabarao por cair e se desfazer, mas rapidamente vais ver em como a planta fica de novo bonita.

 

se tiveres os niveis de nutrientes todos controlados claro.

 

abraços.

 

Boas, não me parece que seja da nova plantação pois tambem esta acontecer nas novas folhas, embora rebentos mais pequenos não apareça assim que as folhas crescem ai estão as quebras a aparecer, não sei o porque só se for falta de algum nutriente, luz não pode ser porque as lampadas são novas completamente, se houver aguem que ja tenha tido este problema pf partilhe como o resolveu, obrigado e abraço

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não me parece que seja da nova plantação pois tambem esta acontecer nas novas folhas, embora rebentos mais pequenos não apareça assim que as folhas crescem ai estão as quebras a aparecer, não sei o porque só se for falta de algum nutriente, luz não pode ser porque as lampadas são novas completamente, se houver aguem que ja tenha tido este problema pf partilhe como o resolveu, obrigado e abraço

 

Petty

 

Boas Petty, a HZ é uma planta que escureçe muito facilmente... ela está assim pq está ainda em fase de enraizamento... é muito normal acontecer..

Em poucos dias vais notar melhorias...

 

Em relação à fertilização adiciona somente potassio nos primeiros tempos.. como está em fase inicial eu apostava numa fertilização de potassio de 10ppm diários, ou de 2 em 2 dias como baixaste o fotoperiodo para 6h acho que seria mais viável..

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Petty, a HZ é uma planta que escureçe muito facilmente... ela está assim pq está ainda em fase de enraizamento... é muito normal acontecer..

Em poucos dias vais notar melhorias...

 

Em relação à fertilização adiciona somente potassio nos primeiros tempos.. como está em fase inicial eu apostava numa fertilização de potassio de 10ppm diários, ou de 2 em 2 dias como baixaste o fotoperiodo para 6h acho que seria mais viável..

 

CUMPS

 

eu tambem sou da mesma opiniao porque tambem me acontecia o mesmo e passado uma a duas semanas já parecia outra.

 

uma coisa que faço quando a replanto de novo e meter apenas a poda mais nova que esta ao de cimo e esperar que cresça e já nao fica com esse aspecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigo petty

sem duvida esta um espetaculo

quanto a HZ, se as outras plantas estiverem bem, é porque essa ainda nao se ambientou, talvez devas dar-lhe um pouco mais de tempo.

mas e melhor esperar por alguma opiniao de alguem mais entendido do que eu.

 

UM GRANDE ABRAÇO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Vou seguir o vosso conselho e adicionar 10ppm de Potássio dia sim dia não e ver no que dá, abraço a todos e obrigado pelos comentários e ajudas, ate breve.

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui vai mais duas fotos tiradas esta semana ao AQUARIUM ISLAND, a segunda como podem ver coloquei três pés de Blyxa do lado direito

 

 

15082008025.jpg

 

20082008030-1.jpg

 

 

Ph - 6.7

Gh - 6

Kh - 2

No3 - 10 ppm (mg/l)

Po4 - 0,25 (ml/l)

 

 

As poucas BGA que tinham estão a desaparecer completamente, continuo com 6h foto periodo, adição de 5ml de Flourish Excel diarios, potassio e Co2 a bombar, quanto a micros ainda não fiz adicção, ontem aconselharam-me para micros FLORE DAYDROPS da Sera que acham?? (não contem magnesio) Alguem conhece??? Acham de devo de adicionar já micros, não esquecer que este aquario tem pouco tempo de montagem, dou comdida congelada aos discos quase todos os dias como tal não quero que fosfatos e nitratos disparem, abraço a todos e aguardo opinioes.

 

 

Petty

Editado por petty
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, era muito bem umas opinioes das alterações no Aquarium Island e do produto da Sera que me disseram que era bom pra micros e se acham que devo adicionar micros após um mes de vida, abraço e venham dai essas opinioes.

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca usei os micros da sera, mas por experiençia própria recomendo o Tropica plant nutrition, existe o normal e o + (o TPN + tem a adição de NO3 e PO4) Mas como tens discus o NO3 e o PO4 devem estar sempre presentes na coluna de água.. logo não deves precisar

 

Gosto muito da disposição das plantas juntamente com os troncos, acho que só faltava compor com um tapete de Tennelus, ou eleocharis parvula..

 

Não gosto muito é de ver os xistos, troca por basaltos com maior volume

 

CUMPS..

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca usei os micros da sera, mas por experiençia própria recomendo o Tropica plant nutrition, existe o normal e o + (o TPN + tem a adição de NO3 e PO4) Mas como tens discus o NO3 e o PO4 devem estar sempre presentes na coluna de água.. logo não deves precisar

 

Gosto muito da disposição das plantas juntamente com os troncos, acho que só faltava compor com um tapete de Tennelus, ou eleocharis parvula..

 

Não gosto muito é de ver os xistos, troca por basaltos com maior volume

 

CUMPS..

 

 

Boas, realmente era o que eu pensava como tenho discus como tal NO3 e PO4 sempre presentes, mas nada como colher mais opiniões, quanto ao tapete ele ja esta la só que muito pequeno, se reparares estão plantadas eleocharis, tambem plantei gloss penso que a gloss será melhor para os peixes comerem os restos, mas ainda não decidi qual dos tapetes vou fazer, eleocharis ou gloss, hummm uma das especies vai sair agora qual ainda não decidi a 100% de qualquer forma aumentei a equipa de limpeza e introduzi mais 2 otos e 6 coridoras pigmeu, quanto aos calhaus até pode ser que fique melhor mas encontrar a onde no porto? Pelo que sei basalto encontrar-se no sul, mas gostava de experimentar agora falta saber se no norte tambem se encontra, já agora se alguem souber agradeço ajuda, abraço e obrigado pela opinião :)

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à escolha da planta de tapete, se fores quantificar o teu setup de volume de aquario vs iluminação.. deve rondar os 0.5w, 0.6w.. por LT..

 

Logo a escolha recaia para a eleocharis por ser uma planta com necessidades de iluminação inferiores à glosso (a glosso é das plantas de tapete que mais necessita de iluminação forte).

 

Mas de qualquer forma para teres a certeza se a luz que tens é suficiente ou não, basta verificares o crescimento da glosso. Se verificares um crescimento para cima dos runners, é porque a iluminação que tens é mesmo insuficiente.

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à escolha da planta de tapete, se fores quantificar o teu setup de volume de aquario vs iluminação.. deve rondar os 0.5w, 0.6w.. por LT..

 

Logo a escolha recaia para a eleocharis por ser uma planta com necessidades de iluminação inferiores à glosso (a glosso é das plantas de tapete que mais necessita de iluminação forte).

 

Mas de qualquer forma para teres a certeza se a luz que tens é suficiente ou não, basta verificares o crescimento da glosso. Se verificares um crescimento para cima dos runners, é porque a iluminação que tens é mesmo insuficiente.

 

cumps

 

 

Ola de novo, plantei a gloss esta semana como tal ainda não posso dizer se realmente da para fazer tapete ou não, de qualquer forma a calha tem duas

lampadas economizadoras de 6400k cada que nunca estiveram ligadas os wt não sei ao certo mas o total da calha deve ter cerca de 160wt, mais coisa menos coisa, quanto a eleocharis ja tem alguns rumers, logo tento colocar novas fotos.

 

Abx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.