carência de...


patilas

Recommended Posts

  • Replies 105
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Patilas,

A tua marble queen tem...

Tou a brincar, agora a serio, já tenho a minha ideia formada, mas para te dar uma opinião bem fundamentada, pedia-te para "postares" uma foto da planta na sua totalidade.

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Patilas,

A tua marble queen tem...

Tou a brincar, agora a serio, já tenho a minha ideia formada, mas para te dar uma opinião bem fundamentada, pedia-te para "postares" uma foto da planta na sua totalidade.

 

só tirei a foto (e mal) a folha que aparenta pior aspecto, há outras folhas a ficar com a mesma tonalidade, mas as novas estão aparentemete e por agora boas, por agora não tenho outra foto para colocar de qualquer forma venha de lá a tua opinião para ver se é a mesma que a minha (falta de azoto)

Editado por patilas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, diria "quase" com toda a certeza que é falta de Azoto ou Nitrogénio, conforme queiras.´

É relativamente comum essa carencia em Echinodorus sp.

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua de Discus não é comum haver carências de Nitrato,porém nunca se sabe,sem saber pormenores pode ser muitas coisas.

 

Patilas como estás a fertilizar o aqua? E já agora coloca o setup do aquário.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Numa Echinodorus a crescer a "full-speed" faz pouca diferença que Discus produzam "isto" ou "aquilo".

O meu conselho é que fertilizes essa planta individualmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua de Discus não é comum haver carências de Nitrato,porém nunca se sabe,sem saber pormenores pode ser muitas coisas.

 

Patilas como estás a fertilizar o aqua? E já agora coloca o setup do aquário.

 

Ora então cá vai o setup

 

Agua 140X45X50 aporx. 300lt.

filtro JBL 1500 lt/h

Co3 de Botija 1 a 2 bps

Iluminação 210W (4 de 6500K e 2 de 4200K) durante 9 horas sendo o periodo de 210W entre as 14H e 20H, no resto do tempo 70 W

35 Lt. Akadama

Bastante plantado

aquecimento 2 x 200W

 

Quando a fertilização isso agora é que é o problema estou a ver se consigo acertar com a mesma , neste momento estou a fertilizar diariamente com potassio da HA aprox 30ml cerca de 10 gotas de ferro tambem da HA 1 0u 2 vezes por semana forneço micros da FERKA e é mais ou menos isso, como vez ainda não é uma fertilização certa, mas as plantas por agora mostram um desenvolvimento saudável menos a da foto que começa a ficar amarelada.

 

Quanto aos testes

PH 6.6 a 6.8

Gh 6

temp. 29

PO4 0,5

NO3 0 ( ora aqui é que acho que tenho o problema já adicionei por 2 dias 5 ml ( cada dia)de KNO3 mas contiuna a zero)

Editado por patilas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hipermercado-> barras de algoflash, partes 1 (ou 2 barras conforme o tamanho da planta) ao meio e colocas bem enterrado junto à echinodorus, daqui a pouco tempo desaparece.

 

tambem voto na carência de azoto...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"...hipermercado-> barras de algoflash, partes 1 (ou 2 barras conforme o tamanho da planta) ao meio e colocas bem enterrado junto à echinodorus..."

 

Atenção que os fertilizantes de Nitrogénio que não são fabricados com o fim de serem utilizados em aquário, teem como matéria prima o nitrato de amonio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso é que são para colocar no fundo do solo.

 

Especialmente porque o substrato é argloso e portanto a amónia com ião positivo tende a ligar-se às argilas e a ser absorvido mais facilmente pelas plantas ou a ser decomposto pelas bacterias, enquanto que o nitrato fica livre já que é ião negativo sendo por isso lentamente libertado para a coluna de água.

 

Melhor combinação do que amónia e nitrato em termos de fertilizantes de azoto não existe...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo que no setup está NO3 zero... também voto na carência de azoto!

 

Eu sempre torci o nariz a usar esses fertilizantes de vaso em aquário,pois não foram testados para usar em aquariofilia, mas se usarmos o fertilizante correcto os resultados até podem ser os esperados. Mas uma coisa eu sei, este tipo de fertilizante não pode ser utilizado em aquários com camarões e caracois mais sensiveis.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tenho adicionado KNO3 da HA, cerca de 5 ml por dia para cerca de 300Lt, juntamente com potassio e ferro tudo nas doses indicadas ( Só fiz 3 dias até agora de KNO3) não queria abusar da dose por isso estou a fertilizar nas doses indicadas mas se calhar vou ter que aumentar.

Editado por patilas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no caso da echinodorus, mesmo adicionando o KNO3, seria aconselhavel suplementares pelo solo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sempre usei em todos os aquarios que tive e sem qq problema

Pronto,se é assim. Eu nuca usei, o que disse foi raciocinio lógico,pensei que o excesso de Nitrato,etc libertado para a coluna de água seria prejudicial aos invertebrados mais sensiveis.

 

Até porque num aqua de camarões a fertilização deve ser minima. Ok que eu uso um pouco de substrato fértil, mas um substrato fértil não é a mesma coisa que enterrar barras de fertilizantes para planta de vaso no substrato.

 

Eu não colocaria num aqua com invertebrados.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto,se é assim. Eu nuca usei, o que disse foi raciocinio lógico,pensei que o excesso de Nitrato,etc libertado para a coluna de água seria prejudicial aos invertebrados mais sensiveis.

 

se for enterrado e usado com moderação...não vejo o minimo dos problemas. O que se diz por muitos lados sobre a sensibilidade dos invertebrados é basicamente desinformação, são normalmente conclusões com pouco ou nenhum suporte, propagadas e aumentadas para justificar sesconhecimentos sobre a causa de morte na manutenção.

 

Até porque num aqua de camarões a fertilização deve ser minima.

porquê?

 

Ok que eu uso um pouco de substrato fértil, mas um substrato fértil não é a mesma coisa que enterrar barras de fertilizantes para planta de vaso no substrato.

Quais as grandes diferenças?

 

Eu não colocaria num aqua com invertebrados.

 

Eu colocaria com conta e moderação.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se for enterrado e usado com moderação...não vejo o minimo dos problemas. O que se diz por muitos lados sobre a sensibilidade dos invertebrados é basicamente desinformação, são normalmente conclusões com pouco ou nenhum suporte, propagadas e aumentadas para justificar sesconhecimentos sobre a causa de morte na manutenção.

Não creio. Depende de que camarão estejas a falar.

 

Eu tenho vários tipos de camarões em vários aquários diferentes, e tenho Red Cherry's no meu plantado ''high-tech'' sem problemas. Nesse aqua tenho substrato fértil e faço uma fertilização diária de todos os nutrientes ''à la gardé''. No entanto eles são felizes e prosperam.

 

Agora no aqua onde tenho os Crystal Red grade A,camarões que são mais sensiveis e como me custaram caro, não vou ser maluco e potenciar uma morte colectiva...sem explicação coerente,nem sem me estar a desinformar a mim mesmo.É que a sensibilidade não é igual para todos os camarões.

Como tal,nesse aquário coloquei uma fina camada de substrato fértil,areão por cima e não fertilizo na coluna de água.

 

E num aqua de camarões estes só podem morrer destas formas: Comidos por peixes ; excesso de carga orgânica ; falta de trocas de água ; intoxicação por fertilizantes ; intoxicação por via externa do aquário ; fome ; doença rara. Se é feita uma manutenção a um qualquer aqua regularmente que não deixe Nitratoe Fosfatos subirem por ai acima, se há tpa's semanais, se o local é arejado e não há uso de insecticidas e agentes de limpeza por perto, se os camarões são bem alimentados,mas... fertilizamos na coluna de água,é lógico pensar que morreram por causa da fertilização. Ou doença rara.

 

Se podemos ter um aquário bonito,com musgos e outras plantas mais resistentes sem fazer uma fertilização liquida, para quê fazê-lo potenciando a morte dos camarões que nos custaram os olhos da cara?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no caso da echinodorus, mesmo adicionando o KNO3, seria aconselhavel suplementares pelo solo.

 

.. e pastilhas da Sera para plantas é que acho que ainda lá tenho algumas em casa, será solução?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.. e pastilhas da Sera para plantas é que acho que ainda lá tenho algumas em casa, será solução?

Tens à venda em algumas lojas capsulas de Nitratos ideais para colocar na substrato. Porém se não tens camarões eu colocava a marca que o Just Me disse, enterrava perto da raiz da planta.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não creio. Depende de que camarão estejas a falar.

 

mas é verdade.

 

Agora no aqua onde tenho os Crystal Red grade A,camarões que são mais sensiveis e como me custaram caro, não vou ser maluco e potenciar uma morte colectiva...sem explicação coerente,nem sem me estar a desinformar a mim mesmo.

 

não estou a dizer que sejas tu a testar...

 

É que a sensibilidade não é igual para todos os camarões.

 

obviamente que cada ser tem tolerâncias diferentes... no entanto muitas dessas intolerâncias são desconhecidas, e são resultados de mortes sobre as quais não existe informação, causa provável, verificação,etc...

 

E num aqua de camarões estes só podem morrer destas formas: Comidos por peixes ; excesso de carga orgânica ; falta de trocas de água ; intoxicação por fertilizantes ; intoxicação por via externa do aquário ; fome ; doença rara.

 

só? porque?

 

desiquilibrio metabólico, inadequação de parametros da água, acumulação de metais pesados, competição intra-espécie, competição entre espécies, outras doenças (porque é que teem de ser raras?)

 

e isto são tudo "causas amadorescas" -> nunca vi um camarão morrer por "falta de trocas de água" é a isto que eu chamo desinformação... o que é que a troca de agua implica com o camarão? tira alguma coisa da agua? o que? coloca alguma coisa na agua? o que?

Excesso de matéria orgânica? o quê? hidratos de carbono? compostos azotados? compostos fosfatados? quais?

intoxicação por fertilizantes? quais? tudo? metais pesados?

fome? inadequação nutricional? falta do quê? vitaminas? aminoácidos? etc...

doença rara? quais? como se diagnostica? existem diagnósticos confirmados? existem evidencias de sintomas? existem diagnósticos diferenciais entre doenças?

 

Já agora desiquilibrios nutricionais são doenças, intoxicações são doenças, intoxicações são doenças, ou seja...as causas que enumerase resumem-se a:

1-ser comidos por peixes

2- doenças mal categorizadas

 

Se é feita uma manutenção a um qualquer aqua regularmente que não deixe Nitratoe Fosfatos subirem por ai acima, se há tpa's semanais, se o local é arejado e não há uso de insecticidas e agentes de limpeza por perto, se os camarões são bem alimentados,mas... fertilizamos na coluna de água,é lógico pensar que morreram por causa da fertilização. Ou doença rara.

 

seria lógico, mas está longe de ser provado. fica por provar muita coisa, como, se estão bem alimentados e não tem uma subnutrição prolongada no tempo, se o aquário é bem mantido, se a água utilizada é adequada, se os parametros estão correctos, etc...

 

Se podemos ter um aquário bonito,com musgos e outras plantas mais resistentes sem fazer uma fertilização liquida, para quê fazê-lo potenciando a morte dos camarões que nos custaram os olhos da cara?

 

e porque não tentar sem matar os camarões?

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só? porque?

 

desiquilibrio metabólico, inadequação de parametros da água, acumulação de metais pesados, competição intra-espécie, competição entre espécies, outras doenças (porque é que teem de ser raras?)

Esse desiquilibrio metabolico (ou desiquilibrios no metabolismo do camarão,ou seja camarão doente, ou seja camarão a morrer) que falas não é uma causa, mas um sintomas de várias outras coisas.

 

Dos que enumeurei não falei nos desajustamentos de PH em relação às preferências de uma qualquer espécie,no facto de se colocar os camarões cedo demais no aquário, num aqua mal ciclado. E os metais pesados que falas também são uma causa de morte, tratada com um acondicionador de água.

 

Agora competição intra-espécies sei que deverá existir mas pessoalmente nunca reparei, pelo menos nas espécies que já mantive, Red Cherry, Crystal Red, Green, Bee, Caridina Japonica e camarão Madeira. Competição entre diferentes espécies também não e já tive algumas espécies juntas: Red com Bee ; Red com Crystal Red ; Crystal Red com Caridina Japonica, dos que me lembro.

Agora uma morte massiva num aquário resultado de competição,seja intra ou entre espécies... só mesmo com um conjunto de circunstâncias muito esquisitas...pelo menos nas espécies mais conhecidas.Mas por certo explicarás como isso poderá acontecer.

 

E Just Me...um camarão não morre por falta de trocas de água,morre das consequências que advém da falta de trocas de água...Ou também é ''profissional'' não fazer trocas de água? É que se for prefiro continuar com os meus aquas amadores mas felizes...e de preferência com os camarões vivos.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse desiquilibrio metabolico (ou desiquilibrios no metabolismo do camarão,ou seja camarão doente, ou seja camarão a morrer) que falas não é uma causa, mas um sintomas de várias outras coisas.

 

 

estes teus ou seja, estão incorrectos...não são propriamente causa efeito obrigatoria, mas sim facultativa...ter um desiquilibrio metabólico não significa obrigatoriamente camarão doente e camarão a morrer...pode levar a muitos outros caminhos...

 

Dos que enumeurei não falei nos desajustamentos de PH em relação às preferências de uma qualquer espécie,no facto de se colocar os camarões cedo demais no aquário, num aqua mal ciclado.

 

pois não falaste...mas disseste que as unicas causas de morte eram as que tinhas citado anteriormente...

 

E os metais pesados que falas também são uma causa de morte, tratada com um acondicionador de água.

 

são mesmo tratadas com um acondicionador de água? tens a certeza? olha que se calhar não é bem assim...

 

Agora competição intra-espécies sei que deverá existir mas pessoalmente nunca reparei, pelo menos nas espécies que já mantive, Red Cherry, Crystal Red, Green, Bee, Caridina Japonica e camarão Madeira.

 

por vezes não são coisas observaveis facilmente... mas tipicamente espécies alienigenas umas para as outras levam a situações de competição, não obrigatoriamente directas tais como lutas...

 

Agora uma morte massiva num aquário resultado de competição,seja intra ou entre espécies... só mesmo com um conjunto de circunstâncias muito esquisitas...pelo menos nas espécies mais conhecidas.Mas por certo explicarás como isso poderá acontecer.

 

tens a certeza que teem de ser circunstâncias esquisitas? pode ser a competição por um terrirório, por um recurso, etc... que ao longo do tempo leva a problemas...mais uma vez, não tem de ser directo, não tem de ser instantaneo e não tem de ser facilmente observavel.

 

E Just Me...um camarão não morre por falta de trocas de água,morre das consequências que advém da falta de trocas de água...

 

e quais são essas consequências? tanta gente que mantem aquarios sem trocas de água... ou com trocas de água muito esporádicas... posso-te citar o Tom Barr nos plantados , o Nielsen nos aquarios de recife, enfim...há tantos exemplos... manter aquarios com trocas de agua minimas ou esporádicas hoje em dia já é uma realidade, e não, não são aquários com problemas...

 

Ou também é ''profissional'' não fazer trocas de água?
pode ser feito a nível profissional como amador, e até te digo mais, é mais fácil não as fazer a nível amador do que a nível profissional onde por vezes as condicionantes são muito maiores... e a troca de água se torna uma "muleta" fundamental para corrigir problemas

 

É que se for prefiro continuar com os meus aquas amadores mas felizes...e de preferência com os camarões vivos.

 

é uma escolha tua...pode não ser totalmente informada...mas é uma escolha tua... não sou eu que te vou obrigar a nada...

 

deixaste foi muitas perguntas sem resposta...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais