rui gaspar

Membro
  • #Conteúdo

    13
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por rui gaspar

  1. Boas Pedro Conceição!! Se contem nitratos, fosfatos, silicatos.... não sei porque ainda não fiz testes a água, aina estou a concluir a sump e a adquirir todo o equipamento. O que te posso dizer é que entidades competentes analizaram a água e certificaram o consumo. Nada como fazer os testes e tentar... Abraço a todos.
  2. rui gaspar

    NanoReef

    O Nano está espectacular é notoria a tua dedicação, e como ja referiram, qualquer dia vai morder-te o bixinho para montares um grande heheh. A parte critica: So coralada vais acabar por te cansares, eu colocava um pouco de vida a nadar a volta dos magnificos invertebrados, não muitos para n poluir a água, mas dois palhacinhos ou uns gramas loretos, ou assim... e vês a dif. Continua no bom caminho. Abraço
  3. Oi Paulo. Ao armazenares água apenas eliminas o cloro, os restantes elementos permanecem, e como vivemos em comunhão com as bactérias, a longo prazo podes promover alguns nitritos etc... Ambos moramos na Parade e cada um tem um resultado dif. em relação a água da rede pública nos salgados, so demostra cada vez mais que a aquariofilia nunca tem nem terá uma ciência exacta... O teu salgado tem aproximadamente quanto tempo de maturação? Abraço
  4. Boa noite a todos. A experiência que tive no passado em relação á agua da rede pública ao nível dos salgados é a mesma que muitos dos menbros deste forum indicam, gera a proliferação de algas verdes, e a sua eliminação é bastante trabalhosa... Decidi voltar a por em pratica a paixão pelos aquas salgados mas desta vez apenas com água de osmose inversa, mas antes de comprar o aparelho surgiu-me uma idea e agradecia imenso que os demais colegas de hobby meditassem sobre os vossos conhecimentos e me comentassem a seguinte ideia: Algures perto de minha casa existe um poço com 12m de prof., onde o dono do mesmo me chegou a afirmar que individuos competentes analizaram a sua qualidade e que certificavam a sua ingestão. Visto o poço ser um furo que vai de encontro a um aquífero e que neste caso, aqui na zora é rodeado por rocha calcária, o complexo processo de filtração que a água atravessa sobre o solo, mais o forte contacto em rochas calcárias poderá assemelhar-me a uma membrana de osmose com passagem final por kalk ? E assim reduzir em larga escala a hipótese de ter algas verdes no meu aquário. Abraço!!
  5. Oi pessoal, tenho um aqua de 400l com ciclideos africanos á dias passou-me pela cabeça fazer um experiência e ver o que acontecia se mete-se um disco com as feras(ciclideos), diferença de PH e temperatura. Nos primeiros dias sempre muito stressado, e escondigo, agora uma semana depois não podia estar melhor, nunca mais se escondeu, nada junto das feras, come bem etc....
  6. Que duração é tem o enxofre a trabalhar no copo como desnitrificador ??? Abraços...
  7. oi pessoal, eu tenho uma MARIN-GLO DE 30W, POWER-GLO 30W, SUN-GLO 30W, e uma LIFE-GLO 40W: tudo 130w NEM COMENTO COMO FICAM AS CORES DOS PEIXES, só msm vendo para acreditar. FICAM LINDOSSS e a água com um aspecto super cristalino... Abraço.
  8. Oi pessoal, eu tenho um aqua com 120x50x70, com cilclídeos africanos e tenho 4 lãmpadas. Uma MARIN-GLO 30w, POWER-GLO 30w, SUN-GLO 30w, LIFE-GLO 40w, tudo: 130w. Bem fica lindissimo, qualquer cor nota-se logo um brilho tremendo... Como já tinham dito anteriormente, sim as lãmpadas não fazem assim muita falta para este tipo de aquários, mas o mais importante é embelesarmos a nossa vista... Abraço.
  9. rui gaspar

    Frontosa

    Oi pessoal, eu tinha uma frontosa LINDA com 20cm, já com a bossa... hj de manhã tive o desgosto de a encontrar morta, tinha saltado do aquário. Quem tiver alguma com as mesmas caracteristicas e a queira vender, diga qualquer coisa. Abraço.