desnitrificador á base de enxofre "FUNCIONA"


fizo

Recommended Posts

o escumador é um metodo natural.ou pelo menos imita um metodo natural,imita as ondas da praia.eu considero um metodo natural tudo o ke nao meta agentes ke normalmente nao existam nesse ecossistema..o enxofre existe no mar, nas chamines vulcanicas no fundo do oceano,e perto dessas xaminés que literalmente jorram enxofre existem pekenos oásis de vida com milhares de camaroes e bixeza que se alimentam do enxofre gracas a bacterias que se alojaram no seu tracto intestinal e lhes permitem digerir o enxofre e transforma-lo em energia.

 

Cobaia pois,eu sei que sou :shock: .sim eu tenho refugio com macroalgas tentei de tudo mas algo tava mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 208
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sim ambos são naturais (o reactor de enxofre é discutível :shock: ), mas não conheço nenhum aquário com mais de 300L sem escumador e conheço milhentos com menos que isso sem enxofre :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

bem... natural natural e um aquario sem nada e apenas rocha viva e trocas de agua.

Hugo existem sistemas assim com mais de 300 litros sem nada de aparelhos e alguns mesmo sem trocas de agua. :shock:

 

o problema e so um. Equilibrio ! a partir do momento que se chegue a isto tudo o resto e discutivel... :wink:

O grande "busilis" da questao de um aquario e chegar presicamente ao ponto de equilibrio. A partir disso... :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está certo, mas quando estamos aqui a falar de problemas de algas, é porque o ponto de equilíbrio está longe de ser atingido ;)

 

Ao que sei o Alexandre, por exemplo, não usa escumador desde Abril...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao posso dizer ke o meu aquario esteja equilibrado ou pelo menos nao tenho como o provar,um aquario equilibrado consegue corrigir por si proprio algum abuso feito por nós, por ex comida a mais,a morte de algum peixe que nao seja retirado do aquario,o esquecimento de algumas TPAs etc etc.neste momento o meu aquario está a sobreviver a essas falhas todas,execepto á do peixe morto :twisted: .sem ter crescimento de algas.por isso posso dizer ke tenho o aquario equilibrado embora dependente de um agente externo.mas como eu considero o desnitri uma parte do meu aquario posso dizer ke o meu aquario ta equilibrado ;):lol::lol::lol:

e nao aceito que digam o contrario UMA cobaia tem ke ter os seus previlegios 8):) :D :D ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

bem... natural natural e um aquario sem nada e apenas rocha viva e trocas de agua.

 

 

 

 

natural natural éra nao termos aquarios e irmos mergulhar no oceano para ver os corais no seu habitat natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal,

 

Esta discussão está muito interessante!

 

O meu aquário finalmente está novamente equilibrado (depois de todas as mudanças - retirei cerca de 15 kg de Rocha Viva, muitos corais e por conseguinte alterei também a disposição da RV).

 

Todos os dias me aparece no vidro da frente umas formações de algas, que começam com uma forma arredondada, tornando-se bastante dificeis de remover! Não tenho cyano e os valores estão todos bastante bons

 

Temperatura – 26ºC

Densidade – 1025

PH – 8,3

Cálcio – 450 mg/l

Nitrito – 0

Nitrato – 3/4 ppm

Fosfatos – 0

Dureza – 9ºdKH

Potêncial Redox – 320 mV

 

Mesmo com o meu tapete verde ainda tenho nitratos e por isso estou ansioso para ver o que acontece depois de colocar o desnitrificador. No final da semana, conto montá-lo e vou começar a fazer alguns testes, nomeadamente relativos ao aparecimento dessa alga nos vidros - se ela desaparecer (e não vou mudar mais nada) ele funciona! Vou controlar todos os parâmetros a partir do momento da adição do aparelho e depois tiro as minhas conclusões - penso que no início de Setembro podemos conversar!

 

Quanto à discussão - já li muito sobre este assunto e até o Mestre Randy diz maravilhas destes aparelhos. Os "sulphur reactors" para ele são uma maravilha e já vi alguns artigos em que as justificações quimicas do seu funcionamento estão mais do que provadas...

 

Não o considero um processo natural, mas concordo que temos no nosso aquário bastantes coisas mais artificiais do que isto.

 

Um exemplo que tenho vindo a experimentar é a escumação. O que fiz foi furar o tubo de queda do aquário para a sump, forçando assim a entrada de ar pela passagem de água - o resultado é simples - na primeira câmara da sump, com a entrada do ar no tubo, é criada uma espuma bastante espessa que rapidamente retiro. Isto fez com que o meu escumador (que estava na segunda divisão da sump) baixa-se claramente a sua funcionalidade - retirei-o e estou sem escumador!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim boa experiência Diogo.

 

É natural que os nitratos sejam reduzidos e as algas desapareçam. É uma das vantagens deste reactor, disnitrificador ou lá como lhe queiram chamar.

 

Também já li boas referências do Farley e outros sobre o assunto. :twisted:

 

É sem dúvida alguma um excelente equipamento. Agora essa de se as algas desaparecerem ser devido ao dito cujo, nem parece teu Diogo.

 

Pela mesma ordem de ideias se meteres o disnitrificador e um peixe te morrer, foi por culpa do reactor? ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso até há um método bastante natural de disnitrificar como sejam as DSB numa area à parte do aquário principal ,isto é criando uma lagoa de sedimentação como existe na natureza perto dos recifes . Nesta lagoa que seria um refugio grande ( um aquário ao lado do principal ) mas plantado com erva marinha ( Thalassia e/ou Syrigodium) numa camada de areia e lama de 15 cm cheia dev detritivoros e claro uns cavalos marinhos e uns pipefish e uns mandarins para nos deleitarmos e quem sabe um Platax pinnatus ou umas Gonioporas ,Heliofungias e outros coaris tramados que parecem dar-se bem em lagoas . Poderiamos ainda criar uma prateleira para plantar uns mangais exuberantes . Claro que daqui a poucob estamos a ofuscar o aquario principal .

Imaginem se esta lagoa fosse um aquário de 160x60x60 entre dois aquarios ,um de 450x80x80 de peixes e um de 160x80x80 de corais duros todos iluminados de forma diferente consoante as necessidades ( 2x 250 W nos duros; t5 ou Pl de 6500 K na lagoa e t5 ou Pl 10000 K nos peixes ), sendo que na lagoa poderiamos fazer uma iluminação inversa com a noite transformada em dia. A circulação nos peixes seria 2x 20000 stream da tunze, nos corais 2x 12500 stream e na lagoa apenas a circulação provocada pela entrada de água dos 2 aquarios e pela saída para a sump. Metade da água dos aquários grandes iria para uma sump convencional com escumador e a outra metade iria para a lagoa e mangais e só depois desta para a sump.De resto era uma reposiçaõ qutomatica de água com Kalkwasser . Os aquarios de peixes e corais so teriam uma camada de 3 cm de areia por motivos esteticos e claro estariam cheios de rocha viva .

Que acham deste "set up "?

Acham que seria necessário um disnitrificador de enxofre ?

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a fractura no pé te deu volta à cabeça ;)

 

Perguntares o que achamos desse setup é o mesmo que perguntares a uma pessoa que não come à um mês o que acha dum bom cozido à Portuguesa. :lol:

 

É um sistema que me parece muito conseguido, mas pouco viável para o aquariofilista comum. Só em água teriamos qualquer coisa como 4480 litros :twisted:

 

Não queres montar um sistema desses e depois convidar a malta para ver, não?

 

Em relação ao reactor, acho que não era preciso, assim como se calhar mais nada seria preciso. Seria realmente totalmente natural.

 

P.S.:A parte dos cavalos marinhos é que era escusada. :lol:;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso do furo no tubo é basicamente um skimmer downdraft.mas deve fazer barulhito??????nao? e nao deve ser muito pratico andar a recolher manualmente o cóco dos teus peixitos.lol mas fazer isso com um sistema de recoleccao é o ideal pois é menos uma bomba a funcionar e menos electricidade gasta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Hugo : O tédio leva-nos a delirar, ainda para mais quando não conseguimos escolher entre peixes e corais. É claro que o mesmo sistema pode ser conseguido em menor escala e alterando um pouco as proporções .

Mas eu queria mesmo era fazer um assim :!:

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É realmente um sistema muito bom. Devia ficar um colosso! :D

 

Se se pedisse algum à entrada da casa, ainda se podia abater o investimento... 8):lol:

 

Há já membros aqui no forum que têm mais que um aquário a partilhar a mesma água. É um sistema que já pensei seriamente, quando mudei de aquário, agora abalou-se-me da alembradura :D

 

Um aquário de peixes maricas (todos aqueles que podem ser colocados num reef sem comerem corais) e um aquário só de peixes machos (os que não podiam entrar no outro aquário). ;):):lol:

 

Deixa lá que eu também não ando muito bom :twisted:;):lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto á questao das algas de que o diogo falou,sao akela pelicula ke aparece nos vidros em todos os aquarios,a qual eu tinha em abundancia e me desapareceu por completo,ja la vao perto de dois meses sem limpar os vidros e continua cristalino.o ke o diogo keria dizer éra que se essa camada lhe desaparecesse tb a ele, ele aceditava no funcionamento do reactor.pois ele sempre teve essa pelicula, e se depois de introduzir o reactor essa pelicula desaparecer dá para concluir que foi o reactor o unico participante no seu desaparecimento.nada melhor do que o aquario do diogo para experimentar isso.pois tratasse de um aquario bem ciclado se bem que teve alguns precalços ultimamente.

 

vamos todos apanhar uma ;):twisted:;):lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando isso acontecer, porque deve acontecer, eu não concluiria que foi do reactor.

 

Assim como se morrer um coral ou voltar a RTN também não concluiria que o reactor mata corais.

 

Isto foi o que eu quis dizer ;)

 

Se alguém me emprestá-se por uns dias um bicho destes é que era, para ver se dá cabo das cyano ;)

 

Raios partam as gajas! :twisted:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Emprestas-me isso para eu testar?

 

Agora vou estar de férias por isso posso estar "mais em cima" do acontecimento caso algum parâmetro se altere.

 

Para provar que não sou faccioso, estou capaz de testar isso durante uns tempos.

 

Não te faz falta durante uns tempos?

 

Prometo fazer uma analise diária aos parâmtros mais importantes, quando a conclusões, serão tiradas por quem quiser no final do artigo que farei caso tenha possibilidade de testar esse equipamento.

 

Mas tu não precisas dele? ;)

 

P.S.:Vou enviar PM para não tratarmos isto por aqui.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tas na boa,se bem que o meu foi desenhado para 300 litros mas faz o serviço na mesma.podemos encontrarnos amanha á noite.pois ele nao pode estar desligado por muito tempo.eu moro em alverca.

e nao faz mal eu ficar sem ele por uns tempos.o meu aquario é temporario e se a alga crescer outra vez na me importo,depois volto a ligar o bixo outra vez. assim até era um teste duplo,se a alga me cescer outra vez é porque ele tava a fazer alguma coisa e se depois de eu o ligar as algas desaparecerem nao me venhas dizer ke o bixo nao é o responsavel ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal..

 

Bem Rui, esse sera um sistema que gostaria de implementar no meu proximo aquario... mais ou menos isso mas em dimensoes menores claro.

Se quiseres te aprofundar um pouco mais em sistemas interligados, conheco um sistema de cerca de 9 aquarios interligados recriando em cada um deles todos os tipos de reefs. E um sistema magnifico recreando o reef normal, front reef, laggon reef, cave reef, refugio, quebra mar, mangal, flush bucket e mais nao me lembro. O nome dele e Fernando Guimaraes e o site podes encontra-lo na Net facilmente. Esse para mim e o supra sumo dos projectos, simplesmente brutal. Hugo, deves conhecer ??

 

Quanto as algas, a pelicula que vc's falam tende a desaparecer com o equilibrio do aquario. Neste momento limpo apenas 1x por semana, e conheco aquarios que simplesmente nao limpam nada por meses. A questao tambem envolve um pouco a equipa de limpeza e uma muito boa agua de osmose com deionizador e se possivel um menbrana anti-silicatos... ;)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas nao conheces nenhum que tenha sido "REmontado" á 4 meses e há ja dois meses que nao se limpe os vidros,e se mantenham limpinhos. ;)

 

 

"REmontado" foi desmontar tudo mudança de substracto e muitas horas a raspar alga verde das rochas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sem dúvida alguma um excelente equipamento. Agora essa de se as algas desaparecerem ser devido ao dito cujo, nem parece teu Diogo.

 

Pela mesma ordem de ideias se meteres o disnitrificador e um peixe te morrer, foi por culpa do reactor? ;)

 

Realmente não andas bom!!! Tal como o fizo disse, eu tenho essas algas (e sempre as tive!!) e o objectivo é limpá-las todas antes de colocar o desnitrificador - se elas voltarem a aparecer, fico a duvidar da sua funcionalidade... simples??!!!

 

Quando isso acontecer, porque deve acontecer, eu não concluiria que foi do reactor.
Então conclui-as que era de quê??!!! Não vou mudar nada, a não ser colocar o reactor - se elas desaparecerem...

 

A questao tambem envolve um pouco a equipa de limpeza e uma muito boa agua de osmose com deionizador e se possivel um menbrana anti-silicatos...

 

Como sabes Marco a minha osmose é boazita e tem desionizador. Achas que a membrana anti-silicatos resolveria o problema?

 

Imaginem se esta lagoa fosse um aquário de 160x60x60 entre dois aquarios ,um de 450x80x80 de peixes e um de 160x80x80 de corais duros

 

Das duas uma: ou estás a delirar da inércia de estar com a perna ao peito, ou estás a descrever o teu novo sistema!!! :twisted: (Espero não estar a fazer nenhuma inconfidência, mas pelo que sei, vais montar um aquário de 450 cm...será??!!!)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

450cm 4 metros e meio? como lhe vais chamar? ja existe o atlantico o indico e esse como lhe vais chamar? ;) que inveja......

 

 

Posso mandar vir o enxofre de camiao? :twisted:

 

posso marcar as minhas ferias para esse aquario :lol::lol::lol: eu abancome numa rocha e fico lá 15 dias a fazer pesca de subsistencia,e a assar o speixes no calor das hqi de 2000w ;) e para beber pode ser agua de osmose acabadinha de sair do chiller,para acompanhar o peixito pode ser uma salada de caulerpa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que surgiu este tema no fórum que me desunhei à procura de informações e principalmente experiências de outros aquariófilos estrangeiros, mais experientes, na utilização dos reactores de enxofre.

Como ando há muito tempo para montar um reactor de cálcio com botija de CO2, o reactor de enxofre a despejar num reactor de cálcio ou fazendo parte do mesmo, era para mim uma excelente opção. Poupava um dinheirão e para desenrascar era capaz de fazer uma coisa dessas apenas com uns tupperwares.

Como nestas coisas não gosto de me mandar de cabeça sem recolher o máximo de informação possível, resolvi pesquisar, pesquisar, pesquisar...

A primeira coisa que me causou estranheza foi o facto de nos principais fóruns estrangeiros aparecer muito pouca informação acerca deste assunto. De facto muito poucos o usam considerando as potencialidades que aqui foram sendo enunciadas.

Os americanos por exemplo, praticamente não os utilizam salvo raras excepções. Porque será? Não consegui encontrar muita informação nos fóruns e páginas americanas que explicasse a razão da sua pouca utilização naquele país. A única que me parece mais lógica é que esses reactores não são muito utilizados também na Alemanha, pois se fossem, não havia um americano que não o tivesse ligado ao aquário.

Então porque é que estes equipamentos também não pegaram de estaca na europa, principalmente na Alemanha? Os alemães não aconselham nada a utilização destes reactores porque aparentemente provocam uma acumulação do ião sulfato no aquário conduzindo a um desiquilibrio o que provocou (segundo eles) autenticas tragédias (a palavra também é deles) nalguns aquários.

Outra das desvantagens que li dizia respeito à dificuldade de regulação dos reactores e outra ainda em relação à acumulação de sulfureto de hidrogénio quando a luz faltava e as bombas paravam. Isto se calhar já tem a ver com o desenho do reactor e acredito que nos modelos portugueses esta possibilidade já esteja precavida. No entanto tenham cuidado com este aspecto pois não vão querer que este gás entre no vosso aquário.

Bem, também encontrei algumas informações e experiências muito positivas em relação a estes reactores, nomeadamente no que diz respeito à obtenção de niveis de nitrato proximos e iguais a zero. Há também relatos do uso destes reactores num aquário público durante bastante tempo sem efeitos negativos aparentes. De qualquer maneira, em caso algum vi a atribuição do desaparecimento das algas dos vidros e a substituição dos escumadores por estes reactores ao uso do enxofre. Se tal se confirmar, como parece mesmo ser o caso segundo os relatos que aqui li, podemos começar a falar no método português assim como falamos no Jaubert ou Berlim. Vamos ver o que o futuro nos reserva.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Eu tenho um desnitrificador destes ligado a 4 aquarios num total de 1800 litros e tudo o que o FIZO mencionou acontece o mesmo comigo,nao quer dizer que esteja certo e que nao tenha consequencias que a gente nao conhece de futuro,mas de facto acontece,eu comecei por fazer um para mim ,mas estava com receio de expermentar no meu aquario e so o liguei quando vi o topico do FIZO e só o liguei porque acreditei nas palavras do FIZO e resolvi seguir o mesmo caminho que ele ,ja fiz pelo menos 7 desnitrificadores para colegas meus,e ate a data nao tem havido problemas ,mas posso dizer que em todos eles acabaram as algas, e quero dizer que o uso dele nao substitui o escumador,tambem queria frisar que ao preço que eu tenho feito os filtros para amigos e menbros do forum e um preço relativo praticamente ao enxofre e ao calcio pois como todos sabem e podem procurar o enxofre e caro e dificil de encontrar e a media de calcio que eu uso chama-se A.R.M REACTOR MEDIA -e da marca caribesea.inc e podem procurar saber o preço pq tambem e elevado,estou a dizer isto porque gosto como todos vós de aquarofilia e como gosto de me entreter quando posso ,resolvi fazer desnitrificadores para quem quizesse mas so porque penso estar a contribuir para o melhoramento de todos os nossos aquarios,e nao quero que se ouça dizer que eu estou para aqui a defender o seu uso do porque eu faço ,eu uso e estou satisfeito mas nao quer dizer que como o HUGO disse que toda a gente goste e que aprove,como todos os sistemas tambem deve ter os seus defeitos e qualidades mas qual o sistema que nao tem?

Bubbles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora a minha vez :twisted:

Tal como o Alexandre, também me fartei de pesquisar, ler, pesquisar e ler... Os relatos neste tópico foram algo surpreendentes.

Contudo, nas minhas pesquisas cheguei a outras conclusões que o Alexandre: o enxofre remove efectivamente os nitratos e a margem para regulação do fluxo à saída é bastante elevada. Os seja, não é necessário um rigor muito elevado para encontrar o fluxo ideal, pois estes reactores trabalham bem a fluxos variados (embora dentro de um intervalo de regulação). Por outro lado, existem, de facto, alguns subprodutos, tais como alguns gases nocivos que rapidamente se libertam para a atmosfera e não atingem a água que chega ao aquário (não se dissolvem). Os outros subprodutos são determinados sulfatos que têm um nível de toxicidade inferior aos nitratos e que se concentram na água muito lentamente. As vulgares TPA's de 3 em 3 semanas são mais do que suficiente para reduzir a concentração de sulfatos mantendo-os a níveis apenas vestigiais e inofensivos.

 

Também eu estou a testar um destes bichos. Liguei o meu ontem com 11 kg de enxofre (a Deltec tem cá a um preço mais acessível que a maioria IMO) e cerca de 11 ou 12 kg de uma mistura de Rowalith, ARM e Turbo granules (AquaCare). Vou ver o que dá.

 

Não gosto de fundamentalismos e estou aberto a ideias novas. Sem abertura a ideias novas nunca teríamos actualmente corais nas nossas casas. Lembram-se do Sr. indonésio a quem os alemães foram "roubar" a ideia?

 

Quanto a desligar o escumador, é de facto estranho, pois, este retira fundamentalmente substâncias antes de se transformarem em nitratos. A não ser que o reactor de enxofre faça mais qualquer coisa... será?

 

Quanto à pouca divulgação destes reactores, deixo aqui um pensamento: será que estes reactores não serão uma ameaça a determinados equipamentos que fazem muito $$$ a muitas empresas? (nomeadamente reactores de cálcio a CO2, aditivos e, quem sabe, escumadores, etc.)

Não será que essas empresas não têm interesse em divulgá-los? (afinal é tão fácil fazer um reactor destes em casa, pôr-lhe o recheio e praticamente não merecem manutenção)

 

Rui, compreendo os teus delírios. Também queria fazer isso cá em casa... mas acho que não vou arriscar! O mais certo era ser expulso ou levar um tiro ;) !!! ;)

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais