Archocentus nigrofasciatus - Urgente


Recommended Posts

Saudações,

Tenho um aquário comunitário (ciclideos papagaio, botias, tubarão, corydoras, plecos e archocentus nigrofasciatus). O casal archocentus nigrofasciatus durante algum tempo andou dentro de uma gruta. Hoje deparei-me com imensos peixes bebés dentro dessa gruta. Os pais protegem os filhos loucamente. O que faço? Tiro os bebés para outro aquário? Deixo os pais cuidarem deles? Existe a possibilidade de serem comidos por outros peixes, mesmo com a protecção dos pais.

 

Abraço

 

NR

Cumprimentos

 

Nelson Raposo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

 

Se quiseres tirar o máximo de alevins dessa criação então o melhor é mesmo retira-los para um aquario próprio de criação ( só alevins sem os pais ). Desta forma acabas com mais juvenis no final e evitas que os outros habitantes do aquario fiquem todos ratados dos ataques de protecção efectuados pelos pais.

 

Durante a noite, mesmo com a protecção dos pais e os alevins reunidos no ninho haverá concerteza alguns que tenderão a desaparecer... o mesmo acontece de dia... há sempre os mais aventureiros que acabam na boca de outro habitante maior do aquario.

 

Artemia recem nascida como alimento base.

 

 

Um abraço

Miguel

 

p.s. Como estão os escalares ? :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não sendo um expert, tenho lido muita informação, e, pelo que tenho lido os ciclideos são peixes que tem um cuidado extra quando tem crias, assim quando procriam fazem tudo o que está ao seu alcançe para protegerem as crias, no entanto estando eles num aquario comunitário há sempre o risco de perder algumas crias, os nigrofasciatus são peixes bastante agressivos quando tem crias, afastando todos os outros da zona de criação, e normalmente não deixam as crias afastarem-se muito da zona de procriação o que é bom pois assim eles não dispersão.

Assim e se tiveres hipotese, retira os avelins, só assim garantirás que nenhum morre, doutra forma é observares dia a dia a evolução e esperar que no final restem muitos.

Cumpts.

Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações a todos,

Vai ser um bocado complicado tirar os bebés, os pais atacam tudo o que se aproximam do ninho e recolhem com a boca os filhotes para dentro da gruta. Vou tentar ainda hoje recolher algumas crias.

Hoje foi o dia dos nascimentos, além dos ciclideos nasceram 4 bebés Aplocheilus lineatus (killies).

 

Miguel: os escalares estão óptimos, são muito mansos e têm um apetite brutal. :lol:

 

Abraços

 

NR

Cumprimentos

 

Nelson Raposo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais