Artémia recém-eclodida... como se consegue?


Isabel

Recommended Posts

Olá

 

Bem, a minha espada teve alevins já vai para uma semana e ainda estão todos vivos. Dou-lhes um alimento que parece ser uns flocos reduzidos a farinha e parece-me tudo bem, mas segui o exemplo de lhes dar um menu mais elaborado e estou a experimentar a artémia recém eclodida.

Comprei os ovos e o sal e na sexta fiz tal e qual como vem na embalagem... agua, sal, ovos, uma pedra difusora e uma garrafa tapada... ok, mas ou eu não consigo ver nada ou não vejo modificação nenhuma nos ovos de artémia... já agora, qual é o aspecto com que aquilo deve ficar?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isabel,

 

A garrafa não precisa de estar tapada...

 

A maneira como eu faço é a seguinte:

 

Numa garrafa de agua de 1.5L enches 1L, e juntas colher e meia ( sopa ), de sal. Pões o tubo do ar lá para dentro ( não precisa de pedra ) e esperas. Dentro de 24 a 48 H deves ter cerca de 80 % dos ovos eclodidos. A melhor maneira de os ver é retirares o tubo de ar e esperares cerca de 15 minutos, apontas depois um foco de luz ou levas a garrafa para junto de uma lampada e se reparares bem começas a ver umas coisas laranjas muito pequenas genero que a trepidar na agua.

 

Pegas num pano ou rede e num pouco de tubo e retiras a artemia para o dito pano. Passas por agua limpa e é só colocar no aquario.

 

Espero que te sirva de ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...se a garrafa esta tapada...a pedra difusora nao deve estar a a fazer nada!... ou isso ou a garrafa era um balão... :wink: Porque se a garrafa estava tapada o ar nao sai logo tambem nao pode entrar pela pedra tubo que leva à pedra difusora....

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Isabel

 

 

também já me aconteceu isso bowdown

 

o "problema" muitas vezes é que eles já eclodiram e nós nem nos apercebemos,simplesmente porque julgamos que vamos encontrar uns "bicharocos" a nadar....mas não,por exemplo no meu caso só vi que já tinham eclodido quando coloquei o recipiente à contra-luz :wink:

 

Experimenta...

 

Cumorimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

está a faltar uma coisa muio importante, que é a temperatura pois para a artémia eclodir com sucesso a água onde colocas os ovos tem de estar entre os 24 e os 25 graus, existem também no mercado aparelhos própios para fazer eclodir a artémia, um dos mais baratos e que melhor funciona comprei na... (perguntem-me por MP - É proibido fazer publicidade nestas áreas do fórum! A Administração).

Quanto ao valor da artémia varia de marca para marca mas uma lata de 450gr pode custar entre 75€ a 100€, embora se arranje mais barato no "mercado negro" :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Bem, se a temperatura deve estar entre os 24/ 25º então eu estou com um problema, é que as águas dos meus aquas, apesar de ter descido o termostato para 22º estão a 32º com esta onda de calor que se tem sentido... até estou com pena dos peixes mas não sei o que fazer, também tenho receio de desligar o termostato e haver alguma quebra de temperatura que os meus peixes não aguentem.

Enfim, quanto á artémia eu já consegui, não tive uma taxa de sucesso demasiado elevada mas acho que vai dando para safar, alternando com os flocos em pó... pelo menos os meus peixinhos têm aguentado muito bem :twisted:

Acabei por tentar de várias maneiras diferentes... mais sal, luz, água aquecida... enfim

 

Quanto aos ovos de artémia acho que se conseguem encontrar em qualquer loja razoável de aquariofilia, eu encontrei em 2 aqui na minha zona, quanto a alverca não sei... o meu namorado é daí mas ele também costuma comprar o material de aquariofilia por esta margem. Quanto ao preço... não é que seja muito barato mas como uma embalagem pequena dá para muita quantidade... :oops: dá-se o desconto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

por vezes os ovos nao eclude o que e normal pois vaem detriorados, mas a maneira mais facil que uzei foi tirar agua do meu aqua de agua salgada para uma garrafa de 1lemeio com o gargal cortado enxia quase toda metia os ovos e um tubo com pedra occisnadora ,esperava 24 a48 h punha au pe de uma lux forte e comuma lupa via se havia artemia depoius passava tudo por uma gase fina .O problema e que as cascas sam quase empociveis de retirar .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais