scampanico

Membro
  • #Conteúdo

    44
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Localização
    Lisboa

scampanico's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Bem, por acaso também se passa o mesmo comigo. Realmente a informação é mesmo muito escassa. Vamos ver se alguém consegue esclarecer.
  2. Aqui fica o link com as moradas das várias filiais da Casa das Lâmpadas http://www.casadaslampadas.com/index_pt.html
  3. scampanico

    ajuda

    Sim, o ciclo do azoto é fundamental. É essencial que esteja estabelecido antes de introduzir os peixes. E é sempre bom teres uma boa filtragem. Não te esqueças de ter em conta que os peixes vão crescer e deves fazer a relação entre o tamanho do teu peixe adulto (sem a cauda) e o volume útil do teu aquário (digo volume útil pelo seguinte: podes ter um aquário que seja de 40L, por exemplo, mas tens sempre que descontar o volume ocupado pela tua decoração e equipamento que coloques no aquário e aí o volume disponível para os teus peixes é sempre inferior). Normalmente, a relação que se refere é de 1 cm de peixe adulto por litro de água. A pesquisa é fundamental antes da instalação de qualquer aquário até para que possas fazer as melhores escolhas para ele. De certeza que vais encontrar tópicos que te vão interessar bastante. Na aquariofilia é fundamental a leitura e a paciência para não teres nenhuma surpresa desagradável. Aconselho-te a ler, aqui no subfórum dos primeiros passos na aquariofilia de água doce, o tópico que diz "[Manual]Inicio na aquariofilia" (é o 1º tópico que surge). Pelo menos, já ficas com algumas indicações iniciais. Boas pesquisas! Sandra
  4. De nada. Acho que estamos cá para isso mesmo. Também sou principiante e preciso sempre de ajuda e não custa nada ajudar. (só uma coisa... não sou "o" scampanico, sou "a" scampanico )
  5. Sim, troquei os nomes. E por ter dado conta retirei a mensagem. Queria mesmo dizer "Olá pedrof". Desculpem. Mas pelo menos a resposta serviu.
  6. Welcome to this forum!!! I hope you find here all the information you need.
  7. Sim, ajudaste. Aliás, todas as opiniões são sempre bem vindas. Agora é mesmo só fazer o investimento no aquário e seleccionar as melhores espécies de acordo com as condições. Obrigada outra vez.
  8. Olá, Paulinho. Tal como o pedrof disse, vê se os camarões que pretendes são de água doce ou salgada. Se forem de água doce, coloca o tópico no subfórum peixes & invertebrados na parte da aquariofilia de água doce. Se forem de água salgada coloca no subfórum peixes, corais, outros invertebrados, macroalgas e rocha viva. Assim vais conseguir a tua resposta mais rapidamente.
  9. Por enquanto quero começar com uma coisa mais simples. Nada de muitas plantas para ver como corre. Obrigada.
  10. scampanico

    Testes

    Se a JBL vende as recargas dos reagentes em separado isso torna-se bom porque ter que comprar os kits completos sempre que terminam é sempre mais dispendioso. Vou então tentar arranjar esses testes. O aquário não está junto à janela até porque, da parte da manhã, tem sol directo e pensei logo que isso seria prejudicial para os peixes. Obrigada mais uma vez, Sandra
  11. Obrigada por todas as respostas tanto neste como no outro tópico. Para os principiantes são sempre bons os conselhos
  12. scampanico

    Testes

    Então em relação à iluminação não necessito de ter a luz do aquário acesa durante parte do dia certo? Bastará a luz natural? A divisão onde tenho o aquário é bastante bem iluminada e não quero ter um "ataque" de algas no meu aquário.
  13. scampanico

    Testes

    Na loja não me disseram qual a espécie da Anubia. Pela consulta do site www.tropica.com penso que seja uma Anubia barteri var. angustifolia, é a melhor especificação que consigo. A minha pergunta em relação aos parâmetros a monitorizar vem das leituras que tenho feito no fórum onde vejo referência ao pH, GH, KH e nitratos + nitritos + amónia. Apenas gostava de saber quais os mais fundamentais para o meu caso (para além do KH que, pelos vistos, necessito mesmo). E já agora gostava de saber qual a marca que me aconselham quando adquirir os testes (JBL, Tetra, Nutrafin...). As anubias não se enterram no areão? Mas não precisam de ter uma base de apoio? Obrigada.
  14. scampanico

    Testes

    Boa tarde. Comprei uma planta do género Anubia. Na loja aconselharam-me a compra de fertilizante para colocar na base da planta e um suplemento líquido da JBL, o Ferropol, para colocar a cada duas semanas. Aconselharam-se também a adição de CO2. A minha questão é a seguinte: quais são os parâmetros que tenho que monitorizar correntemente? GH, KH, pH, nitratos...?? E relativamente à poda da planta ela deverá ser feita todas as semanas, quando procedo à TPA semanal? Obrigada, Sandra
  15. Obrigada pela resposta, vou tentar descobrir