Hugo Sousa Photography

Membro
  • Posts

    12
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

Hugo Sousa Photography last won the day on June 17

Hugo Sousa Photography had the most liked content!

About Hugo Sousa Photography

Contact Methods

  • AIM
    .
  • MSN
    .
  • Website URL
    .
  • ICQ
    .
  • Yahoo
    .
  • Jabber
    .
  • Skype
    .
  • Mail
    hdsousa@gmail.com

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Odivelas (Lisboa)
  • Localização
    Caneças

Hugo Sousa Photography's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • One Month Later Rare
  • Collaborator Rare
  • Week One Done Rare
  • Dedicated Rare
  • First Post Rare

Recent Badges

1

Reputation

  1. Passei só para dizer que o teu Aqua é lindo! Uma simplicidade brutal! Adorei. Ahh e se conseguires apanhar algum camarão a andar pela divisão, tira foto!
  2. Concordo em absoluto, mas como o investimento ainda foi grande (só tinha o vidro), não consegui comprar mais hardscape (ainda é carote). Não sei também onde apanhar na natureza, mas isso vai com o tempo. Por isso digo que o objectivo é ter este ano para brincar, aprender principalmente a tratar dasplantas, e para o ano vou tentar fazer algo mais "trabalhado". Podia ter separado mais, coloquei tufos ainda grandes, e pelo que tenho visto para propagar mais depressa deveria quase ter colocado pé a pé. A minha ideia era fazer uma mistura de tapete. Mas já procurei e ainda não consegui perceber se ficaria bem ou não. Tinha inicialmente pensado em monte carlo e parvula, tinha idealizado um tapete de relva não uniforme, um tapete mais radical ou seja, ter parvula a imitar relva, e depois a monte carlo pareceria aquelas daninhas/trevo que aparecem nos relvados. Mas não arranjei na altura e agora estou an duvida se faço so a monte carlo ou se ainda coloco parvula. Sim, as Ludwigia para já ficam assim, não mexo mais até garantir que pegaram bem e que fixaram bem. A ideia será quando chegarem a "meio do aquário", então faço algumas podas, mas não em todas para tapar algumas zonas com menos densidade. As Anubias ainda estou a pensar e a ideializar o que vou fazer. Há muitas e como não as conheço, quero ir com calma. Mas sim vários tipos e tamanhos era interessante. Ora boa, não sabia. Estava a contar que tudo subisse. Boa dica! Já ia dar porcaria! Mas também é como dizes, se espalhar um pouco tb não faz mal. Mas a ideia é o exercício de controlar o máximo que conseguir o desenvolvimento das plantas, e o desenho delas no aquário, senão depois com mais hardscape e algo mais pensado, vai ficar uma balbúrdia se não souber controlar o plantado. Bom vou mostrando a evolução.
  3. Foto do após refazer o aquascaping por causa do tronco ter levantado. Desta vez o tronco foi colado a pedras por baixo para ter peso que estão escondidas debaixo do substrato. Do lado direito criei uma pequena formação rochosa com pedras pequenas (tb coladas) e do lado esquerdo arranjei uma pedra grande, mas o topo é uma outra pedra que colei também para dar mais altura. Foi o primeiro scape que fiz com elementos naturais, gostei do resultado, mas já estou a começar a reunir material (de estudo e fisico) para repensar num scape mais à séria para o próximo ano. Este vai ser vir para me habituar a jogar com elemtnos, e principalmente à questão da flora que tb será uma grande novidade para mim. Esta foto é após plantado, vou agora deixar crescer e estabilizar para depois iniciar podas e alguma propagação. Flora utilizada: Ludwigia Mesacana Ludwigia Atlantis Micranthemum Monte Carlo Vesicularia MONTAGNEI 'CHRISTMAS' A Monte Carlo está a reagir bem e a crescer, mas vou deixar mais uma semana, para começar a propagar para ela fechar mais. As Ludwigias cortei logo e cada pé deu para 2 ou 3 pés. Tive receio de ser muito corte, mas arrisquei e parece que se estão a aguentar. O Musgo coloquei em 4 locais, mas ainda falta mais algum que daqui a alguns dias tentarei adquirir e colocar. Também pensei em colocar algumas Anubias BARTERI 'MINI COIN' no tronco em alguns locais para se misturarem depois com o musgo e ficarem alguns apontamentos.
  4. Já devolvi o inflow com skimmer. Acredito que possa ser até defeito deste específico, mas o tipo da loja não me conseguiu solucionar o problema. Estou à espera de um inflow sem skimmer para colocar, e por isso para já tenho o inflow do filtro. Vou ver como se colocam fotos aqui e já volto. Nota: Fotos com qualidade extremamente má. Descobri que não sei fotografar aquários 🙂
  5. Juro que não percebo o que é que foi precipitado. Podes elaborar o que te leva a achar que foi precipitado? Estou mesmo curioso. Relativamente ao Skimmer, já estive a ver os Neo, e poderá ser uma opção a seu tempo, mas este que tenho lamento ... Sou engenheiro de formação e a coisa está mesmo mal desenhada, e quando mais leio e vejo sobre isso, mais claro fica. Todos, repito, todos os videos que falam sobre este problema de "boobing" do skimmer em lily pipes como o que tenho, apresentam a mesma solução ... redução do flow do filtro. Aliás se fores ler a documentação dos Neo, verificas que a inovação que eles apresentam de colocar o skimmer no outflow é exactamente para evitar a redução de flow do filtro que é um problema. Enviei um video para a loja e não têm solução a não ser redução de flow. Aceito reduzir o flow se a fauna e flora assim o exigirem, não acho normal reduzir o flow porque uma peça de um equipamento não me permite utilizar o "potencial" de um filtro ... Se alguém me apresentasse uma solução para colocar o skimmer a funcionar nestes lily pipes sem reduzir caudal do filtro, assino já por baixo. Infelizmente nem aqui, nem em mais 2 fóruns que participo lá fora, e nem no reddit consegui solução para este "problema".
  6. Já tentei e não funcionou. Vou levar à loja e trocar. Ver se é este que está defeituoso, ou se é melhor é ficar com um inflow sem skimmer, e tratar da parte superior do aquário de outra forma. Mas não me parece normal o funcionamento, de todo! Sim é o que irei fazer. Faz sentido. Não tendo peixes nem plantas, é só tempo. Vou aproveitar para redesenhar com calma e melhor, colando os elementos todos. Olá Alvaro, não estou de todo ansioso, não entendo porque ficou com essa ideia. O problema do tronco deve-se ao facto de nunca ter trabalhado com hardscaping a sério (como já mencionei), e achei que um tronco com 2kg não iria flutuar (erro, assumido). Vou sim, seguir os conselhos e tirar a água, re-desenhar o hardscaping, introduzir algumas peças adicionais, e tendo em consideração a colagem de alguns elementos, para não se soltarem ou caírem depois com o uso normal do aquário. Vou dando noticias. Obrigado pela ajuda a ambos!
  7. Pois é ... esta passou-me mesmo ao lado. Mas já aprendi. Como ainda só tenho água, pedras e tronco, vou mexer ainda e colar alguns elementos. Vou fazer algumas alterações antes de introduzir seja o que for mais. Assim já tenho o filtro em funcionamento o ciclo já começou, vou fazer porcaria cada vez que mexer, mas depois deixo assentar e o filtro faze ro seu trabalho. Hoje com menos de 24 horas de apenas filtro a trabalhar a água já está quase limpa. Neste momento não há nenhuma justificação para ele afundar. Não há porcaria, ele está totalmente limpo, tenho a água a 3/4 cms da borda do aquário, e o lily está o mais baixo possível para que o skimmer suba o máximo e se distanciar da abertura de baixo. Mas tenho de ter o filtro regulado quase no mínimo para que ele se mantenha à tona e sem estar a balouçar e a engolir ar ... não estou satisfeito. Comprar um filtro de 100l/h e depois ter de reduzir o caudal para um minimo ridiculo para o skimmer funcionar sem engolir ar ou afundar, parece-me ridiculo. Para isso teria poupado no filtro uma dezenas de euros. Pois, já li de tudo. Desde que não incomoda as plantas, a que é de facto prejudicial e que se deve reduzir as horas para o mínimo, ou só ligar quando a água está turva. Não me parece claro. Para já vai ficar de fora, e se depois se justificar logo penso nisso.
  8. Bom dia Pessoal! Ontem lá fui comprar quase tudo para fazer o arranque do aquário e começam as dúvidas, os problemas e as incertezas. Problema 1, ninguém me avisou que os troncos flutuam 🙂 :). LOL Todo contente com o aquascaping básico, mas o meu primeiro mais à séria, e começo a por água e quando chega a meio .... puff ... o tronco soltou-se do meio de algumas pedras e substrato e topo do aquário! Para além de depois ter tido de deslocar várias rochas para conseguir voltar a segurar o tronco no sitio, acabei por desfazer o que tinha idealizado. O maior problema, tive tanto cuidado para meter água e não levantar substrato e area fértil, que com o tronco a sair do sitio fiquei com a água do aquário quase preta ..... O que fazer? Deixar filtro a correr para ir limpoando, ou delsigar e deixar a "poeira" assentar? Problema 2, Lily Pipe com Skimmer. Engraçado o conceito, mas não consigo utilizar correctamente. Se o Filtro estiver a funcionar a 100%, o skimmer é puxado para dentro de água e deixa de fazer efeito. Passa a ser uma armadilha para peixes. Tenho o caudal em baixo do piper aberto totalmente, mas a força de sucção do Filtro é muita. Depois de ver vários videos no Youtube, percebi que é normal e que se deve regular o filtro. O problema é que para que o skimmer fique no topo, o caudal está quase no minimo. Não me parece lógico dimensionar um filtro com caudal de 5x a litragem do aquario, para depois reduzir aquilo para menos de metade, por causa do skimmer ... Estou a ver mal a coisa? Questão 1: UV inline. Indicaram-me na loja que não vale a pena UV principalmente se queremos fazer plantado, pois o UV não olha ao que esteriliza. Disse-me que um aquário equilibrado, com bom filtro, CO2, plantas saudáveis e com a devida fauna, tendo a manutenção a ser feita, não deve ficar turvo. E caso fique, que podemos com o filtro forçar a sua limpeza, substituindo algum media. Concordam ou acham que um sistema UV de 9W (aquario de 200l, com Filtro de 1000l/h) não faria mal e ajudava a clarear a água e a matar algumas coisas que não interessam? Obrigado!!
  9. Sim, já levo quase 1 mês nesta aventura, e nesta fase tenho é lido e visto muita coisa. Queria fazer algo mais plantado e menos artificial, pois na minha aventura anterior, foi muito artificial. Sei que vou falhar nesta primeira incursão, pois a minha maior dificuldade sempre foram as plantas 🙂 Para já tenho lido, reunido a lista de material, e feito planos. Fui hoje a uma loja bem simpática por sinal (Aqua Generus) que funciona em modo fora de horas o que dá jeito e é de um entusiasta, e já consegui ver in loco algumas peças para o hardscape e acho que para começar já sei o que vou querer (para começar :)). Vou com substracto activo. Tinha andado a ver o JBL Manado com um mais fértil por baixo, mas já vi que é estranho de trabalhar. Falaram-me do Tropica Aquarium Soil, e acho que vou com 18 L (2 sacos) mais uma base de Tropica Plant Grow de 3Kg, e acho que é suficiente para alimentar as plantas e com o restante Hardscape (1 tronco médio e algumas rochas deve dar para o efeito. Na loja onde estive, consigo um Kit com tudo (incluindo extintor CO2 e o restante pack por um valor aceitável. E assim consigo dar outro sustento à Flora. Neste passo ainda não vou avançar. Como disse estou a recuperar um Aquário antigo que tinha com BioBox incluída no interior, e tampa com 2 T8 de 30W cada. Vou manter a luz existente que está boa, e vou deixar a iluminação e o destapar do aquario para uma segunda fase, com uma calha bonita e umas luzes LED, mas para já vou-me safar com a iluminação que tenho, pois o € não dá para tudo.
  10. Olá Álvaro, Obrigado pelo comentário e boas vindas. Já percebi. Não sei onde é que li, ou achei que tinha lido que se devia começar com 1 ou 2 peixes para se começar a produzir o xixi e cócó para a fase 1 do ciclo. Mas já percebi que posso começar sem peixes, e caso queira adicionar produto para acelerar o processo. Neste momento estou mais focado ainda em identificar todo o material que preciso, optimizar o budget e definir fases. Planeamento. Agora ainda estou bloqueado no co2. Estive a ler uma thread bem grande sobre o assunto, mas é antiga, e ainda não encontrei muita informação sobre os Kits DIY de Co2 que existem por aí. Alguma lojas com KIts interessantes estão todas com stock a zeros, mas aos poucos vou lá. Hoje vou a uma loja começar a ver hardscaping, pois tenho visto online várias peças, mas ainda não tenho bem noção de volume/peso e dimensões das peças, e preciso de ver in loco, pois posso estar a estimar por alto ou por baixo. Obrigado
  11. Obrigado pela resposta rápida! tenho andado a ler de tudo um pouco, e descobri que já se colam plantas aos adereços (wow). Muito bom! Tinha ficado com a ideia de que para se iniciar o ciclo se devia ter 1 ou 2 animais para se começar a produzir (xixi e cocó), mas podendo adicionar "artificialmente" as bactérias, obvio que se prefere esse método! Perfeito. Já percebi também que não valem a pena meio tanque, que podemos logo começar com tanque completo e com as plantas todas. OK. O filtro já foi de leitura por aqui. Gostei destes modelos e pelo que fui vendo em Youtubes e análises. Vou começar a adquirir o equipamento e o hardscaping para ver se começo então a trazer à vida o projecto. Sim, sou fotografo 🙂 Tb és? Ou quem mais é?
  12. Olá a todos, Já por aqui ando registado faz muitos anos (HugoSousa), mas sem participação directa (sou apenas um leitor). Infelizmente não consegui resgatar a minha conta anterior, e criei uma nova. Como indiquei vou voltar a montar um aquário, e resgatei o meu velhinho 100x40x40 que tinha de há 10 anos, e estou ainda em limpezas. Este aqua estava preparado com caixa para filtro interior, mas apenas a vou usar para colocar o termoestato lá dentro, e vou comprar um filtro externo (peno no Fluval 307). Ainda estou na fase de limpezas, como indicado, mas já estou em aquisição dos restantes componentes. Pretendo montar um aquário simples de fácil manutenção e por isso penso em colocar uns 5kg de rocha e um tronco madeira para embelezar, cerca de 25L de substrato/areão e plantas/musgo. Em termos de fauna, pretendia ter um cardume de Tetras (ainda estou a ver quais, mas pensei nos Neons), alguns peixes/camarões/caracóis de limpeza, e depois começar com alguns Guppies, mas o objetivo final será ter 3/4 Escalares. Estava a pensar em comprar uns 3 Guppies para me ajudar no ciclo do azoto, e a primeira pergunta é exactamente sobre este processo. Vou começar por fazer o design com as areais/substrato e rochas/madeira, e depois juntar a água. estava a pensar adicionar apenas meio tanque de água e a tratar (cloro, cloromina, etc...). Depois de essa água estar "limpa", devo adicionar logo as plantas? É mais fácil com menos água para as plantas e agarrar aos outros elementos, mas irão aguentar-se nesta fase inicial? Ou as plantas só deve adicionar quando adicionar os peixes para se iniciar o ciclo de azoto? O que tinha pensado era: 1º - Design com Hardscaping e Areais 2º - Meio tanque com água e limpar a mesma. 3º - Adicionar as plantas 4º - Completar com água tratada e ligar filtro e termostato. 5º- Colocar 3 guppies, e iniciar ciclo de azoto. Ou seja a dúvida é se o ponto 3 deve ou pode ser ali, ou se só devo colocar as plantas após o ciclo estar quase terminado? Obrigado, Hugo