ricardo gomes

Membro
  • #Conteúdo

    629
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por ricardo gomes

  1. há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

    🙂 Não percebo muito a tua opção. Se consideras esse filtro que tens "uma máquina", porque não o manténs? 

    Bem, seja qual for o modelo que decidas comprar, pensa sempre na litragem do teu aquário e opta por uma coisa que dê para regular o caudal de água. Num Nano desse tamanho não convém ter uma corrente demasiado forte... coitados dos peixes.

    Boa tarde!

    Efetivamente considero o filtro uma máquina, no que concerne a motorização e durabilidade. Ponto negativo é mesmo o curto espaço para filtragem biológica, daí ter considerado outras opções. 

    O 2211, por muito bom que seja, parece-me exagerado para o aquário, dado a volumetria. Para já não irei mexer em nada, dado que amónia e nitritos se encontram controlados, com fauna muito reduzida. 

     

    Muito obrigado desde já! 

  2. há 23 horas, Tozé Nunes disse:

    Olá @ricardo gomes

    O Eheim Liberty 75 é um bom filtro de cascata mas dependendo do hardscape e da fauna que tenhas podes ser curto para fazer um bom trabalho. Eu acho que filtragem nunca é  demais, num  nano para essa litragem eu apostava num Eheim 2211 ou equivalente de outra marca sobretudo porque tem muito mais espaço para colocar material biológico.

     

    Por acaso tinha colocado essa opção em mente, até porque, já tive em tempos um 2211 e nada a opor desse filtro.

    O problema já vai ser, se não será mesmo filtragem/movimento de água em excesso, dado a volumetria do aquário não ser tão grande. Para um externo, efetivamente tinha pensado no Oase Eden 501, que me garante matérias filtrantes em condições e colorar a lã filtrante. O Eheim Liberty 75, embora uma máquina, considero-o um pouco obsoleto. Utilizei-o porque estav a funcionar e na reactivação do aquário não coloquei este assunto muito em causa. 

  3. Boa tarde, 

     

    Desde já muito obrigado a todos.

    Retomei recentemente o hobby e posso dizer que tudo mudou bastante!

    Neste momento, possuo um aquário nano de 25 litros, plantado low tech. 

    Pretendia melhorar a filtragem do aquário. Neste momento estou a utilizar um filtro eheim liberty 75, em que na parte esquerda consegui encaixar eheim substrat pro, para realizar a filtragem biológica. 

    Contudo, com o intuito de melhorar, pesquisei e encontrei mais algumas opções, que gostaria de discutir com vocês. 

    - Eheim AquaCompact - já permite a colocação de matérias filtrantes melhores;

    - Oase Eden 501 - filtro externo... terá bom desempenho?

    - Seachem Tidal 35 - estarei a substituir um liberty 75 por um idêntico mas de outra marca? 

    - Oase Biostyle 75 - parecido com o tidal 35...

    A minha questão será: devo alterar e investir num melhor, por forma a aumentar a capacidade de filtração, ou os eheim continuam com uma excelente resposta? Confesso que o sinto um pouco obsoleto e não estou a ver a água tão límpida como pretendia...

    Desde já muito obrigado!!!

  4. Boas.

    Há muito tempo que ando por aqui em low-profile mas desta vez venho pedir aqui uma opinião.

    Neste momento tenciono cruzar duas mollys previamente seleccionadas por mim a ver se consigo uma descendência porreirinha a nível de cores e assim.

    Após seleccionar os exemplares, que andam no aquário perfeitamente saudáveis, reparo que o macho não tem interesse nenhum na fêmea. Quando refiro nenhum é mesmo ao ponto de não haver as ditas ''corridas'' características da espécie ou exibição do mesmo para com a fêmea. Sinceramente, tenho perdido várias horas junto do aquário e reparo que o macho trata a fêmea como se de uma guppy fosse, completamente desprezável, quer durante o dia quer após a alimentação.

    Outro facto que notei, que não sei até que ponto não é a resposta ao meu problema, é o facto de ter ido investigar acerca da descendência da fêmea, ou seja, ser uma poecilia latipinna e o macho, ser daqueles de barbatana dorsal curta, ou seja, poecilia sphenops. Será este o motivo para o desinteresse da mesma?

    Outro assunto que me despertou, foi devido a cruzamentos sucessivos a que os animais são submetidos, o dito macho ser infértil. Até que ponto será isto possível?

     

    Eles já se encontram no aquário há umas 3 semanas e sinceramente, não vejo mesmo nenhuma relação entre os dois.

  5. Boa noite.

    Já estive neste vida mas, por motivos académicos tive de me deixar. Contudo, agora tive a oportunidade de montar um pequeno aquário que já dá para matar o dito vício :)

    O que montei foi uma coisa pequenina, que fica em casa dos pais, de forma a que eles se limitem a alimentar, visto que a manutenção em si é feita por mim ao fim de semana.

    Contudo, o filtro que mantenho agora, é um interno e pronto, todos sabemos dos inconvenientes daquilo, daí estar interessado em comprar um de mochila.

    O aquário tem cerca de 30 litros brutos - a fauna é guppys e vou despachando conforme criam. A nível de flora é mesmo o mais simples e suficiente para criar esconderijos.

    Os parâmetros químicos encontram-se estáveis.

    O motivo para compra do novo filtro, é mesmo o facto do interno não ser propriamente ''bonito'', roubar volume ao aquário e não me deixar a água praticamente cristalina como gosto (também já tem uns quantos anos). Com o de mochila além de ficar mais bem servido, consigo aumentar as massas filtrantes dentro dele e estabilizar ainda melhor o aquário.

    Ora, estava inclinado para um Eheim Liberty, por ser a marca que é, silencioso e com algum espaço para massas filtrantes. Na verdade nunca estive com nenhum nas mãos, mas já estive a ler por aqui e há quem não o ache dos melhores.

    Ouvi dizer que existem agora uns aqua clear que são melhores, well, eu estive afastado disto uns 5 anos por isso, neste momento estou a zero.

    Venho então aqui perguntar mesmo, qual é a marca de filtro que recomendam, a nível de qualidade/preço para o aquário.

    O volume de filtração é o suficiente para a água estar cristalina, contando que é natural que com o tempo perca algum débito.

     

    Que marca recomendam mesmo?

    Obrigado desde já.

  6. O sal que se usa para tratamento, não é um sal qualquer. É um sal modificado e sem resíduos.

    Mas também concordo. O sal é um mal menor.

     

    Curei muito popeye em mollys com sal vindo de salinas, aliás o sal de cozinha que a minha mãe usa vai buscar a um senhor nas salinas, é puro. E nunca morreu nenhum peixe por causa do sal, podiam era ter morrido pela doença.

  7. A de verdade foste buscar ao mar? nyah Isso tem resíduos de sal!!!

    Procura pelo fórum as condições ideais do Betta: o tipo de água, os hábitos de vida, etc

     

    Os residuos de sal são um mal menor... as conchas podem é estar a subir drasticamente o pH, e isso afecta o metabolismo do animal.

     

    ps: quanto ao sal, há quem o use para curar doenças.

  8. Estou a usar CO2 por fermentação, e tenciono comprar um difusor de forma a melhorar o crescimento das plantas.

    Ao contactar com um patrocinador do forum, foi-me dito para comprar um da nutrafin, de escadas. No falar com outros membros daqui do forum, estes disseram-me que os de escada não são muito bons e que um de vidro seria o melhor, aí deparo-me com o problema da pressão. Aqui fica um topico aberto para me aconcelharem ao que escolher.

    Deverei escolher um de vidro, ou escolher o da nutrafin, de escadas? o de escadas tem boa difusão de CO2?

  9. Off Toppic: Ricardo, não estavas ontem a passear/navegar na ria de Aveiro?

     

    Cumps.

     

    E para mim? se e para mim a resposta e não, por muito que ande em aveiro, navegar na ria nunca andei.

     

    Quanto ao topico, em prencipio podem contar comigo, mas provavelmente levo pai e mãe :S

  10. ~

    oi.. eu tenho todo o dia ligado a bomba de ar com um difusor que vem de origem da eheim.. e tb tenho a cascata de areia que funciona com a bomba de ar... por isso axo k o problema nao deve ser falta de O2 ... ?!?! se calhar ate estou errado

    tanto o CO2 como a Bomaba de ar com 2 saidas funcionam 24/7 :snipersmile:

     

    Se de dia, tens o CO2 a bombar e a bomba de ar ligada, estás a anular o efeito, logo não estás a adicionar CO2 à água. Na minha opinião, deves comprar um temporizador e colocar a bomba de ar a ligar quando a luz desliga, assim, estás a anular a injecção de dioxido de carbono durante a noite.

  11. eu tenho o DIY de CO2 de gelatina... ele funciona 24/7 nao da pa por timer axo eu...

     

    Não podes tapar o orifício de saída de CO2 por fermentação, isto porque as leveduras vão continuar sistemáticamente a realizar a fermentação, e consequentemente as descarboxilações. Ao tapares a garrafa, a pressão de dioxido de carbono pode ser demasiada e rebentar a garrafam o que te pode dar grandes problemas. Portanto, a melhor maneira de ''parar'' o CO2 de noite é, tirar o difusor para um frasco com água ou acrescentar uma bomba de oxigénio de noite. Tirar para o ar difunde-se mais o dioxido de carbono.

  12. Se quiserem marcar aqui na zona de aveiro, arranjo um plano para passar-mos o dia.

    Aqui fica apenas uma sugestão:

     

     

    Programa

     

    Manha: encontro e apanha de artemia nas salinas de aveiro.

     

    Almoço: Restaurante o Kikito, caldeirada (ou outra coisa).

     

    Tarde: Saida do restaurante e visualização da Praia da Vagueira, Costa Nova, Barra.

    Subida ao Farol da Barra (muitas escadas)

     

    Noite: Cafezinho no Café farol - Praia da barra

     

    ps: a subida ao farol é necessário avisar com antecendência e mandar bilhetes de identidade.

     

     

    ps2: há sempre improvisos xD e muda-se tudo na hora. xD

     

    ps3: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=56249 resultou e todos adoraram, pode-se repetir !

  13. Este tópico vem no seguimento do jantar de hoje, vi os meus pais a comerem ovas de peixe e pensei, será que dá para alimentar os peixes? Sim, porque quanto mais variado melhor.

     

    As ovas que eles estavam a comer era de linguado e tinham sido assadas na brasa, não dei porque tinham sido temperadas com sal, mas caso possa dar, antes de serem temperadas, cruas ou assadas, pode ser bom para os peixes.

     

    O que dizem? Será que por ser de àgua salgada não se deve dar?