Martim Costa Seco

Membro
  • Posts

    75
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Martim Costa Seco

  1. Se tens pouco espaço para meter vinil preto podes sempre meter cartolina preta, eu tenho em todos os aquário e o efeito é o mesmo, sempre é mais fácil, metes com fita-cola de lado.
  2. Desculpem me a demora na resposta do tópico mas estou em época de testes e entrega de trabalhos na faculdade Sim sim claro que é importante ter plantas no aquário !! Eu não queria ter muitas altas principalmente por causa dos peixes e para deixar o aquário de uma maneira mais clean, para absorver os nutrientes em excesso e para o oxigénio tenho principalmente as flutuantes, como também não tenho muitos peixes achei que tinha uma razão relativamente favorável de plantas/peixes. Em relação aos musgo sei qual é o christmas moss mas nunca vi a venda... Alguém sabe alguma loja ou alguém que tenha ? Zona de Cascais, Cais do sodré, amoreiras ou Almada ? Já agora conseguem me confirmar o nome da planta vermelha que tenho no aquário ? Não tenho certezas da espécie... achei que era a Cryptocoryne wendtii 'Mi Oya' http://tropica.com/e...Oya'(109D)/4563 mas não tenho a certeza...
  3. Gostei imenso do video muitos parabéns !!
  4. actualizando um pouco este topico o aquario agora tem alguns camarões wild e alguns red cherry mais ranhosos e um casal de colisas lalia, estou a tentar que criem outra vez mas não está fácil, da primeira ninhada não consegui que sobrevivesse nenhum alevim mas gostava de fazer criação novamente, alguma dica para eles fazerem ? alem dele e dos camarões têm umas dezenas de caracóis, mas eles são os senhores do aquário... Na parte de aquaponia está a correr bem, os bambus estão a crescer bem, a batata também e agora consegui que um abacate também rebentasse. O que acham ? Sugestões para melhorar ?
  5. FOTOS NOVAS: Geral : uma geral do outro aquário com aquaponia: Umas pormenorizadas dos habitantes :
  6. já tinha pensado num tipo de tapete de musgo mas acho que com o que tenho (de java) não fica muito bem... e outros nunca vi a venda, eu iluminação considero ter boa pois tenho mais de 100 lumens por litro de agua.... já tive élodias como se pode ver numa das fotos mais a cima, mas não resultou muito bem não sei pq... no inicio do aquário tavam oprimas a crescer quase 2 cm por dia, agora ficam amarelas e não crescem... não sei... tenho no outro aquário e estão verdinhas, meto neste ficam estranhas... Quando dizem que falta plantas é por efeito estético ou efeito da agua do aquário ?
  7. Não estava a pensar por mais plantas, pelo menos plantas altas, isto pq quando tinha mais plantas nunca via os peixes.... são muito tímidos e escondem se atras das plantas... gostava das fox tail, mas em 3 dias passava de 5 cm (depois da poda) para chegar ao topo do aquário (20cm ?) e se deixava uma semana ficava com metade do aquário coberto... já pensei em meter um tapete que sempre realçava os camarões, mas não tendo CO2 não sei se vou conseguir... gostava da glossostigma mas pelo que percebi é dificil.... acho que a melhor seria a cuba, o que acham ?
  8. já emendei desculpa, já estão disponíveis. O que achas ?
  9. Aqui estão umas fotos do desenvolvimento do aquário: Geral inicial: Geral: Geral: Uns pormenores: Serão casal ? É possível nascer um camarão azul da parte de red cherry ?? Encontrei isto... Lapa de agua doce ? Sinal de agua limpa ? Uns aventureiros... Praga de algas filamentosas verdes... Demorou quase 2 meses a combater e ainda não está exterminada... provavelmente devido as horas de luz... tinha 10h... entretanto mudei para 5h por dia e melhorou muito, tratei os dois troncos com musgo ( onde a alga estava a cobrir totalmente o musgo...) retirei os 2 troncos e mergulhei em H2O2 diluído 1/5 durante uns 20 minutos com mudança da solução a meio. Depois limpei com agua corrente durante 2 minutos. Durante o combate das algas: A iluminação: O estado do aquário depois do combate as algas:
  10. Data da Montagem: 24/12/2015 Aquário: ? (21L) Filtragem: filtro interno 300l/h Termostato: 50W Iluminação: DIY 3*6500k (450Lum) 1*6500k (350Lum) 2*4000k (400Lum) Lumens totais = 2 500 Substrato: Areia de silica branca JBL Manado Fertilização: Nada Hardscape: Troncos Red Moor Pedras de Xisto Flora: Rotala 'Bonsai' http://tropica.com/e...i'(033ETC)/4451 Cryptocoryne wendtii 'Mi Oya' http://tropica.com/e...Oya'(109D)/4563 Anubia Nanahttp://tropica.com/en/plants/plantdetails/Anubiasbarterivar.nana(101)/4545 Musgo de Java Fauna: Erythromicron microrasbora - 6 Otocinclus affinis - 2 Crystal Red Shrimp - 2 Wild Shrimp - ? Red Cherry Shrimp (Neocaridina davidi var. red) - ? Dicas e sugestões são bem vindas.
  11. plantas que não precisão e substrato decente e são de crescimento rápido tens as foxtail, crescimento muito rápido mesmo !! e elodias, podes ter sempre flutuantes como as lentilhas de agua que absorvem muito bem os excessos produzidos pelos peixes
  12. Hahahah pois como eu... esperar que venha... não... prefiro ir a procura por ai... se chegares a mandar vir depois mostra como ficou !!
  13. Olha fui ver e achei bastante interessante o conceito da parede de musgo, talvez faca uma tb para o meu aquário, quanto ao link parece me bem, mas acho que também consegues fazer isso sem precisares de comprar isso, apesar de nem ser muito caro... mas acho fixe
  14. Desculpem a expressão mas que de evolução do car**ho !! Muito giro comparado com o inicio !! parabéns
  15. Sem Nome (21L) Data de montagem 01.02.2016 Cumps,
  16. tem só atenção que certos moveis do ikeia (principalmente os mais baratos e simples, é possível que não seja o caso) a madeira não é madeira.... ou seja é só forrado a madeira, lá dentro é uma espécie de cartão aglomerado que obviamente aguenta peso mas não como a madeira, pesquisa mesmo o móvel no site do ikeia ou assim, podes sempre telefonar. Quanto a mudança de aquário o que podes tb fazer é mudar na integra e ir acrescentando agua nova em vez de toda de uma vez, as proporções que normalmente usas na tpa, ou seja tens os 50l e acrescentas tipo 20 por dia ou assim, para os parâmetros não alterarem muito, ficas com o aquário meio cheio durante uma semana mas é menos provável que dê asneira, boa sorte com isso
  17. No meu caso apenas uma cria de vez em quando, mas vai depender do aquário e dos esconderijos
  18. Eu tive 2 fêmeas de colisa e um macho alem de red cherry e tive reprodução por parte dos dois, entretanto retirei as colisas para não comerem os alevins, mas acho que num aquário como o teu onde tens muitos espaços onde eles se podem esconder que não ha problema, não digo que no inicio as colisas não vão atras de um ou outro mas depois é relativamente descontraído.
  19. Acho que podes usar o que quiseres, neste momento tenho um aquário com 2 leds de 4000k e 5 watts e para red num aquário de 11L e funciona bem.
  20. Aconselho te também a pores uma espécie de moita, plantas densas e com muitas folhas em toda a planta, se gostares de elodias acho que são muito boas para o efeito, se conseguires por tipo pedras encostadas ao vidro ou umas as outras de maneira a criar espaço dentro onde os peixes não entrem tb é bom. cobertas de musgo acho que tb fica bem. Vai metendo mais fotografias
  21. Boas, tenho acompanhado o projeto e até tirado ideias, gostava de ver como está agora o aquário em geral, e como está o CRS bebe ? Parabéns pelo aquário