btrca

Membro
  • #Conteúdo

    47
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por btrca

  1. CRS SS, CBS spotted head e uns amano para limpeza geral. Umas neritina pulligera (estou super fã) acabam com a fauna. Encomendei agora mais uns de cada variante para começar a reproduzir ao Rúben Garrudo.
  2. Eu uso já há um ano ADA (Step 1 e 2 posteriormente, K e Brighty special) e nunca tive problemas. Também uso CO2 a 1,5 bps num nano de 20L, sem problemas. Deixei crescer a vegetação (cuba e micranthemoides) até estabilizar os consumos de fertilizante e CO2 e quando acrescentei os camarões tudo correu bem.
  3. Vou dar-lhes tempo, por enquanto. Mas custa ver aquelas centenas de ovos a desaparecer todas as semanas quando podiam ser disquinhos! Vou arranjar filtro de esponja e depois vou actualizando.
  4. Cheguei a alimentá-los com pasta de artemia, ovo e spirulina. E sempre se agarraram bem aos pais, nesse aspecto era pacífico. Quanto à sump, já tinha de facto pensado no filtro de esponja enquanto tenho posturas, tenho só receio da qualidade da água após uns dias. E quanto à rede, talvez terá de ser mesmo assim... O que me faz estranhar é que eles já deixaram várias posturas eclodir e alevins crescer até diversas idades e agora simplesmente não atinaram com as desovas!
  5. Boa noite pessoal, preciso de ajuda: Tenho este casal de azul brilhantes com cerca de um ano e meio. As primeiras posturas foram todas embora, deixei-os crescer, lá atinaram e passaram a haver alevins, depois já em natação livre e depois já com 15 dias de vida (em posturas diferentes), que foi o máximo que sobreviveram (imagem). Isto com história de posturas semanalmente ou quinzenalmente, conforme eles nasciam ou não. Agora voltaram a nem sequer deixar nascer, comem sempre antes. Mantenho a mesma alimentação, parâmetros de água e cuidados, nomeadamente azul de metileno quando surge a postura. Dúvidas: 1) Mudanças de água com postura e alevins, sim ou não? Quanto e de que forma? 2) Separar os alevins sim ou não? Quando? 3) Qualquer conselho ou "truque" que vos tenha ajudado a criar os alevins é sempre benvindo! Obrigado! P.S.- Os pais tinham muco, estavam bastante escuros e as crias sempre a debicar. A luz fica sempre acessa noite e dia desde a postura. Estão apenas os dois discus num cubo de 50 com sump traseira, faço as trocas pela sump quando têm postura. Alimentação mantida para os pais, de dia estão com alimentador automático com granulado e flocos para me chegar o menos possível do aquário e à noite dou a congelada que devoram à vez quando têm as posturas e os alevins.
  6. btrca

    Discus sem cola??

    Pois, devo ter confundido de certeza... Mas de facto ele disse "antes das desovas", devo ter baralhado. Vivo dou artémia aos alevins. Em relação às larvas de mosquito, tenho tido o cuidado de confirmar que só compro das estéreis, irradiadas ou esterilizadas de outra forma.
  7. btrca

    Discus sem cola??

    Com certeza que aceito, nunca disse o contrário! Não tenho disponibilidade para ter também alimentação viva, que, como toda a gente defende (e bem!) é a melhor opção. Agora, nunca dei pela falta de muco nos discus e pela alimentação que lhes dou em princípio não tem por onde faltar componentes. O congelado biotopica daily tem a parte toda da carne e dos vegetais que eles tanto gostam, as larvas têm proteínas com todos os benefícios e o granulado específico tem os restantes micronutrientes necessários. Sendo discus de cativeiro e que (tanto quanto me foi dito pelos criadores) não foram alimentados com vivo, a questão comportamental é instintiva suprimível, estes discus não sabem o que é comida viva! Eu sei, mais uma vez, que a comida viva é melhor, mas não tenho possibilidade para tal e há muito sucesso por aí em quem não a faz. Estava apenas a colocar questões mais generalistas e nunca neguei sugestões, pelo que não percebi o teor da resposta. Em todo o caso, muito obrigado pela paciência e ajuda Bernardo
  8. btrca

    Discus sem cola??

    "Muito bem alimentados" é com alimentação pelo menos 4 vezes ao dia, variação desde o granulado, congelado de discus biotopica daily e larva de mosquito. Boa ideia essa do filtro de esponja! Desculpem as perguntas, mas sou mesmo novato nesta coisa da reprodução dos discus, por muito que leia a experiência vale muito e gosto sempre de perguntar. Com outras espécies (escalares, betta, guppy) as coisas sempre correram bem e foram lineares, mas estes bichos têm mais personalidade e mais gostos! Obrigado pela ajuda!
  9. btrca

    Discus sem cola??

    Eles são bem alimentados durante todo o processo e antes. Eu pensei logo em descer o nível da água, mas tenho um problema crucial: Tenho um cubo de 50 (muuuito espaço para andarem perdidas as crianças) com sump traseira, por isso descer só se parar a circulação. Posso ficar com a água parada durante umas horas até pegarem? Outra dúvida que tenho (e nem sempre tem corrido bem) é se devo fazer trocas com aspiração do fundo durante a postura e após o nascimento. Ou os habituo a trocas diárias para não stressarem, ou não faço de todo até os alevins estarem colados? Há mais que espaço para tentativa e erro, são um casal jovem de brilliant blue (cerca de 1 ano de idade) e quando as posturas ou os alevins se vão, têm nova postura de 100-150 ovos em menos de 2 dias. Eles bem tentam! Obrigado malta!
  10. btrca

    Discus sem cola??

    Bem... Apesar de antigo, tenho este mesmo problema 5 anos depois... Alguma sugestão?
  11. Obrigado pela resposta, só vi agora! Já me safei no Leroy, arranjei um redutor em T, tapei um dos braços do T com um tampão (aplicado num bocado de tubo) e a vertente de 16 do T entrou no buraco. Ficou impecável, se alguém quiser imagens para depois experimentar é só pedir.
  12. Peço desculpa, só vi agora a resposta! Tentei e safei-me mesmo foi no Leroy Merlin, com tubagens para mangueiras de rega e redutores em T.
  13. Obrigado pela resposta. Sim, esse já tinha visto e há outros quantos desse tipo de sites, que depois se vai a ver as reviews e é para esquecer. Hoje andei em pesquisa e arranjei um tubo em T no Leroy com redução de 22-16 e selei um dos braços do T. Ficou impecável!
  14. Boa noite malta, Antes de mais, muito obrigado por qualquer ajuda. Tenho um problema: um tubo de 22mm de uma Eheim compact 1000 para entrar a 90º num buraco da parede traseira do aquário com 16mm. Ando à procura de um redutor em cotovelo de 22-16, mas não encontro em lado nenhum! Alguém tem pistas concretas? Um abraço, Bernardo
  15. Boa noite malta, Antes de mais, muito obrigado por qualquer ajuda. Tenho um problema: um tubo de 22mm de uma Eheim compact 1000 para entrar a 90º num buraco da parede traseira do aquário com 16mm. Ando à procura de um redutor em cotovelo de 22-16, mas não encontro em lado nenhum! Alguém tem pistas concretas? Um abraço, Bernardo
  16. btrca

    Hidrópsia

    Isso é o meu dia-a-dia: antibióticos, resistências, infecções com patogénios multirresistentes, uso e abuso de antibioterapia... Assim que retiro a água do aquário de quarentena ela leva imediatamente com duas colheres de sopa (10x mais que o suficiente) de carbonato de cálcio, que ao libertar o cálcio na sua forma iónica (Ca2+) forma um complexo com o antibiótico que não tem acção bactericida. É o suficiente no caso de quinolonas em meio hospitalar, deverá ser o suficiente em casa para quem sabe. No meu caso, prefiro tratar e salvar os meus peixes e ainda assim não criar outros problemas mais graves. Como diz o PM "não é a custe o que custar". Espero ter esclarecido e sido útil Nota: vou acrescentar esta "neutralização" do AB ao post principal, não vá alguém querer usar esta técnica sem ler os restantes comentários. Obrigado pelo aviso HomoSapiens!
  17. btrca

    Hidrópsia

    Tenho agora (3 semanas após tratamento) um guppy macho com o mesmo. Vou ver se o remédio se mantém.
  18. btrca

    Hidrópsia

    Boa noite a todos, Queria só partilhar convosco a minha experiência com este sintoma: Apesar de surgir em muitos locais como uma doença, a hidrópsia é uma condição com causa incerta e variada que cursa com retenção de líquidos e edema generalizados dos tecidos moles. Isto causa o levantamento das escamas do peixe, o inchaço da barriga com uma eversão do recto do peixe. Em casos mais graves, até a câmara anterior do olho edemacia, dando impressão de olhos inchados na porção transparente. Sendo médico, estas coisas das doenças mexem comigo e estava farto de ver mezinhas caseiras. Então fui investigar. Segundos os artigos mais recentes publicados, uma boa parte das hidrópsias são causadas por bactérias prevalentes em água quente, podendo por vezes ser causada por parasitas, fungos ou mesmo alterações anatómicas dos peixes (volvos intestinais, tumores, etc.). Na mais recente literatura, a bactéria mais frequente é a Pseudomonas puntacta, um organismo muito prevalente em água quente. A título de curiosidade, é uma subespécie das bactérias que causam infecções hospitalares altamente resistentes à antibioterapia. Confirmei com a EPAL (aqui em Lisboa) que esta bactéria é muito prevalente na rede de esgotos local, sendo inofensiva para seres humanos, podendo até ser comensal. Acontece que esta bactéria, por ser em princípio "virgem de antibióticos", é relativamente sensível aos antibióticos de primeira linha que se utilizam em seres humanos, nomeadamente em otites. Agora vamos ao que interessa: - Tinha uma ramirezi com a barriga a inchar e com o recto a virar do avesso. Pensei que vinha lá mais uma desova. A peixa começou a ficar mais parada, à superfície, respiração ofegante, escamas a eriçar (que só vi depois). Resumindo, foi neste ponto que a isolei e comecei a pesquisa. Com a facilidade que tive a arranjar medicação, fiz as contas, utilizei 500mg de Ciprofloxacina para 40L de água. Ao fim de três dias tinha a peixa curada, mantive mais dois dias de medicação (5 no total). Assim que retiro a água do aquário de quarentena ela leva imediatamente com duas colheres de sopa (10x mais que o suficiente) de carbonato de cálcio, que ao libertar o cálcio na sua forma iónica (Ca2+) forma um complexo com o antibiótico que não tem acção bactericida (Obrigado ao HomoSapiens, tinha faltado explicar esta parte). Isto é muito importante para não criar resistências bacterianas na rede, podem afectar-nos gravemente! Entretanto, agora 15 dias após a cura, já voltou a desovar. Espero que vos tenha sido útil. Melhores cumprimentos, Bernardo Carvalho Araújo
  19. Em teoria, falamos de 50L por discu. Na prática, e depois de muita conversa nos fóruns específicos, com criadores e com o Silvino da Casa dos Discus, chega a mudança semanal de 30% (estou a fazer 2x/semana de 30-50%) e o tamanho está óptimo. Tanto quanto posso comprovar tudo corre bem. Parâmetros da água estáveis e ok, alimento os peixes com flocos, granulado, larvas de mosquito e artémia quando tenho mais paciência. Os discus têm comida congelada específica com a qual se dão lindamente. Tenho agora 3 discus, já me foi dito por quem sabe que com os cuidados que estou a ter e com a manutenção do plantado, aguentava 5. Claro que o overfeeding leva a mais algas, mas para isso tenho 5 amano a varrer o aquário impecavelmente.
  20. Olá malta! Depois de algumas mensagens por aqui a pedir ajuda, resolvi expôr o progresso do meu aquário de 120L. Tem alguns pormenores que são bons para quem queira fazer coisas semelhantes e quem tenha tido dúvidas parecidas. Não coloco já o setup porque foi sendo actualizado, mas dá para ir percebendo. Não tenho afiliação nem devo nada a ninguém, pelo que vou colocar aqui os nomes das lojas a que fui indo. Então começando: Quando era miúdo tive um aquário daqueles que já vinham com tudo incluído. Como na maioria destes, a luz não era suficiente, o filtro estava longíssimo do que era preciso... Por aí fora. Montei e desmontei diversas vezes e abandonei-o durante uns anos. Resolvi recomeçar o hobby há cerca de 4 meses. -Aquário de 120L (100x40x30) daqueles antigos com bordos de plástico preto e silicone preto. -Luz (larguei a incluída fui comprar à Aquaplante)- EasyLed by Aquatlantis de 890mm. -Filtro- comprado através do OLX- TetraTec EX 600, faz pelos dados técnicos (que valem o que valem...) 600L/h. -Aquecedor da EHEIM 100W (não tenho a certeza se 150, não me apetece levantar para lá ir...) Aproveitei o clássico "areão" que tinha dos tempos antigos, dois troncos e pouco mais. Arranjei umas valisnerias, duas anubias nana e duas outras que não me lembro exactamente o nome, peço desculpa. Cometi a crueldade de ciclar o aquário com três guppys, eu sei, mas tive pressões familiares. O que interessa neste momento é que estão os três bem, bem como os 74 descendentes num aquário à parte. Aqui o primeiro aspecto: Depois comprei um tronco na Aquahobby e assim ficou (bem como maternidade para os reprodutores sem fim): Quando a ciclagem acabou, acrescentei os restantes habitantes com as zonas definidas e as tarefas necessárias: Corydoras paleatus e ancistrus sp Há um dia que acordo e resolvo acrescentar uma "estrela" ao aquário. Coloquei um casal de Ramirezis (lindos). Não chegou. Acrescentei um cardume de 6 cardinais. Também não foi desta. Decidi-me por Discus, esse titã da aquariofilia. Fui à Casa dos Discus e arranjei 2 Azul Brilhante de cerca de 7cm. Eu já sabia que isto ia ser atribulado, mas com o passar do tempo veio o bichinho dos plantados... "Plantados com Discus? Overfeeding com algas? Esquece lá isso!" Mas eu sou parvo, e fui na mesma. Mas e então como manter a população e reformatar o aquário? Pena já não ter as fotografias, mas fiz o seguinte: tirei o máximo possível da água do aquário para baldas, alguidares e afins, todos os peixes com filtros e aquecedores lá dentro e toca de refazer o aquário! De referir que comprei as plantas a um membro deste fórum, rickmfc. Plantas impecáveis! Ele costuma pôr uma série delas à venda na secção própria, são quase sempre as mesmas, foram essas que entraram no aquário nesta altura. Começou por ser assim: Como é óbvio, as bactérias em suspensão proliferaram durante 15 dias, e o aspecto foi sendo assim até desaparecerem de um dia para o outro! Andei com trocas de 50% a cada 2 dias. Nesta fase acrescentei também CO2 de extintor, com o redutor e solenoide, tubagens e difusor da Aquaeden. O resultado final foi este, e tem vindo a mudar constantemente: Como já perceberam estou a aprender, a refazer constantemente e vou actualizando. Tudo o que comentarem e sugerirem será bem-vindo e tentarei encaixar onde puder! Obrigado! Só reparei depois que havia uma secção de "Aquários"... Peço desculpa, se algum moderador quiser mover o tópico, esteja no direito! Há muita mais coisa que poderia dizer, mas tentei manter simples! De referir que o substrato depois foi as duas fases da Tropica e que acrescentei eleocharis parvula para fazer relvado em primeiro plano (em desenvolvimento). Ah! E que a luz estava demasiado perto da água, o que me dava imensas algas filamentosas nas plantas mais altas e no musgo de java que está no tronco. Mandei fazer dois acrílicos para suporte do LED (3€ na Acrilcorte, se quiserem dou os planos) e ficou impecável. Lilly Pipes de marca branca, eBay, a imitar o design da ADA. A funcionar impecavelmente.
  21. btrca

    Ajuda com nano

    Obrigado malta! Sábado estou na Aquaeden para começar o projecto, depois vou dando novidades! E ainda hei-de pedir opinião do meu plantado de 120L com discus. Obrigado!
  22. btrca

    Ajuda com nano

    Boa noite a todos, Desde já o meu muito obrigado pela ajuda! A situação é a seguinte: Tenho um nano de 21,5L exactamente como o da imagem, vi este nano num concurso e queria reproduzi-lo. Já tenho o hardscape e material todo, gostaria só de ajuda na identificação das plantas, ou até sugestões para uma coisa parecida. E depois coloco aqui a montagem e updates!
  23. btrca

    Elevar LED

    Olá malta! Mais uma vez venho pedir a vossa ajuda: Tenho um LED Easyled 895 mm no meu aquário com 100 cm de frente. Tenho-o em cima de água apenas com aquele suportes metálicos que vêm com a lâmpada, o que lhe dá apenas uns poucos cm acima da água. Tenho visto nalgumas lojas umas peças que elevam as lâmpadas até cerca de um palmo acima da água, que era o que me dava jeito porque estou a ficar com algas que nem gente grande, apesar de todas as técnicas de remoção tentadas (ainda aí vem o CO2). A pergunta é se alguém sabe de alguma forma de elevar o LED com ou sem estes suportes, sabendo que não posso suspender ao tecto. Muito obrigado desde já
  24. btrca

    Ajuda com ovos

    Obrigado malta! Na dúvida, antes de responderem, cortei aquele bocado da folha e pus noutro aquário até aparecer qualquer coisa. Mas assumo que sejam caracóis, tenho lá dois que vieram com musgo e andam a rapar as algas, que é o que me interessa. Em relação aos rams, vou colocar a evolução da postura no tópico de ciclídeos anões.
  25. btrca

    Ajuda com ovos

    Entretanto esta noite os ramirezi fizeram uma postura no local que estavam a limpar e a defender, para cima de 50 ovos, bem maiores que estes. Estes continuam na folha exactamente iguais, com uma capa como se fossem um só.