Bandicoot

Membro
  • #Conteúdo

    9
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Feminino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Aljezur (Faro)
  • Localização
    aljezur

Bandicoot's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

2

Reputação

  1. Olá, a imagem está acessível, sim, mas procurava mais imagens porque aquilo que me parece nem sei se é possível ser. Vamos por partes, o peixe tem um aspecto belíssimo à parte da zona afectada. Se tiver possibilidade, isole o animal num aquário simples mas com boa água, com temperatura correcta para essa espécie. Não sei que água utiliza para o seu aquário, mas na minha modesta opinião, desaconselho ir buscar água à fonte ou outro curso natural - pois poderá introduzir acidentalmente agentes patogénicos no aquário. Aquilo que vê no animal (a vermelhidão na zona afectada, a inflamação perto da coluna, o rebordo mais escuro em volta da zona esbranquiçada) é a resposta imunitária saudável e normal a um agente patogénico. Independentemente do seu animal ainda estar vivo ou não nesta altura, a lesão aparente é muito comum em afecções provocadas por parasitas crustáceos. Esses parasitas têm o corpo altamente modificado e adaptado à vida parasitária, e mais se parecem com um pequeno verme. Na fase já adulta é possivel ver uma cauda a sair da lesão esbranquiçada, por vezes em forma de "V". Se for este o caso, tente puxar essa cauda com uma pinça com cuidado até retirar todo o parasita. Geralmente, esse tipo de parasitas são copépodes (crustáceos) como por exemplo, a Lernea sp. O "V" são dois sacos de ovos, daí ser fundamental remover o adulto. É necessária uma infestação destes parasitas para matar o hospedeiro, ou haver infecções oportunistas de bactérias e fungos nas zonas com ferida. Existe algum género de cauda a sair da lesão?
  2. Olá, as ameijoas que apanhou são de uma espécie exótica asiática, e há partida são Corbicula fluminea. Têm a capacidade de se comportar como uma espécie invasora, produzindo milhares de juvenis que se desenvolvem em cerca de 1 a 3 anos. Na revista Bioaquaria saíu um bom artigo sobre essa espécie e cuidados a ter com ela para quem a quer ter no aquário. Existe uma familia de bivalves de água doce, mas são tão raros devido à poluição, que muitas pessoas pensam que nem existem bivalves de água doce. Esses bivalves pertencem à familia Unionidae, e algumas das espécies dessa familia são nativas dos nossos rios. São muito maiores do que as Corbicula sp. mas como molusco bivalve, são filtradores, e alimentam-se de matéria particulada em suspensão na água e fitoplâncton. A planta linda que apanhou (as nossas plantas aquáticas são maravilhosas) é uma Colher-de-água pertencente ao género Potamogeton, e muito provavelmente da espécie Potamogeton natans. Depreendo pelas espécies que capturou que foi numa zona do rio de corrente fraca a moderada e com pouca profundidade. A colher-de-água necessita de ter as folhas à superficie ou muito perto desta, para que possa realizar a fotossíntese. Também convem não a colocar sobre cascatas de água provenientes do filtro. E mais uma vez, só agora reparo na data do post. Boa sorte!
  3. Olá, a Pygocentrus nattereri é uma espécie de piranha que se alimenta ao entardecer ou amanhecer. Escolha um horário e seja consistente, e a sua piranha também o será Ao contrário da reputação das piranhas em geral, alimenta-se de outros peixes, crustáceos, insectos, e outras presas animais mortas e/ou moribundas. Por isso, pode dar fillet de salmão aos cubinhos, por exemplo. A questão do predador tem a ver com o estímulo e a nossa imaginação. Procure criar um cubo de salmão que se comporte como uma presa. Se já teve oportunidade de ver piranhas a serem alimentadas com comida normal para nós, sabe que uma do cardume agarra o pedaço e nada pelo meio das outras enquanto elas abocanham os nacos que saem da boca da "transportadora". A sua piranha está sozinha, por isso cabe a si fazer o papel de piranha transportadora, com os devidos cuidados de segurança, claro. Boa sorte!
  4. Olá, não pude deixar de reparar nas bolhinhas de ar à superfície da água (só), e claro, nos vasos vermelhos. Por favor, recorde-se se mudou algum item que utiliza na limpeza do aquário. Tente utilizar somente materiais de fibras inertes e sem detergentes. Algumas esponjas já trazem detergente adicionado apesar da embalagem não mencionar esse facto. Podemos constatar isso quando humedecemos essas ditas esponjas e ocorre espuma, sem termos adicionado detergente. Os vasos vermelhos são o resultado visível da estase do sangue, ou seja, o sangue deixa de irrigar aquela zona do corpo e dá-se a morte celular da área não irrigada com consequente perda da zona estrangulada. A estase pode ser provocada por diversas causas: infecção bacteriana, resposta imune por parte do hospedeiro a uma infestação de parasitas, e até a toxinas. Todo o químico em excesso presente na água, desde as amónias (amónia, nitritos e nitratos) até aos detergentes, podem contribuir para tal. Boa sorte!
  5. Olá, espero que esteja tudo mais normal no aquário. De qualquer forma, o facto de ter muitas plantas verdes no aquário não dispensa oxigenação. Seja ela feita por cachão de água que sai do filtro ou injecção de ar no aquário. De facto, também as plantas aquáticas à semelhança das terrestres, consomem O2 na ausência de luz. Mas se quer tirar as teimas se os seus peixes morreram asfixiados ou não, repare nos opérculos e boca quando morreram: estavam abertos ou fechados? Quando existe desequilíbrio gasoso por excesso é frequente observarmos pequeníssimas bolhas de ar presas no corpo do animal. Em geral, são visíveis nos olhos e zonas do corpo mais escuras: era este o caso? Boa sorte!
  6. Olá, geralmente o inchaço da cavidade abdominal resulta da acumulação de fluido na mesma - a vulgar ascite. Esta condição pode ser um sinal de infecção bacteriana. A SERA comercializa um alimento chamado BAKTOTABS (ou parecido) que ajuda a repor a boa condição física do animal. Será, no entanto, importante detectar qual o foco dessa infecção: - tudo o que possa ser matéria orgânica em decomposição no aquário deve ser eliminada; - respeitar as trocas parciais de água; - e muito importante, o que se pretende não é esterilizar o ambiente mas procurar um equilibrio bacteriano Boa sorte!
  7. Olá, o animal apresenta comportamento e coloração normal? Em caso negativo, quais foram as alterações notadas, p.ex. corpo mais claro, roça o corpo contra superficies, ou outra que lhe pareça digna de nota? Uma imagem ou imagens da área afectada seria útil também. Muito obrigada
  8. Bandicoot

    Sanguessuga

    Sim, são sanguessugas! Provavelmente do género Glossiphonia sp. com cuidados parentais bem documentados nas fotos disponibilizadas. p.s. - malta da biologia, tá no estudar ;D