Jorge Mata

Membro
  • #Conteúdo

    22
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Jorge Mata

  1. Sr. Julius é por causa desta afirmação que foi feita por si e neste tópico que eu formulei a minha opinião. Volto a dizer que a sua resposta não é didática, mas quero acreditar que foi apenas neste caso...
  2. Boa noite a todos os utilizadores deste forum e em especial ao Sr.Julius. Quero desde já felicitá-lo pelas suas excelentes convicções acerca do bem estar dos nossos queridos animais pois durante muitas gerações este tipo de sentimentos não existiam na nossa sociedade e que resultaram em enormes atrocidades como abandonos e etc. Eu próprio sou um orgulhoso criador de uma raça portuguesa O Cão da Serra da Estrela ( 7 exemplares)e preocupo-me bastante com o bem estar desses animais. Apesar de tudo o que a utilizadora Búzia possa ter feito de errado, penso que ela tem marcadamente uma diferença em relação a muitos utilizadores de foruns...a coragem de se expor aqui mostrando e partilhando o seu insucesso, que, tenho a certeza lamenta profundamente. Aquilo que tenho assistido ao longo de muitos anos nos foruns é uma feira de vaidades, ou seja, mostra-se muito os sucessos, grandes feitos, coisas que parecem quase impossíveis de conseguir, mas...e onde estão os erros, onde estão as muitas mortes que aparecem mas que não são relatadas? Quantos de nós não ficámos já invejosos de grandes feitos que outros conseguem? Mas se calhar não sabemos o que se passa por trás desses sucessos! Todas as actividades para serem desenvolvidas têm altos e baixos, têm momentos de grandes sucessos mas também de grandes tristezas. É assim desde o inicio da História e vai continuar a ser até ao fim. Grandes cientistas cometeram erros e aprenderam com eles e é assim que se consegue evoluir. Não penso de maneira nenhuma que os conselhos que foram dados aqui no forum tenham sido errados ou certos, não é isso que está em causa, o que está em causa é a sua intervenção, carregada de uma enorme falta de paciência, paciência essa que não lhe é exigida em lado nenhum aqui no forum e como é óbvio o senhor é livre de ter ou não, o que não deve é descarregar em cima dos outros, e principalmente em principiantes, correndo o risco destes perderem o gosto por uma actividade que devia ser acarinhada por si...como grande amante da aquariofilia. Dessa forma a sua atitude seria didáctica e poderia transmitir aos outros todos os seus conceitos acerca de conservação de espécies animais. Todos nós temos o dever de tentar incutir, nos que se iniciam, conceitos importantes e nunca devemos ter atitudes que os levem a desistir, pois estas desistências acabam por ter o efeito contrário e se muitos tiverem o efeito contrário...quem paga é o Ambiente. Obrigado pela vossa atenção.
  3. Bem sei que este tópico já tem bastante tempo mas penso que posso participar. Tenho neste momento 9 neons num aqua juntamente com 3 Blue Pearl e não há qualquer tipo de conflito. Os camarões estão em grande forma e andam expostos por todo o aquário, coisa que não acontecia no outro aqua comunitário. Vou agora esperar pela reprodução dos camarões e comprovar que os neons não ligam de todo aos camarões. Abraço.
  4. Boas pessoal, peço desculpa estar a intrometer-me mas a operação de desmontar um extintor não deverá ser NUNCA feita por amadores...infelizmente perdi um grande amigo que o tentou fazer e sofreu um ferimento mortal! Abraços
  5. Boas pessoal, aqui estão mais umas fotos dos meus Blue Pearl agora já no seu novo aqua a que eu dei o nome de Black River. Já agora o meu eficiente CO caseiro Opiniões...pois claro, esperam-se.
  6. Jorge Mata

    The Coast

    Boas Marco. O teu entusiasmo é contagiante...eu estou um bocado triste com os meus Blue Pearl estão sempre escondidos e não sei se será por estarem num comunitário. Uma das minhas ideias era conseguir reproduzir camarões mas assim acho que não vou lá...tenho que me documentar mais acerca destes adoráveis bichanos.
  7. Boa noite. Tenho uma dúvida que é acerca dos camarões e como penso que não será nada de grave acho que não vale a pena abrir um tópico novo no respectivo lugar. Quando os comprei eles andaram os 2 primeiros dias por todo o aquário mas agora esconderam-se debaixo do tronco e não saem de lá por nada deste Mundo. A minha pergunta é se isto é normal ou pode ser sinal de algum mau estar. Obrigado.
  8. Boas. Aqui estão os meus Blue Pearl. As fotos estão horriveis mas foi o que consegui de melhor Já agora peço que tentem avaliar nas fotos se alguma está ovada pois já vi imagens de Blue Pearl ovadas e têm aquela parte de cima amarelada. Abraços
  9. Boa noite cripton26, estou com o mesmo problema mas com um beta. Em cerca de 3 horas ficou com as barbatanas desfeitas...não sei o que será. Como já passaram alguns dias desde o teu post, será que já resolveste o problema? Se sim podes partilhar como foi? Grande abraço
  10. Boas pessoal da aquariofilia. O meu home made de CO2 já está a funcionar desde cerca das 22.30, sensivelmente 1 hora depois da colocar o líquido dentro da garrafa. Agora vou controlar o fluxo pois tem aumentado a cada 15 minutos. Coloquei a pedra difusora a cerca de 5 cm de profundidade.
  11. Boas, deve usar a URL, copiando a mesma e editando aqui.
  12. Boas, excelente artigo, principalmente para novatos. Para mim foi óptimo pois esclareci 2 ou 3 dúvidas.
  13. Boas pessoal da aquariofilia. A minha falta de experiência levou-me a pesquisar na net e ter encontrado este forum foi uma enorme ajuda, por isso posso dizer que a minha inspiração é este forum e todos os que nele mostram os seus aquas.
  14. Boas pessoal da aquariofilia. Parece que consegui realizar mais um sonho meu...um Nano banana rock. A minha ideia era fazer um eu mesmo, mas a maria deu-me a volta e quis um mais High Tec e tive que ceder senão não tinha lugar na sala Assim aqui está o setup (mais ou menos eheheh!) - Aqua de 19 litros (31.25 long x 25,4 cm de largura x 25,4 cm cm de altura). 4 cm 4 mm de espessura). - Built-in com 12 luzes de Led. - Filtro externo com carga de carvão activo e SFL4 (carga de esponja) - Aquecedor para 20 lt - TPA's às 4ª e Domingos de 50%. - Flora (francamente não sei os nomes mas desta vez vou descobrir) - Substrato (areia para caranguejos ermitas !!!), e decorado com pedra vulcânica (tenho um tronco comprado mas ainda tinge muito a àgua por isso está em tratamento) - Fauna composta por um casal de Betas. Ora agora as fotos (não mostram todas as fases pois tinha a máquina emprestada à minha cunhada). Este projecto está apenas no principio por isso gostava de ouvir as vossas opiniões.
  15. Boas, pessoal da aquariofilia. Estou aborrecido. Calculem que após a colocação da maternidade para criar os meus 3 alevins de Guppy, chego à conclusão que hoje já só lá se encontra 1 ...atão os sacaneiros fugiram lá de dentro???? Tal é esta maternidade ou a qualidade da inteligência dos bichanos. Bom, por agora nada há a fazer, já passei muito tempo a ver se os via no aquário mas nada...cá para mim serviram de artémia para os mais velhos Abraços.
  16. Obrigado. Já estou em campo para encontrar e já agora e porque sei que o tema é demasiado extenso e está disperso por todo o forum, o que me aconselham para fazer um tapete que cubra todo o fundo do aquário? Será que o Musgo de Java é a melhor opção ou existem outras plantas que o podem fazer?
  17. :thumbdown2: Falha grave...já pesquisei aqui no forum e encontrei vários endereços...
  18. Bom dia. Pois já me tinham falado disso mas como é que se processa isso...quero dizer, tens alguns sites onde o possa fazer? Obrigado.
  19. Um dos grandes problemas que enfrento é a falta de material que temos aqui em Sines. Apesar de já ser uma cidade, as lojas da especialidade só têm o banal, o mais necessário para manter um aqua. Quando queremos algo mais específico a resposta é que não têm pois ninguém compra ou então nem sabem do que se trata. Ainda ontem andei à procura de musgo de Java e ninguém sabia o que era. Bolas de musgo foi a mesma resposta...enfim estou tramado. Queria fazer um tapete e parece que tenho que ir para Lisboa ou arredores pois aqui na Santa parvalheira não encontro nada :bad-words: Vou tentar recorrer ao que o meio ambiente me proporciona, mas não é a mesma coisa. Abraços
  20. EHEHEHEH! Por acaso foi uma carga de trabalhos colocá-las assim, mas por acaso nunca caíram apesar das bicadas que leva dos peixes e das explorações que o caracol lhes faz! Assumo que se encontram numa posição pouco natural e por isso serão alvo de uma melhoria ou eventual troca por tronco...vamos ver.
  21. Boa noite e desde já obrigado pela sua avaliação ao meu aquário. Bom em relação às pedras elas foram trazidas da Barragem de Morgavel (aqui na minha zona) e de facto não lhes fiz nenhum teste, até porque não sabia que se podia fazer tal facilmente. Como até à data não me morreu nenhum exemplar...pensei estar tudo bem. Faço TPA de cerca de 1/3 de água todas as sextas-feiras, mas vou obviamente fazer o teste. Obrigado.
  22. Olá boa tarde o meu nome é Jorge Mata e desde já digo que é um prazer pertencer a este forum. Sou um recém chegado à aquariofilia embora desde muito novo me lembro do meu pai ter aquários,sendo este um verdadeiro apaixonado. Pois bem, tudo começou à cerca de um mês quando a minha cunhada me ofereceu um aquário pois não tinha tido tempo para o pôr a trabalhar...aceitei e ainda bem pois tem proporcionado excelentes momentos de família (numa época em que a TV ocupa demasiado tempo da nossa vida, principalmente nos miúdos). Ora aqui vai o meu setup: - Aquário da Aquatlantis com 67 litros (+/-) - Filtro BIOBOX 1 sem a carga de lã Em termos de fauna tenho: - 2 Colisas (casal) - 3 Neons - 4 Neons negros - 1 Escalar - 3 Guppys (2 machos e 1 fêmea)exactamente ao contrário do que deveria ser.... - 2 Espadas (casal) - 2 Plattys (casal) - 3 alevins de Guppy que nasceram ontem e eu nem dei por isso pois pensava que ainda faltava algum tempo) - 1 Caracol enorme que não sei nome Quanto à flora: - tenho várias plantas mas francamente não sei o nome mas vou procurar saber (algumas foram apanhadas num riacho aqui perto de casa. Fotos: