Bruno R. Carvalho

Membro
  • Posts

    1,074
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    103
  • Country

    Portugal

Everything posted by Bruno R. Carvalho

  1. Hoje foi dia de podar o aquario do desafio que estava uma selva, aproveitei as podas das rotalas para tentar que as moitas destes fiquem mais densas.
  2. Eu sei. Tenho descansado bastante. E o aquario ja nao da muito trabalho. De qualquer maneira para dar contexto a recuperacao feita Dia 30/1 Hoje
  3. Este aquario esta a recuperar bem, apesar de estar de novo doente ( outra pneumonia) e de nao ter cuidado dele duas semanas. Hoje que finalmente ja me senti bem decidi tratar dele. Aqui fica a foto após manutenção e poda. Eu ainda vejo problemas a resolver, mas comparar hoje com inicio de fevereiro, se nao soubesse diria que não é o mesmo aquário. E prova da estabilidade é que esteve abandonado por estar doente e não descambou, hoje foi só podar e TPA. Uma completa volta de 180 graus, comparado aquele pantano que tinha aqui em cada.
  4. Parabéns Vera Desde que vi a foto não tive dúvidas este seria o layout vencedor. Os outros estão todos muitos bons, mas este estava claramente uns furos acima, nada foi deixado ao acaso aqui, o design é meticuloso, a saude das plantas é do melhor que se viu, a apresentação e qualidade da foto é superior, este layout é um layout 100% pensado para concurso e isso nota-se na qualidade geral, todos os pormenores foram afinados. Mais um excelente trabalho, como já nos habituaste. Mais uma vez parabéns
  5. Nao é a melhor configuração, mas os é a unica maneira de o puto nao chegar aos tubos. De qualquer maneira, babado não, estou contente com o progresso, mas isto ainda tem muito que melhorar.
  6. Este layout é uma pintura viva de cores, uma obra de arte.
  7. Belo nature aquarium, o facto que veres defeitos num trabalho destes é testamento do nível que chegaste, o patamar está elevado para ti, no entanto para nós comuns mortais esse aquário esta um espectáculo. Parabéns
  8. Vamos a ver. Por hoje fica assim. Nao aguento mais. Alterações em vista, nomeadamente as rotalas no lado direito, vao ser removidas e substituidas por rotalas novas ou podas do aquario do desafio,.essas estão em muito mau estado. Colocar monte carlo nas rochas e o resto depois ve-se. Claro que não esta perfeito mas a evolução e recuperação nesta fase é mais que obvia, por isso é continuar. Pena que eu nao tenha detectado a falha mais cedo, mas as vezes nao reparamos no que esta mesmo a frente dos nossos olhos.
  9. Perguntei porque encontrei a foto do CPA hoje e fiquei surpreendido de que já em Novembro o aquario estava muito bom. Alias as maiores diferenças sao na qualidade da foto tirada, nao propriamente na qualidade do aquario. Está mais maturado, claro, mas por exemplo a luz que se ve atras dos caules, também aparecia na foto final, só que eu para nao ter esse problema nao usei luz atras na final, mas tenho aqui as algumas fotos em janeiro onde usei e o problema era o mesmo de em novembro, fora disso sim o posicionamento da câmara e melhor na foto final, baixei a câmara e ligeiramente apontada para cima. Não há como negar a segunda foto é melhor que a primeira, a minha duvida é se o layout em si estava muito melhor, fico com a ideia que não, está mais maturado, mas em compensação perdeu os vermelhos, simplesmente fico com a ideia que tirada com as mesmas condições e settings o layout em novembro ja tinha dado uma boa foto final, o que faz sentido porque eu na altura tirei porque se nao estou em erro foi o Ismael que sugeriu, pois o aquario estava a desenvolver-se tao rapido que corria o risco dele passar do ponto e se tal acontecesse ao menos tinha a primeira foto de reserva.
  10. Foto final do desafio Foto do CPA Qual preferem?
  11. Algumas palavras para refletir, mas eu estou bastante feliz com este aquário, sinto que fiz tudo o que podia, que consegui algo de que me posso orgulhar e que este é um dos meus melhores trabalhos, o melhor que apresentei no desafio sem sombra de duvida. Não sinto que este layout não ganhou porque não era bom o suficirnte, ele nao ganhou porque simplesmente os outros foram melhores, dificilmente eu conseguiria melhorar o conceito, queria um layout simples e facil de manter que chegasse a pet bonito, isso foi conseguido, sacrifiquei alguma originalidade e aquele factor WOW que ganha concursos, mas se virem o meu primeiro post, eu disse logo lá que este aquário nao ia ganhar concursos, é bonito, mas falta-lhe complexidade, falta-lhe detalhe, pois é um conceito simples. No entanto aprendi muito com ele, foi um excelente aquario para praticar técnicas de poda e adensamento e dar forma as moitas. Concordo com a pedra da frente, mas eu usei todas as pedras que tinha e ainda pedi uma ou duas, foi a pedra escolhida porque nao havia outra e verdade seja dita o layout todo nasceu a partir da colocação daquela pedra, sem ela provavelmente teria sido muito diferente. Concordo com a altura da moita nao tapar os topos dos cantos dos vidros, mas isso foi porque para aumentar a circulação de co2 eu mantinha o nivel de agua ao nivel da saida do filtro, logo para as moitas taparem os cantos ficavam fora de água. So ja na pet percebi que alguns dos meis colegas fizeram uns calços para levantarem a altura do filtro, algo que sinceramente nem me passou pela cabeça. Concordo que necessitava de mais detalhe nos reflexos, isto está ligado a tal falta de detalhe que referi na ideia o manter simples, os reflexos estao bonitos mas monotomos e um pouco simetricos, apenas foi conseguido com eles a sensação que o aquario é muito mais largo. Concordo com o tamanho das folhas de caule, mas que fazer, o aquario é pequeno, nao se pode ter tudo, nao mudaria nada neste caso, para manter essa escala com outras plantas, estaríamos a falar provavelmente de plantas de tapete, e isso ja seria um layout completamente diferente. Afinal o desafio também é sobre tentar puxarmos os limites do que se pode fazer num aquário de 45 cm, não sou purista, para mim este layout é inspirado nos brasileiros, alguns virão dizer que nao é, mas repito acho qur dificilmente faria melhor, a filosofia deste aquario era "Menos é mais". Concordo que a zona das anubias esta monótona e precisava de mais variedade, inicialmente era um misto de buces de cor diferente elas nao se deram bem ali e substitui por anubias, devia ter tentado voltar a misturar ali umas buces para dar mais textura, algo que foi recomendado aqui muita vez, ai foi teimosia, mas mais uma vez nao me arrependo, estou feliz com este aquario, com o facto que ainda hoje esta bonito com pouca manutenção e necessidade do meu tempo para se manter. Um resumo da evolução:
  12. Deves contar que o layout em si, vai criar barreiras e obstaculos que vão quebrar ou reduzir a circulação, apesar do meu erro, eu uso sempre a litragem total do aquario, até porque não quero comprar um filtro novo cada vez que monto um layout, imagina que neste tenho muita pedra e substrato, e tenho la 100 litros, mas que na montagem seguinte, monto um layout mais simples com menos substrato e pedra e mais água. O 307 tem circulação de 1150 por hora de acordo com a marca, sim surpreendetemente é mais potente que o OASE, devo dizer que fui ver as specs de todos os OASE e fiquei muito desiludido. O 850 so faz 1550 litros, o 600 so faz 1250, para mim é pouco para os filtros que são. Possivelmente safas-te com o 307 se o aquario so tem 126 litros,se couber eu usaria o 407, se tiver que ser fluval. Os fluval sao bem mais pequenos que a concorrencia, o que significa menos espaço para material filtrante, mas a potencia, pelo menos frente ao oase nao fica atras. Alias é superior.
  13. Bom este projecto caiu no esquecimento, foquei-me no aquario do desafio pelo menos até a pet acabar, em janeiro também não andei com muita cabeça para aquários por motivos pessoais. De qualquer maneira, nunca saiu dos planos recuperar este projecto e leva-lo a bom porto. Este aquário tinha algas, algas e mais algas, e eu tratava e limpava o aquário todo e dias depois estava tudo na mesma. Em janeiro em desespero usei o 1-2 punch, tactica que ja me salvou no passado, eu chamo-lhe o metodo do ou vai ou racha, fiz 80 ml de apt fix, mais 80 ml de agua oxigenada. Resultado todas as algas morreram, e digo mesmo todas. Repeti nos dois dias seguintes para garantir que nao voltavam. Eu aprendi isto com os ingleses, nao é metodo que recomende, mas em 2019 salvou-me este aquario. Este aquario teve muitos problemas iniciais, cianos, distomaceas filamentosas, cobriam as plantas todas e perdi muitas plantas, quando ja estava na fase do desespero, ou seja ou era isto ou desmontar. Na altura resultou, as algas foram-se e o aquario recuperou a uma velocidade espectacular ate ficar como se vê na foto. Pela conversa parece que vou apresentar aqui um aquario ja todo XPTO, que a fusão a la dragon ball entre o fix e o h2o2 criou um super herói que nem as algas mais malvadas resistem ao ponto que todos os aquascapers deste pais vao começar a correr para as lojas para esgotar todos os stocks de fix e de agua oxigenada. Infelizmente não foi o caso, dois dias depois as malvadas estavam de volta e a tomar conta de todo o aquario. E assim se passou janeiro até pet, eu matava algas, limpava o aquario, elas voltavam. Fui para a pet com o aquario limpinho e podado e sem algas. Voltei da pet 3 dias depois e tinha um autentico pantano. Para começar eu discuti este aquário na pet com os meus parceiros de desafio, por isso ja tinha havido uma troca de opinioes sobre o que se estava passar, mas ao chegar a casa e ver o aquario todo sujo depois de o ter deixado todo limpo, sim limpo, duas tpa's seguidas e muita aspiração, o aquario tava tao limpo quanto possível. Nesse momento, ao ver aquilo fez-se luz, provavelmente porque como era fim do mes ainda havia dinheiro para pagar a conta da electricidade, não sei algo clicou aqui neste cerebro de ervilha e os astros conjugaram-se para formar uma ideia " isto é um problema de filtragem". Com a ideia instalada havia que confirmar, fiz um video do aquario e mandei para o Ismael Figueira vencedor do primeiro desafio que percebe muito mais da poda do que eu. E ele imediatamente corroborou a minha ideia. E de repente uma vozinha malefica, a rir, gozar de mim nasceu na minha cabeça "Olha o idiota, burro, que andou meses e meses a preocupar-se com co2, fertilização, a gastar dinheiro em testes a agua, a fazer tpas e sei la que mais a altas horas da noite a gastar algae fix em quantidades industriais, que o Dennis Wong agradece, ou não fosse ele dono da marca, a esgotar os stocks de agua oxigenada pelo pais fora, de modo que povo ja se recorreu a usar aguardente para desinfectar as feridas aos putos, para grande desespero dos bebedos que nao suportam o sacrilegio e dos putos que gritam de dor ou nao fosse aquela coisa chamada de agua ardente. Meu granda burro, queres umas orelhas...Hahahahahahaahahahahahaha" Maldita voz que ainda hoje a ouço a gozar comigo. Epa mas nao podia ser, eu montei este aquário ao pequeno detalhe como posso ter-me enganado, pensei para mim. Comecemos pelas contas originalmente este aquário ia levar um eheim professional, mas quando o gajo nao quiz trabalhar meti-lhe o Oase 350 thermo que ja ca tinha, na altura fiz as contas e dava. Mas ai está o problema, ao refazer as contas percebi o meu erro. Volume do aquario 180 litros, logo o filtro tem que ter 10x de circulação, eu na altura na urgencia porque tinha o aquario ja cheio e o filtro original nao trabalhava fiz as contas e 10x 180 dava 1180 litros , o oase faz 1100 por hora, era revés campo de Ourique mas dava e nao se fala mais nisso durante 4 meses e o aquario cheio de problemas. " oh burro, 180x 10 sao 1800 litros, disse aquela vozinha maldoza na minha cabeça, vê-se mesmo que chumbaste a matematica" E prontos a revelação do meu erro bateu, e fui encomendar as minhas orelhas de burro que tenho a certeza que me servem que nem uma luva. Discuti o assunto com o Ismael e era importante aumentar a circulação de água o mais rapido possivel, logo e visto que comprar outro filtro nao estava nos planos adicionei um segundo filtro, um fluval 307, foi adicionado, os dois juntos fazem 2250 litros de circulação de água. Os efeitos foram notorios quase imediatamente, assim que o segundo filtro arrancou era visivel a quantidade de porcaria a ser sugada, horas depois era notavel que a agua estava cristalina de uma maneira que nunca tinha estado neste aquario, e nas 24 horas a seguir ja se notava diferenças nas cores das plantas. Mas sem ilusões este aquário estava muito mau e até a recuperação ainda falta algum tempo. De qualquer maneira, as algas comecaram a sumir, ou pelo menos pararam de voltar quase imediatamente, e olhem que nao voltei a dosear nada para as mesmas. Com excepção de diatomaceas aquele pozinho castanho que cobre tudo, mas ao discutirmos chegamos a conclusao que se deve ao facto que no novo filtro esta a ciclar, mas ao longo da últimos 10 dias as algas tem regredido e as plantas crescem cada vez mais. Removi a rotala wallichi, infelizmente é planta que nao fica bonita muito tempo e para fazer moitas é muito dificil, ha 2 dias plantei rotalas green e h'ra que podei do aquario do desafio no seu lugar. O aquario nao esta de encher o olho, ate porque nao o tenho podado, nesta fase vou deixar crescer enquanto recupera. Mas quem o viu e quem o vê. Depois de recuperar, entao sim vou começar a pensar em alterações de plantas. Embaixo algumas fotos do estado que este aquario estava. Aquario hoje : Fotos sem qualquer edicao, pois nao queria dessa forma disfarcar o estado do aquario. De qualquer maneira, eu agora espero que o aquario continue a recuperar, provavelmente já não irá a concurso, mas que fazer.
  14. Concordo, e falamos disto na pet. Eu tenho um aquario que é este projecto, o do desafio, foi extra porque não fazia parte dos planos, o ano passado após a minha péssima prestação eu disse que nao voltava a participar, esse era o plano, apenas ter este aquário de 90. Mas quando o Tozé me convidou para o desafio e que seria uma homenagem ao Filipe, nao consegui dizer que não. E prontos dois aquários. Admito que houve tópico de um terceiro que o meu filho partiu, mas isso era para me distrair, e nao estava em equação plantar enquanto os outros dois estivessem a funcionar e de qualquer maneira esse projecto foi abandonado, no futuro proximo tenho este e o do desafio, que como nao me da problemas nem trabalho vou manter.
  15. Ja tudo foi dito aqui, um layout de muita qualidade que foi traido pelas circunstancias que não lhe permitiram chegar a PET no seu explendor.
  16. Também acho muito dificil, mas é possível. O ivo tinha até recentemente um iwagumi na loja onde aquilo parecia um tapete mas era HM, mas na zona frontal esquece, o que ele fez foi deixar aquilo crescer denso e preencher todos os espaços entre as rochas, parecia uma montanha coberta de verde. Disse-me que podava uma vez por semana, mas acho dificil, é uma planta muito invasiva mesmo, para conseguir podar de semana a semana, aquilo tinha que estar com uma fertilizacao mesmo minima. Mas verdade é que nunca vi aquele aquario com a HM a crescer fora de controlo. Eu como tapete esquecia esta planta, alias a não ser que se tenha muito tempo e paciência para dar a tesoura, nao recomendo de todo esta planta. Ficasse mais bem servido com rotala green.
  17. Muita tesoura e se possivel usar o hardscape para criar barreiras para evitar que se espalhe. O aquario da direita, a HM espalhou-se de tal maneira que quando desmontei era um tapete de HM. E ate recentemente a soluções aquaticas tinha la um iwagumi com a mesma situação. Ves la atras so HM, este layout inicialmente tinha rotalas h'ra e wallichi la atras tambem, mas a HM simplesmente tomou tudo de assalto e as outras simplesmente foram abafadas, morreram sem luz. A HM tornou-se tao invasiva que agarrou-se ao tronco subiu e cresceu fora de agua, o que teve um efeito bonito pois fora de agua cresce igual a monte carlo entao os troncos saiam fora de agua cobertos com um tapete. Mas nada disso foi planeado, a planta simplesmente espalhou-se sem controlo e quando me apercebi ja era tarde. Hoje em dia nao uso esta planta, bonita sim, mas muito invasiva.
  18. Michrantemoides é muito bonita, mas é invasiva, cresce como erva daninha e toma conta do aquario.
  19. Tozé, tudo o que tinha a dizer deste layout ja te tinha dito na pet, é um dos layouts mais saudaveis, mas ao mesmo tempo um daqueles que tem mais potencial para crescer, independentemente do que o júri possa dizer da pedra frontal, eu acho que com tesoura e esforço para domar essa massa vegetal que tens ai, trabalhar em dar forma as moitas atras, podar as plantas de tapete para redescobrir as pedras,dar continuidade ao caminho e até devo acrescentar se vires necessidade de adicionar ou substituir alguma rocha, esse layout tem potencial para crescer, em oposto a alguns que chegaram a pet completamente desenvolvidos, nomeadamente o meu, que tirando rotalas ganharem mais cor, ou alguma mudança estrutural de fundo, nao vejo que melhorias lhe possa fazer. Mas esse, chegou a PET numa versao muito primitiva, tens muita margem para crescimento.
  20. Ora uma semana depois da pet o aquario estava assim: As plantas tomaram conta disto a uma velocidade incrivel, e não falo só das rotalas, tenho monte carlo e stauregeyne reppens por todo o lado. Depois de 2 horas de manutenção ficou assim: Poda radical, substitui areia, limpei vidros e prontos. Este aquario continua impecável sem grande trabalho, as 2 horas incluiram muito tempo a parar para atender o meu filho doente que ta choramingas, não dá muito trabalho, facilmente faz-se com uma hora semanal e quando não ha poda em muito menos.
  21. Épa eu vou dar aqui uma opinião que vai contra a opinião geral, eu escolhi este aquário no meu top 3, porquê exclusivamente pela foto que todos criticam, concordo que não é perfeita, que está desfocada, mas fazia este aquário destoar. Ao vivo este aquário não captou a minha atenção da mesma maneira, nao estou aqui a desmerecer o trabalho ou dizer que era um mau layout, só que havia lá nature aquariums de muita qualidade e que esta foto para mim, fez com que este destoa-se dos outros, atraiu a minha atenção, ao vivo não houve esse efeito e embora um trabalho de qualidade, tornou-se notorio que o trabalho do Ismael e do Ricardo Correia era superiores no que se refere a nature aquariums. Nature aquarium, nao é a minha praça, acho que puro nature so montei um, logo nao sou melhor pessoa para os avaliar.
  22. Vasco um dos juizes referiu, e eu vou referir de novo, acho que tu fizeste uma dupla homenagem ao Filipe, o syrah 2 e este aquário, isto é um layout de árvore disfarçado.de nature aquarium, ou entao um nature que nao sabe o que é, a tua qualidade, nem está em causa, alias és daqueles que mais admiro, daqueles que eu sei que realmente sabe da poda, ou seja falas pouco, mas quando o fazes sabes do que estás a falar, o oposto de mim que falo muito, mas sem ideia do que tou a dizer. Se fossemos falar so em tecnica, acho que estarias la no topo, aquelas pinatifidas na árvore estão um show, um exemplo do teu talento a manter aquarios plantados, este ano fugiste um pouco ao estilo de layout dos anos anteriores, mas a qualidade está lá na mesma. O problema deste aquário para mim é apenas um, o tamanho do aquario, isto num aquario de 60, onde a arvore nao ficasse numa posição tao central tinha outro look completamente diferente. Ou seja tens um layout que parece muito apertado dentro desse quase cubo de 45cm que desespera por mais espaço para se esticar e completar a paisagem que desenhaste.
  23. Para fechar a minha participação neste assunto dos títulos,opiniões respeito, cada um tem a sua, mas acho que no dia que se ganhar concursos de aquascaping com base nos títulos,algo muito grave se passa. Eu acho o trabalho do Rodolfo fantástico, entre o meu top3, no entanto dizer que ganharia com outro titulo é tirar valor ao trabalho dos outros concorrentes que ficaram melhores classificados. Isto é muito subjectivo, para mim a unica coisa que tinha poucas duvidas era de que o aquario da Vera merecia o primeiro lugar. Fora disso é subjectivo aquarios que eu pessoalmente acredito que eram melhores que o meu ficaram atras de mim. E dou o exemplo do Ismael que ficou em terceiro quando o próprio disse que o layout dele estava fraco. É importante fazermos a autocritica dos nossos layouts para que consigamos melhor no trabalho a seguir, por isso não creio que a melhor maneira de tentar evoluir seja dizer que teriamos melhor classificação com outro titulo, mas sim o que melhorar no design do layout para que o juri compreenda o que estamos tentar mostrar.