Mais um ano, mais uma participação. Não sou muito dado a aquascaping, a ter mil e um cuidados com fertilização, plantas, Co2, podas com algum critério, mas abracei novamente o desafio de me testar a mim próprio. Em parte foi um ano com algo diferente, este ano tive a ajuda e a participação ativa do meu filho, apesar de não ser uma coisa do agrado dele este meu hobby mas aceitou o desafio e juntos fomos elaborando o layout dentro de uma ideia e um planeamento prévio, mas como em tudo nada se resume exclusivamente aos planos, houve algumas mudanças e adaptações do inicio ao fim. 
 
	 
 
	
 
	
 
	
 
	 
 
	Após algumas tentativas de várias posições das pedras, chegámos a um consenso e o layout ficou com este aspeto final.
 
	Chegava então a hora de começar a plantar.
 
	 
 
	
 
	
 
	 
 
	E assim ficou a versão final e plantada, com alguns ajustes de ultima hora quanto à localização das plantas.
 
	 
 
	
 
	
 
	 
 
	Após a viagem para casa lá ficou 24h às escuras envolvo e embrulhado, no dia seguinte (29/09/2025) com mais tempo foi a hora de levar pela primeira vez água.
 
	 
 
	
 
	
 
	
 
	
 
	
 
	
 
	E assim ficou pela próximas 24h, montado, cheio de água, e com o filtro já a funcionar, não esquecendo da iluminação, mas esta a 50% da intensidade.
 
	 
 
	1 - Nome do Aquário
 
	Sharp Edges
 
	2 - Data da montagem 
	28/09/2025
 
	3 - Dimensões do aquário   
	ILA 45x30x30 extra-claro
 
	4 - Equipamentos Instalados
 
	4.1 - Filtro 
	Aquael FZN PRO 400
 
	4.2 - Termostato 
	Sera 
 
	4.3 - Iluminação/Foto-período 
	Twinstar Light 450E
 
	4.4 - Sistema de CO2 
	Pressurizado
 
	5 - Substratos & Hardscape
 
	5.1 - Substrato 
	2Hr APT Feast Aquasoil
 
	5.2 - Hardscape 
	Strideways Riouh stone
 
	6 - Fertilização 
	Diária APT1 (2Hr) / Carbo (Masterline)
 
	7 - Fauna 
	Ainda por decidir
 
	8 - Plantas
 
	Hemianthus callitrichoides 'cuba'
 
	Rotala rotundifolia 'H'ra'
 
	Rotala 'Yao Tai'
 
	Eleocharis sp. 'minima'
 
	Bucephalandra 'Lamandau mini red'
 
	Anubias barteri var. nana 'mini'
 
	Micranthemum micranthemoides