Mandril_21

Membro
  • Tópicos

    29
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Mandril_21

  1. Boas. Quando digo que fiquei desapontado com a loja foi mais por me terem vendido o viejita como sendo uma cacatuoide. Por outro lado, sempre se poderá dizer que eu devia ter estudado a lição e estar mais informado. Foi um lapso do logista. Só não acontece a quem não trabalha. Só acho estranho pois, segundo parece, a cacatuoide topa-se a milhas e é completamente diferente da viejita (no entanto não sei se há semelhanças quando jovens...). Contudo nunca trocaria o peixe porque gosto do gajo (já as cory... eheheh). Bom fim-de-semana.
  2. Boas. A título de agradecimento, seguem umas fotos dos bichos:
  3. Olá. Agradeço a todos a ajuda que me têm dado (fotos e tudo... nice ). Apesar de tudo, não vou reclamar na loja. Apenas vou deixar de a frequentar, de vez (e pensar que é uma loja referência em ciclídeos...). Neste tempo que os tenho, aprendi a gostar dos dois. Quando os comprei, o propósito não era a criação, tentei comprar um casal porque achei o mais natural e para evitar «trolha» entre dois machos (neste caso, por caso, não acontece...). Só espero que se aguentem assim, pois não estou a pensar introduzir femeas neste aquário (que é pequeno - cerca de 70 litros). Talvez venha a mudar um dos machos (o cacatuoides) para um aquário com escalares jovens. Vamos ver se nessa altura lhe arranjo uma femea (como a das fotos...).
  4. Boas. Os dois convivem pacificamente e até andam sempre muito juntos. Os únicos «chega para lá» são com as cory que, volta e meia, ficam com uma barbatana «aparada» (além das cory (2), dividem o aquário com um LDA25, 2 barbos cereja e 5 albonubes)... O cacatuoides tem o dobro do tamanho do outro (daí ter ficado com a ideia que o outro seria uma femea - quando os comprei, tinham sensivelmente o mesmo tamanho...). Outro pormenor: O suposto viejita só ganhou cores mais vivas (os vermelhos e amarelos nas barbatanas) há pouco tempo (2/3 meses...). Não fico aborrecido se forem dois machos, fico é desapontado com o logista - que se trata de uma loja tida em grande conta especialmente no que toca a ciclídeos... Já agora, alguém tem apistogrammas e escalares jovens juntos? Obrigado.
  5. Olá. Comprei os peixes na foto como sendo um casal de apistogramma cacatuoides. O macho é, de certeza, um cacatuoide. A femea acho que não é. Anexo a foto e peço ajuda para a identificar. Os peixes têm cerca de um ano. Obrigado a todos.
  6. Será o Fluval (2) Plus uma boa alternativa ao Eheim Aquaball 2210?
  7. Andre Silvestre, Obrigado pela informação. Estou em fase de montagem de um novo aquário (encomendado à Vidromoldura, como o teu) e andava a equacionar esse material para a base. Agora não restam dúvidas. Renovo os votos de boa sorte para o novo projecto. Cumprimentos.
  8. Olá. Tudo indica que vamos ter mais um tópico «5 estrelas». Gostava de te fazer uma pergunta:Que material é esse que colocaste entre o aquário e o móvel? (se é o que penso, vende-se a metro em algumas grandes superficies do ramo da bricolage, certo?) Boa sorte com o projecto. Cumprimentos
  9. Acabo de chegar de uma visita à loja AQUAMAGIA, em Oeiras. No durante a dita visita já tinha ficado pasmado com o «ramirezi balão», com um óscar de 14/15cm num minúsculo expositor e com um «gato» misturado com tartarugas... Mas o que me deixou mais escandalizado foi, no tanque das plantas, um Lionhead branco que apresentava num dos lados um coração pintado (delineado) a vermelho e, no outro, a palavra «love»... Até onde chegará a brutalidade desses filhos da p*ta dos lojistas mercenários. Abandonei de imediato a loja, deixando de lado as plantas que ia comprar e, garanto-vos, não volto lá mais. Fica o alerta. Cumprimentos. P.S. Reparo agora que a AQUAMAGIA é um dos patrocinadores do fórum... vergonhoso, não?
  10. Olá. Também estou convicto que o 2210 é o mais adequado. A minha dúvida é se, mesmo no nível mais baixo de performance, não provocará «grandes correntes» no aquário (mas penso que não...). Já agora, alguém tem sugestões para aquecimento (potência e marca)? Cumprimentos.
  11. Olá. Encontro-me a montar um aquário 60x36x35 e tenho uma dúvida. Uma vez que não posso colocar um filtro de cascata (o aquário tem de ser tapado para evitar suicídios...), nem um externo (pois tem uma componente decorativa e não tenho espaço para colocar o filtro), a solução passará obrigatoriamente por um interno. O aquário terá um layout inspirado nos africanos, ou seja, sem plantas (ou, eventualmente, uma ou duas). Estou a pensar comprar um EHEIM Aquaball. A minha dúvida é a seguinte: O 2208 (30 a 60 Litros) ou o 2210 (60-160 Litros)? Disseram-me que posso, posteriormente, fazer um upgrade ao tamanho do filtro. Contudo tenho receio que um seja pouco e o outro muito para o meu aquário. Alguém tem experiência com estes equipamentos da Eheim? (Já usei a pesquisa mas a dúvida mantém-se...). Sugerem algum equipamento alternativo? Obrigado. P.S. A diferença de preço entre os dois é menos de 10,00 euros (na aquaristic.net)
  12. Sinais de deteriorização não noto... mas já que se fala na possibilidade de estar tingida, lembro-me que mudei a marca dos flocos (eram Sera Goldy e agora são Tetra...). Pode ser disso... Obrigado pela ajuda.
  13. Olá a todos! Tenho um pequeno aquário (40cm) a funcionar há cerca de 2 anos. A filtragem é feita por um Sicce Micron que, no interior, possui uma pequena esponja. A minha questão é: Quanto tempo dura essa esponja? Notei que, há cerca de 1 mês mudou de coloração (de azul, para bordeaux...). Neste momento, após a morte de um peixe, luto para salvar o único habitante do aquário um Cometa (bem sei que o aquário é pequeno...) afectado por necrose das barbatanas. - Terá a idade da esponja do filtro contribuído para a morte e doença dos peixes? - Algum conselho para a sua substituição? Obrigado
  14. Olá a todos. Até há bem pouco tempo mantive, num dos meus aquários, um Cometa e um «dourado comum», ambos com cerca de 8 cm. A morte do «dourado comum» leva-me a questionar qual das situações será mais aconselhavél: 1. Deixar o Cometa sozinho (para aproveitar bem o espaço, pois o aquário podia - e devia - ser maior). 2. Comprar outro Cometa ou um Shubunkin. 3. Introduzir no aquário um pequeno cardume de Tanichys Albonubes (uns 5). Serão estes compatíveis com o Cometa? Não gosto de ver o peixe sozinho, mas também acho que mais vale só que mal acompanhado (não quero assistir ao massacre dos néons chineses...). Que dizem?
  15. Cumprimentos a todos. Gostaria de saber se alguém conhece algum peixe dito «comedor de algas» compatível com um aquário de água fria (bastante pequeno - 26 L), ou então uma alternativa ao mesmo... Obrigado
  16. Thanks !!!
  17. Qual a melhor forma de recuperar uma Cambomba (de mais ou menos 30 cm), que, apesar de apresentar vários rebentos novos, está bastante amarelada no "terço inferior", a cerca de 10 cm do "caule"? A planta está num aquário de água fria junto com um peixe dourado comum que a considera "salada"... Já me sugeriram cortar a parte "amarelada" da planta e voltar a plantar a parte "verde"... O aquário tem um substracto de areão de rio com cerca de 5cm. Obrigado pela ajuda.
  18. Bem... 10 mil litros é muita água. :D Se estivesse no teu lugar avançava (se possível) para um setup com Óscars ou Mananguenses. Podias dar-te ao luxo de ter alguns casais de ciclideos de grande porte. Por outro lado aproveitavas esses peixes dourados para alimento vivo...
  19. Caro Oranda, A pressa é inimiga da perfeição... Isto para dizer que acabei por arranjar uma Cambomba para o meu aquário. O bicho adora o suplemento vegetal ora introduzido na sua dieta... De qualquer modo, em breve devo arranjar outra planta. Vou escolher com cuidado para não comprar mais salada... Mais uma vez obrigado pelas dicas.
  20. Novo Setup: - Aquário 42 x 21 x 29 (26 litros); - Filtro interno SiCCE Micron (200l/hora) - Actualmente com um cartuxo de carvão activo e zeolite; - 2,5 Kg de areão de rio - possivelmente vou acrescentar mais 1 kg. Próximas aquisições: - Planta (resistente o suficiente à temperatura da água e apetite do bicho) - Aceitam-se sugestões... - Pedras e/ou pequeno tronco. Acho que foi um upgrade razoável. Pelo menos, o bicho não se queixa...
  21. Obrigado a todos pelas informações que me têm dado. Tenho pesquisado sobre material a utilizar e fiquei interessado num aquário RENA (KID 40) com filtro interno RENA FilSTAR IV 1. Pareceu-me bom e com qualidade. Hoje devo visitar uma loja da especialidade para ver este ou outro modelo, de outra marca, equivalente. Infelizmente o aquário não pode ser maior que um de 20 litros. Contudo, tendo em conta que o peixe actualmente está num globo, a evolução vai contribuir em muito para a melhoria da sua qualidade de vida.
  22. Oranda, Muito obrigado pelas tuas informações e sugestões Realmente, esse teu aquário é mais ou menos aquilo que pretendo montar. E pelo que vejo, as plantas dão-se bem mesmo sem calha de iluminação, certo? Obrigado ainda por me esclareceres sobre a espécie a que pertence o meu peixe. Vou começar o upgrade em breve e pelo que tenho pesquisado acho que vou conseguir montar aquilo que idealizei a baixo custo. Há por aí uns aquários em Kit nos hipermercados que, com as necessárias adaptações servem perfeitamente o meu propósito. Em 20 litros não consigo arranjar espaço para colocar companhia para o meu dourado comum, pois não? Cumprimentos. P.s. Em condições ideais, quanto tempo vive um peixe destes e que tamanho pode atingir?
  23. A situação é critica... tenho um peixe de água fria que não consigo identificar se é um cometa ou não. É igual a este: Que raça é esta? O dito peixe tem cerca de 3,5cm e está num globo de aprox. 7 litros com uma planta artificial e um vidros coloridos a simular areão... Como posso melhorar? Resumindo: O verdadeiro pesadelo... está um caos... certo? A alimentação é feita com flocos da tropica... é alguma coisa de jeito? As mudanças de água são feitas de 5 em 5 dias com água da torneira deixada em repouso, num recipiente, durante esse período. O meu objectivo é melhorar a vida do dito peixe... Que tal o seguinte: Um aquário de 20 litros, com filtro interno, eventualmente iluminação decoração baseada em areão preto, pequenas pedras e uma planta resistente e que não necessite de muita luz. Isto arranja-se? Haverá filtros internos para 20 L ? Eventualmente penso arranjar companhia para este peixe. Que espécie(s) são compatíveis com ele? Obrigado pelas informações e um bom ano para todos.
  24. Há dias, vi pela primeira vez, numa loja da especialidade, um exemplar de CLARIAS BATRACHUS com cerca de 25 cm. Achei-o excepcional... a sua aparência chega a ser perturbadora... Penso que chegam a crescer até aos 50cm... Alguém tem um bichinho destes?