luis.nunes

Membro
  • #Conteúdo

    30
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por luis.nunes

  1. Ola Gonçalo obrigado, ja li bastante e sei que não é nada facil, ja os tenho num aquario independent vamos ver o que acontece. So perguntei se os deixava ou retirava pq não sei se quando nascerem, qual será o comportamento dos pais. devo retira~los?
  2. Ola os meu ocellaris tem posturas, ja retirei a pedra com os ovos para outro aquario. a minha questão é se devo deixar os pais (ocellaris casal) junto dos mesmo ou deixo os ovos sozinhos para ocludirem. Será que o ocellaris comerão seus proprios filhos ou cuidam deles?? que devo fazer???
  3. estou interessado no peixito

    podemos combinar alguma coisa

  4. neste momento estou a alimenta-la mais ou menos 2 vezes por semana mas há muito que não lhe dou camarão. ela também se alimenta de outas coisas que andam no aquario, como por exemplo nasarios que eu fui buscar ao Cabo Raso. Qualquer um que se aproxime muito daqueles tentaculos é o fim dele. Não sabia que comiam nasarios.
  5. Eu alimento a minha com artemia congelada, mas também como camarão cru.
  6. Aqui esta a minha ultima novidade, nunca pensei que o meu casalinho de ocellaris adoptassem a Catalaphyllia, Achei fantástico. Espero que gostei.
  7. Sim Luis Não caiu para la nenhum bocadinho mto pequeno que não te faça falta,ehehe Abraço
  8. Esta aberto sim, mas tem uns tampos, estavam retirados porque andei la a verificar a casa das maquinas. Em relação a corais, pois é, falta uns SPS no topo daqueles pratos. Mas tem de ser com calma porque isto doi na carteira.
  9. Ok Pedro Quando quiseres, podes aparecer, tu e o Luis. Avisei-me com antecedência para eu comprar umas Bejecas. Obrigado novamente. Ps: Anyway, hoje ja vos faço uma visitinha para a grande abertura.
  10. Aqui vai um link que possa interessar a alguns, pareceu-me interessante embora ainda não o tenha lido todo, ehhe http://pessoa.fct.unl.pt/arm11037/Recifes%20de%20Corais.pdf
  11. Mais umas fotos. ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us Obrigado pessoal e espero receber algumas criticas e opiniões.
  12. Dia 16 Julho 2010 Aqui vai uma Actualização ao meu Setup Setup Aquário - 1.20 x 0.50 x 0.60 coluna seca 3 furos Sump - 0.80 x 0.40 x 0.40 ( 3 divisórias) Escumador - TMC 1200 skimV2 Bomba de retorno - Aquabee 3000 l/h 40W Bombas circulação - 2x Sun Sun 6000 l/h Termostato - Eheim 250w Areia Viva - 30kg RM - +/- 10kg RV - +/- 25kg Calha luz - Ilu+ 1200 8x 54w (T5) Testes - NH4 - NO3 - NO2 - KH - Ca - Ph Sensor de PH Refratometero Salinidade Osmose Inversa - 3 estágios (não sei a marca) Repositor Automático Aqua Medic SP3000 Reactor de Kalk (DIY) Após este tempo desde de o inicio alguns erros pelo caminho e 3 baixas. Aqui a algumas fotos para o pessoal ver, ainda não é grande coisa mas como ja me disse um amigo recente, um aquario de agua salgada é o melhor amigo do pobre... tem de fazer tudo com calma. ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us ImageShack.us
  13. Ola Pessoal Alguem me sabe dizer se é normal após algum tempo, mais precisamente 4 meses. A minha bomba de retorno uma aquabee salvo erro de 3500l/h começou a fazer mais barulho do inicialmente quando era nova. Será que tenho de a tirar fora e dar uma limpeza? ou o melhor seria comprar uma nova, se fosse para a hipotese nº 2 qual seria a bomba ideal para mim (silenciosa) e mais ao menos em conta. Obrigado.
  14. Ola Pedro Obrigado pela tua opinião, sim sei que tenho que abrir os cordões á bolsa em relação á calha, mas como tu dizes da para desenrascar enquanto não tenho grandes corais. Ja estou a pensar em mandar fazer um a um amigo que trabalha no ramo, vou fazer o desenho em 3D e logo o colocarei aqui para ouvir opiniões. Obrigado novamente e espero um dia uma visita tua.
  15. Embora tenha recebido pouco feedback nos meus posts, se eventualmente... alguém tiver interessado em ver o desenvolvimento do meu pequeno, grande projecto. Aqui vai mais uma foto após a compra de umas rochazinhas. traziam algumas aiptasias, que eu espero ter eliminado todas. Acho que o layout ficou porreirinho.Agora é só esperar mais umas 2 semanas e faço testes. Se tiverem bom vou introduzir alguns vivos.
  16. Aqui vai mais uns testes. amanha irei buscar mais rocha viva a ver se finalizo o layout enquanto ainda faço o ciclo. assim que tiver fotos do novo layout logo as colocarei e gostaria de ouvir as vossas opiniões. obrigado
  17. Ola Pedro Força ai com o teu aquário e não desanimes, porque assim eu também fico com medo, logo agora que iniciei-me nos salgados Tendo em conta que por vezes me aconselho contigo. Abraço e espero um dia uma visita tua no meu barraco para ver meu projecto e talvez me ajudares um pouco.
  18. obrigado Vodka vou ver se os consigo apanhar abraço já agora há alguma técnica especifica de os apanhar, estes comilões andam a dar cá uma limpeza á minha rocha..
  19. Iniciei-me nos salgados á precisamente 10 dias e verifiquei que tenho 3 caranguejos no meu aquario, um deles que grandinho... que devo fazer?? vejos a comer a pouco alga coralina que a rocha viva trazia. Os caraguejos são de cor creme e com uma zona mais acastanhada no dorso, não sei se será o aspecto final deles ,tendo em conta que o maior é mais castanho(acho eu) esta sempre escondido e nunca sai fora dos buracos. Ajuda precisa-se
  20. Após uma dúvida tirada com o Pedro Conceição, devo deixar as luzes apagadas até perfazer um mês de ciclo. Ontem fui buscar água ao Cabo Raso, fiz testes á mesma e aparentemente estava óptima, gostaria de saber outra informação... será que devo fazer uma TPA de 10%??? Ja agora so para quem tiver interessado queria partilhar outra informação. Afinal pensava eu que tinha 2 caranguejos pequenos, mas ontem verifiquei que tenho um enorme, pelo menos com uns 3 ou 4 cm.... é normal ter assim tantos no inicio do ciclo???
  21. Mais uma foto. Água muito mais limpa e como poderão ver necessito de mais rocha. Também queria deixar aqui outra novidade, não sei se boa ou má, mas apareceu-me outro caranguejo.
  22. Ola Ro Vou querer fazer um aquário de peixes e corais. Em relação ás luzes, esta calha é temporária porque futuramente vou querer adquirir luzes leds, mais precisamente as HD1000 Aquaray, mas ainda estão a valores altissimos.
  23. Ja agora tb gostaria de saber a opinião de alguns membros do forum. vou deixar a luz desligada durante 1 mês de ciclo, depois devo ligar as luzes durante quantas horas?, devo ir aumentando de quanto em quantas horas ou minutos. Há pessoal que vai aumentando diáriamente 30 minutos, será a melhor e mais correcta forma de iniciar??
  24. Ola Caro Amigos Finalmente após muita leitura e de dúvidas postas e tiradas com amigos e pessoal das lojas, iniciei-me nos salgados. Deixo aqui o setup para ouvir a vossa opinião. Setup Aquário - 1.20 x 0.50 x 0.60 coluna seca 3 furos Sump - 0.80 x 0.40 x 0.40 ( 3 divisórias) Escumador - TMC 1200 skimV2 Bomba de retorno - Aquabee 3000 l/h 40W Bombas circulação - 2x Sun Sun 6000 l/h Termostato - Eheim 250w Areia Viva - 30kg RM - +/- 10kg RV - +/- 10kg Calha luz - HFL 1200 4x 39w (T5) Testes - NH4 - NO3 - NO2 - KH Sensor de PH Refratometero Salinidade Osmose Inversa - 3 estágios (não sei a marca) Ainda a aguardar a chegada de alguns materiais para efectuar a montagem. Dia 5 Março Chegada do Material e o começo da aventura. Portanto coloquei a Areia, rocha e agua. Água essa que se não fosse um amigo ter uns ricos bidons e fazer-me o favor de a trazer, não seria possível a aquisição de água do mar (Sesimbra). Aqui já pronto e luz ligada, mas so para ver como estava a ficar, porque agora só se liga daqui por 1 mês. Já Escumava e bem.:D) Dia 10 Março Após alguns testes á água. Temp - 25º PH - 8.15 KH - 7 dKH NO2 - 0,0 mg/l NO3 - 0 mg/l Dens - 1.024 NH4 - 0,02 +/- ( Tenho aquele disco que se coloca na sump dentro de agua, não sei se é muito preciso mas o meu primo usa e dá-se bem,ehehe.) E após este dias, o inesperado , um habitante que apareceu.Para ja vou deixo-lo, mas acho que vou ter de o retirar mais tarde e colocá-lo na sump. Espero que me ajudem nesta aventura, logo que possa colocarei mais evoluções do aquário.
  25. Ola Natacha Somos Vizinhos,eu moro no bairro S.miguel das encostas, vou agora iniciar um aquário marinho e também ja li muito aqui no forum, realmente devias ter o aquário pelo menos 1 mês so com rochas, areia e agua, depois lentamente dependendo dos parâmetros da agua introduzir alguns vivos, mas só para limpeza, tendo em conta que ja tinhas algumas coisas, o melhor é fazer como estas a fazer remediar e da melhor maneira. Eu vou começar a ir buscar agua ao cabo raso e talvez ao portinho da arrabida(ainda não sei bem o local ), em relação á rocha, poderás comprar rocha morta bem barata em Setúbal, poderei te dizer onde mas por email, para não estragar o negocio a algumas pessoas aqui do forum. Gostei de ver os teus Palhacinhos, também vou querer ter um casal ou mais, eheheh. Boa Sorte aqui esta o meu mail se quisers saber algumas coisitas não são grande expert mas tenho alguns experts na familia. luis_miguelnunes@hotmail.com