JJoaquim

Membro
  • #Conteúdo

    12
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por JJoaquim

  1. Parabéns pelo post e pelo aquário a irradiar saúde tmiravent.

     

    Se não te importares tenho umas perguntas para ti:

    Acrescentaste o pré-filtro apenas para impedir a entrada de camarões? É algo funcional?

    A bola de musgo que anda a fultuar pelo aquário é a bola de ping-pong já coberta?

     

    Obrigado pela atenção

  2. Boa noite,

     

    Desculpa a intromissão tukamen, mas tenho uma questão semelhante à tua:

    Corydoras com Akadama de granulometria reduzida (dita shohin) seriam compatíveis?

     

    Já mantive corydoras com este tipo de Akadama e enquanto que algumas pareciam adaptar-se bem outras nem por isso.

    Há alguém que queira partilhar conhecimento?

     

    Novamente peço desculpa por utilizar um tópico alheio.

     

    Cumprimentos,

  3. Caros colegas aquariofilistas,

     

    É raro participar activamente no fórum contudo existe uma situação (que estou certo terá outros paralelos pelo país) que não pude deixar de aqui relatar:

    Ao visitar os Jardins da Quinta Real de Caxias, no Concelho de Oeiras, deparei-me com a presença, em duas das várias fontes do jardim, de crias e indivíduos adultos de ciclídeos (e portanto obviamente exógenos ao nosso país).

    Tal situação não seria muito grave se não fosse dar-se o caso de que as fontes são pequenas e uma em particular está sobrepopulada com quatro indivíduos adultos (bem como duas carpas, mas essas já são habituais) e inúmeras crias.

    É notório que foram abandonados recentemente dado que é impossível a sobrevivência a longo prazo de tantos indivíduos num espaço tão exíguo. As larvas de mosquito que fornecem alimento as peixes dos restantes lagos do jardim já nem as vi naqueles populados pelos ciclídeos.

    Com toda a margem de erro parecem-me ser Thorichthys meeki (Ciclídeo Boca-de-Fogo), não sou todavia especialista em ciclídeos logo poderá ser também uma espécie próxima desta.

     

    Dado que eu possuo apenas aquários de pequena capacidade e não posso acolher nenhum destes peixes, lanço o apelo para que quem tenha disponibilidade recolha alguns indivíduos (principalmente das crias de forma a evitar uma ainda maior sobrepopulação) nos seus aquários ou lagos. Pela informação que recolhi acerca da espécie, esta não tem capacidade para suportar o Inverno em Portugal.

     

    Assim que puder associo algumas fotografias a este tópico de forma a que me possam auxiliar na identificação da espécie.

     

     

    O link para o jardim, que fica em frente à estação de comboios de Caxias: http://www.cm-oeiras.pt/amunicipal/OeirasR...RealCaxias.aspx

  4. Então pessoal não há ninguém que me possa ajudar nesta situação?

    Tenho visto por aí em alguns posts pessoal que consegue identificar bem a maior parte das plantas e no meu post nem uma alma caridosa dignou-se a ajudar? :character0050:

    E não é por preguiça em pesquisar, pois já fartei-me de andar por aí às voltas, e a única conclusão que cheguei é que a planta que está como nº 2 e nº 4 são cryptcorynes, mas não sei quais, as restantes não faço mesmo a minima ideia.

    Agradecia ajuda pessoal, obrigada.

     

     

    Boa noite,

     

    A Nº 2 e a Nº4 parecem ser cryptocorynes (dentro das "cryptos" há diversas variantes, não lhe sei dizer qual é essa) e a Nº 5 tem todo o aspecto de ser Rotala rotundifolia mas não sou nenhum especialista de plantas, espere um pouco que daí a nada já cá devem aparecer respostas dos "profissionais".

     

    Cumprimentos,

  5. Agradeço desde já a atenção que me possam dispensar.

     

    Adquiri recentemente um aquário que comporta cerca de 60l e onde depois de convenientemente montado (e todos os outros cuidados exigidos; largamente glosados no fórum) pertendo introduzir os peixes do meu anterior aquário (25l), contudo estes são constituidos por: 2 "peixes-dourados" ( um cor de laranja com cerca de 12cm e um outro com cauda de véu com 10cm) e uma carpa (cerca de 7/8cm). Sei (agora, depois de me informar no fórum) que são peixes de crescimento rápido e foi cruel da minha parte mantê-los em tão pequenos aquários mas não sei o que fazer com eles. Podem ser mantidos num aquário de 60l ? Exigem algum requisito em especial (plantas, etc.)? Com que espécies são compatíveis?

     

    Melhores cumprimentos.

  6. Concordo plenamente. Também visitei a expo de Saragoça e o "pavilhão aquário" pareceu-me deveras fraco. Mas há que ter em conta que tenha sido necessário apressar a obra e consequentemente alguns aspectos tenham sido descurados.

    Talvez daqui a alguns anos (ou meses) sem o "stress" da expo sejam visíveis melhorias.