nelsomsdias

Membro
  • Posts

    389
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Everything posted by nelsomsdias

  1. Olá A tubo de queda de agua que cai do aquário pra sump tb deve estar abaixo do nível de agua evitando assim tb o ruído das bolhas de ar, o que notei no durso que fiz foi que quanto mais pequeno o buraco de saída de ar , menor o ruído do borbulhar ... Digamos que tenho Aqua e sump na sala e só se ouve o barulho da bomba do escumador que faz eco dentro do móvel mas não se ouve nada de agua a cair do Aqua para a sump ... Cumps
  2. Boas Para reduzir o barulho da agua nas tubagens de saída para a sump , na coluna seca , utilizei um durso e reduziu drasticamente o ruído , com 30 cm de tubo , 2 curvos e um tampão fiz a festa e sem ruídos No móvel da sump .... Hummm forra com esferovite
  3. Ola Basicamente é isso , mas aquilo funciona por códigos ou algo do género , no menu só consigo por as bom as a rodar e parar manualmente ;( Que encrenca lol Tou no lodo lol
  4. Olá Lucky strike, são basicamente doseadoras utilizadas em varias áreas , desde lavandarias , hotelaria , e por aí fora ... Não é assim tão fácil pra quem não sabe como programar pois tem memória e programador interno. Vai me servir pra dosear um produto cada uma delas .
  5. Boas Alguém que saiba como posso programar a bomba peristaltica do link abaixo ? http://www.dosiper.com/imagenes/productos/dds2.jpg Pretendo iniciar o método balling mas esbarrei na programação da bomba ;( Obrigado Cumps
  6. Volto a repetir Esse escumador funciona de origem com uma bomba Aqua medic de 1200 litros hora Pode se colocar uma maxi jet ou new jet de 1200 litros hora que continua a funcionar bem ... Convém adaptar algo para partir as bolhas o máximo possível mas algumas bombas já trazem Digo isto porque É O QUE EU TENHO , a bomba de origem entrou um curto circuito e pifou , se interessar tenho essa peça que dizes que te falta Cumps
  7. Podes optar por comprar uma bomba new jet ou maxi jet mínimo 1200 liters hora , a Volta dos 40 euros e serve bem ora esse escumador
  8. Quinzico, a tua calha da 160 watts , gastaste 300 euros mais o trabalho , mais o material que tinhas e que muita gente não tem , ficas com 160 e por 300 euros Consegues 2 calhas de 100 cada , já com portes e alfândega por esse preço , entregam em 15 dias , garantia de 3 anos e escolhes os ledz que queres Mas parabéns fizes te um excelente trabalho .
  9. Os preços praticados em Portugal nos leds ou nos canhões da kessil são de pasmar , mas uma pesquisa no Google lá por fora e aí os valores são mais acessíveis Toda a gente fala nos leds cree ... E os epistar? Mais baratos e em algumas faixas nm são melhores e mais " abrangentes " portanto quem se der realmente ao trabalho de pesquisar acerca de leds verá que muitos estudos já firam feitos e que existe muita oferta a preços bem em conta . Com o valor duma calha ati 4 x 39 da pra comprar 2 calhas led , col led a escolha , cor e afins ... E no fim do ano não precisa trocar lâmpadas nenhumas portanto dizer que led é caro já não será correcto , além dos leds neste momento abrangerem mais espectros que as t5 portanto led é sempre superior a t5 ... minha humilde opinião do que vou lendo de pesquisas e testes lá fora e a distancia de 1 clic;)
  10. Um vidro desses e com cagens de todos os vidros novos deve ficar entre os 10 e os 20 euros na minha zona ... Ter um aquário em casa com um vidro rachado e com agua é pedir problemas ... Perigoso caso rebente não só pela agua como alguém poderá ficar mal .,,
  11. Boas A lente tu que saberás a melhor para ti de modo a não teres sombras... 90 ou 120 graus dependendo do espaço entre cada led e tamanho do aquário e a altura a que colocas a calha Se tens duvidas referente a algum item envia mail e coloca ao vendedor as questões técnicas assim como das tomadas por exemplo Quando tiveres um orçamento final envia me Pm , caso te interesse e explico te porque Cumps
  12. Tens algum betta macho no aquário ? Vendo a foto em pequeno no tlm pode ser um ninho. Podem tb ser as bolas do CO2 que não se desfazem , tenta mais circulação a superfície ou um difusor CO2 melhor e que saiam mesmo micro bolhas
  13. 6400 k da um tom amarelado , branco puro é nos 10000 kelvins , dai ora frente tens verias desde o violet/purple que puxa pelas cores dos peixes e plantas e na faixa dos 18000 tens o azulado , mais ou menos isto.... Nos meus plantados tinha sempre branco puro e as purple e as plantas gostavam quanto mais alto os valores watt /lumens/kelvins mais rasteiras as plantas crescem pois não necessitam tanto " esforço " pra receberem a luz necessária Cumps
  14. Boas Não volto a intrometer me neste tópico , deixa me só perguntar uma coisa Hugo Filipe.... Leste alguma coisa do artigo que deixei acima ? Andam a pensar em lumen's para um reef? Falas em white e blue... Só? Royal blue tb vais precisar mas se não queres ler nem irei explicar de novo Cumprimentos
  15. Boas No artigo que coloquei acima , fala sobre as questões que levantas ... Plasma é sem duvida a melhor luz que há mas e o preço disso? Neste fórum encontras um tópico que fala sobre isso e há quem as tenha em reef em Portugal nas o valor é exorbitante ...
  16. Boas Outra questão é a necessidade de exactidão no uso do método para ser eficiente e pode ser necessário o uso de bombas de oxigenação para arejar a areia durante o periodo nocturno. Quo, neste trecho acho o metodo contraditório , a ideia é retirar da coluna de agua nitratos e fosfatos, certo? Então ao oxigenarmos o fundo do areao , invariavelmente vamos remexer o fundo logo partículas do fundo ( sujidade ) virão pra coluna de agua , certo ? Logo isso fará aumentar nitratos e fosfatos .... não será um contra-senso do método ?
  17. http://www.advancedaquarist.com/2012/10/aafeature Ps; precisas menos watts em leda que t5 e não há perda de energia ... Lê o artigo e veras o porque Atenção que não sou perito nem electricista apenas o que tenho lido e visto só vivo com leds Um amigo comprou 2 calhas de 100 watts cada e não usa nem metade , cada calha tem dimmer pra regular e mesmo pagando alfândega ficou a volta dos 300 euros ....
  18. Olá A questão não tem a ver com watts nem lumen e sim em abranger os espectros necessários A ver se encontro um artigo que li a explicar a coisa como deve ser E contra o que muita gente ainda acha que os leds são muito caros e não são viáveis , eu vejo o contrario . Nos leds a poupança é em tudo , quer na compra da calha se comparar mos uma calha ati por uma de leds em watts iguais , quer na conta da EDP e ainda mais quando ser altura de trocar lâmpadas .... Só vendo ao vivo se consegue ter noção da qualidade de algumas calhas , na sua potência e na diferença no crescimento e cores dos. Orais moles e duros A ver se encontro o artigo e deixo aqui o link Abraço
  19. Aqua-station.com Enviam pelo correio e tem pl de varias cores e misto Cumps
  20. Boas Se do tens agua , areao, 2 filtros e o Buda , tens de ir por exclusão de partes . Que tipo de pedra é? Os filtros estão limpos? Que areao é ? Quanto tempo tem o aquário? Mete fotos pra ter uma ideia melhor Agua esbranquiçada normalmente vem dum boom de bactérias mas com boa filtragem vai só sítio
  21. Se não tens testes como queres alterar o ph? Talvez nem seja necessário ... Mais vale ph estável e aproximado do que teres muitas oscilações ao tentares coloca lo certo ... Tens de saber que ph e kg tem a agua que usas nas tpas e do aquário em si ..,
  22. Quo , o Algarve tem aguas mediterrâneas e segundo consta aqui na zona realmente a nossa agua é de excelente qualidade. No carvoeiro tem uma zona que a 30 metros profundidade chamam De jardim dos nudibranquios pois existem aos milhares e imensas variedades, corais então nem se fala , pesquisa um pouco na net por esta zona e surpreender te às , da povoa nada conheço logo nao posso comparar , mas pelo que tenho visto gb tem ai imensa bicharada... Mas nos aqui apanhamos com o Atlântico e com o mediterrâneo e tendo em conta que temos aguas mais quentes de Portimão em direcção a Espanha e mais frias de Portimão para Sagres tb tem a ver com a variedade de espécies , e isto sem falar nas rias , que um dos maiores locais com cavalos marinhos esta na ria formosa. Estamos bem servidos por aqui tb he he he
  23. Boas Espectáculo estas ultimas colectas;) Em relação as esponjas que falas até estranho não as teres .... Desmontei em Setembro o aquário da nossa costa , no verão , aqui em Albufeira não consegui baixar dos 28 graus mesmo com recurso a ventoinhas, e com pena minha lá desmontei , e tinha imensas esponjas desde branco , rosa , roxo, vermelhas, amarelas que surgiram já no aquário . De momento tenho só um reef de 200 litros e a Rocha viva tb com estas esponjas que deduzo serem por utilizar nas tpa's a agua natural. Sei que o mar aqui é bastante rico em iodo , não sei se será uma das influencias mas fica a deixa Cumprimentos
  24. E ja agora como esta o ph e o kh da agua que usas? Tens areao? Pedras? Troncos ? Que tens no aquario ? Tudo influencía o ph final Cumps
  25. Olá E vasaste o aquario ao colar? Secaste bem a zona onde leva a cola? Ja colei varias e em 2 ou 3 horas ja nem mexem , depende tb da qualidade da cola Boa sorte