siclpema

Membro
  • #Conteúdo

    39
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por siclpema

  1. agradço a todos pelas respostas! ja comecei a aplicar os conselhos: ontem ja desliguei o temporizador da luz, tenho o aqua as escuras. hoje é dia de limpeza, vou tentar fazer uma limpeza mais minuciosa, incluindo filtro. depois irei ligar apenas a lampada de 6000 por uns tempos, e fazer tpa menos espaçadas... so espero que não me estrage mais as plantas (se virem nas fotos no 1º post as minhas plantas não estão propriamente fantasticas ) mas qualquer coisa para me ver livre do verdusco! eu ja tive uma praga de mini caracois (não sei o nome, so sei que eram bem pequenos) e dispenso outra eheheh mas as opções que me colocaram aqui parece-me boa. irei procurar nas lojas se encontro algumas dessas especies! acho que irei preferir moluscos a peixes neste momento, ja que estou com problemas com o meu limpa vidros, não quero meter la mais nenhum peixe, e ter o problema a dobrar. achei a neritina clithon muito gira, mas acho que nunca vi nas lojas, vou procurar melhor, ou essa ou qualquer das outras. os fertilizantes que estava a usar eram da tropical, o Aquaplant B (multi-ingredientessem nitrogenio nem fosforo) e o Ferro-Aktiv (rico em ferro), usava 1 semana cada um. será boa ideia recomeçar com as fertilizações já ou aguardar que as algas diminuam? nuno34, nem tinha reparado na distancia, não sei se por aqui havera lojas dessas, mas vou procurar online, obrigado. para ja não posso mudar de filtro, tem de ser interior, não disponho de espaço para colocar um exterior. agradeço desde ja as ajudas, vamos la tentar mais uma vez a ver no que isto dá! (ou então batizo o aqua como "o verdusco" e fica assim )
  2. eu tenho muita luz? terei muita luz para evitar as algas, ou terei de retirar luz permanentemente? é que sempre li que o ideal seria 1w por cada litro... ha um ano fiz um upgrade para os 30w. de inico tinha 2 lampadas de 6000, depois coloquei 1 de 4500, dizia na caixa ser boa para plantas, que é o tenho agora, será demais? o aqua é de 54l (claro que não esta com essa quantidade de agua, mas tem mais de 30l de agua... acho que irei optar pelos caracois, vou pesqquisar pelos que me indicaram aqui, porque não queria nada depois ficar com uma praga de caracois! eu tambem so limpo o filtro a cada 15dias, porque so tenho 4 peixitos no aquario, a sugidade agora é pouca :D mas vou seguir o conselho e limpar a cada tpa. quo usas fertilização para evitar tantas tpa? eu desisti de colocar fertilização liquida por causa das algas, na esperança que não houvesse tanos nutrientes na agua... terei feito mal? obrigado a todos pelas respostas, isto de ver o aquario ficar verdusco todas as semanas é desanimador...ja estive para comprar um anti algas (quimico), mas tinha receio que me afectasse as plantas..
  3. obrigado pelas respostas o filtro foi limpo ha 15 dias, na propria agua do aquario. as horas de iluminação tambem ja baixei, antes estava em 10h, agora esta em 7h, e não notei nenhuma melhoria... vou reduzir mais 1h ou 2h a ver. as valisnerias que tenho crescem muito rapidamente, e espalham-se bem, embora se note que têm carencia de qualquer coisa (so não faço ideia do que é), ja tive outras plantas mas foram literalmente consumidas pelas algas e morriam, so estas se safam. de inicio aplicava nutrientes para plantas, mas ate isso deixei de colocar a ver se resultava com as algas, mas não obtive nenhum resultado... eu ja tenho um limpa vidros, e ele não limpa nada e desde algum tempo que se lembrou de andar atras das coridoras nuno34, sabes onde poderei encontrar esses CO2 da tmc? (acho que nunca vi nada dessa marca) zabou, a ideia dos caracois parece-me boa, se eles comerem algas.... mas tambem ja li algures que tambem comem as plantas... possuis algum tipo de caracois no teu aqua que me pudesses indicar alguma especie boa?
  4. bom dia amigos, possuo um aquario em casa, que infelizmente esta um pouco ao abandono devido a problemas que não tenho conseguido resolver... vou deixar um breve resumo: ha algum tempo atras (cerca de 1/2 meses) tive um problema que me matou praticamente todos os peixes, em pouco mais de uma semana... na altura não houve mudança de agua nem medicamentos que alterasse isso. juntando um problema de fuga de agua, fui obrigado a mexer no aquario, e aproveitei para remodelar tudo, a agua,decorações, o areão foi fervido e recolocado, eas palntas danificadas foram deitadas fora, foi praticamente um novo inicio, aproveitando apenas algumas plantas, alguma agua e filtro (para evitar a perda radical de bacterias).... no entanto desde então que o aquario apresenta este estado: (vista geral) (vista de lado...de notar a forte presença de algas nos vidros) (alguns pormenores) estes sao os dados do aquario agora: tamanho - 54l filtro interno (não sei o nome, vinha com o kit inicial) termostatto para os 28º iluminação: 1 lampada 15w de 6000 1 lampada 15w de 4500 ligadas durante 7h mudanças de agua: cerca de 30% 1xsemana, incluindo limpeza de fundo, raspagem de algas da decoração e corte de plantas danificadas e com algas fauna (os que se safaram da pandemia): 2 coridoras 1 limpa vidros 1 barbo tigre Flora: valisnerias (ja tive cabombas mas não aguentam as algas, morreram todas, as valisnerias sao as unicas que se vao aguentando e multiplicando...plantas de guerra!) para que não faltasse mesmo nada, tambem ja detectei algum problema entre o limpa-vidros e as coridoras... as coridoras têm estas manchas esbranquiçadas, ja utilizei sera2000 mas não fez efeito, parece-me simplesmente um ligeira descoloração da pele (como alguns ficam quando estão em stress), de resto comportam-se normalmente (video que mostra a atitude do limpa vidro para com as coridoras...de referiri que não havia este tipo de comportamento antes do problema que tive no aquario...) limpa vidro vs coridoras desculpem o longgoooo topico.....
  5. dou comida para peixes de fundo, mas não sao pastilhas, sao em graos, sao dos que dão tambem para as coridoras. e nunca faltou algas no aquario, controladas, mas como tenho peixe que se alimenta tambem de algas nunca me preocupei a limpar a 100% isso... o primeiro pleco que tive inicialmente viveu imenso tempo, cresceu muito bem e era sempre mexido, nunca apresentou sinais de doença ou inadaptação... não alterei a forma de alimentação, nem de manutenção do aquario (excepto a limpeza a fundo que fiz na 2ª tentativa).... como não tenho mais ideias, ate ja me lembrei se não teria algum tipo de alga no aquario que me matasse o peixe, mas acho que se assim fosse, o limpa vidros tambem sofreria, mas não. tambem pensei no PH, mas ele sempre esteve a 6,8, nunca mudou, e o primeiro pleco vivia bem nesse ph...
  6. desculpem pela intromissão no topico, mas ao aumentar os watts da lampada, esta tambem não muda de tamanho? tenho uma tampa igual a essa, de 15w, e nunca encontrei nenhuma com o tamanho identico mas com mais watts. optei por fazer como o membro mistic fez, e coloquei 2 lampadas de 15w, uma daylight e uma flora (não sei os nomes completos). ja agora, eu coloquei na 2ª lampada um acrilico, mas fiquei na duvida se o acrilico não interferirá no proposito da lampada?
  7. é um limpa vidros comum, creio que será um otto... é igual ao deste membro: (retirei esta imagem de outo topico da aquariofilia, se não a puder colocar pf apagem ou digam que eu apago, obrigado) ele tem neste momento cerca de 5cm tambem não uso sal, por causa das coridoras. tenho andado à procura de possiveis problemas que pudessem provocar isto, mas não encontro nada ps - esqueci-me de referenciar que eles morreram todos da mesma forma, sem nenhum sinal de doença, num dia está tudo bem, no outro aparecem mortos....
  8. boas amigos, tenho andado a investigar aqui no forum e na net mas não consigo arranjar explicação para o que se passa no meu aquario. estes sao os dados: tamanho 54lt PH 6,8 TPA cerca de 40% semanalmente habitante actuais: cerca de 8/10 guppies, 2 coridoras, 1 limpa vidros, 3 barbos tigre(estes estão temporarios) flora e acessórios: valisnerias, cabomba e 1 tronco agora o meu problema: tive um pleco comum no meu aquario durante bastante tempo (adquiri bem pequeno e morreu ja com cerca de 7cm). de um dia para o outro apareceu morto, sem nenhum sintoma de doença...não houve nenhuma mudança fora do habitual, nenhum novo habitante, nada que fizesse prever essa morte... medimos o ph, estava normal, e a ultima tpa tinha sido à cerca de 3/4 dias... não houve mais nenhuma baixa no aquario, nenhum sinal de doença. cerca de 3 semanas depois decidi adquirir um novo. durou 3 dias no aquario.... optei por fazer uma limpeza radical no aquario, lavar areão, etc.... na ultima semana (entretanto passados cerca de 5/6 meses desde a ultima tentativa) decidi voltar a tentar, com 1 ancistrus (de acordo com o vendedor, ja que não crescem tanto).... infelizmente tambem so durou 3 dias... não sei o que se passa...o ph sempre se manteve nos 6.8, as tpas sao constantes. os habitantes sao os mesmos desde o inicio (excepto os barbos, e a quantidade de guppies que vai variando). gosto imenso destes peixes, mas se não arranjar solução terei de desistir... alguem ja teve um problema identico, ou repara em alguma irregularidade que eu não detecte e que possa provocar estas mortes?
  9. siclpema

    Botia Palhaço

    desculpa a intromissao, mas queri perguntar quanto pagaste por esse botia? queria comprar um, mas na ultima loja que fui queriam 6,40€ por um com cerca de 4cm.... será caro ou é mesmo a media de preços deles?
  10. viva, e como fizeste isso?
  11. siclpema

    azálea no aquario?

    tenho la em casa uma azalea que infelizmente secou.... agora que a ia deitar fora lembrei-me que dava um bom efeito se colocado no aquario! mas ja li algures que as plantes resinosas não podem ser colocadas. ja estive a investigar mas não encontrei nada por isso alguem me sabe dizer se a azalea é uma planta resinosa, ou poderá ser colocada no aquario (depois dos tratamentos usuais)? obrigado
  12. viva! podes-me dizer o nome do teu pleco? tenho um igual, embora me pareça bem pequenino (tem cerca de 6/7cm) mas queria obter mais informações sobre ele
  13. pois é, a situação não está a melhorar começou a aparecer o tal 'mofo' junto à barbatana superior e agora a barbatana superior da minha coridora esta a ficar esfarrapada... ja não tenho mais ideias e ontem gastei a ultima dose do medicamento fungol... ja li sobre adicionar sal, mas não sei se o poderei fazer dado os habitantes que tenho no aqua, nem se o posso fazer a uma coridora... se alguem tiver alguma ideia que me possa ajudar agradeço...
  14. consegui tirar umas fotos à coridora, não é facil porque elas sao muito timidas! a foto é de umas semanas atras, mas so agora pude fazer o upload. aqui fica (a qualidade não é famosa) desde que tirei a foto ate hoje, essa gosma na cauda desapareceu, apareceu na outra coridora, desapareceu nessa e voltou à primeira, mas desta vez na barbatana superior... o tratamento está a ser feito, mas pelos tratamentos anteriores suspeito que não sirva de muito não sei se dá para identificar a 'gosma' , se alguem perceber o que é, poderiam dizer-me se o Fungol da jbl é indicado para o tratamento (na loja disseram que sim, mas não custa nada pedir um segunda, terceira, opinião)?
  15. nas instruções do produto diz para mudar 50% da agua durante o tratamento Todos os Dias, antes de nova aplicação, ou seja,ultimamente a media de Tpa's é de 4/5 por semana e dou sempre uma aspiradelazita no areao... entretanto ja perdi cerca de metade das plantas que tinha (parece que apodreceram) e la continuo com uma coridora com a gosma branca do costume...pelo menos ainda não perdi nenhum peixe doente, vamos la ser positivos! estou a aguardar as ferias para limpar completamente o aqua (areão, decoração, vidros, tirar tudo e limpar) a ver se resolvo o problema de vez! como escreveu o membro babycam, seria viavel colocar alguma ampularia ou uns camarões, dada as caracteristicas do aqua que mantenho (as caracteristicas no primeiro post)? algum 'expert' me pode aconselhar? ps - tenho o ph a 6.8
  16. olá a todos! ando com um problema bastante incomodo no meu aqua, ha já quase 2 meses e não ha maneira de resolver definitivamente a situação passo a explicar: à quase 2 meses atras coloquei aqui no forum uma questão sobre uma coridora que lhe tinha aparecido uma mancha de algodão branco...ora acabei por comprar o Fungol da JBL e fiz o tratamento de 5 dias e a 'coisa' desapareceu... passado cerca de 15 dias voltou a aparecer mas na outra coridora novo tratamento e novo desaparecimento do problema...nova semana e nova gosma branca numa coridora mas noutra parte do corpo, novo tratamento.......ora, ja devem imaginar, ando nisto desde então, a gosma branca aparece eu faço o tratamento,aquilo desaparece para voltar a reaparecer uns dias depois noutra parte do corpo de uma das coridoras (parece que sao afectadas à vez - nenhum dos outros habitantes apresenta esses tufos brancos) é de realçar que desde o primeiro problema aquando as TPAs (sao feita semanalmente, excepto em tratamento, aí sao feitas diariamente) é aspirado o areão. o que tambem ja se esta a ressentir sao as plantas (valisnerias), desde o primeiro tratamento que estão a perder a sua cor e folhas e a apodrecer no caule... será que se fizer uma remodelação/limpeza total ao aqua (mudando quase toda a agua, fervendo o areão, limpeza geral,etc) resolvera o meu problema? ando a evitar fazer isso porque tenho guppys pequeninos e tenho receio que no meio da troca eles se percam pelo meio da decoração e morram.... alguma dica? setup do aqua aquario 54Lt fauna: 2 coridoras 3 (pequeninos, tipo neon, não sei o nome certo, acho que é medaka) 2 guppys varios alevins de guppy 1 limpa vidros flora: Vallisnerias decoração: substrato fertil, areão, tronco... iluminação 30watt temperaura :24/25graus
  17. realmente não percebo o que poderá ter causado isto...faço tpa's todas as semanas (a ultima foi no sabado) e ja hà varios meses que não coloco habitantes novos logo ja farei mais uma tpa (na bula do medicamento diz que se deve mudar 50% de agua antes de colocar nova dose). entretanto sabado irei dar uma limpeza no aqua...bastará aspirar o areão ou é melhor retirar tudo e lavar todas as decorações/areia/vidros/etc? ...... alem disso tenho mais um problema: como vou fazer uma tpa em condições, aspirar areão, etc com pequenos alevins com cerca de 4mm e transparentes? alguem tem ideias?? li que colocar sal na agua ajudaria, mas tambem li que quem tem peixes de fundo não o deverá fazer...alguém confirma? tambem ja me lembrei de tentar retirar a 'mancha' com um cotonete, mas receio que vá stressar o peixe e isso baixar mais as defesas dele....que acham? desculpem a insistencia das perguntas, mas tenho andado a pesquisar e tem-me feito um bocado de confusão, num sitios diz uma coisa, noutros ja diz o contrario, e fico um bocado 'à nora' PS-mudei a imagem para se ver melhor, o que o meu tem é identico ao que o peixe da foto tem na barbatana superior..assim um tufozito branco
  18. olá novamente! tenho mais uma 'resma' de questões se alguem puder ajudar agradeço ontem não consegui encontrar o esha2000, e acabei por comprar o Fungol da JBL...será bom na mesma? outra duvida: o meu filtro tem esponja e carvão, e na bula falava em não ter filtro com carvão...acabei por desligar o filtro durante a noite. será mais adequado retirar o carvão e deixá-lo filtrar so com a esponja, ou desligo o filtro e passado umas horas ja o poderei ligar (para ajudar a eliminar algum do medicamento)? hoje de manha a minha cridora ainda estava na mesma, o fungo não evoluiu mas tambem não diminuiu... ela continua junto com os restantes peixes, optei por 'medicar' o aqua todo, a ver se o fungo não se transmite aos outros peixes, terei feito bem? uma ultima questão: a temperatura do aqua esta entre 24º/25º. ja li que subir a temperatura do aqua ajuda a eliminar alguns fungos/bacterias... será boa ideia fazer isso no meu caso, ou não fará efeito nehum? sei que sao muitas questões, ma como ja disse num post anterior, nunca tive um peixe doente e não sei bem o que fazer...alem disso não quero deixar andar sem fazer nada!
  19. obrigado pela resposta! vou tentar procurar esse produto! mas alguem sabe se esse medicamento fará mal ao alevins? obrigado!
  20. hoje ao almoço dei de caras com uma coridora com uma mancha branca na zona do inicio da cauda, não era bem 'pontos' era mais uma especie de 'tufo'....ontem não tinha nada disso! stive a procurar por alguam imagem que se identificasse e so encontrei esta (esta imagem não é minha, é de outro site, é so para exemplificar...a minha coridora so tem uma pequena mancha na zona da cauda). pelo que vi será uma bacteria/fungo, certo? que tipo de tratamento/produto recomendam? eu não tenho nenhum aqua onde possa separar a coridora dos outros peixes, e ja li que se poderia aplicar o tratamento/medicamento no aqua comunitário, mas eu tenho guppys bebes (alevins), não haverá nenhum risco para eles? logo ja irei tentar arranjar algum medicamento, mas é a primeira vez que me adoece um peixe e estou um bocado 'à nora' agradeço qualquer ajudinha!! aquario 54Lt 2 coridoras 3 (pequeninos, tipo neon, não sei o nome certo, acho que é medaka) 2 guppys varios alevins de guppy 1 limpa vidros iluminação 30watt temperaura :24/25graus (Alteração: mudei a imagem, ja que ao pesquisar sobre a possivel doença da minha coridora, encontrei esta que exemplifica melhor)
  21. falando por experiencia propria (não é muita, mas... ) em principio se colocares plantas de folha grossa eles não devem comer.... eu tenho valisnerias e outra especie que parece um pinheiro e o meu peixe não come...tambem ja li que anubias não costumam ter problema! agora, ja tentei colocar musgo e foi para esquecer, comia como se fosse espargueti!
  22. siclpema

    O Meu Aqua

    deu-me a impressão que tens plantas ainda com as 'esponjas' e chumbos que vêm quando se compram..isso não se devia tirar? já agora, que tipo de substrato/fertilização usas para as plantas?
  23. obrigados a todos pela ajuda! felizmente não foi necessario e à ultima hora ele acabou por conseguir tirar a pedra! ja estava bastante preocupada porque quando cheguei a casa ao final do dia ele ainda estava parado no fundo do aqua, mas eu ja não conseguia ver pedra nenhuma, ja estava a pensar que a tinha metido ainda mais para dentro...de qualquer maneira fui preparar a pinça e o aqua pequenino para tentar segurá-lo melhor e tentar um 'milagre' mas quando voltei a vê-lo ja se mexia muito bem! estive a ver e não havia sinais da pedra, talvez a tenha tirado pouco antes de o ter visto a primeira vez e ainda estivesse a recuperar folego! agora vou voltar a ''peneirar'' o areão de forma a tirar as pedritas mais pequenas ja que não quero voltar a correr esse risco, mas de qualquer maneira fica os conselhos para uma proxima vez (que espero que não aconteça), nunca se sabe!
  24. olá a todos! não sei se o meu problema terá alguma solução, mas tambem so perguntando... um dos meus peixes (oranda - agua fria) meteu uma pedra na boca e não a consegue tirar .png' alt=':biggn:'> as pedras que tenho no aqua sao granditas, mas não sao lisas...pela tamanho da pedritas não me parecia possivel eles colocarem-nas na boca, mas ao fim de varios meses com esse areao isso aconteceu... apercebi-me dessa situação ontem ao final do dia. retirei o peixe do aqua e coloquei-no noutro mais pequenino (com agua do aqua anterior), experimentei dar-lhe de comer (podia ser que ao ver a comida consegui-se cuspir a pedra fora) mas não resultou depois de andar com a cabeça às voltas a pensar que fazer sem nenhum resultado, acabei por o voltar a colocar no aqua dele para não o stressar mais...hoje de manha ainda estava na mesma ... ja alguem passou pelo mesmo? haverá alguma solução, alguma coisa que possa fazer, uma dica, um truque, qualquer coisinha para tentar fazê-lo cuspir aquela pedra?? custa-me deixá-lo assim....
  25. so me lembrei de uma coisa....os sistemas de descarga dos autoclismos têm a mesma função do que pretende....talvez fazendo uma adaptação dum sistema desses para o aqua