siclpema

Membro
  • #Conteúdo

    39
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

1 Seguidor

Sobre siclpema

  • Aniversário 05/29/1982

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Feminino
  • Localização
    entre porto e vila real

siclpema's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. agradço a todos pelas respostas! ja comecei a aplicar os conselhos: ontem ja desliguei o temporizador da luz, tenho o aqua as escuras. hoje é dia de limpeza, vou tentar fazer uma limpeza mais minuciosa, incluindo filtro. depois irei ligar apenas a lampada de 6000 por uns tempos, e fazer tpa menos espaçadas... so espero que não me estrage mais as plantas (se virem nas fotos no 1º post as minhas plantas não estão propriamente fantasticas ) mas qualquer coisa para me ver livre do verdusco! eu ja tive uma praga de mini caracois (não sei o nome, so sei que eram bem pequenos) e dispenso outra eheheh mas as opções que me colocaram aqui parece-me boa. irei procurar nas lojas se encontro algumas dessas especies! acho que irei preferir moluscos a peixes neste momento, ja que estou com problemas com o meu limpa vidros, não quero meter la mais nenhum peixe, e ter o problema a dobrar. achei a neritina clithon muito gira, mas acho que nunca vi nas lojas, vou procurar melhor, ou essa ou qualquer das outras. os fertilizantes que estava a usar eram da tropical, o Aquaplant B (multi-ingredientessem nitrogenio nem fosforo) e o Ferro-Aktiv (rico em ferro), usava 1 semana cada um. será boa ideia recomeçar com as fertilizações já ou aguardar que as algas diminuam? nuno34, nem tinha reparado na distancia, não sei se por aqui havera lojas dessas, mas vou procurar online, obrigado. para ja não posso mudar de filtro, tem de ser interior, não disponho de espaço para colocar um exterior. agradeço desde ja as ajudas, vamos la tentar mais uma vez a ver no que isto dá! (ou então batizo o aqua como "o verdusco" e fica assim )
  2. eu tenho muita luz? terei muita luz para evitar as algas, ou terei de retirar luz permanentemente? é que sempre li que o ideal seria 1w por cada litro... ha um ano fiz um upgrade para os 30w. de inico tinha 2 lampadas de 6000, depois coloquei 1 de 4500, dizia na caixa ser boa para plantas, que é o tenho agora, será demais? o aqua é de 54l (claro que não esta com essa quantidade de agua, mas tem mais de 30l de agua... acho que irei optar pelos caracois, vou pesqquisar pelos que me indicaram aqui, porque não queria nada depois ficar com uma praga de caracois! eu tambem so limpo o filtro a cada 15dias, porque so tenho 4 peixitos no aquario, a sugidade agora é pouca :D mas vou seguir o conselho e limpar a cada tpa. quo usas fertilização para evitar tantas tpa? eu desisti de colocar fertilização liquida por causa das algas, na esperança que não houvesse tanos nutrientes na agua... terei feito mal? obrigado a todos pelas respostas, isto de ver o aquario ficar verdusco todas as semanas é desanimador...ja estive para comprar um anti algas (quimico), mas tinha receio que me afectasse as plantas..
  3. obrigado pelas respostas o filtro foi limpo ha 15 dias, na propria agua do aquario. as horas de iluminação tambem ja baixei, antes estava em 10h, agora esta em 7h, e não notei nenhuma melhoria... vou reduzir mais 1h ou 2h a ver. as valisnerias que tenho crescem muito rapidamente, e espalham-se bem, embora se note que têm carencia de qualquer coisa (so não faço ideia do que é), ja tive outras plantas mas foram literalmente consumidas pelas algas e morriam, so estas se safam. de inicio aplicava nutrientes para plantas, mas ate isso deixei de colocar a ver se resultava com as algas, mas não obtive nenhum resultado... eu ja tenho um limpa vidros, e ele não limpa nada e desde algum tempo que se lembrou de andar atras das coridoras nuno34, sabes onde poderei encontrar esses CO2 da tmc? (acho que nunca vi nada dessa marca) zabou, a ideia dos caracois parece-me boa, se eles comerem algas.... mas tambem ja li algures que tambem comem as plantas... possuis algum tipo de caracois no teu aqua que me pudesses indicar alguma especie boa?
  4. bom dia amigos, possuo um aquario em casa, que infelizmente esta um pouco ao abandono devido a problemas que não tenho conseguido resolver... vou deixar um breve resumo: ha algum tempo atras (cerca de 1/2 meses) tive um problema que me matou praticamente todos os peixes, em pouco mais de uma semana... na altura não houve mudança de agua nem medicamentos que alterasse isso. juntando um problema de fuga de agua, fui obrigado a mexer no aquario, e aproveitei para remodelar tudo, a agua,decorações, o areão foi fervido e recolocado, eas palntas danificadas foram deitadas fora, foi praticamente um novo inicio, aproveitando apenas algumas plantas, alguma agua e filtro (para evitar a perda radical de bacterias).... no entanto desde então que o aquario apresenta este estado: (vista geral) (vista de lado...de notar a forte presença de algas nos vidros) (alguns pormenores) estes sao os dados do aquario agora: tamanho - 54l filtro interno (não sei o nome, vinha com o kit inicial) termostatto para os 28º iluminação: 1 lampada 15w de 6000 1 lampada 15w de 4500 ligadas durante 7h mudanças de agua: cerca de 30% 1xsemana, incluindo limpeza de fundo, raspagem de algas da decoração e corte de plantas danificadas e com algas fauna (os que se safaram da pandemia): 2 coridoras 1 limpa vidros 1 barbo tigre Flora: valisnerias (ja tive cabombas mas não aguentam as algas, morreram todas, as valisnerias sao as unicas que se vao aguentando e multiplicando...plantas de guerra!) para que não faltasse mesmo nada, tambem ja detectei algum problema entre o limpa-vidros e as coridoras... as coridoras têm estas manchas esbranquiçadas, ja utilizei sera2000 mas não fez efeito, parece-me simplesmente um ligeira descoloração da pele (como alguns ficam quando estão em stress), de resto comportam-se normalmente (video que mostra a atitude do limpa vidro para com as coridoras...de referiri que não havia este tipo de comportamento antes do problema que tive no aquario...) limpa vidro vs coridoras desculpem o longgoooo topico.....
  5. dou comida para peixes de fundo, mas não sao pastilhas, sao em graos, sao dos que dão tambem para as coridoras. e nunca faltou algas no aquario, controladas, mas como tenho peixe que se alimenta tambem de algas nunca me preocupei a limpar a 100% isso... o primeiro pleco que tive inicialmente viveu imenso tempo, cresceu muito bem e era sempre mexido, nunca apresentou sinais de doença ou inadaptação... não alterei a forma de alimentação, nem de manutenção do aquario (excepto a limpeza a fundo que fiz na 2ª tentativa).... como não tenho mais ideias, ate ja me lembrei se não teria algum tipo de alga no aquario que me matasse o peixe, mas acho que se assim fosse, o limpa vidros tambem sofreria, mas não. tambem pensei no PH, mas ele sempre esteve a 6,8, nunca mudou, e o primeiro pleco vivia bem nesse ph...
  6. desculpem pela intromissão no topico, mas ao aumentar os watts da lampada, esta tambem não muda de tamanho? tenho uma tampa igual a essa, de 15w, e nunca encontrei nenhuma com o tamanho identico mas com mais watts. optei por fazer como o membro mistic fez, e coloquei 2 lampadas de 15w, uma daylight e uma flora (não sei os nomes completos). ja agora, eu coloquei na 2ª lampada um acrilico, mas fiquei na duvida se o acrilico não interferirá no proposito da lampada?
  7. é um limpa vidros comum, creio que será um otto... é igual ao deste membro: (retirei esta imagem de outo topico da aquariofilia, se não a puder colocar pf apagem ou digam que eu apago, obrigado) ele tem neste momento cerca de 5cm tambem não uso sal, por causa das coridoras. tenho andado à procura de possiveis problemas que pudessem provocar isto, mas não encontro nada ps - esqueci-me de referenciar que eles morreram todos da mesma forma, sem nenhum sinal de doença, num dia está tudo bem, no outro aparecem mortos....
  8. boas amigos, tenho andado a investigar aqui no forum e na net mas não consigo arranjar explicação para o que se passa no meu aquario. estes sao os dados: tamanho 54lt PH 6,8 TPA cerca de 40% semanalmente habitante actuais: cerca de 8/10 guppies, 2 coridoras, 1 limpa vidros, 3 barbos tigre(estes estão temporarios) flora e acessórios: valisnerias, cabomba e 1 tronco agora o meu problema: tive um pleco comum no meu aquario durante bastante tempo (adquiri bem pequeno e morreu ja com cerca de 7cm). de um dia para o outro apareceu morto, sem nenhum sintoma de doença...não houve nenhuma mudança fora do habitual, nenhum novo habitante, nada que fizesse prever essa morte... medimos o ph, estava normal, e a ultima tpa tinha sido à cerca de 3/4 dias... não houve mais nenhuma baixa no aquario, nenhum sinal de doença. cerca de 3 semanas depois decidi adquirir um novo. durou 3 dias no aquario.... optei por fazer uma limpeza radical no aquario, lavar areão, etc.... na ultima semana (entretanto passados cerca de 5/6 meses desde a ultima tentativa) decidi voltar a tentar, com 1 ancistrus (de acordo com o vendedor, ja que não crescem tanto).... infelizmente tambem so durou 3 dias... não sei o que se passa...o ph sempre se manteve nos 6.8, as tpas sao constantes. os habitantes sao os mesmos desde o inicio (excepto os barbos, e a quantidade de guppies que vai variando). gosto imenso destes peixes, mas se não arranjar solução terei de desistir... alguem ja teve um problema identico, ou repara em alguma irregularidade que eu não detecte e que possa provocar estas mortes?
  9. siclpema

    Botia Palhaço

    desculpa a intromissao, mas queri perguntar quanto pagaste por esse botia? queria comprar um, mas na ultima loja que fui queriam 6,40€ por um com cerca de 4cm.... será caro ou é mesmo a media de preços deles?
  10. viva, e como fizeste isso?
  11. siclpema

    azálea no aquario?

    tenho la em casa uma azalea que infelizmente secou.... agora que a ia deitar fora lembrei-me que dava um bom efeito se colocado no aquario! mas ja li algures que as plantes resinosas não podem ser colocadas. ja estive a investigar mas não encontrei nada por isso alguem me sabe dizer se a azalea é uma planta resinosa, ou poderá ser colocada no aquario (depois dos tratamentos usuais)? obrigado
  12. viva! podes-me dizer o nome do teu pleco? tenho um igual, embora me pareça bem pequenino (tem cerca de 6/7cm) mas queria obter mais informações sobre ele
  13. pois é, a situação não está a melhorar começou a aparecer o tal 'mofo' junto à barbatana superior e agora a barbatana superior da minha coridora esta a ficar esfarrapada... ja não tenho mais ideias e ontem gastei a ultima dose do medicamento fungol... ja li sobre adicionar sal, mas não sei se o poderei fazer dado os habitantes que tenho no aqua, nem se o posso fazer a uma coridora... se alguem tiver alguma ideia que me possa ajudar agradeço...
  14. consegui tirar umas fotos à coridora, não é facil porque elas sao muito timidas! a foto é de umas semanas atras, mas so agora pude fazer o upload. aqui fica (a qualidade não é famosa) desde que tirei a foto ate hoje, essa gosma na cauda desapareceu, apareceu na outra coridora, desapareceu nessa e voltou à primeira, mas desta vez na barbatana superior... o tratamento está a ser feito, mas pelos tratamentos anteriores suspeito que não sirva de muito não sei se dá para identificar a 'gosma' , se alguem perceber o que é, poderiam dizer-me se o Fungol da jbl é indicado para o tratamento (na loja disseram que sim, mas não custa nada pedir um segunda, terceira, opinião)?
  15. nas instruções do produto diz para mudar 50% da agua durante o tratamento Todos os Dias, antes de nova aplicação, ou seja,ultimamente a media de Tpa's é de 4/5 por semana e dou sempre uma aspiradelazita no areao... entretanto ja perdi cerca de metade das plantas que tinha (parece que apodreceram) e la continuo com uma coridora com a gosma branca do costume...pelo menos ainda não perdi nenhum peixe doente, vamos la ser positivos! estou a aguardar as ferias para limpar completamente o aqua (areão, decoração, vidros, tirar tudo e limpar) a ver se resolvo o problema de vez! como escreveu o membro babycam, seria viavel colocar alguma ampularia ou uns camarões, dada as caracteristicas do aqua que mantenho (as caracteristicas no primeiro post)? algum 'expert' me pode aconselhar? ps - tenho o ph a 6.8