Pedro Azeitona

Membro
  • #Conteúdo

    56
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Pedro Azeitona

  1. Olá Diogo. O que o Marco te quis dizer foi para não enterrares o rizoma, senão o feto morre e para quando faças uma tap´s metas sempre um bocado de fertelizante liquido para ajudar o gajo a manter-se de boa saude.
  2. Boas. Desculpa, tens a certeza que esse peixe é mesmo uma femea afra cobwe...porque se for é muito diferente das minhas, pois eu tenho duas femeas F1 e são completamente diferentes, mas !!!!
  3. Boas. Bom, a fase de incubação são de 21 dias mas podem levar esta até aos 30 dias, se a meteres num aqaurio a parte ou numa maternidade, para q ela se sinta á vontade, ela dentro de este periodo larga por si os alvins. Isto se tu quiseres aproveitar os alvins, senão deixa a femea soltar no aquario principal,se tiveres alguns esconderijos sempre se ade safar alguns. Se quiseres esperimentar, tambem podes retirar tu os alvins da boca da femea, com jeito abres a boca da femea com um palito ou com o dedo e os alvins vão saindo. Espero ter podido ajudar.............
  4. Boas, Grande Marco. Bem, como já te tinha dito... esse layout é o que mais gosto e penso que esse pormenor de juntar as duas pedras do lado esquerdo ainda deu mais beleza ao aquario. Quanto ás especies detens algumas das que eu mais gosto, tais como os Polit, afra e Chewere. E realmente vê-se que quem sabe, sabe, pois os peixes transmitem bastante saude.
  5. Boas. Sim senhor, ganda pinta, agora esse novo layout... quando os meus peixitos ai cairem até ficam malucos apenas um reparo, eu acho que o aquario levava um pouco mais de areia.
  6. Olá Miguel. Penso q o nome desses peixitos, deve ser Otocinclus affinis...ou então são da mesma familia. Esses meninos, agora trabalham bem ...mas assim que atingirem um certo tamanho tornam-se bastante preguiçosos
  7. Boas. Penso que o dono da loja quando te disse para levares o fluval 405, não te quis enganar, pois esse filtro dá para o teu aquario... mas digo-te uma coisa; se podes comprar o FX5 não olhes para trás é uma máquina impresionante.
  8. Boas. Bem, desculpa se te vou desiludir...mas esse teu aquario é muito curto, pelo que dizes é o espaço que tens ai em casa, eu compreendo que queiras ter malawis, mas não dá para meter mbunas. Alem do mais, as especies que nele tens... são das que ficam maiores, os black e os socolofi. Porque não pensas em montar um tanganyika pelo menos tens mais opções, metrias ou um casal de conchiculas, aqui á várias opções ou então uma colónia de similis ou multis tb poderias meter um trio de cypris mpulungu ou utinta, bem pensa nisto... e se optares por esta possibilidade e tiveres duvidas diz.
  9. Boas. Continua a dar a comida que tens dado... os granulados á base de spirulina, os mbunas embora não sejam 100% herbivoros, não se lhe deve dar esse tipo de alimentação tão rica em proteina como dafnia, a artémia e a larva de mosquito vermelha, visto que é comida bastante proteica e poderas vir a desencadear uma doença mais grave tipo o bloat...
  10. Boas mexas. O aquário está simples, mas com muito bom aspecto, quanto ás especies terás mesmo que rever o rácio e as especies que está a escolher. Macho Metriaclima callainos Trio Astatotilapia Calliptera Juvenis Macho Pseudotropheus sp. "Polit" Trio Metriaclima greshakei Casal Labidochromis caeruleus Senior Casal Labidochromis caeruleus Junior Macho Pseudotropheus sp. "Elongatus Neon Spot" Femea Cynotilapia afra (Cobue) Quanto ás especies que detens neste momento, á umas quantas, bastante béras... os afras, elongatus e os greshakei tambem não são felor que se cheire. Olhando para a tua fauna, em vez de sexares todas as especies que tens despernadas... se fosse ati optava por trocar algumas por umas mais pacificas. Ou seja ficava com os caeruleus, astotilápias, greshakei, e sexava os polit e o Macho Pseudotropheus sp. "Elongatus Neon Spot" este embora bera, mas é uma especie que eu adoro por isso é que o meti nesta sequençia, alem destas especies meteria só mais uma especie por exemplo uns acei msuli. E sairiam a femea afra e o metriaclima callainos, e a fauna ficaria a seguinte: Casal de Caeruleus Casal de Polit Casal de enlongatus Casal de metriaclima greshakei Casal de astotilápias - se em vez destes, metesses aqui uns Iodotropheus sprengerae... ganharias muito em termos de cores. Trio de acei msuli Se fosse eu ficaria por aqui, pois lembra-te que tens um aquario com um metro e vinte de frente e ao meteres estas especies todas estás no limite.
  11. Parece-me que o aquario só com um casal, fica com muito pouca vida... porque não optas por uma colonia de conchiculas, ficam mais engraçados.
  12. Boas Tiago. Desculpa se me fiz entender mal. O que te tentei dizer, era para meteres as seguimtes especies :Metriaclima greshakei, Pseudotropheus demasoni e Labidochromis caeruleus e uma especie de Labeotropheus trewavasae. Mas se não gostas desta ultima sempre podes optar por mais uma especie como diz o pinguim por exemplo, Iodotropheus sprengerae, Pseudotropheus sp. "Acei" ou uns Cynotilapia sp. "Hara", bem isto são algumas opções mas á muitas mais vê realmente o que gostas e depois se tiveres duvidas coloca-as.
  13. Boas. Bem, em primeiro lugar, penso que não deverias misturar mbunas, haps e aulonocaras, estas duas ultimas especies de que falo são peixes que crescem bastante e querem espaço para nadar, já os mbunas preferem as rochas e são bastante agrecivos. Mas visto que não queres abdicar dessas especies, pelo menos reduz para casais, assim sempre te vai dar um pouco mais de espaço de manobra. No que diz respeito ás especies de mbunas: Metriaclima greshakei, Pseudotropheus demasoni e Labidochromis caeruleus são especies que poderias manter sem grandes problemas. E aqui nesta sequençia eu meteria uns Labeotropheus trewavasae, nestes escolherias a população que mais gostasses, metia-os em vez dos Copadichromis borley que são peixes que crescem bastante e ficava-me por aqui no que diz respeito ás especies. Bom, espero que não leves a mal isto que te disse, é apenas a minha opinião!!!
  14. Boas. Com essas dimensões estás bastante limitado, mas sempre podes meter um casal de Kribensis, ou tambem podes optar por meter ou um casal de conchiculas por exemplo uns brévis ou uma pequena colónia de similis, bem dentro dos conchiculas sempre tens algumas opcões, mas lembrate que estás muito limitado.
  15. Boas. É normal que desde que lhes mexas nos territórios, eles a seguir tenham algumas guerras. Mas verifica bem se não passa disso, e começa por estudar bem o comportamento dos gajos, para ver se realmente tens peixes dos dois sexos.
  16. Boas. Bom, em primeiro lugar nunca se devem misturar especies de biotopos diferentes. Porque os parametros da agua são diferentes os habitos alimentares e os comportamentos tambem. Penso quanto ás frontosas já te deram algumas dicas e bem, por acaso especie que eu adoro e mantenho são bastante pacificas, mas tudo o que lá cai para elas é alimento. Se vais optar por mbunas, o conselho que te dou é ; lê muito bem sobre as especies que queres manter no teu aquario... os seus comportamentos a sua agrecividade e se são compativeis entre si. Vai com calma, para em termos futuros não te arrependeres de algo que corra menos bem, já sabes sempre que tenhas duvidas coloca-as... sempre ade por aqui haver alguem que te ajude.
  17. Olá Luis. Então já decidis-te se esse teu projecto vai ter pernas para andar. Optando por tangas, e olhando a essas dimensões do teu aquário a melhor opção seria os conchiculas... eu colocaria uma colónia de Multis ou similis.
  18. Boas. Penso que se gostas de ver a aragonite, deixa ficar... pois não á como o aquario ficar ao nosso prorio gosto. Apenas de dava um conselho, se o pudesses partir só um pouco que fosse, daria uma imagem mais natural. Bem, quanto ás plantas eu sou adepto das anubias e vallisnérias, embora tambem tenha umas ceratophyllum demersus, sinceramente estou tentado a retirá-las... não sou grande aperciador. Eu penso, que nesse teu aquario, umas anubias nana enfiadas nos buracos dessas pedras e um molho de vallisnérias giganteas isso ficava um brinco.
  19. Boas. Para esse aquario que queres fazer de 90*50*45, com vidro de 10mm não é preciso colocar travamentos, se os colocares só te vão complicar... sempre que queiras apanhar algum peixe ou fazer algo dentro do aquario.
  20. Para te podermos dar uma ajuda mais percisa, diz uma coisa... quantas horas de luz tem o aquário por dia. Se forem cianobactérias, vais ter alguma dificuldade em dares cabo delas e de certeza que vais perder parte da areia, mas antes de avançarmos mais ,se coloca-ses uma foto iria concerteza dar uma ideia mais real do que ai tens.
  21. Olá. Boas, bem esse teu aquário já tem umas medidas porreiras para manteres algumas especies. Especies que poderias por nesse teu aquario: saulosi, acei msuli, afra cobue, labeotropheus trewavasae, caeruleus, casal metriaclima estherae, polit, bem poderia-te enumerar bastantes mais especies, contudo destas todas só poderás escolher 5 especies devido ás medidas do teu aquario. À uma coisa que deves saber, não poderás optar por saulosi e caeruleus, porque estas duas especies juntas teem todas as possibilidades de hibridar, prtanto só poderás optar por uma delas se for caso de gostar de ambas.E se quiseres dar uma vista de olhos e saber mais das especies em causa vê aqui:http://www.ciclideos.com/especies.html Já sabes, se tiveres duvidas apita... ade por aqui haver alguem para de ajudar.
  22. Olá. Já tens alugama ideia de que especies vais meter, ou ainda não pensas-te nisso.
  23. Boas. Que tipo de ciclideos vais meter; malawi, tanganicas, Victorias ou rios africanos.
  24. Olá Pedro. Bom, não sei se leste um pouco sobre estas especies... penso que não. A isto, deve-se o entusiasmo de montar algo muito desejado. Com isto, que te vou dizer, não te quero desanimar, mas neste momento tens uma bomba relógio nas mãos, pois conseguiste juntar peixes carnivoros, herbivoros, omnivoros, como especies bastante agrecivas. Se queres montar um aquario comunitário, se fosse a ti retirava a maioria das especies. 1- O aquario é muito pequeno para meteres frontosas, com essa litragem, deve ter no máximo 1m e 20cm de frente. Estes são peixes que em adultos ficam com cerca de 30cm cada. Alem do mais iriam papar os cypris, pois estes na natureza são uma das suas fontes de alimentação. 2- Os Brichardi e os splender nunca os mantive mas dissem que quando começam a reproduzir tomam conta dos aquários e tornam-se bastante agrecivos. 3- Bem quanto aos cypris , tropheus e jullis já dá para manter juntos, os cypris são peixes de meia agua, que iriam ocupar o centro do aquario, os tropheus estes não respeitam nada nem ninguem, iriam precorrer todo o aquário... as jullis, com umas ilhas de pedras iriam ocupar uma zona dessas e desde que formem casal pouco chateavam os restantes habitantes. À, as jullis podes meter quatro de inicio, mas assim que haja um casal formado terás que retirar as sobrantes. 4- No lugar das outras especies que mencionaste, eu alem destas que te falei apenas metia uma pequena colónia de Neolamprologus similis ou de Neolamprologus multifasciatus. Esta, é apenas a minha e só a minha opinião... Espero ter ajudado...
  25. O Nelson isso não é aulonocaras.... mas sim Copadichromis borley Red Kadango. Os peixes estão muito bonitos Rui, mas tens mesmo q lhe arranjar nova casa, esses meninos ficam com um tamanho bem jeitoso. Já reproduziste? parece teres muitos machos!!!