jorgeprlara

Membro
  • #Conteúdo

    17
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Brazil

Tudo publicado por jorgeprlara

  1. jorgeprlara

    musgo de java

    Eu coloquei lâmpada fluorescente em meu aquario. São baratas e fazem um bom papel no plantado. Eu colocaria 2 lâmpadas brancas de 20w, ou você pode colocar uma branca e uma grolux. Eu tenho musgo de java em tronco, ele não é uma planta exigente quanto a iluminação. Infelizmente estou jogando fora as mudas, não tenho para quem doar.
  2. n4n3, temos que ver uma coisa, estou no Brasil, com um clima totalmente diferente do seu, aqui o crescimento em meu ponto de vista, sim foi grande, mas nada tão anormal. Nada que com um bom substrato, e um bom fertilizante liquido, possa realizar, agora estou postando uma foto tirada agora para que voces vejam o fechamento das elocharis e das Glossos, claro que hoje estou no 22º dia do plantado .
  3. Ricardo com certeza, todas as plantas foram colocadas no dia 15 de dezembro de 2007, conforme você viu nas fotos tiradas na montagem. AS fotos abaixo foram tiradas dia 27 de dezembro de 2007. Hoje vou fazer as podas das plantas que estão do lado esquerdo do aquário, pois já chegaram a superfície. Aqui nestes foruns do Brasil, você poderá observar a data e a hora de cada postagem. http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=46324 http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=20149
  4. Montei este aquário, mas não tive sucesso devido ao excesso de algas e alguns erros . Estou remontando tudo, trocando quase tudo, caso alguém veja algo que possa dar errado por favor me avise. Foi quase total a mudança, só não troquei o substrato; vamos ao novo set up Aquário de 200 litros 100x40x50 cm Troquei todas as plantas: Retiradas, elodeas, cabombas, valisneias, gramineas , musgo de java com tronco Novas plantas colocadas: higrophila limnophila Armática blixa japonica Heteranthera zosterifolia rotala macandra variegata(vermelha) rotala macandra green glossotigma eleocharis minima Substrato antigo: Substrato MBREDA Amazonia Cascalho de rio, granulação media Substrato novo: MBREDA Amazonia Basalto areia de piscina. CO 2 caseiro, duas garrafas pet Trocado toda a água, foi retirado todas as algas do vidro com cartão. Esta é a foto dele anteriormente. Agora o novo lay out Agora estou postando as fotos do 12º dia , veja que todas as plantas se desenvolveram bem. O que voces estão achando do desenvolvimento deste plantado? Esta em fase ainda de ciclagem, acredito que mais uns 3 dias esteja pronto para colocação dos peixes.
  5. Aqui eu uso folha de amendoeira, ou o que chamamos aqui de chapéu de praia. São folhas faceis de se achar, aqui no Brasil, aqui chegamos a pegar nas ruas, não sei em Portugal. Eu coloco 1 folha seca para cada 50 litros de agua, e deixo por 10 dias. Faço isto a cada 6 meses. Ela é antifungicida e antibactericida.
  6. Gostaria de mais informações sobre tronco de videira, pois eu nunca ouvi falar, que poderia ser usado em aquarios, pois aqui eu uso tronco de aroueira. Precisa de um tratamento especial? Ele tras alguma coloração a agua do aqaurio? Altera o ph?
  7. Você poderia ter colocado o flagyl na agua de artemias vivas. Desta forma apenas o peixe doente receberá o medicamento, pois ele pode diminuir ou destruir as nitrossomonas e nitrobacter de seu aquário, levando ao aumento de amônia e nitrito, ou seja você precisaria cicla-lo novamente.
  8. Dr Bisturi, eu aconselharia você a coloca-lo em seu aquario hospital, com stress guard da seachem, e trata-lo com artemias vivas. Na agua destas artemias vivas colocar metronidazol. Assim seu disco sera alimentado com artemias com o antibiotico , não precisando colocar na agua, matando toda a biologia de seu aquario hospital. Você também pode comprar uma outra porção de artemia e colocar vitamina c e complexo b, e revesar a alimentação do seu disco com o medicamento , e as vitaminas.
  9. Tenho 4 botias em meu aquário, eles são muito alegres. Estão sempre juntos, e sempre comendo ou revirando o cascalho. Qual substrato você usa em seu aquário? Seria areia de piscina?
  10. Aqui no Brasil, usamos apenas aroeira, mas você precisa trata-lo. Aqui o governo esta controlando, corte deste tipo de árvores. Ele costuma deixar a agua mais turva, que para um aquário amazônico fica muito bonito.
  11. jorgeprlara

    Que Testes?

    para plantados eu não dispenso: Amônia, Nitrito, Nitrato, Fósforo, ph, Kh, Gh, Ferro.
  12. Bom substrato você pode usar estes: SERA : floredepot, Prodac : fondo vivo com humus e humus plus; pode usar humus de minhoca ( aqui no Brasil é muito usado ), mas precisa ser tratado, e como isolante cascalho de rio fino. Um bom filtro externo aquaclear, agora claro que um canister seria melhor. A filtragem deve ser de 5 a 10 vezes a quantidade de litros de seu aquário. Quanto as lâmpadas para aquários acima de 60 cm de altura usaria as HQIs, 1 watt por litro, claro que isto vai depender da exigências de suas plantas. As lâmpadas T5 aqui estão sendo bem utilizadas também. Você vai precisar de fertilizantes liquidos, eu particularmente uso dois: flora Pride da Tetra, e Flourish da Seachem, e CO2 que são muito importantes para os plantados. Outra coisa que usamos , seria um bom termostato, para manter uma temperatura constante.
  13. Fiz isto em meu aquário de 200 litros vamos ver se consigo postar as fotos para vc ver como fiz Estas foram as etapas: Retirada da agua e das pedras. Colocação do substrato Colocação das pedras Colocação as plantas Colocação da mesma agua do aquário + suplemento biológico STress zyme
  14. r00m221, uma coisa você deve ter em mente. Sua filtragem precisa ser de 5 a 10 vezes maior do que a quantidade de litros de seu aquàrio, precisaria saber todas as medidas dele para lhe falar a filtragem ideal. Agora eu tenho um pensamento. Quanto maior a filtragem melhor. A iluminação vai depender também da altura do seu aquário. Aqui no Brasil usamos muito a luz fluorescente para iluminação de nossos aquários por serem mais baratas. Eu particularmente suo a grolux da sylvania + fluorescentes compactas. Dependendo da exigências de suas flora vc deverá ter entre 0,5 a 1 watts por litro de agua. Agora se a altura de seu aquário for igual ou maior do que 60 cm, lâmpadas HQI, são as indicadas, de no mínimo de 6400 K. Lâmpadas t5 são interessantes para serem usadas mas aqui ainda são muito caras e difíceis de encontrar. Agora além da iluminação você precisa saber se você precisará ou não de substrato fertil que para um plantado é muito importante. Estou fazendo um teste aqui no Brasil de um novo substrato, feito aqui mesmo em Sorocaba-SP-. Talvez poste aqui no forum para avaliação dos amigos aquaristas. Outro fator importante num plantado nunca use filtro biológico de fundo, em plantados apenas canister e filtros externos. Eu tenho em meu aquario um filtro biológico modular, com multi zeolitos, carvão ativo, cerâmica de boa qualidade, com lã, mas tenho mais dois filtros externos, neste mesmo aquário. Quanto a plantas eu gosto muito de carpetes, mas para te-los vc precisará de substrato fértil uma iluminação forte. Tudo vai depender de sua disponibilidade financeira. Lembre-se que uma boa iluminação gerará despesas em sua conta de luz, assim como seus filtros. Outro fator importante, é a ciclagem de seu aquário. Já ciclei 2 aquários e cometi alguns erros que gostaria que você não cometesse. Primeiramente uma ciclagem hj demora em torno de 40 dias para você poder colocar seus primeiros peixes. Consegui ciclar meu primeiro aquário em 40 dias, pois cometi alguns erros nesta ciclagem. Primeiro erro que cometi foi adicionar amônia no aquário em grande quantidade, acima de 6,5 ppm, eu deveria ter colocado amôniaco até o limite de 3,5 ppm. Isto fez com que as nitrossomonas e nitrobacter não tivessem um bom desenvolvimento. Outra coisa que notei que fez a diferença, e a temperatura. Ela deve estar entre 30 a 34 ºC , para um maior desenvolvimento destas bactérias. Usei também um excelente suplemento biológico, onde colocava diariamente. Fazendo esta ciclagem sem peixes, você deverá te-lo ciclado em 20 dias a 25 dias no máximo. Eu consegui ciclar meu segundo aquário em 1 dias. Acho que este texto ficou grande demais, vou deixar para algum outro colega opinar nas demais questões.
  15. TDtone, eu uso a lã, e dentro dela uso purigen da seachem, ele deixa minha agua muito cristalina, compensa retirar o cxarvão ativo e coloca-lo no lugar. Se seu filtro tiver um com espaço , experiemente colocar também cerâmicas, de boa qualidade como o siporax ou matrix, aqui no Brasil isto é muito comum.
  16. Eu particularmente uso a garrafada de CO2, nunca tive nenhum tipo de problema. Saem muito mais barato, além de funcionar bem.
  17. Bom filtro uv, será uma boa opção, agora vc já tentou colocar cascudos em seu aquário? Aqui no Brasil estes filtros são muito caros, resolvi da forma mais barata possível. Eu não precisei de um filtro uv, apenas coloquei 3 cascudos e diminuindo a exposição de luz diariamente. Meu vidro estava totalmente esverdeado por algas, no outro dia esta branco, limpo. Espero que ajude