handrade

.Membro Ausente
  • Content Count

    59
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

0 :)

About handrade

  • Rank
    Hiper Recém Chegado
  • Birthday 02/01/1974

Contact Methods

  • MSN
    hhandrade@sapo.pt
  • ICQ
    0

Profile Information

Recent Profile Visitors

2,567 profile views
  1. handrade

    handrade

  2. Sim, é o que estou a fazer. Também procuro alguém que tenha helenas para esse fim. Obrigado
  3. Quem quiser vir buscar é só dizer.
  4. Boa noite, Tenho um excesso de população de melanoides tuberculata. O que aconselham para irradicar a maior parte?
  5. É para isso que serve o forum! Vamos aprendendo uns com os outros.
  6. Tudo é possível. Esta também é, apenas, a minha opinião. Não quer dizer que esteja correcta.
  7. Sim é isso que queria dizer mas só com muita experiência se consegue chegar a esse equilíbrio. Digo-te já bastante dificil para quem tem pouca experiência. Tocas-te nos pontos que que tinha referido. Normalmente tudo pode descambar para situações muito difíceis de resolver - Explosão de nitratos, algas com fartura, peixes a morrer, etc, etc... e depois como resolver? Não se resolve, desmancha-se tudo e volta-se a fazer do zero. Só para quem já leva anos disto.
  8. Low tech, não quer dizer necessariamente que não necessitem de CO2. Primeiro que tudo são plantas de fácil manutenção, que requerem poucos cuidados e "menos luz" e talvez algumas se aguentem sem CO2. A minha experiência com os fetos de Java é que não se aguentam sem CO2 apesar de se manterem mais tempo sem dar sinais de falta dele. Já dei vários pés a um amigo que não o tinha no aqua e o resultado a médio prazo foi o mesmo que aconteceu ao STICKEN. As variantes são muitas, a quantidade de plantas, animais, luz, nutrientes e movimentação da água podem influenciar a concentração de CO2, quer seja injectado ou aquele que se produz naturalmente segundo as variantes já ditas. Tudo tem um equilíbrio, mais ou menos fácil de encontrar. A única planta que consegui manter muitos anos sem CO2 foi o musgo de Java, de resto tudo acabava por morrer mais cedo ou mais tarde. Só fazendo experiencias e tentando testar várias situações diferentes até conseguir o tal equilíbrio. O que dá menos trabalho e menos custos é mesmo fazer um sistema artesanal de injecção de CO2 e velas crescer e reproduzir. Mas isto é apenas a minha opinião. Há neste fórum melhores conhecedores deste assunto que podem dissipar qualquer dúvida acerca deste assunto.
  9. Primeiro falei do introduzido. Depois disse que, para além de não o fazeres, ainda diminuis mais a concentração de CO2 natural, (aquele que existe naturalmente na água), se usares uma bomba de ar (bolhas). A bomba origina uma maior circulação da água e daí uma troca de gases mais rápida, diminuindo ainda mais o CO2. A bomba de ar só é realmente necessária durante a noite, quando o processo de fotossíntese se inverte e isso no caso de se usar um sistema de CO2 a debitar em grande quantidade. A meu ver não faz falta nenhuma, os filtros movimentam a água de forma eficaz.
  10. O facto de estarem a morrer é, simplesmente, por falta de CO2. É um dos 3 pilares da fotossíntese. -Luz -Nutrientes -CO2/O2 (diurno/nocturno). Sem CO2 tens poucas opções, talvez as cabombas, musgo de Java e ceratophilum demersum. Não deves conseguir manter muitas mais. Dependendo da quantidade e tamanho dos peixes que tens nesse aquário, podes desligar a bomba de ar durante o dia pois ainda agrava mais a situação, diminuindo a concentração natural do CO2 nesse período.
  11. Obrigado. Vou esperar para ver o que acontece! Parece que o macho continua a defender o local onde tinha o ninho, parece que está a tentar faze-lo outra vez.
  12. Boas, Tenho um casal de Bettas no aqua comunitário. Hoje vi que estavam a acasalar. O ninho era fraco e acabou por desaparecer. Ainda consegui apanhar alguns ovos e coloquei-os num copo com agua do aqua. O que fazer em relação aos ovos que tenho no copo?
  13. As bombas com o tempo vão ganhando folgas no eixo do rotor. A minha também já faz algum barulho. As biobox também contribuem um pouco para isso, fazem caixa de ressonância mas funcionam bem! Tenta desmontar a bomba e ver se tem alguma coisa lá dentro que está a obstruir o funcionamento e volta a montar. Podes por um pouco de vaselina em pomada no eixo. O melhor é mudares o aqua para a sala ou outra divisão que não o quarto. Por muito silenciosos que sejam os filtros incomodam sempre.