José Passos Campainha

Membro
  • #Conteúdo

    7
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por José Passos Campainha

  1. Boas. Não me parece um carapau, mas sim uma saveleta (Alosa fallax) ou um sável juvenil (Alosa alosa)
  2. Boas. Já les-te as Faqs deste Fórum?! Quanto à segunda questão, é claro que a evaporação da água do aquário vai condensar, sobretudo nos tectos e com mais incidência no Inverno. Para isso, terás de aquecer a casa, arejar com alguma frequência ou comprar um desumidificador.
  3. Recordo-te! Estás te a esquecer que não estão sujeitos todas as horas do dia e todos os meses do ano a temperaturas constantes. No teu aquário, no Verão, estariam sujeitos, durante 4 a 5 meses a temperaturas altas e constantes e não sei até que ponto iriam aguentar.
  4. Tenho uma colónia de Tubastrea Aurea (Sun Coral) e, pela minha experiência, posso dizer que se podem mudar os hábitos deste coral. O meu abre quando as luzes estão acesas, porque está numa zona pouco iluminada e alimento-o durante esse período. Para melhor o alimentar, costumo isola-lo num recipiente uma maternidade usada para viviparos de água doce, coloco um pouco de camarão e um cartão sobre o recipiente para o proteger da luz directa; espero que abra os pólipos e alimento-o, tentando fazê-lo, como foi dito, pólipo a pólipo. Os alimentos variam entre bocados de caramão, artémia, camarão mysis, flocos, granulado, mexilhão, etc..
  5. Boas, Pedrous. Não estás a ver bem as coisas. Lembra-te que esse peixes só vivem em poças quando a maré está baixa, isto é, durante 12 horas por dia, coincidindo com a baixa-mar. Durante as preias-mar, outras 12 horas, esses peixes estão expostos à temperatura normal da água do mar na nossa costa. O seu metabolismo está preparado para suportar essas alterações - e repara que só estão sujeitos a temperaturas da água mais elevadas, durante os meses de Verão - e não sei até que ponto conseguem sobreviver a temperaturas constantes e 30 e tal graus, que a água do aquário onde os pretendes meter, vai atingir, com certeza, durante os meses quentes de Verão. Terás, como já foi dito, de ter um refrigerador ou arrefeceres a água com a ajudar de ventoinhas.
  6. Boas, Pedrous. Podes, muito bem, montar o aquário da nossa costa. Se conseguires fazer tpas diárias e manteres a água entre os 15 e os 19º C não terás problemas. Senão, terás de comprar um escumador e um refrigerador. Quanto ao alimento para esses peixes, podes dar mexilhão, camarão, etc.
  7. Estou de acordo com o António Vítor. Essas alags castanhas não matam nada. São apenas inestéticas. Também as tive num GSP e simplesmente as limpei com uma escova macia. Depois o coral voltou a abrir.