O Meu Lago De Jardim, Algumas Imagens


Recommended Posts

Viva,

 

Aqui vão algumas imagens do meu lago:

 

A arvore na ilha é uma mangueira, tem dado dezenas de mangas por ano.

 

lago.jpg

 

A zona das plantas flutuantes:

 

lago2.jpg

 

O nenúfar:

 

nenufar.jpg

 

Vejam se notam aqui alguma coisa de interessante:

 

lago3.jpg

 

Vou fazer zoom:

 

g_fry.jpg

 

Exactamente, é um ciclideo com crias! É o papá Gymnogeophagus meridionalis a guardar os filhos.

 

É muito dificil captar a beleza destes peixes fotografando-os de cima, por causa dos reflexos na água.

 

O ano passado consegui apenas uma foto boa, colocando a mão a tapar o sol:

 

merid.jpg

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Fiquei curioso com as mangas... Como é que ela está plantada? A ilha é isolada do lado com lona?, ou as raizes estao sempre com agua?

 

Podes dar-me mais detalhes, pois gostei bastante da ideia.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha visto o seu lago num outro topico :smile2:

O lago está muito bom sem duvida não só pela sua beleza mas tambem pelas especies nele existentes... Os Meridionalis são um dos peixes mais belos e ainda por cima aguentam o nosso clima :snipersmile: Parabens!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

 

Já tive o prazer de ver este lago ao vivo e os anteriores a este. Aliás, a minha pancada pelos lagos e tanques começou com a influência deste senhor.

 

Realmente o lago está muito bem conseguido. A tela ficou bem escondida e parece natural assim.

 

Quanto aos Meridionalis separa alguns alevins pois há por aí muita gente interessada nos nossos meninos.

 

Parabéns e abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A arvore na ilha é uma mangueira, tem dado dezenas de mangas por ano.

 

Miguel

 

Olá! o lago está muito giro, tanto o arranjo como a população.

 

Essa mangueira é enxertada ou de semente? quantos anos tem?

Tenho cá umas em vasos e não sei bem o que lhes fazer. São de semente e uma delas já floriu, mas fruto,nada.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui e João:

 

A mangueira foi comprada há 4 ou 5 anos num centro de jardinagem (encontram-se com regularidade). Nessa altura tinha só uns 60 cm mas deu a primeira manga no ano seguinte.

 

Plantei a mangueira antes de existir o lago... só escavei o lago um ou dois anos depois, à volta da mangueira. Para colocar o liner fiz um buraco redondo no meio do liner por onde passou a árvore.

 

Nessa altura tirei umas fotos mas não ficaram grande coisa, acho que ainda não sabia trabalhar com uma maquina fotográfica :smilecolros:

 

Sem água... a zona mais funda tem 1.20 m de profudidade.

 

lago0.jpg

 

Com água e as primeiras plantas...

 

lago02.jpg

 

O truque da colocação de pedras é que ficam parcialmente dentro de água, evitando que se veja logo o liner, que é pouco estético - ver o esquema:

 

lagomargem.jpg

 

De facto, ao colocar as pedras no meu lago eu tinha pouca experiencia e a primeira fila (a mais baixa) só ficou parcialmente dentro de água. Se fosse hoje teria colocado a primeira fila de pedras completamente debaixo de água! Fica muito mais giro e natural.

 

Severum:

 

É verdade, e afinal tu é que és o avô destes peixes :) Retirei uns 20 alevins para criar em aquário, mas ainda ficaram uns 40. Hoje coloquei lá a primeira Paratilapia - Nhac! Quem é que tiver barbatanas que faça pela vida! Será a selecção natural a funcionar... mas os meriodionalis são ciclideos rijos. Estou convencido que muitos dos alevins vão fugir às bocas esfomeadas.

 

Carlos:

 

Nas imagens que envio agora consegues ver uns tabuleiros em plástico no fundo, como aqueles que se usam para o peixe, na praça. É aí que coloco o areão e planto as plantas, como as vallisnerias. Uso também vasos de plastico para os nenufares. O subtrato está nos tabuleiros, é areão de aquário (de 2-3 mm).

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epah tá muito bonito... gostei da árvore a meio do lago ficou mesmo 5 estrelas e a foto do ciclideo com as crias está ALTAMENTE... :mrgreen::P:wink:

 

P.S. já encomendei o meu casal d ciclideos hehehehe :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que peixes tens no lago?

Ciclideos americanos

  • 3 Gymnogeophagus meridionalis
     
  • > 40 crias Gymnogeophagus meridionalis, com 1 cm
     
  • 2 (casal) Australoheros kaaygua "Rio Iguaçu"

Ciclideos africanos

  • 5 Tropheops sp "Red fin"
     
  • 5 Tropheops sp "Olive"
     
  • 2 (casal) Pseudotropheus socolofi
     
  • 2 (casal) Melanochromis "maingano"
     
  • 2 (casal) Labeotropheus trewavasae "Chilumba"
     
  • 1 Paratilapia sp. "Andapa" (Vou inserir mais 5 esta semana)

Ciprinideos

  • 3 (1F, 2M) Cyprinella lutrensis - É a espécie mais simpatica, vem mordiscar-me os dedos.
     
  • 9 Devario assamensis "Lake Miriki, Bengal" - É um dos meus peixes mais raros, bonitos e interessantes, os avós vieram dos Himalaias. Obrigado, Paulo!

Killies

  • 1 (F) Fundulus cingulatus

Viviparos

  • 2 (casal) Xiphophorus alvarezi "Rio Chiapas, Mexico" - É um Espada selvagem
     
  • 14 Phallocerus caudimaculatus reticulatus

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um lago 5* que faz o meu parecer uma poça... mas o meu terreno não dava para mais.

 

Está bonito, equilibrado, com uma escolha de espécies fatástica (reserva feita aos carapaus do malawi que sabes bem que em geral não aprecio).

 

Os meus parabéns... tenho pena de não o ter visto ao vivo ainda.

 

Em comparação com o meu lago o meu é mais um jardim aquático com peixes... o teu é um lago a sério! :P

 

Abraço.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um lago 5* que faz o meu parecer uma poça... mas o meu terreno não dava para mais.

 

Os lagos não se medem aos palmos, uma poça é optimo. Mesmo uma tina de plastico com uns 70 litros, depois de bem povoada plantas e torna-se num meio fantástico para criar peixes, além de muito decorativo. Neste caso é importante que não apanhe sol directo no verão, senão será demasido quente. Na Holanda há o habito de se fazerem mini lagos em barris cortados ao meio, como se fossem vasos.

 

Outro exemplo: o pequeno lago do Marco Monteiro tem na varanda, está muito bem conseguido.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ciclideos americanos

  • 3 Gymnogeophagus meridionalis
  • > 40 crias Gymnogeophagus meridionalis, com 1 cm
  • 2 (casal) Australoheros kaaygua "Rio Iguaçu"

Ciclideos africanos

  • 5 Tropheops sp "Red fin"
  • 5 Tropheops sp "Olive"
  • 2 (casal) Pseudotropheus socolofi
  • 2 (casal) Melanochromis "maingano"
  • 2 (casal) Labeotropheus trewavasae "Chilumba"
  • 1 Paratilapia sp. "Andapa" (Vou inserir mais 5 esta semana)

Ciprinideos

  • 3 (1F, 2M) Cyprinella lutrensis - É a espécie mais simpatica, vem mordiscar-me os dedos.
  • 9 Devario assamensis "Lake Miriki, Bengal" - É um dos meus peixes mais raros, bonitos e interessantes, os avós vieram dos Himalaias. Obrigado, Paulo!

Killies

  • 1 (F) Fundulus cingulatus

Viviparos

  • 2 (casal) Xiphophorus alvarezi "Rio Chiapas, Mexico" - É um Espada selvagem
  • 14 Phallocerus caudimaculatus reticulatus

 

 

Miguel

 

E quais deles ficam lá o ano todo?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja fiz o buraco tenho a tela mas falta inspiração.... mas agora parece que ja vi coisa linda. Diz.me só onde arrranjar pedras dessas e quanta a euros são para que preço. Eu tenho pedra de calcada junto ao buraco do lago e essas acho que ficava bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quais deles ficam lá o ano todo?

 

No outono esvazio sempre o lago, para tirar os peixes tropicais e para ver como correram as criações. Depois volto encher e a colocar as especies que passam o inverno no lago.

 

Vou deixar estas especies no inverno:

 

Ciclideos americanos

  • Gymnogeophagus meridionalis
  • Australoheros kaaygua "Rio Iguaçu"

 

Ciprinideos

  • Cyprinella lutrensis
  • Devario assamensis "Lake Miriki, Bengal"

Killies

  • Fundulus cingulatus

Viviparos

  • Phallocerus caudimaculatus reticulatus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz.me só onde arrranjar pedras dessas e quanta a euros são para que preço. Eu tenho pedra de calcada junto ao buraco do lago e essas acho que ficava bem

 

Nem queiras saber, a pedra é granito. Cheguei a pensar contratar uma camioneta para ir buscar a pedra à Beira mas o preço era exorbitante. Andei meses a tentar resolver o problema, telefonando para pedreiras e pedindo orçamentos... pelos vistos toda a gente pensava que eu era um ricaço excentrico, porque me davam orçamentos inacreditavelmente altos.

 

Finalmente encontrei uma empresa transformadora de granito da zona de Sintra que me forneceu uma camioneta de pedras de granito de deperdicio por 250 euros. Era uma GRANDE camioneta! Quando vi tanto granito pensei: Bolas, tenho pedra suficiente para fazer uma casa!

 

Afinal deu à justa para o lago e para os caminhos de acesso. Porém, a pedra vinha em pedaços gigantescos e, além disso, alguma dela já tinha sido já trabalhada, apresentando faces lisas e linhas rectas.

 

Eu nunca tinha trabalhado a pedra... tirei então duas semanas de férias e passei-as a partir pedra, armado de um escoparo e de uma marreta. O problema é que o granito é bastante mais duro que outras pedras, como calcario ou xisto. No final dessas duas semanas eu tinha emagrecido 4 quilos mais o lago estava feito!

 

De facto, ao fim dessas duas semanas a partir pedra eu já estava um virtuoso da marreta. Já pressentia por onde é que a pedra ia partir e onde bater para tirar as lascas desejadas e ir moldando a pedra.

 

Foi um verdadeiro regresso à idade da pedra e, curiosamente, acabei por gostar. Suspeito que o trabalho da pedra é algo que está escrito nos nossos genes, passámos centenas de gerações a faze-lo.

 

O problema é que cansa que se farta, colidindo com a minha costela alentejana.

 

A não ser que sejas masoquista e gostes mesmo de trabalhar (o que não é o meu caso) é algo que não te recomendo.

 

Apanha antes grandes seixos redondos no leito de ribeiras, ou melhor, contrata uns quantos ucranianos para o fazerem. Os seixos provavemente até ficam mais bonitos: dão um ar japonês ao lago. Não te esqueças é que vais precisar de muuuuuita pedra, e quanto maior o lago de mais pedra precisas.

 

A proxima vez que eu construir um lago será isso o que farei: vou usar grandes seixos. Partir pedra foi giro mas para uma vez na vida chega... xiça.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais