TPA AUTOMÁTICA MADE IN PÓVOA!


corsamegane

Recommended Posts

Boas!!!

 

Gostava de partilhar com todos vós uma ideia que tive para um sistema de TPA automático!

Ainda numa fase muito inicial deste "projecto", não posso afirmar que vá funcionar a primeira!

Este projecto foi melhorado com a ajuda de alguns membros aqui no forum!

 

Para entender melhor o sistema está aqui o link onde foi discutido este assunto

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=82479

 

 

aqui vai o tal "projecto"!

 

 

med_gallery_15836_290_21629.jpg

 

 

Agora algumas fotos da costrução

 

med_gallery_15836_290_83218.jpg

 

med_gallery_15836_290_284260.jpg

 

med_gallery_15836_290_107608.jpg

 

med_gallery_15836_290_1264893.jpg

 

med_gallery_15836_290_615730.jpg

 

 

 

Bom por hoje é tudo. Amanhã vou tentar explicar melhor a situação porque hoje é impossivel tenho que dormir :D

 

Cumprimentos

Editado por corsamegane
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Promete sim senhor. Só vejo um pequeno "problema", mas que pode ser facilmente resolvido. Utilizas-te um porta mangueiras de metal! Substitui por um de plástico. Mais tarde, devido à corrosão provocada pela água em contacto com o metal, podes vir a ter problemas.

No mesmo sítio onde adquiriste o gotejador, eles devem ter desses acessórios em plástico.

 

Venham de lá os desenvolvimentos!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Vou trocar os porta mangueira por uns de plástico! Eu no dia da contrução pensei nesse promenor, mas como não tinha uns de plástico, comecei com os de latão.

 

Estou a espera da bóia de segurança para continuar a "obra" e ainda tenho de comprar um relógio digtal para puder fazer com que a bomba trabalhe apenas alguns minutos. pois os analógicos só permite 15 minutos de cada vez!

Assim que puder coloco mais fotos e vou tentar explicar melhor a construção, para que possa discutir pequenos promenores!

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos!!!

 

Depois de algum tempo passado a estudar melhor o sistema automático de TPA , decidi substituir o cubo vodafone por um fitro sump! Assim posso ter o mesmo sistema e ainda um aumento de de 30L

de água e maior capacidade de filtração!!

 

Chega de treta vamos lá ver umas fotos!

 

 

Aqui está o meu ajudante a dobrar o acrilico com um aquecedor!!!

 

gallery_15836_290_111301.jpg

 

Agora fotos da sump quase terminada

 

gallery_15836_290_1768656.jpg

 

gallery_15836_290_103325.jpg

 

Bom a sump já está a funcionar e o sistema automático também falta apenas a boia de segurança que ainda não consegui arranjar uma que me agrade!!! :bad-words:

Tenho mais umas fotos que vou colocar aqui assim que puder!!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A ideia promete, quando fiz a casa devia ter pensado logo no aqua. era uma torneira e um tubo de esgoto junto ao aquario e não precisava de andar a esticar e encolher mangueiras.

Quero ver umas fotos disso prontinho e a bombar.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

Hoje mesmo vou colocar umas fotos de todo o sistema a funcionar!!!

Estou a espera da máquina fotográfica que não está comigo mas deve estar a chegar! eheheh

O sistema está a funcionar mas ainda falta trocar alguns tubos para que fique melhor esteticamente!!

 

Obrigado a todos.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, tb estou muito curioso, quem sabe numa futura casa não aplique algo assim (convem ter torneiras e esgoto relativamente perto do aquário não é?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Aqui estão algumas fotos da sump e com o sistema de tpa a funcionar!!! Ainda não está terminado mas já funciona!!

 

gallery_15836_290_1929506.jpg

 

gallery_15836_290_1432207.jpg

 

gallery_15836_290_1570536.jpg

 

Espero que gostem!!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Parabéns, levaste isso para a frente, já agora, no primeiro desenho, tens a boia do lado oposto do resto do material, qual o esquema de funcionamento da boia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!

 

Peço desculpa por não responder mais cedo!!

 

Quanto á bóia de segurança ainda não está a funcionar, pois a uníca que arranjei é muito grande e não fica bem no aquario.

Para entender melhor, é um enterruptor (bóia) ligado a uma bomba e quando o nivel da água sobe liga a bomba que faz com que esvazie o aquario. A bóia que eu tenho é utilizada em barcos!

Neste momento tenho a bomba ligada directamente ao esgoto!

Faço 2 tpas por dia de 15L cada.

 

Obrigado pelos comentários.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas,

 

Desde já, bom projecto e util :P.

 

Mas não seria suficiente algo deste genero?

aquasumptpaop0.th.jpgthpix.gif

 

Ter uma saida de escape na sump ligada ao esgoto, ao estares a colocar agua da torneiro o nivel de agua do aqua e sump aumentam, aumento esse nivel de agua, saia pelo escape da sump.

 

Esta-me a faltar alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de uma bóia, usa um interruptor de nivel.

R0519242-01.jpg

 

Podes ver aqui uma lista do que a RS Amidata tem. Vendem online, é só criares um registo. Eu mandei vir um destes, para usar numa sump no meu nano-reef. Tinha-o a comutar a bobine do meu depósito de kalk.

 

interruptores de nivel da RS

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião só falta a bóia de segurança para que se algo entupa o tubo ladrão pare o enchimento.

A e poupa uma bomba.

E colocavas a boia (ou um interruptor de nivel como suguerido pelo krushandkill) na sump, para desligar o temporizador?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já consegui encontrar uma solução :mrgreen:

 

Material:

  • Temporizador de tomada
  • Sensor de nivel (como indicado pelo krushandkill)
  • Electrovavula

No temporizador a pessoa escolhe quais os horários que quer colocar água no aquário. Quando o temporizador deixa passar energia, essa energia chega ao sensor de nivel, caso o nivel da água esteja a baixo do máximo o sensor de nivel deixa passar a energia para a electrovavula, que por sua vez abre e deixa passar a água para o aquário.

 

Fica em baixo um desenho, porque acho que é mais fácil de perceber.

 

aquasumptpapy9.th.jpgthpix.gif

 

Cumps

Vasco Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais