Projecto Mbunário (240lt)


MakoShark2

Recommended Posts

Há algum tempo atrás coloquei aqui umas dúvidas sobre um projecto de ciclídeos africanos...

 

Pois bem o projecto avançou e está de momento a ciclar...

 

Setup:

Aqua: 120Cx40Lx50A (240Litros) com vidro laminado de 0.8cm e traves francesas.

Substracto: 90% Areia Branca calcária (MaxMat), 10% Areia Branca inerte de filtro de piscina, Restos de coral.

Hardscape: Pedras recolhidas na praia.

Filtragem: Eheim 2224 (700l/h, mecânica) + Eheim Wet/Dry 2227 (550l/h efectivos, biológica)

Circulação: Eheim Aquaball Powerhead 1212 (650l/h)

Aquecedores: 2x Jaeger 150W.

Iluminação: Aqua-Glo (40W) + Marine-Glo (40W)

 

Sem flora.

 

Fauna (prevista, ainda pode ser sujeita a modificações):

Iodotropheus Sprengerae - 1M2F

Pseudotropheus Saulosi - 1M4F

Cynotilapia Afra (Cobue) - 1M2F

Pseudotropheus Polit - 1M2F

Labeotropheus Fuelleborni - 1M1F

 

Fotos da montagem:

 

Vazio:

aquab_02.jpg

 

aquab_01.jpg

 

Pedras recolhidas na praia:

aqua_31.jpg

 

Já no aqua sobre 2cm de esferovite + rede plástica.

aqua_32.jpg

 

Já com a areia:

aqua_33.jpg

 

Efeito sem água:

aqua_35.jpg

 

aqua_34.jpg

 

Com fundo e tubagens:

aqua_36.jpg

 

Pormenor:

aqua_37.jpg

 

Os manos Eheim:

aqua_38.jpg

 

A encher:

aqua_39.jpg

 

aqua_40.jpg

 

A ciclar:

aqua_45.jpg

 

aqua_41.jpg

 

aqua_42.jpg

 

Opinem!

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está porreiro, é o tipico aquário para Ciclideos Africanos, mas se dizes que está a ciclar tens de por algo vivo lá dentro para as bactérias se começarem a alimentar senão nunca mais ciclas isso. Umas ampulárias ou uns peixes resistentes para produzir matéria que seja decomposta pelas bactérias, assim cicla que é um instante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está giro sim, mas não está funcional! Os Ciclideos passam bastante tempo nos seus esconderijos e isso tem poucos esconderijos, tens de meter mais calhaus! Sei que agora já é mais dificil pois já está cheio de água mas mais tarde quando meteres os peixes vais ver que é tem obrigatoriamente de levar mais pedras de modo a fazer esconderijos.

 

cumps,

Miguel Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode cicla-lo colocando ração ou algum filézinho de peixe ou carne por dia, sempre colocando e triando.

 

Ta bastante bonito, parabens......conforme os peixes forem crscendo, veja se a necessidade de mais pedras ou não.

 

Dica: Tem muitos peixes ai......aconselho-te a diminuir a quantidade.

 

[]'s

is_00124.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo muito bem á excepção dos esconderijos como já foi mencionado.

Com esse tipo de pedras acho que vais ter de usar mais algumas e fazer algumas "tocas".

Na minha opinião "amontoava" mais algumas nos cantos sempre com atenção de ficarem estáveis a fim de evitar derrocadas.E o facto de já teres água não te impede de mudares a decoração, nem peixes tens.

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal.

 

Bom quanto à ciclagem, tenho deitado comida para à água afim de criar bactérias, mas já estou de olho num synodontis.

 

O que acham de umas pomaceas bridgesi ou neritina natalensis?

Os CA's não irão dar cabo delas?

Entre as duas quais é que aconselham?

 

Quantos às pedras as opiniões dividem-se, se bem que pelas fotos a percepção não é clara (engana um pouco) mas estão de facto mais de 40kgs

de "calhau" com 4 ou 5 tocas estratégicamente colocadas.

 

Tenho ouvido duas teorias (e provavelmente estarão ambas certas):

1. muita pedra e toca com barreiras visuais para os peixes fixarem o território

2. pouca pedra por forma a que nenhum defenda afincadamente um território.

O que acham?

 

De qualquer forma tenho ali ainda algums quilitos de pedra de reserva para compôr o layout.

 

O tipo de pedra foi escolhido pelos vídeos que pude ver do habitat natural deles.

Sei que aquela rocha tipo coral é bonita e muito vista em aquários deste tipo, mas do que vi nada tem a ver com o lago Malawi.

 

Das plantas vou prescindir (já tenho um plantado), quero focar a atenção nos peixes e menos no aquário.

 

O número de peixes é de facto elevado e inicialmente pensei na estratégia do sobrepovoamento (aquela tese da "porrada distribuída") e foi dessa

forma que as espécies foram escolhidas (com a ajuda de outros "aquaristas" experimentados) tendo em atenção ao temperamento, coloração

e porte de cada espécie. Mas acho que vou ter mesmo que aprender com a experiência...

 

Obrigado pelo feedback e continuem a opinar!

 

Sempre me vão dando uma ajuda nas minhas decisões!

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update:

 

Parece que o ciclo de azoto finalmente está ou vai começar.

 

Hoje parece que já detectei alguma amónia.

 

Quanto aos parâmetros da água,

 

o pH está nos 8 sem adição de qualquer químico.

 

Tive que adicionar Sulfato de Magnésio e o gH está agora em 6, vai ter subir mais um nadita.

 

o kH está por volta de 6 também, mas não me preocupa muito pois já conheço esta água e a

tendência é sempre para o pH subir e nunca descer.

 

Vamos ver.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das plantas vou prescindir (já tenho um plantado), quero focar a atenção nos peixes e menos no aquário.

 

ola' MakoShark2..

acho que deves focar muita atençao nos peixes (porque eles sao belos) , mas tambem para teres peixes saudaveis para focar a atencao eles tem de ter um aqua bom ..

e' apenas a monha opiniao ..

 

 

cumps,ricardo sombreireiro

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, se não te importas, explica lá melhor essa crítica pfv (isto é, o que seria certo no teu entender).

 

Gosto de aprender.

 

Cumps.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, se não te importas, explica lá melhor essa crítica pfv (isto é, o que seria certo no teu entender).

 

Gosto de aprender.

 

Cumps.

 

Como tu sabes, as opiniões divergem e têm muito a ver com a inexperiência de cada um!!!

Vou dar apenas a minha opinião.

Um filtro externo para esse aquário é mais que suficiente. As saídas de água devem estar todas do mesmo lado, para assim se criar uma corrente contínua, e de preferência directas, sem o chuveiro. As entradas de água para o filtro devem estar a uns 3 ou 4 cm do solo.

Esse aquário para ficar com uma filtragem eficiente, ficavas com um dos filtros externos, o mais potente, retiravas a bomba circuladora ( não faz nada) e colocavas um interno de 1000L/h, e ficarias com uma filtragem óptima para a fauna que vais meter...sempre tendo em atenção que as saidas e entradas de água tudo do mesmo lado.

 

abraço

Editado por João Magalhães

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Como disse o João, as bengalas dos tubos de sucção estão montadas ao contrário. deviam estar a captar água perto do fundo (põe a parte mais comprida das bengalas dentro de água).

Também concordo com a questão da circulação da água. As saídas devem estar todas do mesmo lado. Os tubos de sucção podem estar um em cada ponta do aquário mas as saídas devem estar juntas, para criar uma corrente contínua e não contra-correntes.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oooops.

 

Ainda vou a tempo de alterar a montagem, a troca de filtros é que está fora de que$tão...

 

A ideia inicial era de facto colocar as duas saídas do mesmo lado para gerar uma corrente única, mas a posição

dos filtros (um de cada lado) a dimensão das mangueiras e as próprias aberturas das calhas não permitiram,

daí ter reforçado com a powerhead que contribui também para oxigenação.

 

Ou seja (a ver se me explico), o tamanho das mangueiras originais não permite colocar uma entrada e saída

de cada lado, e a própria abertura da calha (uma de cada lado) não permite mais que duas mangueiras...

 

Está dificil...

 

A questão das bengalas foi por receio de entrar areia para os filtros... trocando isso não irá acontecer?

 

Outra questão, não sendo saída em flauta, qual é no vosso entender a melhor forma de repôr a água?

 

Obg pelas dicas.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais