Killies Em Aquário Comunitário


Miguel Madeira

Recommended Posts

Olá

 

Tenho um aquário comunitário com vários caracideos, tetras e alguns peixes de fundo, todos sul-americanos.

Estava a pensar em introduzir um casal de Killies de comportamento pacífico, preferencialmente de origem sul-americana, pois como tantos outros acho os killies simplesmente fascinantes.

 

Não sei se é muito boa ideia, pois nunca lidei com qualquer espécie de Killes, por isso gostaria de conhecer opiniões de pessoal experimentado

 

Obrigado :D

Editado por Ruben Isidoro

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 79
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

olá a todos

 

estou a pesquisar para re-entrer no mundo da aquarofilia. Ao inicio pensei em começar com guppy's, mas depois de ver os killies estou assim um pouco indeciso. Mas como eu quero um aquário comunitário, com Otocinclus affinis e, em principio, seria para colocar juntamente com dois peixes de agua-fria. Esta ultima hipotese ainda está condicionada ao €€€ disponivel :)

 

É viável ter estes peixes num aquário comunitário?

 

Um abraço

 

César[/i]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que eu ouvi dizer, é que nao é boa ideia, pq os killis têm um metabolismo bastante mais lento que a maioria dos peixes, ou seja, sao os que s mechem menos, e devido ao comportamento dos outros, podem provocar stress nos peixes, mas não sei se é verdade, e tambem estou na mesma situação que tu... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu nao sou entedido de kilies, nem de longe nem de perto, mas talvez consigas obter ajuda neste sites :lol:http://apk.killi.net/ http://pwp.netcabo.pt/jlfab/main.htm http://www.aka.org/

 

ha mais sites neste subforum dos kilies :wink:

 

ou entao espera pelos experts :)

 

 

Boa sorte 8)

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a colocares num comunitario sei q nao podes, pela temperatura elevada do comunitario, e, " mas isto ja nao tenho a certesa " penso q os quillis iriam ser muito agressivos para os outros peixes.

agora, podes é fazer um comunitario so de killis mas tens de ter bastante turfa no fundo , tem de ser um aqua grande, convem ter a agua escurecida, e tens de lhes fornecer muitos muitos esconderijos.............

eu tenho aqui um livro com um comunitario de killis , vou secanizar e dps coloco num topico para voces poderem ir la ver surprised

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Bem, vejo que não sou o único que gostaria de colocar killies

juntamente com "o resto da malta", e de facto só o mais distraído

poderia ficar surpreso com este facto, uma vez que às características

distintas e muito interessantes desta família é difícil ficar incólume.

 

Ao white niger:

 

White, agradeço a disponibilidade para ajudar a aprofundar o assunto.

Devo admitir que aguardo o teu tópico com muita expectativa, mas a

verdade é que ainda continuo com muitas dúvidas.

Antes de abrir o tópico, estive a consultar o meu atlas, que até considero

ser porreirito(M...us), e nele, analisei algumas espécies de Killies,

com especial atenção para o comportamento social e exigencias a nivel

de setup, e constatei que há espécies rotuladas de "muito pacifíca", e cujas necessidades ao nível da temperatura rondam os 22,26º.

Foi com base nestas informações que inicialmente tive esta ídeia.

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e eu numa pesquisa pela net vi uma pagina que tinha uma imagem de um aqua onde se viam killis de diferentes especies a conviver com bettas, guppys. mollys marmore, plattys e penso que havia também viuvas negras (destas ultimas nao tenho a certeza) e a pessoa que tinha a pagina dizia que tinha akelas especies juntas ha mais de 6 meses sem qualquer problema....

 

é pena eu agora nao encontrar essa página......mas por favor se alguem a viu e sabe onde esta coloque aqui por favor....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tinha um casal de Fundulopanchax Gardneri Akure, o que acotece é que na semana passada a femea morreu :):) :D :cry::cry: .

Começei a notar no macho, após a morte da femea, um desinteresse pela comida, e resolvi colocar o macho no meu comunitário onde tenho Barbos Tigre, Rasboras Arlequim, Danios Zebra, Limpa Vidros, Caridina Japonica e 1 Labeo Bicolor :) que é mau como as cobras.

Conclusão: Voltou a comer normalmente e ao seu comportamento normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em primeiro lugar posso dizer que é viavel ter killis em aquarios comunitários, desde que não tenham uma filtragem muito forte, pois os killis não são grande nadadores. Eu já tive muitos em aquarios comunitários inclusivé com escalares.

 

Mas a grande maioria das pessoas que têm killis usa um aquario para cada espécie de killi. Isto porque os killis são peixes que vivem pouco tempo e temos a necessidade de propagar as espécies. Assim pretendemos crias várias gerações de uma espécie.

Num aquario comunitário é praticamente impossivel retirar ovos e criar alevins. Nos aquarios comunitários exclusivamente de killis tambem não devemos retirar ovos pois podemos estar a criar hibridos de duas espécies diferentes que seram estéreis.

 

Cumprimentos

João Assunção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os killis, sendo peixes bonitos, não são especialmente atraentes num aquário comunitário. Caso vençam a timidez característica da maioria das espécies, são peixes pouco activos e, muitas vezes, agressivos. As questões relacionadas com a necessidade de reprodução rápida das espécies e do perigo de hibridação já foram (e bem) abordadas pelo João.

 

Caso insistas, mesmo assim, só precisas de saber mais que os killis não gostam de fundos claros nem de iluminações fortes (regra geral, com muitas excepções). Àgua macia para os de África Ocidental, macia a medianamente dura para os Sul-Americanos, dura para os de África Oriental e muito dura para os da bacia mediterrânica e Norte-Americanos. Escolhe os que melhor se adaptarem aos restantes companheiros.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos

 

Queria montar um aquario de 30 litros com killis (iniciação á killifilia :) )...tenho andado a pesquisar mas estou a ficar com a ideia que geralmente por aqua apenas se mantém individuos da mesma espécie. Isto é mesmo assim? Não sendo assim que especies serão compativeis?

Estou interessada em manter espécies de que durem mais de um ano...sendo que para já a reprodução não me suscita muita curiosidade :)

 

Obrigado

Margarida

Long live our fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sendo que para já a reprodução não me suscita muita curiosidade
se tens andado a pesquisar ja deves ter reparado k os killies (pelo menos grande parte deles) correm risco de extinsão, existindo mesmo algumas k apenas existem em cativeiro pq o seu habitat natural ja foi destruido :(

logo a manutenção de killies prossupoem a reprodução destes.

Estou interessada em manter espécies de que durem mais de um ano

 

e pasado o um ano ? ficas com o aquairo vazio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois compreendo o que diz, mas simplesmente acho q não tenho tempo/condições para dedicar á criação.

Reconheço a responsabilidade que todos temos em evitar a extinção das espécies mas acho q tambem o devemos fazer com consciencia.

So tenho um aqua e os kilis pareceram-me uma boa opção por serem muito bonitos e não tao exigentes em tamanho de aqua como outras espécies e que inclusive, num aqua desta dimensão estariam bastante "confortaveis".

Quanto à duração..penso que se realmente a "kiliffilia" for a paixão que tanto se diz... naturalmente com o evoluir do gosto surgirá a criação e com certeza q ao fim de 2 anos aqua nao ficará vazio cheers

Esta seria a minha ideia inicial...mas vou continuar a pesquisar...e pensar no que referiu.

 

Obrigado

Margarida

Long live our fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efectivamente não é muito popular entre quem se dedica aos killies esta noção tradicional da aquariofilia: manter peixes apenas como decoração, findo o seu período de vida compram-se outros. Pessoalmente não vejo mal nenhum nisso desde que não seja aplicado a killies cheers

 

No entanto, casos como este podem servir para transmitir o "vírus" da killifilia a pessoas que de momento não estão para aí viradas. Um aquário de 30 litros é pequenote. Duas espécies (2 ou 3 casais de cada) podem perfeitamente conviver desde que o aquário esteja bem plantado e com uns troncos a proporcionar esconderijos. Nem sería de admirar o aparecimento de alguns alevins se os adultos estiverem bem alimentados.

 

As espécies:

Uma de entre Aphyosemion australe/Aphyosemion bitaeniatum/Aphyosemion striatum/Fundulopanchax gardneri/Fundulopanchax spoorenbergi

Uma de entre Aplocheilus lineatus e Epiplatys dageti (outros Epiplatys/Aplocheilus também servem mas estes devem ser mais fáceis de encontrar)

 

Regra básica - Não juntar espécies do mesmo género para não ocorrerem cruzamentos indesejáveis.

 

Podem-se fazer aquários muito bonitos nestas condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas........

eu tenho aqui um livro de aquarios em q aparece uma foto de aqua comunitario de killis, ta cheio de killis mas so tem 2 especies q sao: APHYOSEMION AUTRALE e EPIPLATYS DAGUETI, e o aqua é composto apenas por bastante turfa no fundo um pedaço de cortiça e bastante "miriófilo vermelho" MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE.....

 

 

 

espero q tenha ajudado cheers

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Eu queria fazer um aquário para acasalamento de killies. Sei como o fazer, mas tenho uma dúvida. Será que um peixe como o plecostomo, como é pacífico, pode estar no mesmo aquário que um casal de killies. Se estiver e eles não o usarem como jantar será que acasalam na presença dele?

Obrigado pela atenção.

Daniel Martins aka metal_maniac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

beeem.... nao sei q killis conseguem papar um pleco.

Eu de killis pouco entendo mas o plecostomus de certeza q vai papar os ovos todos.

se o aqua é para reprodução o q faz la o pleco?

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi white!

num livro k tu ja referiste aki no forum, k se ñ tou em erro é o grande livro dos aquarios, fala la em aquas de killies e tem peixes k eles aconselham, recordo-me do peixe elefante e da perca africana.

1 abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...........

 

tens razao quanto ao livro, é mesmo "O grande livro do aquario".....

Agora quanto aos peixes diz aqui, PEIXES ADEQUADOS- fala aqui do peixe-elefante, perca-trepadora, mas nao sei se sao compativeis com os killis ou com o tipo de aquario, digo isto pq juntamente com esses peixes tambem tao os killi-de-gardener, killi-de-barbatanas-amarelas, kribensis, boca-de-ninho-do-quénia, barbo-tosqiador, ciclideo-de-gunter, tetra-de-barbatanas-compridas, epilatiu-boca de fogo, peixe-joia, ciclideo-anao, peixe-faca-africano, e por fim o peixe-borboleta (nomes nao cientificos), mas na foto so aparece epilatio-boca-de-fogo e cabo-lopes, é so quetao de se pesquisar sobre estes peixes e conferir as compatibilidades :)

 

 

 

[[[[]]]]

 

 

 

Marco

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

o pessoal que é mais entendido nos killis ñ quer dar uma ajuda e confirmar,ou ñ, a compatibilidade de killis com os peixes k o white acabou de referir?

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poix eu tava preocupado com o plecostomo, mas ainda n tinha pensado na hipotese de ele papar os ovos... e sinceramente n axo grande piada a ideia... desta vez u pleco vai ter de ficar noutra aquario...

tks pas respostas ppl

:P

Daniel Martins aka metal_maniac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais