(palavra corrigida) dificulta a leitura


Recommended Posts

Boas tardes,

 

A minha sugestão era de retirar a expressão (palavra corrigida) quando uma palavra é corrigida eplo forum, uma vez que dificulta em muito a leitura, principlamente se houver mais do que uma ocurrencia na mesma linha. Podiam por outra notação, por exemplo subinhado. Ou então não corrigir mesmo a palavra, percebe-se melhor o texto..

 

fica a ideia,

 

pjdc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que deviam era pôr o "(palavra corrigida)" em maiúsculas, em vermelho e a piscar, para ver se o pessoal se dava ao trabalho de escrever correctamente.

Idém...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que era óptimo se corrigissem os milhares de erros ortográficos que são dados neste forum. Não me parece que corrigir a abreviatura de muito ou de porque seja assim tão importante... até porque já vi confundirem "metros" com "muito", o que, de facto, dificulta a leitura.

Não costumo usar abreviaturas, não me parece que dê assim tanto trabalho escrever as palavras completas, mas garanto-vos que me incomodam muito mais os erros ortográficos.

mjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou a favor do piscar, vermelho bold e tamanho gigante :wink: , não custa nada quando escrevemos alguma coisa pré-visualizar a nossa mensagem e aí corrigirmos os erros.

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Eu sou a favor do piscar, vermelho bold e tamanho gigante Laughing , não custa nada quando escrevemos alguma coisa pré-visualizar a nossa mensagem e aí corrigirmos os erros.

Nem mais... :wink:

Prever antes de submeter... é óbvio que nem sempre conseguimos detectar todos os erros. Não se esqueçam que nem todas as palavras mal escritas são corrigidas...

 

Não me parece que corrigir a abreviatura de muito ou de porque seja assim tão importante... até porque já vi confundirem "metros" com "muito", o que, de facto, dificulta a leitura.

Pois... isso porque a "abreviatura" de metros é "m" e não m.t.s ou m.t (teve de ser com pontos para não ser corrigido).

Compreendo que para muitas abreviaturas e siglas seja complicado. A mais flagrante que me lembro é T.D.S (Total Dissolved Solids), mas nada que as pessoas não possam evitar colocando uns pontos.

 

Mas já que falas nas abreviaturas, porque não escreveres a palavra "porquê" por extenso? Torna-se muito mais simples... e assim já não aparece (palavra corrigida).

 

Este é um fórum onde se fala português (standard ou do Brasil)! Não se fala (escreve) aqui brasuca, tuguês, sms, nem outros estranhos dialéctos... Por respeito para com todos os membros, devemos expressar-nos em português/brasileiro corrente, e na medida do possível, sem erros ortográficos! Um fórum com uma idealogia didáctica, e que depois nas mensagens é só pontapés na gramática e no português, não vale de muito... O uso de abreviaturas típicas de mensagens SMS e do mIRC, é altamente condenável e deve ser evitado a todo o custo

In [Regras] Genéricas do Fórum

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou a favor do piscar, vermelho bold e tamanho gigante :lol: , não custa nada quando escrevemos alguma coisa pré-visualizar a nossa mensagem e aí corrigirmos os erros.

 

Ora aí está :wink: , se este pequeno passo fosse sempre feito, nunca apareceria (palavra corrigida) ou (palavra censurada), mas a pressa é sempre muita :lol: e raros são os que realmente voltam a rever o que escreveram, penso eu...

 

Quanto aos erros de ortografia Maria João... por vezes até eu tenho dúvidas em colocar um acento :oops: , ou até mesmo uma vírgula :oops: , e pode crer que tento sempre escrever sem erros. :wink:, agora um "teenager" quer é despachar :lol:

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que alguém quer travar a marcha do tempo, esforço inglório "o.h. meus amigos". Se as linguas não evoluicem ainda hoje falaríamos latim. E escrevemos s.m.s.. Quanto ao respeito, pergunto e o respeito por quem escreve s.m.s.. O máximo que puderia acontecer a quem escreve s.m.s. era não conseguir fazer-se entender e aí azar dele. Não me parece razoavel impôr regras só por impôr. Mas cada um é como cada qual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que tento regras, ou não tendo regras, todos nós deveríamos fazer um esforço para escrever um português correcto. Se nos queremos fazer entender, temos de nos expressar em português correcto ou o mais próximo disso (a pressa é muitas vezes inimiga da perfeição).

 

Concordo com o piscar, o vermelho e outras formas de captar a atenção a um português incorrecto.

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calão e português "macarrónico" há em todas as épocas :oops: e nunca foram futuro: só modas. Quando falávamos em MOOs (lembram-se?) até usavamos um português sem acentos e com "h" para definir as sílabas tónicas. E antes do SMS era o mIRC. As modas vêm, vão, voltam... transformam-se e passam.

 

Mas o que importa não é isso... é que quem vai fazer pesquisas no fórum, vai fazê-las em Português, não nessa "língua do futuro". :wink: hehehehe No fundo o "tuguês" dá cabo da função "pesquisar".

 

O que eu quero dizer é que se não se usa o Português padrão, o fórum não serve para nada. E porquê Português padrão? Porque toda a gente o compreende... e nem toda a gente compreende o "tuguês".

 

Eu sei que muitos utilizadores chegam aqui, fazem uma pergunta, tiram a dúvida, e o resto não lhes interessa, mas a verdade é que o tópico vai ficar aqui para consulta dos outros utilizadores, por isso convém ter, senão respeito, pelo menos solidariedade com quem procura o fórum para aprender qualquer coisa com as dúvidas dos outros.

 

...porque afinal de contas se não houvesse solidariedade, nem os "conservadores" nem os "futuristas" recebiam respostas aqui no Fórum.

 

Peço desculpa se escrever bem (e falar bem) está fora de moda, e se a ideia de que há gente que acredita que a "linguagem SMS" é o futuro da Língua me faz sorrir, até porque isso pouco tem a ver com a minha argumentação. :oops:

 

O objectivo duma Língua é fazer com que as pessoas se entendam. A Língua deve unir as pessoas... essa invenção do "tuguês" só serve para as separar. :lol:

 

Abraços e beijinhos! :wink:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao que o Tiago escreveu, estou completamente de acordo...

 

Eu não tenho nada contra abreviaturas, ou sms's ou linguagem de MSN...

Aliás, quem me tem no MSN, sabe que uso abreviaturas constantemente.

 

Então porque é que não o faço no Fórum?

:oops: Primeiro porquê: porque nem todas as pessoas percebem as minhas abreviaturas... no MSN podem-me sempre perguntar o que estou a tentar dizer... no Fórum torna-se complicado.

 

:oops: Segundo porquê: estou farto de alertar para este facto...

Imaginem que eu escrevo "lampada", ao invés de "lâmpada"... quando alguém pesquisar por lâmpada, não vai ver as minhas mensagens, pois estão mal escritas... e consequentemente, vai estar a repetir perguntas que poderiam estar respondidas nesse mesmo tópico...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também concordo em absoluto que se deva falar português correctamente. O que estou a dizer é que ao adicionar a expressão (palavra corrigida) o texto se torna mais díficil de ler do que estava anteriormente com erros. Como esta expressão está escrita da mesma cor e com o mesmo tipo de letra, eu confundo isso com texto normal e leio tudo na sequência. Então a minha sugestão seria:

- corrigir a palavra e não colocar nada a dizer que foi corrigida.

- ou então alterar a palavra e sublinha-la, ou colocar a palavra de outra cor, de modo a não confundir a leitura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Ivanpantz,

Por acaso citou um trecho das regras deste fórum sobre o qual há tempos mandei uma mensagem a solicitar que rectificassem a palavra "idealogia". É ideologia. Ninguém ligou nenhuma e a palavra continua mal, possibilitando-lhe agora a oportunidade de repeti-la.

Se ler bem o que eu disse atrás, não costumo usar abreviaturas, pois não acho que dê muito trabalho escrever as palavras completas.

Isto não quer dizer que apoio incondicionalmente quem o faz.

Apenas quis dizer que, enquanto encontrar um "p.q." ou "m.t." não me atrapalha a leitura, ter à frente de cada uma o "(palavra corrigida)" e logo a seguir a maior bacorada possível sem qualquer correcção é que me choca. E quando digo choca, prentendo dizer que me choca mesmo!. Porque, na maior parte dos casos, as pessoas que as escreveram não são consideradas iletradas, se bem que essas também têm direito a usar este fórum que já me tem ajudado muito no que respeita aos meus peixes.

Portanto, abaixo a linguagem s.m.s., sim, mas, principalmente, escreva-se bom português!

Cumprimentos a todos.

mjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o corrector automático só lá está para corrigir abreviaturas e como qualquer pedaço de software é propenso a falhar.

 

No nosso forum existe algum cuidado por parte de todos em avisar para a escrita tipo sms, o vulgar "pita script" e ainda a ideia iluminada de alternar maiusculas e minusculas numa frase.

Mas de uma forma geral poucos se sentem à vontade para corrigir erros de português tais como palavras mal escritas ou sem acentos, até porque, por norma, a reacção do "visado" pela correcção não é das melhores.

 

Ainda assim não é muito mau. Tenho percorrido outros forums em português onde as calinadas são mais que muitas e não apenas em faltas de acentos.

Obviamente seria bom não termos qualquer tipo de erros e o exemplo que o Luís deu é bem ilustrativo.

 

Enfim, resta esperar que toda a gente tenha cuidado na escrita e releia o texto antes de submeter, mas pelo panorama à volta diria que não estamos muito mal :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Ivanpantz,

Por acaso citou um trecho das regras deste fórum sobre o qual há tempos mandei uma mensagem a solicitar que rectificassem a palavra "idealogia". É ideologia. Ninguém ligou nenhuma e a palavra continua mal, possibilitando-lhe agora a oportunidade de repeti-la.

:wink::lol::lol:

Acabei de corrigir esse erro... quem recebeu a mensagem deve ter-se esquecido :roll:

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros,

 

Fui um dos que muito batalhei por este tema enquanto Moderador e Administrador deste Fórum. Sinto que o "Palavra Corrigida" teve e tem um papel importante, quanto mais não seja que envergonhe quem escreve mal, por escrever. Sabemos que esta correcção não é infalível, mas a lista que conseguimos reunir é enorme e ainda assim há muitas palavras que passam em claro.

 

Escrevo em dezenas de Fóruns por esse mundo fora e penso que devemos respeitar a nossa lingua como outros fazem com as suas. Noto cada vez mais, quer no meu dia-a-dia quer aqui e noutros fóruns portugueses que cada vez mais a juventude não sabe escrever. Não sabem construir uma frase com cabeça tronco e membros. Não sou um fundamentalista mas a linguagem de SMS é algo que não faz parte da minha maneira de ser. Escrevo tão, ou mais rápido que qualquer um que faça abreviaturas e por isso não vejo qualquer explicação para o que se vê por aí.

 

Como membro com mais mensagens neste Fórum, apelo a todos que tenham algum cuidado com o que escrevem!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem tem muitas dúvidas e não evita dar muitos erros a português, há um bom remédio:

 

Escrevam a mensagem no word, que automaticamente vos sublinha os erros e depois corrijam-nos. No fim disso é só fazer copiar/colar o texto do Word para a caixa de mensagem aqui do fórum !

 

O pior é a preguiça, que é muita...

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O pior é a preguiça, que é muita...

 

Pois é, tens razão, o pior é a preguiça, mas mesmo para os preguiçosos eu dou um conselho: Quando virem uma mensagem vossa com erros, não hesitem em editá-la e corrigir (eu já o tenho feito, pois há erros que mesmo com a pré-visualização me passam ao lado - devo estar a precisar de lentes novas :):lol: ).

 

Antes que alguém diga... Sim...no Off-Topic tal não é possivel...mas deveria, um ideia á equipa de moderação deste fórum.

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que tem tudo a ver...

 

A minha opinião, é que as pessoas ou têm preguiça demais para escrever correctamente, ou então não se importam de dar calinadas...

 

E volto a repetir... o Fórum não é um chat para resoluções de problemas rápidos. Nunca foi nem nunca será. Não é por demorarem o dobro ou o triplo do tempo a escreverem as palavras correctamente que vão deixar de salvar um peixe...

 

Mas é só a minha opinião... ou como diria o outro, "os meus dois cêntimos".

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vocês estão a passar ao lado da minha sugestão inicial que nada tem a ver que se escreva português correctamente...

 

sim, penso que de facto nos afastámos um pouco, pois tu apenas sugerias disfarçar um pouco mais a correção e não a eleminação desta.

 

No entanto acho que o que nos afastámos serve perfeitamente para demonstrar alguns métodos para evitar a correcção.

 

A tua sugestão era para disfarçar um pouco mais o erro, o que não poderei concordar pois assim ninguém repararia no mesmo.

 

Por mim, eu já comecei a fazer "olhos mudos", a todas as mensagens cujos autores não tenham o menor cuidado por escreverem bem, não quer dizer com isto que não admita erros (eu próprio os cometo), mas fazer 6 erros numa frase de oito palavras como já vi aqui é no minimo dissuador de percepção.

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu (palavra corrigida) as cinco (palavra corrigida) e concordo com (palavra censurada) enquanto (palavra corrigida) (palavra corrigida) estrunfar. Nunca (palavra corrigida) (palavra censurada) e toda a gente

(palavra corrigida) Hipopótámo barroco.

 

(palavra censurada), Marc

 

;)

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.