Fertilizante caseiro - Onde comprar os componentes?


xlifes

Recommended Posts

Olá.

Gostava de saber onde é que posso encontrar os compostos para fazer fertilizante caseiro... ou seja, potássio, fosfatos, e nitratos, por exemplo.

Sei que há quem arranje em pó e depois faça a mistura em casa. É isso que quero tentar mas não sei onde comprar.

Alguma dica? ;)

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas farmacias...

vais é desembolsar umas massas pois vendem ao Kg

 

se quiseres posso-te (porque comprei essas quantidades) vender uma quantidade mais reduzida:

 

sulfato de potássio

sulfato de magnesio (macro secundário)

 

qto aos micros : nos hipermercados vendem

 

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá....

 

Depende daquilo que pretendes. Que tipo de fertilização o teu aquário precisa? Suponho que seja densamente plantado para começares uma fertilização N-P-K.....

 

Se fores um bocado mais especifica talvez seja mais fácil....

 

De qualquer maneira ajudo naquilo que sei.....

 

Para fertilizares o nitrato (N) em particular utilizas o nitrato de potássio, se bem que ao adicionares o nitrato também tás a adicionar o potássio.....

 

Para fertilizares o fosfato (P) podes utilizar o Bifosfato de potássio, mas cuidado...porque o fosfato potencia-te o crescimento de algas senão for bem doseado...

 

Para fertilizares o potássio, e visto que este se requer em maiores quantidades que os outros dois (não te esqueças que já adicionaste potássio no nitrato de potássio), utilizas o sulfato de potássio....

 

Isto é um assim muito por alto de ferilização caseira de macros....mas se pesquisares aqui no forum vais encontrar muita informação sobre o assunto....

 

Como o Luis27 já disse estes compostos arranjam-se nas farmácias ou distribuidores quimicos...mas só ao kg

 

Espero ter ajudado.

 

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas xlifes

Vai á loja do Vaz Fernades na rua da Madalena em Lisboa que ele tem, aliás é um dos principais fornecedores para as Farmácias.

 

 

Podes ver aqui a rua do lado direito

 

http://viajar.clix.pt/pt/dst3200.php?mc=li...aixa&mg=1&lg=pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos!

 

Madvieri, tenho algumas plantas sim... não se se pode chamar de densamente plantado mas como estou no vértice de um boom de algas conselharam-me a fazer uma boa fertilização, aliada a tpa's regulares para promover o crescimento das plantas e tentar tirar força às algas.

 

O Nitrato consigo atrvés do nitrato de potássio?

Tinha ouvido falar que era através do nitrogénio...

 

Luis27, os quimico ficam assim tão caros? pensei que como eram em pó ficavam baratos... :arrow:

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O Nitrato consigo atrvés do nitrato de potássio?

Tinha ouvido falar que era através do nitrogénio...

Sim... o nitrato consegues através do Nitrato de Potássio.

 

Nitrato é um ião. Não sei se estás familiarizada com esse termo, mas imagina-o como um agregado de átomos... no nosso caso NO3(-).

Nitrogénio é o nome (abrasileirado) do elemento químico N. Em português de Portugal: Azoto.

Um (ião) é composto por um átomo de Azoto/Nitrogénio (N) ligado a 3 átomos de Oxigénio (O). O outro, Nitrogénio refere-se unicamente ao elemento químico...

 

Ou seja, o que se diz é que forneces Azoto/Nitrogénio às plantas sobre a forma de Nitrato. É uma das maneiras, existem mais, mas tendo fauna sensível é o mais indicado.

 

Luis27, os quimico ficam assim tão caros? pensei que como eram em pó ficavam baratos...

Depende onde os compras. Se calhar, na farmácia não me admiro nada que sejam caros. No distribuidor, é capaz de depender da quantidade que queiras.

 

Como o Luis27 já disse estes compostos arranjam-se nas farmácias ou distribuidores quimicos...mas só ao kg

Ao quilo como? Unicamente em embalagens de 1 quilo? Se sim, não me parece. Tenho aqui embalagens de 500 gramas de K2SO4 da Merck, e duvido que tenham vindo directamente da Alemanha.

Agora se disserem que ou vendem embalagens de 1 quilo, ou tipo 5 de 500 gramas, aí tudo bem.

 

Quanto aos produtos químicos descritos aqui, esses são os que se encontram na calculadora do Chuck. Podes usar outros. Eu por exemplo uso Na2HPO4.2H2O para fertilizar com Fosfatos...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Nas farmacias...

vais é desembolsar umas massas pois vendem ao Kg

se quiseres posso-te (porque comprei essas quantidades) vender uma quantidade mais reduzida:

sulfato de potássio

sulfato de magnesio (macro secundário)

qto aos micros : nos hipermercados vendem

cump

 

 

Editado pela Moderação. Negócios é no PROCURA ou por MP. LF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Editado pela Moderação. Negócios é no PROCURA ou por MP. LF

Xiii...man! Tráfico de sulfato mesmo nas nossas barbas! Chicas e quê! banana rock ;)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Agradeço que negócios do que quer que seja, que os façam no Sub-Fórum indicado para o efeito, ou seja o PROCURA...

 

Obrigado desde já.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora para quem quiser colocar apenas K no aqua qual a melhor solução? Cloreto de Potassio? Porque se tiver os Nitratos altos e tiver a solução de nitrato de potassio não é boa ideia... E qual o impacto que o cloreto tem,não interfere em nada, certo? :mellow:

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Questão pertinente.

 

Obvaimente que o pottásio deve ser introduzido no aquário, preferencialmente sobre a forma de cloreto ou sulfato, e não de nitrato.

Até porque por cada 1 ppm de NO3 que o KNO3 adiciona, somente 0,6 ppm de K são adicionados. E como regra geral se costuma adicionar à volta de 2 ppm de K por cada 1 de NO3, nunca o conseguiriamos fazer com KNO3 apenas.

 

Em excesso, os iões cloreto e sulfato não fazem mal nenhum. Até porque regra geral, nas águas da canalização aparecem sempre com valores entre os 30~50 ppm. Por isso, no caso do KCl, cujos iões têm practicamente a mesma massa atómica, por cada 1 ppm de K adicionado, adicionamos também 1 ppm de Cl- (um bocadinho menos até).

 

Aliás, o ião Cloreto é tão ou mais importante que o ião Potássio. Grande parte dos equilíbrios químicos nos seres vivoss são regulados com estes dois iões.

 

Já o enxofre (Sulfato) é também um macro nutriente secundário essencial às plantas, pois está presente em vários amino-ácidos.

 

Ou seja, são ambos extremamente importantes para as plantas e regra geral, para todos os seres vivos.

 

Então porque é que ninguém lhes liga nada quando se adicionam à coluna de água quando se fertiliza? Porque raio só se fala em NPK e Sulfatos e Cloretos são esquecidos?

Porque tal como já disse atrás, são bastante abundantes nas águas que se utilizam para fazer as TPA's dos nossos aquários, daí que se encontrem sempre disponível, não havendo qualquer tipo de carências da parte destes elementos. E tanto pelo que sei, atingir excessos que possam provocar complicações às plantas, é também raro.

 

Ainda se podem questionar. Então qual é o melhor? O K2SO4 (Sulfato de Potássio) ou o KCl (Cloreto de Potássio)?

Em termos químicos, e para as plantas, são practicamente a mesma coisa, admitindo que há cloretos e sulfatos suficientes para as plantas disponíveis na coluna de água do nosso aquário.

Já em termos de fertilizante, aí o caso muda de figura. Estes sais têm solubilidades completamente distintas, sem contar com os preços.

O KCl é bastante mais barato e acessível que o K2SO4, sem contar que tem uma solubilidade maior. Então, no caso de querermos trabalhar com fertilizantes com concentrações maiores, obviamente que o KCl é o sal a usar. Eu já usei K2SO4, e não tenho qualquer razão de queixa. Agora uso KCl, somente porque me é mais fácil de encontrar, e em termos de preço por átomo de potássio é muito mais barato.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos gostaria de saber onde posso encontrar uma tabela com os valores relativos em relação á capacidade do aquário para esses fertelizantes. Muito obrigado pelas vossas respostas. Paulo Oliveira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero ter ajudado.

Obrigado Luis Fortunato,ajudaste e de que maneira! Se calhar em muitos aquas com nitratos altos estão a ser fertilizados com o potássio errado...Este tipo de informação devia estar num tópico inamovivel sobre plantas,e tu eras a pessoa indicada para o efeito. Fica a sugestão.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais