Medakas...


ricardo gomes

Recommended Posts

boas... eu custumu comprar sempre os meus peixes numa loja de confiança... ornimundo... pelo menos a de aveiro é.. e quando encontro a dona da loja... uma senhora um pouco idosa é 5 estrelas... sempre disposta a ajudar... e até a trocar peixes caso eles não se derem bem...

mas voltando ao assunto... na ornimundo de aveiro custumas tem Medakas... sao uns peixes parecidos com neons... mas de água fria... e sem cores... não sei as condiçoes do animal... mas que são resistentes são... pois dão se bem com kinguios e já tive uns poucos que duraram bastante... mas não sei a ficha do animal... alguém sabe algo acerca deste peixe? MEDAKA.

 

comprimentos... ricardo

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não sei se são estes que estas a falar mas tambem ja os vi na ornimundo...

 

 

medaka.jpg

 

 

Fiz uma pesquisa na net mas só encontro sites em japones... :| Gostava de ter ajudado mais...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim são esses... não sei o que são... parecidos com neons.... mas em água fria... também fiz a pesquisa mas é todo em chines... não.. sei... se alguém souber algo sobre estes animais...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Tratam-se de Oryzias latipes, ou de forma mais comum, "medakas" ou "killies dos arrozais".

 

São pequenos peixes muito resistentes, muito usados em pesquisa genética (são os famosos peixes aos quais se injectaram genes de medusa, para ficarem fluorescentes, a par dos danio zebra).

São oriundos do japão, coreia do sul e china. Crescem até 5,5cm e as fêmeas são mais gorduchas (nos exemplares que temos em loja, só depois de muita observação se descobrem as diferenças) e nos machos a barbatana anal é pontiagudo.

Gostam de água limpa e arejada, sem grandes cuidados relativamente á temperatura. Em termos de cuidados, são muito semelhantes aos néon-chineses ("white cloud", nas lojas Ornimundo, Tanychtis albonubes), embora os últimos necessitem de ambientação a água fria durante alguns dias (tenho os meus em lago exterior há 2 anos, sem problemas), pois são vendidos e ambientados a água quante.

 

Em termos de alimentação, deliram com alimento vivo/congelado, mas gostam bastante de flocos.

 

Os medaka reproduzem-se de forma muito engraçada, pois os ovos ficam colados na zona anal da fêmea, onde são fertilizados pelo macho. Por acaso nunca observei este comportamente em loja, espero fazê-lo quando os meus se reproduzirem no lago.

 

Espero ter ajudado,

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diesel!

 

Já aconteceu termos os Medaka nos aquas das plantas, e entretanto terem sido vendidos, depois quando fomos para dar um jeito no aqua das plantas andavam por la uns alevins com uns 3mm. Nessa altura costumavamos ver muitos deles com os ovos colados na zona anal.

 

Asta!

------Licínio Ferreira------

 

WWW.CMCA.CJB.NET

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Eu tenho o O. latipes Gold. Aliás estava um casal meu na convenção do ano passado da APK.

A passar o Inverno cá fora trata-se sem duvida dos O. latipes. Raramente aparecem Oryzias no comercio e as que vi tinham vindo do Sri Lanka, eram provavelmente a forma "Bentota". Esta forma e as que muito raramente se vêm vindas do Sudeste Asiatico são tropicais, só a O. latipes é de regiões temperadas. As minhas descendem de algumas vindas de Inglaterra onde passavem alegremente o Inverno debaixo de gelo...

Este genero é pouco apreciado devido á falta de cores. Só a forma de aquario da O. latipes de coloração dourada, a Gold, tem alguma cor.

Aquando da reprodução é comum ver as fêmeas com os cachos agarrados á barriga. A fêmea na convenção da APK tinha ovos no ventre, mas creio que poucos o notaram.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Olá pessoal, gostaria de aproveitar a ocasião para perguntar se alguém aqui do fórum saberia me informar sobre a desova do MEDAKA, tenho um casal dessa espécie em um aquário de 23 lts e a fêmea ja tem umas duas semanas que vem botando ovos, vejo muito dos ovos espalhados pelos ramos das plantas mas até agora não vi nenhum alevino, alguém aqui saberia me dizer se em caso de não separar os ovos do casal, corre o risco deles comerem os filhotes após a eclosão dos ovos???

Desde já agradeço!!!

:transport027:

Semich

namor.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao uns optimos peixes (eu gosto) sao muito resistentes no meu aqua houve um surto de ictio tinha 4 kinguios morreram todos e os medakas sempre de saude sem nenhuma doença em vista. Os meus a comer nao veem , so comem o que lhes passa a frente

 

Boa sorte :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais