Faq Sobre Killis


José Pedro

Recommended Posts

Devido a um crescente interesse por estes peixes e porque há perguntas que se têm repetido inumeras vezes, venho deixar apenas umas luzes sobre o assunto.

Iniciar-se com killis, não é dificil.

Tal como com todos os peixes, os killies são peixes que gostam de espaço, mas que devido à falta do mesmo nas nossas casas (pelo menos de alguns) são criados em aquarios de pequenas dimensões.

São peixes que querem um pH ligeiramente ácido (6 a 6,5) e normalmente a temperatura não é o maior problema, visto que aguentam temperaturas baixas (algumas especies), podendo alguns desovar melhor.

Como em qualquer tipo de peixes, há excepções à regra e há várias especies dificeis de cuidar e de encontrar.

 

A pergunta a que mais frequentemente se responde é:

 

Qual as éspécies indicadas para inicianates?

A meu ver as especies ideais para iniciantes, são alguns Fundulopanchax (como por exemplo os Fundulopanchax gardneri nigerianus Makurdi, Misage, Akure, etc etc etc) e os Aphyosemion australe (estes são os que se encontram com mais facilidade nas lojas. Mas isto é apenas a minha opinião.

 

Como manter?

Eu mantenho os meus em aquarios "nus", sõ com uma mop (esfregona de lã) para se esconderem e depositarem os ovos, que são facilmente reconheciveis na MOP, uma vez que são redondos, brilhantes e duros (sim os ovos são duros)

 

Posso tê-los sem filtro e sem termostato?

Eu tenho todos os meus sem filtro. Faço TPA's mais frequentemente o que ajuda os peixes a crescer mais rápido (caso dos alevins) e no caso dos adultos pode incentivar a desova. Quanto ao termostato, há especies que no Inverno dispensa, tal como há especies que necessitam deles durante esta época do ano. Mas todos toleram as temperaturas ambiente das nossas casas. Normalmente as baixas temperaturas inibem as posturas (nas especies que referi) e tornam os peixes mais inactivos.

 

Posso dar alimentos secos aos meus Killis?

Sim, poder podemos, mas não se aconselha, só num caso de grande necessidade. A produção de ovos e a qualidade dos mesmos está directamente ligada à quantidade de proteina que os peixes ingerem, por isso recomendo ou comida congelada ou comida viva. eu alimento os meus com artemia congelada, Vermes de Grindal, Enquitreias e Nauplios de artemia, Dafnias e larvas vivas que compro de vez em quando.

Quanto mais variada e rica for a alimentação deles, mais e melhores ovos porão.

 

Posso manter várias especies num mesmo aquario?

Se se tiver a intenção de criar e trocar, não. Eu não aconselho em circunstancia alguma manter diversas especies de killis juntas, pois os peixes cruzam-se entre familias e especies com grande facilidade, originando hibridos que "estragarão" os genes originais dos nossos killis (a Killifilia é além de um hobby, a principal forma de preservação destes peixinhos). Assim cada especis de killi deverá ser mantida num aquario mono-especifico.

 

Qual as medidas ideias para criar killis?

Qualquer aquario com cerca de 15L, é o idela para se criar e manter um trio de animais, embora se mantenham em aquarios com menos litragem.

 

Que alimentos posso dar aos alvins?

Desde microvermes a nauplios de artemia a escolha é muita.

Nos promeiros dias comerão infusorius ou microvermes (ideal será dar nauplios de artemia e microvermes). Conforme forem crescendo podemos dar coisas maiores, mas um pouco de senso comum ajuda bastante.

 

Onde posso arranjar killis?

Algumas lojas já começam a ter killis, mas a melhor maneira de obter killis é sem duvida contactar a APK (Associação Portuguesa de Killifilia - www.apk.pt). Qualquer um dos sócios poderão ajudar-vos naquilo que precisam e sem dúvida alguma indicar o melhor caminho e partilharem as experiencias na criação dos killis.

 

Como sei que os meus peixes estão prontos para criar?

Normalemente e se os requisitos das TPA e do espaço for satisfeito, ao fim de 2 a 3 meses, os peixes estarão sexados e começaram a criar 1 mês depois de sexarem, sendo que as primeiras posturas não serão as melhores, talvez por "inexperiência" do casal/trio.

 

De quanto em quanto tempo devo verificar a MOP, ou mudar as turfas?

Normalmente, a MOP deverá ser verificada todos os dias, uma vez que há especies que têm o péssimo hábito de comer os ovos que poem. Nesses casos devemos optar por uma verificação diaria da MOP. Eu verifico semanalmente. Quanto às turfas, as mesmas poderão ficar nos aquarios por cerca de 15 dias, nunca menos de uma semana.

 

Como faço para eclodir os ovos?

Dependendo do peixe, os ovos passarão por uma fase maior ou mais pequena de incubação que pode ir das 2 semanas até aos 6 ou mais meses. Nas especies não anuais (Aphyosemion e Fundulopanchax), os ovos eclodem ao final de 3 semanas. Há varios métodos usados para fazer a incubação dos ovos de especies não anuais. Normalmante e o mais usado é colocar os ovos num recipiente pequeno com água e colocar lá os ovos e colocar o recipiente em cima da calha da luz do aquario. Os ovos deverão ser vigiados quase diariamente e deverão ser retirados os ovos que começam a fungar. Normalmente usa-se um anti fungos para evitar o aparecimento dos mesmos.

 

Espero que vos dê algumas ideias e que se torne útil.

Editado por Zezinho

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom post :wink:

Devia ir para inamovivel para evitar algumas preguntas frequentes e desmestificar um pouco os Killies ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais