[DIY] Monlight com lâmpada de neon


NJP

Recommended Posts

Boas,

Ontem fui ao intermarchet e encontrei á venda uma tampa de plastico transparente para calhas, (tipo aquelas da cozinha, mas só com uma lampada), e vai daí, deu nisto:

 

MATERIAL:

- Lampada neon para computador, (comprada na Fnac, 4€)

- Tampa para calha, (comprada no intermarchet, 3€)

- Calha para electricidade, (Já tinha , não me lembro do preço)

- Fita cola branca

- Transformador, (comprado nos chineses, 4€)

 

P.S.: desculpem a quatidade de fotos, mas acho que uma imagem vale mais que mil palavras.

 

(se os moderadores acharem que fica muito pesado, editem este post e retirem as imagens que julguem serem dispensáveis)

 

Fotos do material:

 

Pic_6292_1.jpg

 

Pic_6292_2.jpg

 

Pic_6292_3.jpg

 

Pic_6292_4.jpg

 

Pic_6292_5.jpg

 

Pic_6292_6.jpg

 

A caixa cinzenta faz parte da lampada neon:

 

Pic_6292_7.jpg

 

O transformador está regulado para 9V, no entanto funciona com outras voltagens, sendo que a intensidade da luz é em função da voltagem:

 

Pic_6292_8.jpg

 

Cortei dois fios da corrente do transformador, e cortei também os fios que alimentam a lâmpada, e juntei-os para ligar a lâmpada:

 

Pic_6292_9.jpg

 

Na tampa da calha pus fita cola branca por dentro, e até metade para que a luz não se espalhe para cima, (como tenho o aquario numa posição baixa se a lampada emiti-se luz para cima iria encomodar quem estivesse na sala):

 

Pic_6292_10.jpg

 

Pic_6292_12.jpg

 

Pic_6292_13.jpg

 

O objectivo foi este:

 

Pic_6292_14.jpg

 

Como a lâmpada ficava " a nadar" dentro da calha, tive que a prender do seguinte modo:

 

Pic_6292_11.jpg

 

Pic_6292_15.jpg

 

Pic_6292_16.jpg

 

Pic_6292_17.jpg

 

Pic_6292_18.jpg

 

Pic_6292_19.jpg

 

Pic_6292_20.jpg

 

Pic_6292_21.jpg

 

Depois cortei o que ficou a mais:

 

Pic_6292_22.jpg

 

Exprimentando a calha de electricidade que já tem papel autocolante e vai colar no vidro traseiro do aquário

 

Pic_6292_23.jpg

 

Pic_6292_24.jpg

 

Colagem da calha de electricidade no aquario:

 

Pic_6292_25.jpg

 

Pic_6292_26.jpg

 

Pic_6292_27.jpg

 

Montagem da lâmpada:

 

Pic_6292_28.jpg

 

Pic_6292_29.jpg

 

Pic_6292_30.jpg

 

E Voila!!!

 

Pic_6292_31.jpg

 

Pormenor do efeito da fita cola:

 

Pic_6292_32.jpg

 

E o efeito é este:

(parece que é muita luz, mas não..a fotografia é que não é a minha arte...

 

Visto de cima:

Pic_6292_33.jpg

 

Visto de baixo, (abaixo do nivel da lâmpada):

 

Pic_6292_34.jpg

 

Pic_6292_35.jpg

 

Pic_6292_36.jpg

 

Agora é a vossa vez de opinar sobre esta brincadeira....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja fiz faz prai 2 anos uma coisa similar...usava exactamente uma lampada de neon azul...

 

vantagens em relação ao comercial

-barato

 

desvantagens

-muita luz

-espectro de luz azul muito claro

- ao controlar a intensidade da lampada de neon estas a forçar o transformador dela porque basicamente essa caixinha transforma os poucos volts dc em voltagem elevada e os transistor's nao gostam muito da brincadeira.

 

ja tive discussao sobre isto com varias pessoas e so depois de experimentarem é que me deram razao...

 

nao deixa de ser uma boa ideia, e normalmente as pessoas gostam do que veem (unica vantagem das moonlights é mesmo a nivel estetico, excepto em algumas aplicações especificas)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

eu tive uma azul durante algum tempo,

 

mas acabei por desitir, porque acho que provocava um stress muito grande aos peixes, quando a luz passava de branco a azul

 

num malawi onde grande parte da comunicação de demarcação de terriório, hierarquia é demonstrada sobretudo através da exposição de cores, os peixes com tons azuis ficavam muito stressados, com movimentos muito bruscos.

 

tentei arranjar uma luz branca mas não encontrei, pois acho que para o tunning não tem interesse

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não (palavra corrigida) deixa de ser uma boa ideia, e normalmente as pessoas gostam do que veem (unica vantagem das moonlights é mesmo a nivel estetico, excepto em algumas aplicações especificas)

 

Com este D.I.Y. pretendo duas coisas:

1ª Ter uma alteração gradual da iluminação do aquário, isto é, tenho a calha HQI ligada das 9h ás 21h, 5 minutos antes das 21h liga a moonlight e fica ligada até às 24h, altura em que desliga, voltando a ligar às 6h, e a HQI liga ás 9h, desligando a moonlight, completando assim o ciclo.

 

2ª Como tenho alguns peixes nocturnos, (1 Pimelodus pictus e 1 Astyanax fasciatus mexicanus), pretendia "tirar partido" da vida nocturna do meu aquário.

 

 

 

desvantagens  

-muita luz  

-espectro de luz azul muito claro

 

Quanto a isso acho que contornei a situação ao revestir a calha na parte interior com fita cola branca, assim diminuiu a luz e como consequencia o espectro fica mais tenue.

 

P.S. aguardo mais opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

só uma questão,

 

Essa colagem ao vidro daqui a algum tempo não se tornará perigosa?

 

Com a humidade e o calor gerados, não me parece qe isso se aguente muito tempo e depois, se calha a cair dentro de água quando estiver ligada.....

 

deve fazer.......PUMMMMMM!!!!!! :P

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa colagem ao vidro daqui a algum tempo não se tornará perigosa?  

 

Com a humidade e o calor gerados, não me parece qe isso se aguente muito tempo e depois, se calha a cair dentro de água quando estiver ligada.....

 

Julgo que não há problema, porque como podes ver na foto 6 a contar do fim, a calha está colada à parede de fundo do aquário, mas também o comprimento dela foi calculado de maneira a ficar "entalada" entre as traves do aquário, (entrou á "pressão).

Em todo o caso a fita adsiva que vinha na calha de electricidade tem bastante força, até porque se reparares a calha está ligeiramente torta, tentei endireita-la mas já era tarde, porque aquilo ficou colado de tal forma que ao tentar descolar iria partir, (e também perder a força), por isso deixei ficar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Eu fiz um DIY de luz azul mas com uns leds que encontrei num chinês e que modifiquei ligando a um transformador. A luz é pouco intensa e por isso penso que imita bem a luz da lua. :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 10 meses depois...

Olá Pessoal,

O projecto está excelente e muito bem executado.

Mas pelo preço acho sinceramente que é melhor opção a que eu fiz.

 

Tira de 24 Leds azuis totalmente estanque revestido a silicone, com transformador incluido, no EBAY por menos de 5 euros.

 

Depois tiro fotos do efeito para verem ou vão checar ao Ebay:

 

Moonlight Leds

 

Abraços e bons projectos.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@andremigsilva: umas fotos eram realmente bem vindas :)

 

@NJP: Parece-me bem mas tenho algum receio de humidades nas extremidades da lâmpada. Parece-te seguro assim como está?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi o link e até deixei a pag aberta :)

Eu queria mesmo era ver como ficou no teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as fotos do efeito da Moonlight que comprei no Ebay.

a intensidade da luz não é tão forte quanto aparenta nas fotos. tirar fotos sem flash tem destas coisas...

Diria que será mais ou menos metade. Não é uma moonlight profissional de Salgada que só se vê mesmo com tudo às escuras, mas acho que os peixes dormem bem assim.

 

gallery_31814_2330_82395.jpg

 

gallery_31814_2330_139580.jpg

 

gallery_31814_2330_30920.jpg

 

gallery_31814_2330_191031.jpg

 

gallery_31814_2330_4251.jpg

 

Qualquer duvida, disponham.

Abraços

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

Dizes que ao vivo será aprox metade do que se vê. Ou seja, é uma iluminação ténue, certo?

Notei que não ilumina as laterais. Que comprimento têm as filas de leds e que largura tem o teu aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

Dizes que ao vivo será aprox metade do que se vê. Ou seja, é uma iluminação ténue, certo?

Notei que não ilumina as laterais. Que comprimento têm as filas de leds e que largura tem o teu aqua?

 

É uma iluminação ténue, mas não muito. É mais fraca do que parece nas fotos, mas consegues ver bem a vida que se passa no Aqua.

As filas têm cerca de 15 cm e realmente não iluminam muito as laterais do Aqua. Mas eu até acho fixe porque se os peixes acharem que é luz a mais vão para as laterais.

O meu Aqua tem 120x50x70

Há sempre outras soluções no mesmo sitio, com fitas mais compridas. Há até fitas de 1m ou 1,50m. Podem é ser soluções mais caras ou sem transformador incluído. É preciso ter atenção.

 

abraço,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada disso! Eu queria mesmo o que acontece no teu, zonas de escuridão nas laterais ;)

OB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Olá a todos, tenho no aquário de 60L leds azuis do tuning que estão ligadas a uma Fonte de alimentação de computador, só tenho o contra de ter que ligar e desligar no botão da fonte, mas fora isso é tranquilo, e nos chineses arranja-se branco também!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, tenho no aquário de 60L leds azuis do tuning que estão ligadas a uma Fonte de alimentação de computador, só tenho o contra de ter que ligar e desligar no botão da fonte, mas fora isso é tranquilo, e nos chineses arranja-se branco também!!

 

Boas,

 

Podes adicionar um controlador relógio de tomada, entre 3 e 5 euros, assim liga e desliga automaticamente

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais